Carregando...
Viagem

Intercâmbio: Ilha da Madeira

15.12.2009
Lu Ferreira
Hoje nossa guia é a Janine, colega blogueira que comanda o Bióloga de Salto e passou 6 meses na Ilha da Madeira, em Portugal!! Achei tão diferente o destino, não tinha como não pedir pra Janine contar um pouquinho pra gente…:
“Ganhei uma bolsa de estudos para fazer parte do programa de bolsas Luso-brasileiras no ano passado. A cidade que me enviaram para cursar 6 meses de graduação foi Funchal, que fica na Ilha da Madeira, em Portugal.
O que acho mais engraçado é que quando falamos em Portugal nos esquecemos completamente de conhecer as ilhas, que por sinal adorei! Andava com meu portátil na bolsa e acessava a internet até na parada de ônibus e nunca fui assaltada, cidade pequena mas bem desenvolvida, super limpa, as pessoas são muito simpáticas e acolhedoras (o que não posso dizer da grande maioria dos portugueses continentais). O custo de vida é razoável fiquei em uma casa e dividi o quarto com uma gaucha e pagávamos € 125,00 por mês, isso incluia água, luz e gás. a casa era 5 minutos a pé da Universidade.

Onde ir

Na cidade tem o Parque Santa Catarina que é lindo, entrada free. Lá tomei muito chima com amigos brasileiros e portugueses! Tem o Lido que é um bairro super nobre que tem uma tasca muito boa, o Number 2, e uma boate, CCC , que sempre tem festas venezuelanas grátis, e a boate Vespas, que sempre tem balada. Vá bem arrumadinha porque lá você pode ser barrada para entrar!
O Jardim Botânico é lindo e você vê toda a vista da cidade do Funchal. Pra chegar é fácil, o ônibus deixa você na porta!
Outras cidades que você não pode deixar de conhecer: a Camacha que fica em uma Serra bastante alta e sempre parece que você está alcançando as nuvens… Também Porto Moniz, que tem piscinas naturais de cor azul e fica no lado norte da ilha, a cidade de Currais das Freiras, que fica em um vale entre as monstanhas, a lindíssima vista da Eira do Serrado, onde você pode se deliciar com licor de castanha, broa de castanha e do bolo de castanha (muito bom por sinal!!). Ah, e jamais você deve deixar de passar na Ponta de São Lourenço… É indescritivelmente linda!
Entre essas maravilhas existem as Levadas (trilhas por onde a água é escoada do lado Norte para o lado sul da ilha) eu fiz duas: a Levada do Caldeirão Verde e a Levada do Caldeirão do Inferno. Foram 6 horas de caminhada, você deve levar comida, água, agasalhos e laterna. Nunca faça uma levanda sozinha com amigos, ande sempre com alguém que já fez essa levada algumas vezes!
Não deixe de tomar a tradicional Poncha com amendoim (Serra d´água) e se deliciar de uma Nikita de abacaxi sem alcool (No Estreito da Câmara de Lobos).  São bebidas típicas da Madeira. Depois uma maravilhosa espetada tradicional (uma espécie de churrasco em que a carne é temperada com sal grosso, alho e folhas de louro) e de sobremesa um bolo de mel… Saudades!
Se você gosta de vinhos a Madeira tem vinhos famosos de uvas como a sercial e o vinhedo mais conhecido é o Blandy´s. Mas se você não gosta de vinho, existe a Cora, a cerveja da Ilha da Madeira!
E como falar em Europa é lembrar dos Cafés, acho que o lugar onde tomei aquele café foi no Café da Montanha, onde você tem uma vista absurdamente linda do Funchal (peça uma bica, faz favor).
Bem espero que possam conhecer essa “Pérola do Atlântico” e que assim como eu façam muitas amizades, aprendam bastante e que as saudades sejam apenas de coisas maravilhosas!”
Obrigada Janine!!
18 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Desirée    15/12/2009 - 10h14

    Nossa, fiquei com uma invejinha!
    haushuahsaush

    *.*

  2. Giselle    15/12/2009 - 10h32

    A grande parte dos Portugueses são muito acolhedores e simpaticos pena voçe nao ter ficado com essa impressão..

  3. Camila Morais    15/12/2009 - 10h51

    O “Intercâmbio” é sem dúvida uma das sessões mais legais aqui do CHATA. Atóóóóron!

    Muito bacana esse destino diferente do eixo internacional convencional!
    Delícia!

  4. eduarda    15/12/2009 - 12h27

    oii!!!
    gosto muito dessa parte de intercambio…adoro viajar, é otimo saber de novos lugares!!!
    maaasss….um pouco atrasada….voce sabe onde comprar aquele produto da osis??? o dust it?
    achei bem interessante…

  5. eduarda    15/12/2009 - 12h50

    aaa e os pinceis sigme tambem! queria o kit viagem….

  6. eduarda    15/12/2009 - 12h50

    sigma :/

  7. Violeta    15/12/2009 - 12h58

    Trilegal! sua experiência foi muito interessante. Mas fiquei com vontade de ver os bordados da Madeira, são os mais famosos do mundo.

  8. Carla Lima    15/12/2009 - 13h10

    É maravilhoso ver que em cada cantinho do planeta têm lugares lindíssimos feitos pelas mãos do próprio Deus!

    Adoreii!

  9. Fernanda Tavares    15/12/2009 - 14h13

    Nossa que lugar mais inusitado e dos deuses, nunca pensei que pudesse haver intercâmbio num lugar tão “natural”. Adorei!

  10. sarah venturim    15/12/2009 - 21h06

    amei !!!!!!!
    to indo pra europa em julho pra ficar um ano na irlanda mas vou fazer moxilão, ja amei a dica de conhecer a ilha da madeira!

  11. sarah venturim    15/12/2009 - 21h07

    bem q podia ter dicas da irlanda!

  12. Tatiana    15/12/2009 - 21h18

    own que lindo. Eu sou da Madeira!! Nem podes imaginar a minha surpresa quando vi o título hehe fiquei muito feliz pela Janine ter gostado, e ela descreveu tudo direitinho!!esses locais são mesmo alguns dos mais bonitos :D
    é um sítio lindo para férias sem dúvida, mas para viver acaba por se tornar meio chato uhauhahuhua enfim

    é sempre um prazer ler os teus posts Lú. e AH obrigada pelas dicas da eyeko :*******s

  13. Janine França    15/12/2009 - 21h51

    gente a Madeira é muita linda mesmo
    e como tem uma miscigenação venezuelana é comum as pessoas serem bem mais alegres e extrovertidas.

    Os continentais são legais, tenho amigos em Évora, Faro e Aveiro e tipo assim quase brasileiros. Mas, a maioria dos portuga do continente deixam a desejar nessa simpatia. Enfim, cultura é cultura eu respeito e adoreiii ter conhecido essa Pérola do Atlântico

    bjnhs

    http://www.biologadesalto.blogspot.com

  14. Beatriz    16/12/2009 - 10h19

    CARAAA, não acredito que você fez da ilha da madeira!
    É a terra da minha Vó, eu fui “criada” ouvindo falar desse lugar. e tipo, pra mim é super especial. adorei você falar da ilha aqui no blog, beijooos (:

  15. Beta Pinheiro    16/12/2009 - 15h30

    Lu,

    que coincidência porque semana que vem vou estar falando um pouco desta ilha em Portugal, na verdade será um post de dicas para lugares no reveillon, e uma das girls que participaram indicou este lugar! :)

    Bjkasss

  16. Nary    18/12/2009 - 11h34

    A Janine é phyyyyna demais! Minha conterrânea linda :D

  17. maria    02/01/2010 - 11h13

    Giselle: A grande parte dos Portugueses são muito acolhedores e simpaticos pena voçe nao ter ficado com essa impressão..

    Somos sim!

  18. Shelei    18/04/2017 - 14h53

    Simplesmente me imaginei na Madeira só pela sua descrição! Parabéns pelo artigo!

Mais sobre Viagem