Carregando...
Lifestyle

Sobre a sustentabilidade e o cartão de crédito!

20.04.2009
Lu Ferreira
Hoje em dia a gente escuta o tempo todo a palavra sustentabilidade… É mais ou menos como era com ‘ecologia’ quando era criança, quando o mundo tava começando a se preocupar com o meio ambiente, na época da Eco92. Não vou dar nenhuma lição por aqui, acho que todo mundo que lê o blog é inteligente e já sabe o que é e como contribuir para o desenvolvimento sustentável, mas assistindo uma aula na pós essa semana acabei concluindo que sou uma pessoa completamente insustentável(nhaffff), e né, isso não é uma coisa legal…


personagem mais insustentável ever: Becky Bloom!

Insustentável pelos hábitos de consumo que tenho (a conta do cartão de crédito também é insustentável, haha), comuns hoje em dia, mas que basta pensar um pouquinho (e putz, uma aula de 4 horas sobre desenvolvimento de produtos sustentáveis me fez foi pensar viu?) pra ver que não são saudáveis nem pra mim, nem pro mundo!
Uma coisa que foi falada na aula é que hoje, consumo é instinto, e como a maior parte dos produtos é descartável (e muito baratos), acabamos consumindo freneticamente, sem pensar com o que vai acontecer com todas aquelas coisas que vamos acumulando ao longo do tempo.
E basta pensar nas minhas últimas compras pra ver que isso é muito verdade. Por exemplo, nos últimos meses comprei muita maquiagem. Mas não comprei 1 base, 1 batom… Comprei 3 bases, pra ver qual a diferença entre elas, uns 10 batons, um de cada cor (um de cada cor mais ou menos né? Tipo um Elke Nude que é igual ao MAC Hue, um Nude Rose que é quase um Snob…) e por aí vai… Só que hoje em dia, escolhi 1 base e uso no máximo 3 desses batons. Ou seja, toda a matéria prima consumida para a fabricação, o combustível usado no transporte, o papel da embalagem, coisas que impactam o meio ambiente, estão ali desperdiçados, já que resolvi que não amo o tal batom. Super insustentável né?
E já que eu fico toda orgulhosa com a minha ecobag no supermercado, resolvi tentar parar de consumir por consumir. Parar de ter e começar a usar, porque aí todo esse trabalho da fabricação do produto não vai ser em vão, né? Claro que não vou conseguir mudar 100% esses hábitos… Mas acho que faz mais sentido investir meu dinheiro em coisas de qualidade, porque aí elas serão mais usadas (afinal, vão durar mais tempo) e assim comprarei menos.
Deu pra entender? Tipo, ao invés de ir em uma loja qualquer e comprar uma bolsa com acabamento meio mais ou menos, é melhor guardar um pouco mais de dinheiro e comprar uma bem bacana, que além de ser mais bonita acaba virando um clássico (já viram o que tem de celebridade usando Chanel 2.55 que era da mãe, avó…? Clássico! Chique! E sustentável =).


Tem algumas ações legais também que partem das empresas. Por exemplo, na MAC, ao levar de volta à loja 6 embalagens de produtos vazias, você ganha um batom. O programa chama Back to MAC e acontece no mundo inteiro! Eles recolhem parte do material que seria descartado por aí e você ainda ganha um produto!! O Boticário e a Natura, assim como outras empresas, vendem produtos com refil, para que você não fique a vida inteira descartando caixinhas de maquiagem e vidros de shampoo mundo afora…
Agora vem a parte difícil, que é fazer na vida real… Torçam por mim!

32 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. JuD. Faria    20/04/2009 - 09h35

    Ai,Lu,super tou nessa também. Mas o pior que tou com uma neura de usar tudo que compro,só para não desperdiçar,kkkkkkkkkkk. Por exemplo,tenho várias bases e poucas que amo,tenho me forçado a usar as que não gosto para não ter a sensação de jogar “dinheiro fora”,derreto na rua com uma base sem durabilidade,mas tenho usado as coisas de acordo com a data de vencimento. No último mês comecei a torrar tubos de hidratantes que só iam vencer em junho,sendo que de 3 tubos, 2 já acabaram,kkkk. Fora os batons que vivo retocando ao longo do dia para ver se acaba na data certa do prazo,porque se não acabar vai pro lixo de todo jeito.
    Pronto,desabafei,kkkkkkkkkk.
    Beijocas,adorei o post reflexivo.

  2. Kelen    20/04/2009 - 09h40

    Que legal Lú! Eu penso assim também, por isso quando eu conheci Mary Kay fiquei encantada! Vou te mandar um email contando umas coisinhas maravilhosas!

  3. Isabela Sady    20/04/2009 - 09h43

    Oi Lu, tudo bem ?
    Achei muito legal o seu post viu.
    Eu era super consumista, mas desde que conheci meu marido melhorei demais. Hoje eu saio “querendo” comprar algo, só por comprar mas desisto pensando “poxa, nem vale a pena vai”.
    Não conhecia o Back to MAC…agora guardarei as embalagens vazias…
    Separo o lixo já faz um tempo e desde que comecei todos em casa já aprederam. Todo mês junto um super saco de cada item (plástico, vidro e papel) e levo nos postos de reciclagem, acho mega importante.
    Procuro gastar menos energia e água também.
    Mas enfim, tenho certeza que não será muito difícil mudar. Quando a gente se conscientiza, é tudo bem mais fácil.
    beijão
    e Boa Sorte…

  4. Cacá    20/04/2009 - 09h45

    Ótimo post, Lu.

    Depois de arrumar as minhas makes na sexta passada, eu pude perceber que preciso acabar com várias antes de adquirir qq outra coisa… e como é difícil.

    É aquilo que vc disse mesmo, guardar o dindin pra comprar uma coisa bacana e que realmente valha a pena.

    Beijocas!

  5. Amanda Medeiros    20/04/2009 - 09h52

    Concordo totalmente! Um investimento num produto de qualidade diminui as chances de você precisar logo em seguida de um similar novo…

    Acho outra coisa interessante, pra essas coisas ligadas a moda, é pensar na fabricação do produto. Eu venho me negando a comprar roupas que tenham na etiqueta algo como: ‘made in China’, ‘made in Taiwan”. .. trabalho escravo realmente me machuca.

  6. szofi    20/04/2009 - 10h28

    concordo completamente com você. Comecei a aplicar esse conceito na compra de roupa!! Antes era viciada em lojas de fast fashion como zara, h&m, blanco, que por vezes vende produtos feitos para durar pouco tempo, uma vez que são muito específicos de uma determinada temporada! Comecei a optar por comprar 1 produto com qualidade em vez de 4 ou 5 de fast fashion e a verdade é que o meu closet agradece (mais qualidade) e a minha carteira também!

  7. Alessandra Lima    20/04/2009 - 10h28

    Olá Lu, antes de tudo gostaria de dizer que acho o teu blog o máximo. E sim, também apoio poder ter um limite de compras, economizar, pensar no que vai levado pra casa (li a história das bases que você comprou, mas tenho certeza que esta compra foi para experimentá-las e colocar o que tu achastes delas aqui no blog, como conselho para nós leitoras sobre que produto usar – já estou defendendo as tuas compras – ehehehe). O assunto é delicado e deve ser levado em questão.

    Ótimo post.
    Beijos

  8. Onnara Gomes    20/04/2009 - 11h33

    Muito legal o post e me fez sentir um pouquinho de orgulho de mim mesma, pq já faz um tempo que só compro o que realmente vou usar. Na verdade verdadeira comecei com isso ano passado que tava morando fora, então não iria gastar à toa, até pq eu que suava a camisa e arcava com tudo tudo: aluguel, alimentação…hahah mas agora vc me deu o toque!! Aquele tipo de coisa que vc já sabe, mas depois que vc escuta (ou lê) aí cai realmente a ficha sabe…heuheuh bjos! ps: vc faz pós de q??

  9. julia    20/04/2009 - 13h33

    Acho super necessário lembrar dessas pequenas ações que fazem toda a diferença. Até mesmo na vida da sua irmã, que adoraria garimpar as coisinhas que você comprou mas não usa. Acho suuuuuuper bacana começar por aí, né? xD

  10. Renata Carvalho    20/04/2009 - 14h33

    Oi, Lú, adorei seu post.
    Tambem ando em uma fase assim, mais pelo fato de ter perdido um dos meus trabalhos e ficado quase 4 meses somente com os ganhos do trabalho “autônomo”. Percebi o quanto eu gastava com produtos que não usava depois, só porque estava com o dinheiro na carteira, aí pensava: “Ah, custa baratinho”. Nessa brincadeira gastei com pincéis mais ou menos, o suficiente pr comprar o kit completo da sigma (ou seja, gastei mas continuo sem bons produtos).
    Agora só compro aquilo que realmente valha, ainda q demore um pouquinho mais…

    Beijos.

  11. Taís Oliveira    20/04/2009 - 18h21

    apoio demais e vou tentar também!
    não sou mega consumista (nem poderia, já que sou estagiária), mas depois que comecei a ler blogs de moda e maquiagem to comprando muita coisa que não uso…

  12. Roberta Stuani    20/04/2009 - 19h38

    Menina, comprar é tão bom e com o cartão de crédito parece fácil até, e agenta gosta de maquiagem , né?!!!! Mas ser consciente é muito importante e implantar pequenas regras pra compras é realmente necessário…Quem já não ficou com dó de jogar um produto vencido quase sem uso , ou ter de doar várias makes porque não consegue usar tantas? Tem de pensar! Achei o post o máximo! bj

  13. Rafa Neia    20/04/2009 - 20h07

    Concordo, e preciso me mudar… Sou bem Becky.. e pior é q compro tão no impulso q em experimento direito e qdo chego em casa acho um horror! e como isso geralmente acontece em liquidações, não posso trocar a peça. resultado: tenho trocentas calças jeans q nunca usei e fico guardando pq talvez qdo eu emagrecer vai ficar legal, vários sutiãs q deixam meu peito horroroso, mas q no manequim estavam lindos… coisa de gente q num pensa antes! afff! já melhorei mto, tb, tomei cada susto com conta… mas ainda tenho mto a mudar!

  14. Ká    20/04/2009 - 20h15

    Nossa, ótimo post
    também queria ser assim, mas falar é fácil, fazer seria muito dificil
    sou consumista assumida e as vezes me envergonho por isso rs

  15. Bia.P    20/04/2009 - 21h18

    Lembre-se sempre dos “3 Ds”:
    Reduce
    Reuse
    Recycle
    Nessa ordem, sempre!
    As pessoas se concentraram tanto em reciclar que se esqueceram que o mais importante é pensar duas vezes antes de consumir, e também reduzir o consumo!

  16. Bia.P    20/04/2009 - 21h19

    Falando em não consumir (ai, como é difícil não?), meus produtinhos Eyeko que comprei usando seu código acabaram de chegar. Eles são maravilhosos!

  17. Lis    20/04/2009 - 21h27

    Ótimo post, adorei!!

    Eu tenho pensado bastante nisso, e com essa atitude reduzi muito nos últimos meses o consumo de produtos de beleza. E sem que nada me fizesse falta!! Não deixo de comprar o que eu preciso, e gosto de bons produtos para a pele, mas estou deixando de sentir necessidade imediata de ter todas as coisinhas que vejo nas lojas e me sentindo mais satisfeita em comprar o que VOU USAR. Por exemplo… há quanto tempo eu não via o fundinho de metal do estojo da maquiagem!!! Fiquei tão feliz em conseguir fazer isso: gastei o restante todo de um pó e hoje, comprei um novo, já que o antigo ACABOU :)). Deixei de comprar um blush hoje porque tenho outros inteiros, e dos quais gosto. Pensando que, comprando um blush novo, eu ia produzir mais lixo no mundo, e eu não sou a habitante exclusiva desse planeta. Não se trata de ser ecologicamente chato, mas de se ter noção do lugar no mundo. Claro que se eu tivesse visto um blush que eu adoraaaaasse, eu poderia comprá-lo, mas dá pra ir limitando os impulsos para o que realmente valer a pena. Hoje comprei um creme do Boticário que pode ser renovado com refil (Vitactive noite). Acho que essas atitudes individuais (e, mais ainda, a mudança no modo de ver as coisas, o consumo, o uso dos produtos) têm um grande impacto, coletivamente.
    Mais legal ainda, acho que consumir “sustentavelmente” é chique (chique porque é inteligente, educado, não-egoísta, limpo, e isso são princípios que sempre serão chiques). É o novo preto ;-).

    Bjim,

    Li

  18. Christine    20/04/2009 - 22h03

    aeeeee! me alegra de verdade alguem nesse mundo de blogs de maquiagens e afins se conscientizar do consumo histerico que eles mesmo promovem. muito legal. acho que o interessante nesse processo de mudança é se conhecer muito bem, saber o que realmente cai bem em você, as cores que vc gosta, conhecer as marcar que causam menos danos ao ambiente, enfim. consumo consciente. e tambem é legal realmente esperar os produtos acabarem. tambem nao adianta comprar e deixar na gavetinha ne.

    gostei dessa, tava esperando essa galera toda comentar sobre isso, que é importante pra caramba ha muitas e muitas decadas, mas que agora virou uma mania deveras estranha e conveniente para alguns.
    legal!
    beijos

  19. ^^camila baunilha^^    20/04/2009 - 23h31

    achei lindo esse post!!!!!!!!

    não sou muito consumista, na verdade sempre estive ocupada em gastar meu $$$ com responsabilidades (facul, pós, cursos, minha casa, e assim vai), a parte mais ou menos boa é que isso me levou a pensar muito antes de comprar, mas às vezes acabo até perdendo oportunidades de comprar coisas bacanas, o que é ruim…

    de toda maneira, acho que temos que buscar o equilibrio, em tudo que fazemos, e uma destas coisas é o ato do consumo… não é legal passar vontade, mas se você trabalha e rala todo dia, não tem nada melhor que se dar um presente.

    só de tentar ser consciente e espalharmos essas idéias como você está fazendo, já estamos melhorando um pouquinho o mundo!

    beijos

  20. Ju Martins    20/04/2009 - 23h50

    ai é TAO chato ser uma garota sustentável kkkkkkkkkkkkkkkkk serio! se cada vez vc for deixar de fazer algo por causa do meio ambiente e da sua vida… deixe de respirar! pq ate o oxigenio destrói suas celulas ne ¬¬ to me sentindo assim. ESGOTAAAAAADA desse assunto affe!! hje mesmo eu li que as nanocoisinhas lá do meu querido protetor solar diário prejudica microorganismos AH nao quero mais saber ¬¬

  21. Dário Shoüpaiwisky    21/04/2009 - 00h57

    Nossa(Estuperfato)!
    Entrei graças ao nome.
    Interresantissimo.
    E criativo.
    +)
    Parabens pelo seu blog.
    1abraço.

  22. vitória    21/04/2009 - 02h27

    lu, eu queria te pedir uma ajudinha.
    eu comprei umas botas, mas estou com dificuldade de saber com que usar, queria umas dicas :)

    elas são no estilo mod, bem 60’s

    são parecidas com essas: http://farm3.static.flickr.com/2342/2032520380_6cc7731e6d.jpg

    porém com a ponta menos pontuda.

    espero que possa me ajudar, beijos e boa semana!

  23. Anonymous    21/04/2009 - 08h49

    Simplesmente amei o post, mas, como vc mesma diz… falar é fácil!
    Sei disso tb, sou superconsumista, embora tenha melhorado bastante depois de uma fase em que meu cartão de crédito me dei uma surra… Nossa, que susto!
    Mas agora tá tudo bem de novo, antes de comprar penso 10x e faço as continhas.
    Enfim, enquanto lia o post, fui pensando pq não repassar o que não é usado pra outra pessoa que ficaria feliz em tê-lo? Então, ao invés de a gente ficar acumulando um monte de makes, roupas e sapatos que são bacanas, mas que a gente não usa, poderia repassar pra outras pessoas, tipo amigas mesmo, sei lá, podia dar batom praquela colega que gostou, sempre se faz isso qd é adolescente, pq perder este costume que é até um bem pro meio ambiente?
    Foi isso que pensei, vou dar uma geral no meu armário agora…
    Melícia

  24. Bel Lüscher    21/04/2009 - 10h32

    Oi Lu!
    achei o posto ótimo!
    é uma loucura o tanto que a gente passa a “precisar” das coisas pra se sentir melhor, né…
    eu ando muito nessa onda de selecionar o consumo e investir o suado dinheirinho em peças e produtos de qualidade.
    outro dia mesmo quase comprei uma bolsa escândalo, mas que sabia que só usaria por uma ou duas temporadas… deixei pra lá!
    tem um vídeo que eu acho bem bacana (apesar do tom “viva o verde”), que fala desse processo de bola de neve no consumo… http://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k
    vale a pena!
    bjo
    ;)

  25. Sera que sará    21/04/2009 - 10h59

    Legal o post
    ultimamente to comprando mais make e querendo comprar mais, mais isso pq acabei de entrar nesse mundo makes
    mais p ter uma ideia amo blush e tenho 8 cores ta legal q tem as embalagens q vem duas cores tem uma q vem 3 cores mais mesmo assim é blush p dedeu rsrsr

    adoro o blog…
    sempre q possivel to aki dando uma olhadinha
    venho te apresentar o meu blog
    adoraria se vc respondesse a perguntinha do ultimo post
    mil beijos e um ótimo feriado…

    Anita

  26. Anonymous    21/04/2009 - 11h15

    Ei Lu!!
    Tbem estou tentando ter mais controle das coisas, comecei a analisar quais as roupas, sapatos,bolsas, cremes enfim as que mais uso pois assim consigo definir o que é mesmo meu estilo e que me é necessário, podendo trocar volume, por utilidade e qualidade e em breve farei uma limpeza no armário mantendo só o que realmente eu gosto e uso, além de doar o que não for usar!

  27. Taís    21/04/2009 - 16h12

    Lu, achei ótima sua iniciativa.
    É certo que consumimos muito, gastamos muito dinheiro com coisas que nem valem a pena – nem pra nós, muito menos para o bem do planeta.
    Infelizmente não vamos conseguir mudar tudo de uma hora pra outra, mas aos poucos, tendo esse tipo de divulgação, mais e mais pessoas pensarão no coletivo.
    Boa sorte com o seu jeito mais sustentável de ser.
    Bjos

  28. Eliana    23/04/2009 - 10h51

    Eu estou apavorada com o consumismo desenfreado que anda por aí, principalmente na internet. Eu que achava que isso era “coisa de americano” agora vejo isso acontecendo aqui no Brasil… :-(

    Mas eu tava aqui pensando nessa questão que tu falou de “refil”… na real de qq jeito mesmo comprando um refil vc tá comprando uma embalagem que será jogada fora, a não ser que a embalagem seja reciclável ou biodegradável. Então qual a diferença entre, por exemplo, a embalagem do shampoo da Natura e a embalagem refil do mesmo shampoo??? Gastam menos plástico pra fazer a do refil? Agora fiquei com a pulga atrás da orelha, vou ver se acho algo no site deles… bj!

  29. Chata de Galocha    23/04/2009 - 10h55

    Eliana, eu super pensei nisso tb!!! O ideal era que tu fosse até a loja com sua garrafinha e comprasse só o produto né?

  30. Ana Cristina    18/05/2009 - 15h03

    Oi Lu!
    Adorei o post e vou colocar um link dele no meu blog!
    Acho que vc tá certa e seguirei o seu exemplo….
    Agora quanto aos makes que vc não usa…pq não coloca a venda aqui no blog? Vc vende por um precinho camarada, não fica no prejuízo total, “recicla” o produtinho e tem aquela máxima o que não é bom pra vc pode ser ótimo pra outra pessoa!
    pense nisso!!!!!
    Bjusssss

  31. […] This post was mentioned on Twitter by Lu Ferreira, Mr. Fly Moda . Mr. Fly Moda said: "Sobre a sustentabilidade e o cartão de crédito!" RT @luferreira tá na mão! http://bit.ly/a1fKqh […]

  32. […] (um nude incrível!), a campanha Viva Glam é mais uma iniciativa bacana da MAC (eu também sou fã do Back to MAC), que existe desde 1994 e sempre traz celebridades em suas campanhas. A linha de […]

Mais sobre Lifestyle