Carregando...
Moda

Tipo rebelião

20.06.2011
Lu Ferreira

Ao longo do tempo tenho percebido que o que mais atrapalha a gente a se vestir como julga ser interessante são as nossas cobranças… Aquelas que todo mundo tem: “Ah, eu tenho pneuzinho”, “Meu braço é enorme”, “Sou muito branquela pra usar perna de fora”, “Sou alta demais pra usar salto”…
E aí a gente fica atrás do que a gente PODE vestir. Das regras que os especialistas criam. E esquece que pode vestir o que quiser né minha gente, que fashion police por enquanto é só quadro de programa de fofoca, e mesmo assim, ninguém realmente vai preso por sair um pouco esquisita de casa…
Acho que é muito mais produtivo se concentrar no que a gente quer vestir, do que em alguma regra que alguém inventou um dia e muda o tempo todo… Se você parar pra pensar, a gente tem milhões de exemplos de pessoas bem vestidas e elegantes, cada uma no seu estilo, cor e tamanho, então acho que quando a gente fala de alguma dessas características que incomoda e se limita a seguir as tais regras, tá mesmo é arrumando desculpa pra ter preguiça de pensar um pouquinho e testar o que funciona melhor…
Porque né, tem que testar, a gente aprendeu isso assistindo Esquadrão da Moda e lendo a Oficina de Estilo, e até mesmo numa loja qualquer, quando a vendedora chata insistiu pra gente provar uma peça e ela realmente ficava incrível no corpo. Mas testar é chato. A gente é obrigada a lidar com aquele incômodo, e depois que descobre o quê funciona, explicar mil vezes pras vendedoras que não, não quer cintura baixa/blusa sem manga/calça colada, mesmo estando na promoção, mesmo sendo lindo, porque não é pra gente.

Fotos: Filipe Redondo

Mas se você achar que é, não fica bolada quando alguém falar que você tá estranha, ou perguntar em tom de piada o que você tava pensando quando comprou aquela bota de oncinha. Funciona super fazer as tais fotos de look (e por isso que continuo fazendo), porque foto não mente, é melhor que espelho, porque a gente sempre dá aquela encolhida na barriguinha quando tá vendo o próprio reflexo, hehehe… Acho que vale o exercício, mesmo se você não tem blog (ou não pretende publicar suas fotos em lugar algum!). Vendo todas as fotos, dá pra notar o que já aprendi, o que não funciona e o que poderia ter sido diferente… E o melhor de tudo é que vou aprendendo a ficar confortável com as minhas escolhas. E pelo menos pra mim, não tem melhor regra fashion do que se sentir bem, viu? Alguém devia ditar que essa é a número 1…

PS: Escrevi isso depois de uma entrevista que a Camila fez comigo, logo antes dela publicar esse post. Ah, e esse não é o primeiro post que faço sobre isso… Há quase extamente um ano, eu falei algo parecido aqui!

37 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Amanda    20/06/2011 - 16h17

    Super ajudou o post. Valeu

    http://biscoitodocepordin.blogspot.com/

  2. Madame    20/06/2011 - 16h20

    ADOREI!
    Eu gosto do meu jeito sabe! E é isso aí, sou branquela e to gordinha e me visto da forma mais confortavel que eu posso. Tem algumas coisas que me incomdam sim, tipo a médica sem noção que acha que ta num desfile e não numa UTI (minha realidade é o hospital), mas fora as regras de saúde pública, acredito que o principal é se sentir bem, meio Dove mesmo!
    Beijos Lu, sua linda!

  3. Jowzinha    20/06/2011 - 16h20

    Concordo. Acho que ficamos a maioria do tempo muito ligados e a moda e esquecemos do que realmente gostavamos antes daquela moda aparecer. O melhor é cada um definir seu estilo e afirmá-lo, pois aquilo é o que você gosta e o que realmente representa você.

    Brigadeiro de Café > Unhas: azul da cor do mar.

    =**, Jowzinha
    http://brigadeirodecafe.blogspot.com
    @jaao_87

  4. Natália    20/06/2011 - 16h24

    Falou e disse Lu! É difícil fugir dessas regrinhas impostas e testar algo novo. Mas é só assim que descobrimos nosso verdadeiro estilo! Só uma historinha rápida… Lendo sua frase “quando a vendedora chata insistiu pra gente provar uma peça e ela realmente ficava incrível no corpo” lembrei de uma prima (na verdade amiga casada com o primo, vira prima né?). Ela foi na loja escolher o vestido de casamento, e a vendedora falou: vc pode escolher o que quiser, mas tem uma regra, você tbm tem que vestir o que eu escolher, e vendo o vestido escolhido pela vendedora no cabide não deu nada por ele, e teve que escutar mto pra experimentá-lo de ma vontade, e não é que casou com o tal vestido? (http://www.agenciauai.com.br/blog/?p=5102)

  5. gpoulain    20/06/2011 - 16h25

    amei o post Lu! acho que é isso mesmo… mas assim, me visto como quero e acho bonito e continuo espantando bofe. HAHAHAHA. mas tenho a esperança de mudar a mentalidade fechada dos homens em relação a roupas um dia.

  6. Michelle    20/06/2011 - 16h27

    Adorei Lú! Parabéns!

  7. Nessa Frazão    20/06/2011 - 16h55

    Concordo plenamente Lu!
    Não tem coisa melhor do que se sentir bem com suas próprias escolhas!
    Beijos.

  8. Simone    20/06/2011 - 17h00

    Super concordo… moro numa cidade pequena, 100 km de BH, e é complicado viu? Um dia desses ouvi de uma vendedora: ” já foi em todas as lojas da cidade…?” com um ar de irônia, só pq eu queria uma roupa mais clean pra um casamento ao meio dia! E ela queria “me vestir” de calça montaria só pq tá usando! ARGGGGGGGGGG…………

    Amei o post!

  9. Débora Sobreira    20/06/2011 - 17h03

    neste um ano acompanhando os blogs aprendi muito, principalmente a me amar do geitinho que eu sou baixinha tam 42, cabelinho sarará, me arrumo faço a minha escova , fiz luzes e me modernizei de forma clássica, e ouço sempre elogios, principalmente de minha família irmãs, amigas e sogra, sem meu esposo que tem o maior orgulho de mim, não tenho medo das cores, e misturar as texturas, adotei os tecidos de alfaiataria e mesmo perdendo um tempinho passando roupa( mesmo com uma estação de Vapor !) não abro mão das roupas garimpadas em grandes lojas ( C&A , Renner , Riachuelo) com umas pitadas da Enjoy e Zara . Bem sou o Espirito Santo, e garimpar é um exercício, faço minhas bijus e estou doida pra fazer um curso de Costureira no Senac, mesmo contrariando a minha formação, eu Sou Enfermeira!
    Bem se vestir bem não é só um estado de espírito, faz bem pra alma e o coração! Amo ter sua companhia todo dia Lú!

  10. paris    20/06/2011 - 17h18

    … afinal, todo dia a gente tem que ter a “silhueta alongada”?

    curti o post.

    beijos

  11. Bruna Braghini    20/06/2011 - 17h27

    Lu, acho que vc traduziu muito bem o que a gente pensa.. A moda teve um ‘boom’ tão grande nesses últimos anos, por aqui, que as pessoas ficaram meio reféns de tendências e regras. Quando a gente fuça um pouquinho em blogs de strees style gringos, a gente percebe que o povo usa o que bem entende, sem medo de ser feliz. Diferente do Brasil, que ainda tem muito julgamento e vergonha. Acho que as pessoas ainda vão demorar pra entender, de uma maneira geral, que a moda não é uma ditadora. Existen tendências e existem truques pra melhorar as coisas boas e esconder as ruins, mas nada disso é uma REGRA. Começa que, por natureza, brasileiras tem curvas. Pronto, adeus roupa da passarela! Mas não é por isso que a gente vai esquecer as coisas que são legais e combinam com a nossa personalidade. Realmente, o que importa é a gente se sentir bem. Metade das vezes que saio de casa, me olham torto (e olha que eu tenho um guarda-roupas BEM normal), mas cheguei num ponto de autoconhecimento que nem ligo pros olhares e comentários. Se a gente tá feliz, ninguém tem que estragar =)

  12. Luciana Ramos    20/06/2011 - 18h00

    PERFEITO!

  13. Aline    20/06/2011 - 19h07

    Que post maravilhoso!É isso aí!
    Beijos

  14. Virginia Nogueira    20/06/2011 - 20h26

    Gostei do post, mas eu não gosto do esquadrão da moda, eles são cheios de regrinhas que podem até deixar a pessoa bem vestida, mas anulam a sua personalidade. No final, pode perceber, todas ficam meio iguais, no paletozinho, na calça reta, na saia abaixo do joelho… fora que a questão de idade me irrita muito, e eles tem verdadeira obsessão por isso, e tal coisa limita demais o ser humano, como exemplo, é ridículo eles falarem que uma mulher de 30 anos NÂO PODE vestir tal coisa, pq não é ” Age appropriate ” ah vá, americanos puritanos, me poupe…

  15. Carol - BTW    20/06/2011 - 20h32

    Muito bom, Lu! Adorei o post e concordo com tudo o que vc disse. E sabe o que é mais importante? A beleza vem de dentro para fora, então, se estivermos nos sentindo bem com aquela roupa que teoricamente não é para o nosso tipo físico, com certeza estaremos colocando para fora essa beleza! Não acha?
    Beijinhos
    Carol
    http://blogbytheway.com

  16. Nellyann    20/06/2011 - 21h05

    Adorei o post!!!

    Eu sou meio “sem regras” pra me vestir. Eu coloco, me olho no espelho e se achar legal não ligo muito pro q vão achar… Até pq o pessoal daqui de Olinda é meio careta… tem muita gente que não, mas a maioria é bem careta mesmo hehe Já ouvi muito me dizerem: Que unha colorida é essa menina?!! tais maluca?!!! imagina então quando eu invento de pintar uma das unhas de cor diferente?!!! Aí já viu né? hahahahahaha

    Bjão procê

  17. Maíra dos Anjos    20/06/2011 - 21h41

    ADOREI!
    Fico muito feliz em conhecer pessoas como você que não são tãaao ligadas a regras.
    Eu sou gorda e gosto de listras! E uso! Olho no espelho e me acho a ultima bolacha…. o que posso fazer? UÉ! USAR LISTRAS! YEAH! =D

  18. Mai Saraiva (Cremilda)    20/06/2011 - 22h23

    Onde eu assino embaixo?! Concordo totalmente, Lú!

    Essas regras todas que nós absorvemos durante anos servem apenas para criar uma zona de conforto tediosa, cheia de roupas iguais. Sou super a favor da ousadia e da experimentação! As surpresas podem ser bem reveladoras!

    Ótimo post!
    Beijos da Cremilda,
    Mai

  19. Cibele Guimarães    20/06/2011 - 22h38

    Estou tentando aprender aqui com você! Hehehehe sou baixinha e sinto a maior dificuldade em vestir bem XD

  20. Mariane    20/06/2011 - 23h21

    Bota linda Lú! Amei o post, e concordo plenamente, acho que ao longo da vida a gente vai se aceitando e aceitando que os outros muitas vezes falam coisas que vc não precisa levar à sério, e mesmo pq se levar, vc não vive! É por isso que eu aaamo o Chata, pq me entende! haha
    Beijoo

  21. Bruna Romano    20/06/2011 - 23h26

    Amei o post! As vezes é muito complicado comprar uma roupa ou acessório, sempre fica aquela duvida.. “sera que isso vai ficar bom em mim?”.. hahaha! Amei a dica de tirar fotos, acho que vou começar a fazer isso, sou baixinha e as vezes tenho medo de usar algumas coisas! Parabéns, sempre arrasando nas dicas! beeijos.. bru :D

  22. Kelly Sá    20/06/2011 - 23h32

    Adorei o post!

    Sou fofinha e adoro estampas. Todos dizem que não fica bem em mim e não ligo.
    tenho que me sentir feliz e bem com o que gosto!
    Ninguém me fala mais nada, pq uso mesmo e ouso mais ainda.

  23. Talitha    21/06/2011 - 00h02

    Concordo em tudo!!!
    Bjokas,
    ;]

  24. Morgana Andrade    21/06/2011 - 00h10

    Aeeeeeeeeeeeeeewww!!! SUPER CURTI! \O/

  25. Maysa    21/06/2011 - 08h58

    Oi Lu, concordo plenamente! Acho que além de nos sentirmos bem com o que vestimos, um pouco de bom senso nunca é demais ne?! rs..
    Ah! ontem vi vc passando na televisão, em uma reportagem sobre o SPFW, mostrando a sala onde as blogueiras ficam no O Boticário! mto chique heim! rs.. beijos

  26. Aline Prates    21/06/2011 - 09h32

    Oi Lu!
    Adorei o post e concordo em gênero, número e grau. Apesar de ser dificílimo nos permitir algo ousar ou quebrar umas dessas barreiras fashion citadas por você, a moda ta aí pra isso, pra nos inspirar e nos motivar e não pra nos dizer o que devemos ou não fazer. Parabéns pelo post!!!
    Beijão ;)

  27. Amanda Eman    21/06/2011 - 10h38

    Oi Lu!
    Nunca comentei aqui no blog, mas depois desse post, tenho que comentar. Não tenho o corpo perfeito, estou longe disso, e mesmo assim, amo quem eu sou, amo o fato de eu ter curvas, pernas grossas, quadril, essas “imperfeições” fazem parte de quem eu sou. Meu sonho é trabalhar com moda, então sou super curiosa em usar coisas diferentes, isso inclui uma saia longa de oncinha, minha nova paixão, que quero usar toda hora. Uma coisa que toda grande personalidade do mundo fashion fala, é que o estilo é uma forma de mostrar quem você é, seja alta, baixa, magra, gorda. As roupas, acessórios ajudam a gente a se encontrar. Pra mim o que muitas vezes deixa a peça bonita no corpo, é a felicidade da pessoa que está usando, a roupa nem podia ser indicada para seu tipo de corpo, mas se você gosta e se acha linda nela, use, porque beleza é refletida pela auto-estima, se você se acha bonita, você é bonita. Moda é isso, se sentir bem com o que você está vestindo, com quem você é, independente de seu tipo físico.
    Beijos, Amanda.
    PS: Amo o blog, e acompanho todo dia!

  28. Nívea    21/06/2011 - 12h46

    Falou e disse!Meus critérios ao escolher uma roupa são bem básicos:Tô bonita?Tô confortável?Então té certo!!!!!

  29. Vivianny    21/06/2011 - 19h10

    adorei Lu…

  30. Carol    22/06/2011 - 00h17

    Você é questionadora e faz a gente parar pra pensar. Acho que os seus looks tem uma pegada meio “Sartorialist”, você experimenta mais do que tenho visto por aí, talvez eu esteja lendo muitos blogs de patricinhas, rsrs. Estranho seu visual várias vezes, mas confesso que quando viajo amo “me libertar” das regras.
    Costumava brincar com a minha irmã que se morasse em NY ia usar bota cowboy com minissaia, e outras coisas que no Brasil eu considero “brega”. A verdade é que nosso olhar é muito crítico, e acho curioso isso, afinal, somos um povo tão extrovertido, alegre, “colorido”, e ao mesmo tempo extremamente careta no vestir, enquanto outros, tidos como fechados e introvertidos, como os ingleses, se der na telha saem de casa com uma melancia na cabeça, e o melhor: ninguém tá nem aí!! rs.
    Parabéns pelo post, pela sua atitude, por continuar colocando seus looks e exercitando seu olhar, seu bem-estar, sua personalidade, enfim! Beijos!

    • A Chata    22/06/2011 - 09h22

      Gente, que engraçado vc estranhar meus looks! Hahaha, eu não acho nada demais, fico o tempo td tentando ser menos básica, na verdade… Sei lá se é pq tenho lá meu lado metido a diferente (coisas que a faculdade faz pela gente), mas também enjôo muito fácil das coisas, e por isso tento sempre mudar… Vendo tanto blog de moda, normal tentar variar pelo menos um pouquinho, né? Obrigada pelo comentário, fiquei feliz =D

  31. Carol    22/06/2011 - 07h42

    Lú, parabéns pelo ótimo post. Concordo plenamente com sua opinião e aproveito para dizer que AMO seus “Look do dia”. É exatamente como você disse, eu gosto de ver como funciona certas combinações em uma pessoa normal, adoro me inspirar e ter uma noção de como certas coisas vão ficar em mim.

    Particularmente gosto muito do seu estilo e para minha sorte meu tipo fisico se aproxima do seu (mas não sou loira do olho claro…kkk). Adorei ver seu look da bota de cano longo, porque eu amo esse tipo de bota, mas de tanto ler/ouvir que não fica bem em baixinhas desisti de usar. No dia seguinte àquele post, eu tirei minhas botas do armário. rsrsrs (E fez o maior sucesso no trabalho ˆˆ).

    Enfim, adoro seu blog e suas opiniões. Acompanho por feed diariamente!

    Continue com seu ótimo trabalho,
    Bjocas

  32. Lorena Borges    22/06/2011 - 09h46

    Atrasada, mas em tempo de concordar com tudo? Então, concordo! Ahahahaha! Acho que o primordial é você se sentir bem com o que está usando, seja uma roupa super básica ou uma mega montação. Porque não adianta nada você se vestir e ficar o tempo todo preocupada se quem tá do lado vai achar feio, esquisito, fora de lugar… A gente não relaxa e esquece de aproveitar as outras coisas boas da vida!

    Adorei o post e a atitude! Continue assim!

  33. A Centopeia    22/06/2011 - 10h48

    Amei o post! Principalmente sobre a bota…
    Bjo bjo

  34. Juliana RNA    22/06/2011 - 15h38

    Eu tb aprendi a me vestir muito melhor depois que passei a tirar fotos antes de sair de casa pra ver se estava tudo certinho. Cada dia que passa eu descubro o que fica melhor em mim e o que não dá certo! Bjsss

  35. yumi    24/06/2011 - 14h22

    Adorei o post!!!Mas experimenta sair um pouco do padrao BH-mododevestiremserie para ver se as pessoas não olham para vc mais torto! rsrsrs passei por isso ontem! mas, a gente aprende que devemos usar o que gostamos e sentimos bem! (logico que com o bom e velho bom senso)
    E sim, podemos usar brilho de dia, usar gravatinha, suspensorio… pq todo mundo tem um gosto, um estilo! =) viva as possibilidades! beijos (acesso seu blog todos os dias!)

  36. […] ? Baixinha querendo usar cano alto? Paetê de dia? Se joga, pintosa, com a Chata de Galocha! […]

Mais sobre Moda