Carregando...
Moda

Decepção do dia (ou: Mais lenha na fogueira)

19.08.2010
Lu Ferreira


No início dessa semana, recebi a newsletter do Bleudame, e entre outras novidades, eles anunciavam o “Nicole Richie`s favorite necklace!“. Esse da foto, também conhecido como o colar que Nicole Richie desenhou para sua marca de acessórios, a House of Harlow. Bleudame é muito cara de pau, chega a ser engraçado!
Fiquei revoltadinha, porque AMO esse colar, e apesar de achar o acessório carinho, foi uma das coisas que comprei quando viajei no início do ano… Uso um dia sim e outro também, então acho que valeu o investimento, mas é bem chato ver a mesma peça (não sei se o material é o mesmo, mas enfim) por cem dólares a menos, né?

Aí hoje vi que saiu mais um catálogo da Luiza Barcelos, e como gosto bastante da marca, fui lá folhear virtualmente… E o que encontro? Essa bolsa, linda! E igualzinha a essa outra bolsa, que responde pelo nome de Saddlery Sophie, lançamento da coleção de Outono da Marc by Marc Jacobs, linha mais em conta do estilista.
Aí povo, choquei, né? Não sei quanto custa esse modelo específico, mas pela média de preço de outros dessa coleção, chuto que custe uns seiscentos e poucos. A do Marc sai por quatrocentos e setenta e oito dólares. Tudo bem, ainda existe aí uma diferença de uns trezentos reais, mas acho que vale pagar a mais pra quem teve o trabalho de desenvolver todo o produto, certo? A bolsa LB não é exatamente barata…
Eu sou designer, vocês sabem, né? Designer gráfico, que trabalha com comunicação, ou seja, não crio produtos… Mas conhecendo a metodologia do meu trabalho, dá pra entender o quão difícil é desenvolver um produto do zero, dar vida a uma ideia nova… Então já tive fases de condenar radicalmente as cópias, e outras em que cheguei a inclusive comprar produtos claramente inspirados (eu era tão fascinada pela bolsa Stam que não sosseguei até ter uma parecida… Fora as compras no Bleudame, né?) em outros. Mas imagina se vocês pagassem caro (tipo uns seiscentos reais) num produto bacana, de marca renomada, pra depois descobrirem que na verdade estão comprando uma cópia? Poxa, não dá.

90 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. nubiha    19/08/2010 - 15h51

    concordo com vc, sei bem como é ter o trabalho ‘chupado’ por outra pessoa.
    beijins

  2. vanessa tanaka    19/08/2010 - 15h54

    Nem vou entrar no mérito da causa, visto que esse assunto já rendeu muito em outros blogs(leia-se GE). hahaha
    Beijos beijos

    p.s blog cada dia mais lindo.. parabéns

  3. Larissa Rehem    19/08/2010 - 15h56

    Concordo que não dá e que isso é sacanagem…sacanagem com o consumidor e sacanagem com quem criou. Por isso sou a favor de pantentear até a a maneira como você arruma o óculos no rosto, que não é igual a maneira de ninguem, entende?!
    *exagero

    Desta forma todos terão que te dar os créditos caso queiram copiar!!

    • A Chata    19/08/2010 - 18h16

      Heheh, é difícil né? Não tenho uma opinião formada sobre a história toda, mas hoje fiquei decepcionada, como consumidora! BJ!

  4. Isabella Rabello    19/08/2010 - 15h59

    Eu sou da sua turma. Pra mim essas cópias vão sempre me lembrar coisa de Shopping Oi (pra quem não é de BH, é um camelódromo), não importa o preço ou material.
    Inspiração é uma coisa, cópia escrachada é outra.

    Além disso, isso desvaloriza o trabalho de quem estuda pra isso, faz faculdade, cursos fora do Brasil. Pra quê? Pra descobrir como fazer uma bolsa igual? Desse jeito a vontade deles trabalharem vai por água abaixo, assim como a moda.

    • A Chata    19/08/2010 - 18h17

      O que eu acho esquisito, e me incomoda, é que por exemplo, a Luiza Barcelos, super tem condições de desenvolver produtos ótimos, lindos, como tenho certeza que faz… Não consigo entender pra quê copiar tão literalmente… =/

  5. Joyce Terra    19/08/2010 - 15h59

    Muito bom, Lú! Faço das suas palavras as minhas!

  6. Lorena Borges    19/08/2010 - 16h02

    Muito se comenta na internet sobre cópias, inspirações, falsificações, imitações e afins. Ainda não tenho uma opinião muito formada sobre isso (acho o assunto muito complexo), mas realmente, se vc pode pagar 478 dólares (com o câmbio de hoje, cerca de 850 reais) por uma bolsa original, vai comprar uma imitação/inspiração/cópia/seiláoque por alguns reais a menos? Porque tbm aposto que uma bolsa da LB não sai por menos de 500/600 reais!

    Enfim, acho que antes de mais nada, quando vamos comprar algo, seja original, imitação, falsificação, whatever, temos que refletir muito sobre essa compra e não comprar apenas por deslumbramento ou no calor do momento. A partir do momento que vc pensou um pouquinho antes de comprar qualquer coisa, essa compra é justificada e não um simples impulso! Então, se quiser comprar algo, fake ou não, compre, mas pondere sobre todos os prós e contras disso e arque com as consequências. Pelo menos vc poderá dizer que sabia o que estava fazendo!

    =)

    Ps: trabalhar com criação não é fácil! volta e meia temos que lidar com alguém roubando nossas idéias! rs!

    • A Chata    19/08/2010 - 18h19

      Também acho complexo e não tenho opinião formada =DDD
      O tenso aqui é que quem compra a bolsa de 600 na LB, compra a de 850 no Marc tb né? O pior é a pessoa comprar sem saber que é cópia…!

  7. RENATA    19/08/2010 - 16h04

    Sensacional… em meio a debates de cópias e inspirações, nada mais justo que expor opiniões que tragam uma avaliação mais realista sobre o tema. Oi Luiza Barcelos? Tudo caro e ainda por cima vendem uma cópia descarada… é, a moda e suas particularidades… excentricidades… e cópias…
    Beijos Lu

  8. […] This post was mentioned on Twitter by luferreira and MelSalvi, ? Moda. ? Moda said: Chata de Galocha * Decepção do dia (ou: Mais lenha na fogueira) http://bit.ly/aBfGFC […]

  9. Amélie    19/08/2010 - 16h14

    eu acho lindo que o post de chanel na laje ecoe para sempre na cabeça das pessoas!

    ela conseguiu, finalmente conscientizou que tudo não passa de CÓPIA FALSIFICADA.

    bisous.

  10. Ju    19/08/2010 - 16h19

    Infelizmente na natureza nada se cria, tudo se copia.

  11. Aline    19/08/2010 - 16h20

    Ei Lu, vc estava com esse colar lindo ontem!!! E a bolsa do Marc tb!!!! Eu vi pq estou de olho em um modelo deste. A arezzo tb tem uma super parecida, olhe lá no catálogo deles pra vc ver! Tb concordo com vc, a pessoa que cria tem todo o trabalho, o cuidado, ai vem um e “se inspira” isso qdo não são aquelas cópias paraguaias! rsss!! Não estou dizendo que este é o caso da LB ou da Arezzo pois faz parte do mundo da moda se inspirar do que há de legal lá fora. Se eu pudesse tb compraria só as havianas “as originais”!kkkkk! bjo grande! Ah! Alguém já te disse que vc parece com a Madona? Eu achei, muito linda! bjs!

  12. Aline Oliveira    19/08/2010 - 16h32

    Acho ruim a ideia de copiar algo….

    Mas acho que as empresas tem que pensar em todos os publicos…

    Infelimente eu nao pagaria nem 500, nem 800 em uma bolsa, e se achasse uma por uns 100, mesmo que falsificada compraria…. (nao sou rica, nao tenho dinheiro sobrando….)

    Então acho que tudo é relativo… Se um pobre (como eu) tem vontade de ter um original, mas nao tem dinheiro, então tem que partir para as copias…

    E é assim… infelizmente!

    • A Chata    19/08/2010 - 18h21

      Também acho bem complexo..! A ideia que me incomodou aqui é a pessoa gastar uma grana e acabar comprando um produto fake sem saber… Imagina a raiva? E essa grana pode ser qquer quantia, na verdade… Sendo 100, 600, ou whatever, eu me sentiria enganada, sabe? BJ!

  13. Fernanda Coelho    19/08/2010 - 16h38

    Lu

    Concordo com você. No caso da LB, nem os créditos foram dados, né?

    No outro caso polêmico, aos menos os produtos são anunciados como cópias mesmo…

    Sei lá…é muito complicado generalizar, mas fiquei decepcionada com a LB neste caso.

    • A Chata    19/08/2010 - 18h22

      Pois é…! Acho menos pior a pessoa admitir de uma vez, porque aí quem compra, compra sabendo, né? Bj!

  14. Lívia    19/08/2010 - 16h44

    Oi Lu!
    De fato, muito tem sido comentado a respeito de cópias/inspirações. Mas é legal ver o ponto de vista de uma designer, ainda que não seja da área.
    Pra mim isso é um assunto delicado, pq como eu não tenho oportunidade de comprar nenhuma das duas opções, não tenho como opinar. Mas acho super válido o que a Lorena disse. Realmente pra quem pode comprar a original, não vejo o porque de comprar a “inspirada”.
    Ótimo post!
    Um beijo!

  15. Marília    19/08/2010 - 16h45

    cópia descarada ou inspiração no fim é td a msm coisa… inspiração é só uma cópia mais elaborada, mas é cópia do mesmo jeito! Sempre o que se pretende é ganhar em cima da idéia alheia e ponto e é isso q a pop up tá fazendo… e nesse sentido não acho que a bolsa deles seja mais digna q qualquer bolsa da 25 de março!

  16. Bel Serelle    19/08/2010 - 16h48

    demaaaaaaais ne? Nossa, hoje em dia ate as marcas legaizinhas muitas vezes sao copias. E seerio, tem gente que reclama que as coisas do Marc, Chanel sao carissimas, mas tem que ser mesmo!! Como essas coisas seriam valorizadas se nao fosse no preço? sem falar que a ideia muitas vezes eh deles, eles sao criadores de tendencias! ai luuuuuuu amo demais aquiii, sou super doida pra trombar com vc aqui em BH! hahaha beijos mil!

  17. Elida    19/08/2010 - 16h49

    Oi Lu,

    Acho que essa coisa de andar com cópias e fakes etc é muito pessoal. Hoje eu não uso nada falsificado, ou procuro não usar, simplesmente porque EU SEI QUE É FALSO, e só isso me incomoda, e muito! E também me lembro do qu o prof. Eduardo do Senac disse sobre isso: Quando usamos algo verdadeiro passamos isso para nossa imagem (no caso, desfilamos seguras e altivas) já quando usamos o falso, ídem (inseguras, vergonha, medo!)
    Muito pessoal essa escolha!

    Agora tem muita gente que compra sem saber que é imitaçao ou falsificação, salvo as grifes famosas internacionais, mas por exemplo inspirações Arezzo, LB, Schutz etc tem gente que compra pq gostou mesmo!
    No fundo, no fundo nossa moda é toda “inspirada” em outras!
    E quem gosta de moda, é assim, sempre vão ter imitações para tudooooooooooo! E se não quer ver uma peça sua imitada, fuja dos modismos e aposte nos clássicos, sempre!

    bjokas,

    Elida
    http://www.stylistmineira.blogspot.com/

    • A Chata    19/08/2010 - 18h24

      Adorei o que o professor falou =D
      E sim, sei que estamos sempre rodeadas pelas inspiracões… Mas como não sou da área, nem sempre reconheço… Fiquei chocada com essa, mas certeza que devo ter outras várias inspirações no armário, sem nem ter ideia disso! BJ!

  18. Luiza    19/08/2010 - 17h06

    luu, relaxa! eu tenho certezíssima que esse colar da bleudame é mto vagabundo e nem vai se comprar ao seu :] só comprei lá uma vez pra nunca mais, pq o óculo PARTIU AO MEIO quando eu deixei cair no chão sem querer.. tudo bem ele arranhar, soltar uma haste ou algo assim.. mas rachar no meio só mostra a péssima qualidade do trabalho deles. beijão

    • A Chata    19/08/2010 - 18h25

      Hahahah… Dois dos meus óculos de lá já quebraram tb =/

  19. Jéssica Souza    19/08/2010 - 17h09

    Isso não é nada bom! Ainda mais pagando mais caro =/

  20. Renata Tavares    19/08/2010 - 17h14

    Oie Lú, adoro o seu blog, e estou sempre visitando, mas dessa vez tenho que discordar com vc.
    Você trabalha com o pessoal da Sigma, certo? E os pincéis deles são o que em relação aos da MAC? Cópia, inspiração? Vc até escreveu um post sobre a mudança dos números dos pincéis( que ERAM OS MESMOS DA MAC) E isso pode? Dois pesos e duas medidas? Algumas coisas é legal copiar, outras não? Isso é bem estranho pra mim….

    E aquelas pessoas que compram os produtos sem saber que se trata de apenas uma cópia/inspiração? Uma colega de trabalho acaba de comprar uma Alexa inspired….e ela nem sonhaaaaaa em quem seria essa mulher….só gostou e comprou o mais novo modelinho na Santa Lolla..

    Bjss
    Renata

    • A Chata    19/08/2010 - 18h33

      Renata, não é por trabalhar com uma empresa que concordo 100% com todas as decisões dela… Imagina, se fosse assim a gente não trabalharia com ninguém! O que procuro fazer em qualquer parceria profissional é sempre expor a minha opinão, pra mostrar outras interpretações a quem toma a decisão final.
      E não sou ninguém pra dizer o que pode e o que não pode, nem tenho uma opinião 100% formada sobre esse assunto..! Mas me incomodou esse caso da LB, por ser uma marca que eu consumo e gosto, e que não esperava encontrar algo tão literal… Fiquei imaginando se por acaso eu resolvesse comprar a bolsa, o quão frustrada não ficaria se depois descobrisse que gastei essa grana num produto que é cópia! BJ!

    • Fernanda Coelho    19/08/2010 - 18h38

      Os pincéis da Sigma sempre me intrigaram muito…achava um absurdo, por isto nunca comprei nada deles.

      Aliás, ganhei 2 pincéis que achei bem ruinzinhos…fiquei com aquela impressão de “cópia descarada” mesmo…

  21. Bruna    19/08/2010 - 17h38

    Pelo menos a Luiza Barcelos não está na mídia falando sobre uma lista de espera imaginária … Ah! e não é de moletom.
    Ainda sim isto não conferiu ares de dignidade. Uma pena, pois eu achava várias coisas dela super legais.

    Adoro este blog

  22. tina    19/08/2010 - 18h25

    tenho a mesma opnião da renata tavares!!!!bjo e seu blog é ótimo!

  23. Priscila    19/08/2010 - 18h33

    Complicado esse assunto, outro dia a Camila no GE tocou no assunto e foi quase explusa do mundo dos blogs…rs, brincadeira, fica dificil ter uma opniao formada sobre isso, porque estamos todo tempo bombardeadas por “inspirações”, “fakes descarados” e 25 de março, fica dificil resistir e assim formar uma opniao.
    Mas achei que voce usou as palavras certas pra colocar pra fora toda sua indignaçao..rs
    bjos

  24. Tatiana M. Nascimento    19/08/2010 - 18h39

    Como muitas, ainda não tenho uma opinião formada sobre o assunto. Mas pude sentir um pouco de ‘desconforto’ com algo semelhante ao escolher minha aliança de casamento e comentar com a vendedora: ‘nossa eu sempre achei linda essa aliança, mas virou moda, toda loja tem, mas desde a primeira vez que vi sabia que seria essa- já namoro há 9 anos!!!’, ai a vendedora me solta: ‘pois é, a loja está na justiça pois esse modelo é patenteado há muito tempo….’
    Ai eu pensei: nossa que chatinho, a marca criou um modelo diferente para ser exclusivo, mas as outras lojas copiam na maior cada-de-pau como se fosse moda…sei lá, difícil chegar a uma conclusão mesmo, pq quem não pode pagar pelo original tem mais que adquiri o que está dentro das possibilidades…

  25. Juliana    19/08/2010 - 18h42

    É um assunto delicadíssimo.. Eu mesma não concordo muito com você. Talvez porque eu não teria condições de comprar muitas coisas de marca, tenho que me contentar em ficar sem ou em comprar cópias (se eu gostar, claro.. não vou comprar só por ser um modelo famoso)…
    Se a gente for pensar por esse lado, de valorizar quem criou, o assunto se amplia pra váárias coisas que a gente faz no dia-a-dia, inclusive baixar múscias na internet, né?
    Mas entendi seu ponto de vista e também não gostaria de ver uma cópia de algo que criei!
    Adoro o blog
    Beijos

    • A Chata    20/08/2010 - 18h53

      Nossa, verdade… É muito mais amplo!! Acho que meu incômodo maior é o risco de comprar a cópia sem saber… Pq pensando, já comprei várias peças “inspired” e amei, tipo sandália na Arezzo e óculos Bleudame… Acho que por isso que minha reação ao ver as duas cópias que ilustram o post foi diferente, mesmo eu tendo as versões originais de ambos: o Bleudame deixa claro que é uma cópia, a LB, não! BJ!

  26. paola scott    19/08/2010 - 18h49

    Pois é,Lu. A maioria das pessoas que costuma comentar nos blogs sobre esse assunto diz: a cópia é legal pq quem não pode comprar o original tem a opção de ter algo mais barato. Mas aí vc passa por isso no sentido contrário, ou seja, vc tem a original e a partir de agora todo mundo vai ter igual, pagando muito menos… É nesse ponto que eu sempre quis chegar nas discussãoes sobre isso. O “inspired”, que nada mais é do que uma cópia descarada, é ruim por vários motivos, este inclusive!
    Eu não acho nada legal defender inspireds, cópias ou sei lá que nome tenham essas coisas plagiadas. Eu tb trabalho com criação e odiaria ver as minhas coisas sendo copiadas. E imagino que vc, como designer, tb ache isso. Bjsss

  27. Lucia    19/08/2010 - 19h03

    Uma vez, quando eu era mais ignorante-fashion, comprei uma bolsa linda na Zara. Uns 6 meses depois… imitação total da Balenciaga Motorcycle! Nunca mais tive vontade de usa a minha… e hoje mesmo eu vi a mesma imitação na shoestock: http://www.shoestock.com.br/ch/prod/222311/216960/0/bolsa-de-couro.aspx

    • A Chata    20/08/2010 - 18h55

      Sabe a tal bolsa “Stam” que eu cito no post, que comprei fake? Não consigo usar. Me sinto péssima usando!!

  28. Leticia    19/08/2010 - 19h36

    Esse assunto eh meio complicado…. Eu nao tenho opiniao mto definida sosbre isso. Uma hora acho que eh mta sacanagem, outra acho que se for inspirado, ok… Na verdade o que acontece no meu caso eh: Acho pessimo as marcas copiarem os modelos (Tipo 284 tem 7232163872 bolsas, casacos, sapatos e sabe Deus oq eu mais “inspired”. Tipo assim uma ou 2 coisas inspired va la, mas a 284 eh D+). Mas por outro lado as vezes a gente tem tanto desejo por uma peca, acessorio, produto que na impossibilidade $$$$ de adquirir o objeto de desejo, acabmos correndo atras de “similares”.

    Pensa comigo; eh assim com td. Quantos posts em blogs pela net toda fazem comparacoes entre batons MAC e batons de outras marcas (Dailus, Natura, e o que mais for?) E o coitado do Jade da Big Universo entao? Que nem ao menos o nome foi trocado? Complicado, ne?!?!

    Se formos mesmo nos preocupar com isso tdas teriamos que ganhar mta grana p/ poder consumir so o originalissimo.

    A Cami do GE fez um post sobre isso ha bem pouco tempo, eh bem a opiniao dela, mas eu compartilho, de certa forma.

    Como deu p perceber minha opiniao sobre o assunto esta longe de estar formada, ne?!

    MAS LU, SUPER COMPATILHO DO SEU SENTIMENTO QUANDO VC VIU O CLOAR NO BLEUDAME. QUANDO MORAVA EM NY COMPREI UAM SANDALIA LINDA NINE WEST QUE EH MEU XODO! NO QUE CHEGUEI NO BRASIL A RENNER TINHA A SANDALIA IGUAL, MAS SABE O QUE EH IGUAL? MORRI DE RAIVA 2 VEZES!

    Um beijo, amoooooo o Chata!

    • A Chata    20/08/2010 - 18h58

      Super entendo!! Tb tô meio nessa, ainda mais pq parei pra pensar e lembrei de milhões de coisas “inspired” que comprei e uso feliz…! Acho que se você compra um produto, sabendo que é cópia, inspired e etc, é uma coisa… Mas comprar sem saber, achando que está levando algo original, é o que me incomoda..!

    • Lorena Borges    21/08/2010 - 10h18

      É o que eu digo e repito: se vc pensa antes no que está fazendo e sabe o que está fazendo, ok!

      =)

  29. Mônica    19/08/2010 - 19h38

    Também não acho legal essa coisa de copiar, se inspirar tudo bem, mas copiar copiado?! Não é legal! Ainda mais quando a copiadora é uma marca “renomada”!
    Comprei uma bolsa da Luz da Lua no começo do ano que é cópia idêntica de uma da miu miu, mas só fui descobrir isso dias atrás! Paguei uma fortuna pela bolsa… No entanto, como eu amei tanto a bolsa, que eu nem liguei! Estou até pensando comprar em outra cor! Hahahaha

  30. sarah lugon    19/08/2010 - 19h54

    é tenso!sou mais uma sem aqueela opinião formada.Mas ao mesmo tempo,sou uma pessoa que não tem A MINIMA condição de pagar 850 numa MC.Eu tenho altas coisas inspiradas,por que acho os produtos lindos!eu nao to nem ai se é MC,dior,gucci… eu sei que quando eu acho lindo,eu quero ter pra mim,e se eu nao posso comprar acabo indo na opção fake.Ou é isso ou é nada.O que acho ruim é realmente eles deviriam colocar uma notinha “fulano inspired”.

    • A Chata    20/08/2010 - 19h00

      Eu tb tenho muitas coisas inspired!! Fui pensar depois que escrevi o post, e nunca me incomodei tanto, mas é pq comprei sabendo que eram peças que “lembravam” outras…! Acho que o problema é não saber, achar que tá comprando algo original! Tb acho que devia ter etiquetinha, hehehe =D

  31. Bia    19/08/2010 - 20h24

    Bom, eu tenho uma visão bem diferente de vc, Lu!
    Concordo que ao imitar um item há uma perda por parte de quem o criou, seja financeira, seja de identidade, porém os criadores devem levar em conta o público alvo. O das bolsas são as mulheres. Vaidosas, gostam de se sentirem bonitas e na moda. Moda nada mais é que algo que fica mais usável e em destaque por um período, sendo usado por grande parte das pessoas.
    Então pq eu, mais pobre, não posso tentar me adequar a moda com itens mais baratos? Não posso usar a bolsa hit por ser muuuito cara e ficar feio comprar uma réplica mais em conta?

    Vc disse que “Tudo bem, ainda existe aí uma diferença de uns trezentos reais, mas acho que vale pagar a mais pra quem teve o trabalho de desenvolver todo o produto, certo?”.
    Vou dizer por MIM: Sou estagiária, ganho pouquíssimo mais que R$ 1000. Pra comprar uma bolsa desse modelo teria que juntar dinheiro. Vc acha que pra mim não faria MUITA falta os 300 reais pagos a mais numa bolsa verdadeira!? E só por isso eu teria que me contentar em ficar sem a bolsa?!

    É um assunto polêmico, mas adoro ver as opiniões!

    Lu, te mandei um e-mail meio sério ontem, vc viu!?
    Beijão!

    • A Chata    20/08/2010 - 22h32

      Hehe, acabou parecendo que trezentos reais nem é muito dinheiro, né? A história foi pra dizer que os valores são semelhantes, na verdade acho que parte do público da marca LB também é público do Marc, pq os valores não são tão distantes…!
      E não recebi email!!! Mandou em qual??

  32. Tati    19/08/2010 - 20h35

    Eu também não tenho uma opinião definida sobre isso, Lu. É claro que quanto a gente vê uma LV fake pelas ruas acha horrível. Mas os pincéis da Sigma, que são cópias claras dos da MAC, nunca vi ninguém, nem você, reclamar.
    Eu acho que cabe a marca avisar pro cliente que o produto é “inspirado” (como o Blue Dame faz), e ele tem que decidir se compra ou não.
    Eu, por exemplo, tõ super feliz com minha Alexa inspired, porque eu sei que não posso comprar a original (e nem sei se pagar 5000 reais numa bolsa).
    Mas deve ser super ruim ter criações copiadas, então tem o outro lado, né?
    É um assunto difícil, mesmo.
    Beijinhos

    • A Chata    20/08/2010 - 22h33

      Também acho que quando a pessoa compra sabendo que está gastando a grana com um produto “inspired”, é menos pior do que gastar achando que tá comprando algo original…!

  33. Lany    19/08/2010 - 22h15

    Flor … é mesmo muito chato… Essa semana eu fiz tbm um post sobre as “inspirações” das bolsas da Arezzo da coleção Love in Color. Adoro a marca, mas acho q eles não precisariam disso né?

    • A Chata    20/08/2010 - 22h33

      Pois é, também fiquei decepcionada, justamente pq eu AMO a Luiza Barcelos!

  34. paulavieira    19/08/2010 - 22h26

    Esse assunto dá muita conversa, vou dizer minha opiniao aqui depois de ler debates parecidos em outros blogs:
    Para mim, inspiração é quando a partir de um produto original, vc faz modificaçoes/adaptaçoes e cria um produto diferente mas que lembra o original, dessa forma, vc consegue reconhecer o produto inspirado como diferente mas tambem identifica que há nele elementos que vieram de outro produto. Resumindo: inspirado é “parecido, mas é diferente”. Nao consigo lembrar nada agora para exemplificar.
    Ja a copia, o produto é igual ou praticamente igual ao orginial. Nao importa se mudou a cor, o material, ou sei lá o que, mas ao ver o produto copiado vc consegue identificar claramente de onde ele veio ou ate quem sabe duvida se ele é a copia ou o original. No inspirado, essa semelhança nao é tao obvia ou tao literal. Pensando assim, nao importa se a copia é da 25 de março ou da 284, é copia, pronto! E essa copia pode ser bem ruim, bem mal feita e vendida no lugar mais “muquifo” do centro da cidade. Ou entao essa copia pode ser super bem produzida, com material de qualidade e uma campanha de marketing poderosa nas ruas da Oscar Freire. No fundo tudo é copia do mesmo jeito, nao é nem mais nem menos copia por ser da 25 ou da Oscar.
    Mas dito isto, eu nao critico nem quem paga 5000 reais em uma bolsa original e nem quem paga 50 na copiada. Pq cada um sabe onde o calo do sapato aperta $$$$. Eu nao acho justo criticar quem usa a copia, pq as tendencias de moda estao aí batendo na nossa porta e no fundo, (quase) todo mundo quer ficar bem na fita, e se a pessoa só pode ficar bem se for comprado a copia, tudo bem…ou ela vai deixar de consumir por isso? ou ate que alternativas ela tem de consumir diferente? pq se vc for em uma loja de sapatos, por exemplo, boa parte deles sao copias das grandes marcas, quase nada é verdadeiramente original. E aí como faz, anda descalço?
    A minha critica nao seria para o consumidor final, mas ao sistema (marxista mode on, rsrsrs :P). Poxaa, que mundo nos estamos? que precisamos consumir boa parte das coisas copiadas de outras? Sera que nao tem gente capacitada para produzir originalidade a preço justo? Pq o que me intriga nao é uma marca copiar simplesmente, mas vender isso a um preço muito alto. Pq se for para pagar alto, eu quero pagar pelo design diferente e original. Ja é que copia que seja barato entao…
    Mas o que mais me intriga desse bafafá todo é que quem vende e consume a copia da Oscar Freire, critica a “colega” que vende e consume na 25, pq na 25 é brega, mas na Oscar é hype, me poupe neh? Tudo farinha do mesmo saco.
    ai ai, falei demais.
    Bjos

  35. paulavieira    19/08/2010 - 22h35

    Resumindo mais: se é original, o produto é bom, e o preço vale, ok que ele seja mais caro, e quem pode comprar, otimo! :) Vai do bolso de cada um!
    Mas marcas queridas (ironia mode on), se for copiar, já que “avacalharam” e nao colocaram a cabeça para pensar e produziram algo novo, que pelo menos essa copia seja a preço de custo (a preço de banana, melhor ainda). Pq colocar preço alto e fazer hype em cima das ideias alheias, nao é legal!
    Bluedume, ok! copiou descarado, a qualidade deve ser duvidosa, precinho mara proporcional a isso tudo.
    LB, blehhh! copiou, entao baixe o preço! :P

    • A Chata    20/08/2010 - 22h35

      Hahahah =D

  36. Juliana Toledo    19/08/2010 - 22h49

    Bem eu tenho uma opinião super formada pelo assunto. copia é copia.
    Não é por que não posso pagar mais caro que vou me conformar com uma imitação, se estas marcas gringas começarem a processar esse pessoal eles estão ferrados, por que é uma copia perfeita tanto as de moleton quanto uma da Luiza Barcelos, aqui no Ceara uma marca de bolsas contratou uma blogueria para fazer o desenvolvimento e Bingo, a menina desenvolveu a bolsa da Alexia.
    E tirou varias fotos no blog dela falando que a bolsa é linda. Agora eu pergunto pra que isso, é feio sem criatividade.

    Mas para min tem pior, a Mariah disse no blog dela que tinha fila na frente da loja para comprar a bolsa de moleton, sinceramente senti que ela me chamou de idiota (eu leitora).
    Juro que não entendo isso, sei que existe muita menina inteligente que não faria isso por uma bolsa de moleton.

    E lu ganhou uma fã por tocar neste assunto, a nossa revolta ou decepção é como leitora ou consumidora.
    È trsite muito triste.
    beijos

  37. Cris    19/08/2010 - 22h57

    Não concordo muito com vc, muitas pessoas não tem condições de pagar por um produto original, mas qdo o preço é próximo ao produto original, prefiro esperar mais um pouco e juntar $$$$ para comprar a original, como aconteceu qdo eu comprei a minha Balenciaga Motorcycle, mas já comprei várias inpireds sem nem saber q eram inspiradas em outras grifes, como consumidora não vejo problemas nisso, mas tbm trabalho com moda e sei o qto é difícil vc criar algo e não saber se vai cair no gosto do consumidor, pq o preço tbm conta com materiais de qualidade e o tempo gasto na criação da peça, mas tem pessoas q não tem essa condição.

  38. Fernanda Coelho    19/08/2010 - 23h06

    Falando em cópias, elas estão por todo lado:

    http://www.shoestock.com.br/ch/prod/222426/216960/0/bolsa-de-couro.aspx

  39. Cá Savazzi    20/08/2010 - 00h16

    incrivel mesmo. Nada se cria, tudo se copia.

    a Corello é campeã em imitar bolsas… Gucci, Victor Hugo
    já vi muita coisa inspirada.
    Não vejo a minima graça…

    e sabe, uma coisa é voce ‘copiar’ pincéis, POXA VIDA GENTE
    SÃO PINCÉIS, NÃO TEM OQ MUDAR.

    que outro design vc daria para as cerdas de um pincel chanfrado? (por exemplo) não tem oq fazer.

    e qual é a diferença dos cabos dos pinceis da sigma e MAC para todos os outros que existem?
    hahahaha

    uma coisa é vc fazer uma cópia barata de uma jóia, uma bolsa de marca …
    Vc pode comprar uma bijou original e uma bolsa barata bonita.
    e é disso que estamos falando… de réplicas.
    Que são desnecessárias, principalmente quando voce paga 500 reais por algo que nem ao menos foi elaborado.

  40. yasmim f.    20/08/2010 - 01h51

    Algumas pessoas falaram dos pinceis da Sigma, mas esqueceram de uma coisa: bolsas são acessórios de moda, pincéis são ferramentas.
    E outro ponto: cópias pra quem n tem condições de comprar uma original é um caso a se pensar, mas vender na mesma faixa de preço da original é muita cara de pau e má fé.

  41. Luciana    20/08/2010 - 08h43

    Nao vejo problema algum em copiar algo. Numa boa, eu sou muito mais usar uma coisa inspired do que comprar uma bolsa LV grotesca com etiqueta falsa. Isso sim é falsificação…
    Eu acho que muito mais falta de respeito é vc dar 280,00 numa sandalia e na outra semana ela estar a 49,00 numa liquidação. Isso sim é afrontar meu bolso.

  42. Pâmela Suelen Teixeira    20/08/2010 - 08h48

    Isso acontece muito com as marcas Schutz e Arezzo, sou fãzona deles, acho os sapatos lindos e confortáveis, mais fico suuuper revoltada quando vejo eles com sapatos imitando MiuMiu, Prada.. Acho um absurdo, pois acredito que essas duas marcas tem condições de desenvolver sapatos lindos e originais, sem precisar copiar nada de fora!!!
    Fico mto revoltada com isto, pois trabalho como designer de calçados, e sei como é dificil desenvolver um sapato!
    Sou contra cópias e fico mtooo revoltada quando o dono da empresa exige cópia, me sinto inutil quando tenho que copiar algum modelo! E acreditem isto acontece muitooooo… :(

    • A Chata    20/08/2010 - 22h37

      Isso que me irritou quando vi a Luiza Barcelos fazendo… Sabe quando vc amaaaa uma marca? Então… Fiquei decepcionada ao ver, porque tenho certeza que a equipe tem total condições de desenvolver produtos legais…!

  43. Camis    20/08/2010 - 09h23

    Eu também sou designer, mas acho que as marcas mais famosas e mais caras não saem processando as marcas pequenas simplesmente pelo fato de que as pessoas que compram esses produtos não compram somente pelo design, compram pela qualidade do produto e pelo status que a etiqueta dá.

    Acho que talvez você tenha ficado decepcionada porque no seu colar praticamente não dá para perceber esta diferença dos 100 dólares a mais…
    já a bolsa apesar de ser pouca as diferenças ainda tem ali uma coisa ou outra que mostra que a mais cara é a mais cara mesmo, rs.

    Eu não sei, acho que vc não deveria ficar decepcionada, sendo que comprou o colar original e que com certeza tem mais qualidade que o outro.

    Ouvi a laguns dias atrás uma frase que dizia que o segredo da criatividade é não revelarmos nossas fontes. rssrsrs

    é para se pensar..

    • A Chata    20/08/2010 - 22h39

      Heheh, na verdade, eu também tenho a bolsa original… Por isso ue reconheci na hora que bati o olho no catálogo! O que me decepcionou foi ver uma marca que tem total condições de desenvolver ótimos produtos, e que eu amo, falo muito aqui no blog e compro, ser tão literal, ainda por cima vendendo por um preço bem próximo à bolsa original… Me sentiria roubada se tivesse comprada a da Luiza Barcelos!

  44. Gabriela    20/08/2010 - 09h53

    O que é ridiculo, são pessoas comprarem bolsas falsificadas, tipo vuitton, fendi, etc, só para fazer pose e fingir que estão usando uma marca poderosa. Esse tipo de cópia acontece o tempo todo, não apenas as fabricas aqu do Brasil copiando de fora. No caso dessa bolsa especifica o Marc Jacobs se “inspirou” na Alexa da Mulberry…

  45. Lya    20/08/2010 - 10h46

    Muita gente nao entendeu ainda que a critica nao ‘e a quem usa os modelos inspired, mas as lojas que as “criam” com tamanha cara de pau.

    • A Chata    20/08/2010 - 22h40

      Pois é!

  46. Rosalia    20/08/2010 - 10h49

    Sim, é um tema complexo, mas por isso mesmo vale a pena ser discutido. Nao vou entrar no merito de consumidor, de comprar am bolsa inspired, cópia, réplica ou as mais bem afortunadas as originais. Mas acho errado uma empresa ganhar dinheiro em cima do trabalho e criatividade alheias, e quanto amis renomada a marca pior acho q é, porque elas teriam condições de desenvolver um produto original e de qualidade e não o fazem, mas apesar disso vendem uma imagem glamourizada e cobram um absurdo por um produto que podemos dizer que foi “roubado”. o Custo de uambolsa de couro não é de 100 reias, de uma bolsa de moeltom em tao nem se fala. Éno µinino indevido cobrar um valor tao alto por um produto que nao teve investimento de pesquisa e desenvolvimento.
    No que ainda nao tenho uma opinião formada é se é pior nao identificar a marca copiada ou se vangloriar da copia e fazer marketing em cima disso.

    • A Chata    20/08/2010 - 22h43

      É exatamente isso que me decepcionou no caso da bolsa…! Certeza que a equipe consegue desenvolver coisas legais, mas escolheu copiar, bem mais simples, e ainda assim cobra o preço que esperamos pagar num produto original, com toda a qualidade que a marca transmite..!

  47. Mirella G Sousa    20/08/2010 - 11h07

    Fico feliz quando compro um modelo similar e muito mais barato e triste quando compro o original e vejo a cópia por aí!kkk
    bjo

  48. cibele    20/08/2010 - 11h39

    Eu não concordo com esse argumento de que a cópia pode ser válida porque muita gente que não pode comprar a original também tem o direito de andar na moda. Eu, por exemplo, não tenho a menor condição de comprar uma bolsa dessas original, mas simplesmente não consigo sair por aí desfilando essas cópias descaradas fantasiadas de “inspiração”. Acho ridículo!
    Na boa, se eu não posso pagar por uma de verdade, prefiro não andar fazendo pose com imitação só porque tá na moda.

  49. Nina    20/08/2010 - 11h59

    Pelo menos essa não é de moletom…haahah brincadeira… é, isso de “inspiração” prá mim, é apenas um nome “bonitinho” que deram para “cópia”…

  50. Clarissa    20/08/2010 - 13h44

    Hahaha! Essa discussão é sempre boa!
    Também acompanhei a que rolou no GE.
    E acho que vocês duas estão corretas!
    A idéia que a Camila me passou (o que euzinha entendi da fala dela! rs) é que a moda é democrática e quem não tem dinheiro para comprar um original, tem direito de comprar um mais baratinho. E se sentir integrada nesse mundo tão ligado a moda!
    E você Lú, falou uma coisa certíssima. Também acho, se for para ser cópia, assuma que é. É um absurdo uma loja cara, com designers bem pagos, copiar e vender caríssimo a idéia de outro!
    Afinal, estamos realmente pagando pela MARCA. E não só pelo material e confecção.
    O designer está incluidíssimo na marca.

    É isso! Parabéns pelo posicionamento!
    BJOS!

  51. Letícia    20/08/2010 - 14h01

    Ah sei lá…
    Só não etnendo pensamentos de algumas meninas: É lindo, comprei o original, carissimo e adoro! Aí vê a imitação bem mais barato e não gosta mais?
    Pq? Só pq todo mundo tem?
    Vc comprou a status, a exclusividade??? Ou vc comprou o objeto? Que vc tinha gostado pelo design?
    Pq se foi o objeto e não o status que vc comprou, o fato de ver um igual mais barato, não muda nada.
    Acho que é hipocrisia: é legal qdo só eu e meu grupinho exclusivo temos, se passar a vender nas Lojas Marisas eu não gosto mais, até pq paguei super caro por algo que agora(por causa das imitações) podem achar que foi barato.

  52. Maíra dos Anjos    20/08/2010 - 14h43

    Esse assunto deu tanto bafo no GE… deu pra aprender bastante nos comentários… eu tbm sou designer gráfico e sei como é tenso criar, desenvolver, chegar o outro e fazer igual…
    Mas como consumidora ainda neeeem sei o que pensar!!!
    Fico tensa!! kkkkkkkkkkkkkkk
    o que já fiz foi comprar CÓPIA DESCARADA DE LV que hoje nao faço mais… mas quando vejo uma inspired na renner por 70 reais eu compro… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk estranho….

    • A Chata    20/08/2010 - 22h46

      Ha, sou igual =D
      E eu tb já comprei cópia literal e mega arrependi, não tenho coragem de usar e me sinto ridícula carregando!!!

  53. Mirella    20/08/2010 - 14h49

    Sinceramente, não vejo nada de mais em coleções “inspired”. Pode viajar e comprar MJ? Ótimo! Pode viajar e comprar Balenciaga? Não? Mas quer muito aquela bolsa? Vai na Zara, tem uma igual, mas que é Zara, não pretende ser Balenciaga!

    O que eu sou contra é falsificação barata, tipo, 25 de março “vendendo” LV, porque é um produto “marginalizado”, feito e vendido clandestinamente, sem pagar uma série de impostos e tal..

    Mas ter várias opções do modelo X de roupa/bolsa/sapato eu acho um sinal de democratização da moda.

    E alguém que gasta uma fortuna numa bolsa MJ vir reclamar que agora “todo mundo vai ter uma bolsa parecida”… ai, ai, ai… quanto elitismo! Você sabe que a sua é a cara, a original, precisa que todos saibam?

    Quando invisto em algo caro, não o faço para que os outros saibam, faço por mim! Não preciso sair por aí desmerecendo quem usa uma marca menos balada!

    Desculpa, acho feio isso… Não quer que os outros copiem o desing, vai lá e pede patente… e depois briga na justiça com quem copiar… o que, sinceramnete, em se tratando de uma simples bolsa me parece muito gasto de energia para tão pouco… é só uma bolsa!

    • A Chata    20/08/2010 - 22h50

      Bom, eu não julgo as reações das consumidoras, pq né, isso é mto pessoal e sinceramente não acho relevante..! No caso, o que me deixou incomodada foi ver uma marca que tem tudo para desenvolver produtos de excelente qualidade, escolher copiar outro modelo… Fiquei decepcionada com a marca!

  54. Carol Burok    20/08/2010 - 15h16

    Ai Lú.. mas se você já comprou outras vezes na Bleudame, já se deparou com peças inspired.

    Eu ainda não tenho opinião formada sobre o assunto também, mas acho legal peças inspiradas, não copiadas!

    bjos,
    Carol

  55. Deia    20/08/2010 - 19h13

    Sabe, eu nao ligo de comprar algumas cópias que quero muito e nao da pra eu ter a original. Mas pagar mais de 600 em uma bolsa onde a original custa um pouco a mais nao da né. me irrita

  56. Mariana    20/08/2010 - 20h27

    Gente, praticamente tudo que usamos foi inspirado na criação de algum mega estilista famoso, a função do cara é essa também, criar coisas que são tão bacanas e funcionais que depois de milhões de caminhos chegam aos consumidores mais normais. Eu adoro moda, sou super ligada mas vivo num mundo normal onde existem pessoas que não sabem NADA disso e não se importam. Acho que muita gente que tá dando opinião não entende isso. Muitas amigas minhas não entenderiam isso que vcs tão falando de cópia e original, pois se elas gostam da bolsa nao importa mais nada entendem? Qual caminho ela percorreu pra estar ali. E digo mais, se vc se importa e é ligada fique feliz com seu colar original e qual o problema de outra pessoa ter o mais barato (imitação) ? A idéia não é mostrar pra ninguém que o seu é o original ou é? É vc ter o seu original pq vc entende disso e dá valor a isso e td bem! Mas muita gente nem sabe nada e vai comprar a bolsa e ser super feliz e se falarmos que isso é copia do Marc Jacobs elas vão falar, AN? E fim de papo.

    • A Chata    21/08/2010 - 00h23

      Entããão… Acho que ninguém gosta de trabalhar de graça, né? Então tenho que discordar de você, não tem como achar que “a função do cara é essa também, criar coisas que são tão bacanas e funcionais que depois de milhões de caminhos chegam aos consumidores mais normais”… Moda é negócio, o estilista cria para ter retorno financeiro!
      E claro, muita gente nem sabe que muitos produtos que compram são cópias (sinceramente, só vi que essa bolsa era igual ao do MJ pq tenho a dele), mas como eu sei, não tem como fingir que não vi, entende?
      Acho que muita gente não entendeu que a questão desse post é que fiquei decepcionada com ao ver que uma marca que gosto tanto pratica isso, sendo que tem total condições de desenvolver produtos muito bacanas… Não tenho problema algum com ninguém que compre, não estou aqui falando de pessoas, e sim de marcas! Bj!

  57. Luísa R.    20/08/2010 - 20h51

    No caso dessas marcas suuuper caras como LV o mínimo dos problemas financeiros deles é de alguém falsificar umas bolsas. O problema são as consequências para a marca que é essas bolsas, que deveriam ser pra elite, estar na mão de TODO MUNDO como forma de falsificação. Pra mim toda LV é falsa, sempre disconfio aushaisu. Mas quem é rico não para de comprar por causa disso, né? Como disse a menina, quando você anda com uma original você anda com a cabeça erguida.
    A Chanel mesmo subiu os preços das bolsas porque ai fica mais difícil, pra nós mortais, comprar e olha que compravam a original rs Eles não querem nem isso.

    A inspiração também, isso não vai diminuir a cota deles já que nós que compramos as inspirações muitas vezes não teriamos dinheiro pra comprar o original mesmo e quem tem dinheiro não compra inspiração, porque mesmo que tenho um monte de bolsa igual, as outras não podem dizer que é uma CHANEL, olha o prestigio! rs

    O “Q” da questão é, quem tem dinheiro pra comprar um original fica P. da vida de ver um monte de gente usando uma bolsa igualzinha a sua, e você pagou uma fortuna por ela pra ser “exclusiva” e quem comprou e não sabia que era inspirada e também chega na rua e vê um monte de gente com aquele modelo de várias marcas adjacentes. De qualquer maneira isso tira a exclusividade daquela peça que você amou e suuuper achou que quase ninguém teria.

    Eu particularmente, não tenho dinheiro pra comprar original e tenho algumas inspirações de óculos e uma bolsa, aquela de matelasse meio chanel 2.55. Ando super de boa pela rua e teve um cara que chegou pra mim e perguntou se meus óculos eram Ray-Ban rs eu falei de boa que não, que não tinha marca nenhuma. Uso até hoje meus óculos, até indico a loja pras pessoas rs.

    disculpaew pelo post, me empolguei!

    Beijão Lu

    • A Chata    20/08/2010 - 22h55

      Eu tb sempre desconfio das LVs!!! Hahahahah… Triste né, o que era pra ser sinônimo de luxo hoje é sinônimo de fake!
      Nesse caso do post, o pior é que a da Luiza Barcelos nem é baratinha..! Fiquei p da vida quando vi a cópia da Bleudame, pq fiz as contas de qto poderia ter economizado… Tenso ver que paguei caro numa coisa que existe um similar muito mais barato, dinheiro não dá em árvore, né?? No caso da bolsa, o tenso é que a marca tem toda condição de fazer seu próprio modelo, mas vende a cópia a preço de produto exclusivo! Cara pra caramba!

  58. Alê    20/08/2010 - 21h48

    Inspirações sempre existirão e eu até entendo, a moda é feita de inspirações. Cópias são poooooooodres!!!! Ainda mais quando vem de empresas conceituadas. Fora que desenvolvimento de produto custa tempo e dinheiro, deve ser péssimo ver seu trabalho copiado. E ter essa opinião não é elitismo, é consciência!!!!!
    Eu odeio as coisas do Bleu Dame, tudo o que comprei era uma porcaria!!!! 1 óculos eu já recebi torto e outros 2 quebraram super rápido!!! Então, duvido muuuuuito que a qualidade seja boa e a aparência igual.
    Sobre os pincéis da Sigma que comentaram, o grande erro foi colocarem os mesmos números, até porque de MAC eles não tem nada!!!! Eles criaram uma compraração sem necessidade e expectativa em quem compra. Na verdade são pincéis razoáveis (alguns até beeeeeeeem ruinzinhos), compráveis aos da Coastal Scents (só que mais caros).
    Enfim, cada um compra o que quiser, mas minha opinião é que cópia e falsificação são as mesmas coisas!
    Bjss ; )

  59. Maria Luisa    23/08/2010 - 09h43

    Das duas perguntas abaixo qual eh a correta?

    Voce se revolta porque o estilista saiu no prejuizo? Ou

    Voce se revolta porque outras pessoas vao questionar se o seu colar e bolsa sao originais (como a bolsa LV)? Afinal, o status social eh o que vc quer quando compra um artigo de luxo.

    Na minha opiniao, a marca nao importa mesmo. O que vale eh o bom gosto, saber realmente porque voce estah comprando um vestido do Marc Jacobs e pq precisa ser o original e nao a inspiracao. Perceber se o design daquela peca combina com a sua personalidade e porque ele foi feito com um determinado material, etc. Entender eh o mais importante, mostrar eh indiferente. A ideia da roupa eh mostrar a sua personalidade e nao mascara-la.

    Exclusividade eh soh um termo usado pelas lojas de luxo para nao ficar chato ao dizer que a peca eh cara pq soh a elite deveria usa-la. Esse pensamento ultrapassado parece que estah voltando com tudo… Infelizmente!

    Tem uma blogueira que fez um post hj super-interessante sobre esse tópico, vale a pena ler.

    link: http://makeupholic.wordpress.com/2010/08/23/inspired-or-faked/

    • A Chata    23/08/2010 - 10h31

      Me incomodo porque sou cliente das duas marcas, e se comprasse a bolsa LB “inspirada” na MJ, me sentiria lesada como consumidora. Luiza Barcelos é uma marca que amo, e fiquei decepcionada ao perceber que uma empresa que tem tudo para desenvolver produtos exclusivos (e tenho certeza que o faz), também escolhe copiar modelos de estilistas renomados de vez em quando…!
      E bem, falar que marca não influencia a minha decisão de compra é negar a minha profissão, hehehe… Valorizo sim as marcas, justamente por isso fiquei decepcionada com a LB! BJ!

    • Mariana    25/08/2010 - 00h02

      Última coisinha, o texto do blog que a Maria Luíza indicou é realmente muito bom e fala melhor do que eu quis dizer, falando que a função do estilista tb é a de criar uma coisa tão bacana que depois de diversos caminhos chega aos consumidores “normais”. Bjo de novo!

  60. Mariana    23/08/2010 - 20h58

    Lu, eu acho que vc não entendeu bem o que eu quis dizer com eles fazerem peças tão legais que servem se inspiração e acabam chegando nos consumidores “normais”, eu não tô dizendo que eles tão trabalhando de graça, afinal de contas ele vende a bolsa e ganha o quanto acha que ela vale por isso, certo? O que eu quero dizer é que a moda num sentido mais amplo é assim. Alguém criou a minissaia, alguém criou a regatinha, a calça skinny e aí? A gente só vai usar a do estilista que criou pq o resto é cópia ou inspirada sei lá? No caso dessa bolsa eu acho que tá, a loja poderia ter criatividade mas provavelmente acharam um nicho que não pode ser ignorado, uma grande parte da galera que comenta esse assunto nos blogs diz que peças inspired tudo bem, cópia jamais. A Luiza Barcelos sabendo disso vai e faz uma coisa que vai vender com certeza, eu mesma compraria amarradona. Agora, se sentir mal pq existe um colar mais barato que o seu e vc comprou o original eu acho controverso pq afinal de contas qual o problema? Vc gostaria de ter comprado o mais barato ou o problema é as pessoas acharem que o seu não é o original? E pra finalizar…um viva à calça jeans que democratizou a moda!

    • A Chata    24/08/2010 - 09h14

      Ah tá… Pelo seu primeiro comentário realmente não parecia que o sentido era esse…!
      Como eu disse, não tenho opinião formada sobre isso, e já comprei muuuuita coisa inspired! Mas comprei sabendo, escolhi comprar apesar disso. O problema é se sentir enganado, entende?
      E bem, vc não entendeu o motivo deu ter dado os dois exemplos… O Bleudame escancara que está vendendo uma cópia (e provavelmente eu compraria o colar fake se já n tivesse o original), eqto a LB, não. Acho que muita gente tem uma ideia meio errada de mim, hahahah… Sinceramente, pouco que me importa o que vão achar do colar, eu comprei pq gostei do modelo! BJ!

    • Mariana    24/08/2010 - 23h53

      Eu fiquei pensando sobre isso tudo hoje e realmente o assunto é polêmico justamente por esse lance que vc disse de estar sendo enganada. Pensei melhor e o que eu realmente queria era não saber de nada e ser feliz pq curti a bolsa. EU seria tanto com a original, pq valorizo aquilo, quanto com a outra, que eu curti e que se dane o resto, heheehe. Mas esse tema é polêmico por ser tratar de uma loja bacana copiando descaradamente. Mas ainda acho mais triste pensar que isso rola justamente pelo desespero desenfreado de ter a bolsa, colar etc famosos, sabe? É aquilo que eu disse, a LB viu um nicho e abocanhou, pq aposto que tem gente que vai gostar de comprar ela pq tem esse “disfarce” de ser inspired e afinal de contas ela é uma LB e não é da 25 de março. Enfim, mesmo gostando de moda o que me apavora é ver pessoas se sentindo mais seguras ao entrar em determinado lugar pq estão de calça da diesel, quase morro com isso. Isso não é moda né. É pura insegurança e antes que eu crie uma nova polêmica, eu tenho o raio da calça tb, mas…fiz questão de comprar uma que não tivesse o etiquetão descarado acredita? De medo de acharem que eu tô me achando melhor pq tô vestindo aquilo hahahhaa, o lance é relaxar e ser feliz com o que te fizer feliz, acho que é isso. Ah e hoje eu via uma imitação perfeita daquela bolsa meio fofinha da Chanel feita pela Lenny e Cia, tô falando que rola um nicho aí. Acho que vamos ver muitas coisa assim daqui pra frente. Beijos!!!

Mais sobre Moda