Carregando...
Beleza

Como ir ao cabelereiro e não morrer de raiva

22.05.2009
Lu Ferreira

Eu não sou uma super frequentadora de salões de beleza. Tenho um pouco de preguiça do falatório, da espera e dos preços praticados por bons salões. Só que tem horas que não tem como fugir, e vez ou outra vou ao salão para fazer as sobrancelhas, cortar ou tingir o cabelo. E aí que como sou meio newbie naquele ambiente, já caí em várias roubadas..! Pra tentar ajudar as meninas que, como eu, estão descobrindo agora o mundo maravilhoso dos profissionais da beleza, seguem algumas dicas simples:

– Os salões nunca são pontuais. Então, ao marcar sua hora pras 13:30, não pense que estará livre às 14:00. Isso é especialmente problemático pra quem trabalha fora e precisa espremer o horário da manicure junto com o almoço… Esqueça o almoço caso a manicure seja realmente importante. Marque o primeiro horário possível no salão e deixe pra fazer um lanche depois, enquanto corre pra voltar pro escritório à tempo.

– Deu aquela louca e você resolver mudar radicalmente o corte? NÃO DIGA ISSO AO CABELEIREIRO! Por mais que ele seja um bom profissional, é você que conhece seu cabelo e sabe como ele se comporta depois de cada lavagem, e é você que sabe quanta paciência e tempo terá disponíveis para cuidar do novo corte a cada dia. Leve pelo menos uma referência.

– Escute as sugestões dos profissionais. Por exemplo, você acabou de tingir o cabelo de vermelho, mas arrependeu e quer ficar loira? A não ser que goste do loiro-alaranjado, seu colorista vai sutilmente sugerir outra opção… Aceite!! Ele é o profissional!

– Seja simpática e educada com os profissionais que te atendem. Isso não precisa nem falar, já que você é uma garota muito elegante e bem educada, e sabe que quem trabalha feliz, trabalha melhor, e que é muito mais fácil descobrir aquele truque de profissional enquanto bate um papo tranquilo. Ninguém nunca descobriu qual shampoo usar lendo Caras, né?

– Especifique com clareza quais os serviços você vai fazer. Se incluírem outros e não lhe pedirem permissão (por exemplo: foi tingir e te cobraram uma escova), você pode bater o pé. Isso é desonesto e faz com que o salão caia no meu conceito na hora!!

– Cuidado ao comprar os produtos que lhe são oferecidos. Normalmente, as linhas vendidas em salões são realmente boas, mas os preços variam muito. Se não pesquisar, depois você vai ver um pote de shampoo de 500ml pelo preço do de 200ml que lhe venderam na correria do salão.

– A última dica é muito simples: não faça nada radical enquanto estiver na TPM. Vai que você não gosta da franja nova e começa a chorar no meio da galera?? Espera uma semana e aproveita pra pensar beeeem!

Depois que você encontrar um bom salão (e isso pode variar demais… pode ser o que seja perto da sua casa, o que tenha preços justos, o que tem aquele profissional de quem você não abre mão…) tudo fica mais fácil. Depois de alguns meses você acaba pegando o ritmo do lugar e aí é só aproveitar pra relaxar, enquanto todo mundo trabalha pra te deixar ainda mais bonita.

22 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Amanda Medeiros    22/05/2009 - 15h27

    Adorei! Realmente ótimas as suas orientações. Posso incluir uma?! Evitar fofocas porque nesse tipo de ambiente você nunca sabe quem está do seu lado e todo mundo costuma ficar bem atento aos papinhos.

  2. Mariana...    22/05/2009 - 16h06

    Ai pois é, mas ainda nçao consigo ficar batando papo enquanto ele arruma meu cabelo…falo muito baixo e no meio de todo aquele barulho tenho que gritar pra que ele me ouça..odeio! ahuahua
    beijoss, linda

  3. .carolina gaio    22/05/2009 - 16h10

    Nossa vlw pelas dicas, eu vou ter que ir no salão no final do mês para cortar as pontinhas+hidratação..
    beijnhus

  4. Taís Oliveira    22/05/2009 - 16h14

    vou cortar o cabelo amanhã e tô morrendo de medo, adorei as dicas.
    vou levar a referencia exata do que quero no meu cabelo, tomara que dê certo.

    Tb me sinto super deslocada no salão! Nao sou mto frequentadora pq faço as unhas em casa (eu mesma), então fico me achando um peixe fora dágua. talvez eu nao seja mulherzinha o suficiente rs

  5. Ana Paula    22/05/2009 - 16h30

    Tbém tenho muita preguiça de ir ao salão….mas é inevitável.

    bjs

  6. Sil    22/05/2009 - 16h38

    O melhor cabelereiro que tive é o que está cortando meu cabelo agora, na verdade ele é o barbeiro do meu marido. Eu peço pra ele cortar psicológicamente meus cabelos ( traduzindo: só as pontinhas ) e ele me respeita. E qdo invemto um corte novo ele faz exatamente o que eu pedi. Fora que em barbearia não tem aquele monte de madame fofocando e isso me tranquiliza, porque lá me sinto a vontade até de chinelos. Bjs

  7. Miss Lexotan 6mg (Lulu)    22/05/2009 - 17h39

    Vou ao salão só para cortar cabelo com o meu cabelereiro do qual não abro mão mesmo… já tem uns 10, 15 anos! O resto, mão, pé, sobrancelha, tintura e depilação eu faço by mnyself na minha casinha mesmo! Odeio salão, odeio o ambiente de fofoca, odeio ficar vendo revista caras!

    • Adriana    23/06/2015 - 14h06

      Qual é o salão que você faz corte de cabelo…estou precisando cortar o meu e estou em um dilema danado, onde cortar?

  8. Aline Barros    22/05/2009 - 18h28

    Ótimas dicas Lu!
    Outro dia fiquei super chateada no salão que frequento (ou frequentava) porque foi cobrado um preço quase R$100,00 mais caro do que custamava pagar pelos serviços (eu vou a cada 4 meses retocar minha defrizagem). Fui olhar a comanda pra conferir e o que antes estava incluso no pacote foi cobrado individualmente…Fiquei muito decepcionada porque acredito que isso seja desonesto, principalmente quando vc não alerta o consumidor…Agora estou procurando um novo salão…mas isso é super difícil…Confiar de novo no trabalho de alguem e achar um preço camarada vai ser complicado…Mas sou brasileira…
    Beijo!!!

  9. Letícia    22/05/2009 - 23h45

    Olá,
    vim conhecer seu blog e adorei!!!.. sou nova nesse negocio de blog ainda + estou caminhando..rs…
    muito bacana essas dicas e muito do que está ai é pura verdade!!!!.. meu cabelo me dá muito trabalho então toh sempre no salão e procuro sempre tomar cuidado com cortes radicais quando bate a vontade deixo passar pq se não sei que depois vai ser tarde de mais!!!!…
    vou te linkar para acompanhar sempre!!!
    bjs,

  10. :: Tamila ::    23/05/2009 - 10h37

    Nossa, salão é complicado meeeesmo.
    minha relação com salão é de ódio e necessidade.

    Odeio que puxem meu cabelinho! Me da dor de cabeça! Então não consigo me manter de bom humor enquanto aquela mulher puxa meu couro cabeludo.
    Aí sempre saio aborrecida.

    A sorte que só faço hidratação mesmo, e mensal. e Pé e mão toda semana (mas isso é mais tranquilo)

    beeeijos lu!

  11. Thalita    23/05/2009 - 11h41

    Nossa, eu odiaaava cortar o cabelo pq ng nunca respeitava o que eu pedia.. sempre cortavam a mais, numa epoca em que meu cabelo demorava horrores pra crescer e eu o queria comprido. Ano passado, no meu aniversário, redescobri uma cabelereira que minha mãe frequentava.. O preço dela pra um corte é de 80$ mas já inclui a lavagem e uma escova (não é aquela ecadinha não.. é escoova mesmo).. e ela super acertou a mão comigo.. se eu peço mais curto do que ela acha que fica bom pra mim, ela me explica o pq não cortaria tanto e acaba deixando meu cabelo do tamanho ideal.. sem contar que dsd então meu cabelo cresce super rapido e eu agora corto o cabelo no maximo de 3 em 3 meses mesmo..

  12. Ná    23/05/2009 - 12h00

    Amei o blog. Sabe que eu odeio ir ao cabelereiro? Mas gosto de cabelo cortadinho e bonitinho. Fazer oque né… Boas dicas :*

  13. Ana Rosa    23/05/2009 - 22h19

    Oi Lu,
    Adorei as dicas, e me identifiquei com algumas delas! Moro no Rio e tenho certas manias na hora de fazer novas experiências:
    1. Aqui, uso o Werner (não é barato, mas também não é absurdo) e eles são super rígidos com horário. Odeio esperar em salão!

    2. Faço manicure apenas durante a semana (a menos que seja algo especial), pois detesto ficar em salão no sábado! Existem mil outras coisas mais divertidas pra fazer nesse dia, não? Aliás, faço manicure nas terças ou quartas, pois além de vazio, muitos têm desconto pra esses dias.

    3. Só corto cabelo ou faço sobrancelha depois de já ter estudado o lugar e feito amizade com a manicure. Observo tudo: os cabelereiros, os escovistas e coloristas e as esteticistas. Depois, peço dicas para os profissionais do lugar antes de escolher quem vai me atender.

    4. Por último, guardo o nome de todos os profissionais dos quais gostei. E, principalmente, os quais não gostei. Assim, não corro o risco de cair em mãos erradas por causa da minha memória.

    Espero que as dicas ajudem!

    Beijos, Ana Rosa

  14. Yoshida*S cLoseT    24/05/2009 - 02h34

    eh uma vez trabalhei em um salão realmente eh tudo isso que tu disseste

    beijos

  15. tatiana    25/05/2009 - 13h07

    Olá!!
    Estava procurando ha um tempão um blog que fosse de alguém que morassse em BH…
    E descobri vc pelo site do 2beauty!
    Amei os seus posts e o jeito como escreve!
    Gostaria de uma dica sobre o assunto.. SOMBRANCELHAS!
    A minha tem algumas falhas e tenho um super medinho de escolher um profissional errado para dar um jeitinho nelas… Gostaria de saber se vc me indica um salão ou uma pessoa especializada em sombrancelhas aqui em BH!

    meu email é [email protected]

    obrigada e bjuxxx!

  16. kika    25/05/2009 - 20h37

    Ei Lu!
    estou mega sumida mas tive q vir aqui pra fazer um comentário: era madrinha de um casamento e fui ao melhor salão aqui de bh no quesito maquiagem para casamento (é, esse mesmo q vc gosta, rs) e fui me maquiar com o maquiador X (não é o maquiador q vc gosta, ele nao tinha horário – e olha q marquei com muuuuita antecedencia, mas enfim)e não é q odieeeeeei ??? o olho ficou maravilhoso, mas a pele? eu sou muito branca, e queria continuar assim, mas qdo levantei da cadeira, parecia q eu tinha dormido numa câmera de bronzeamento!!! eu estava laranja-cenoura!!! e o melhor: corpo braaanco e rosto laranja! ah, e brilhante, muito brilhante (excesso de iluminador). Fiquei super decepcionada, achei q só de ir nesse salão a satisfação seria garantida, rs! ainda mais com o preço q a gente paga! ainda quero ir no maquiador q vc gosta pq ele eu sei q é bom! prontofalei! o cabelo eu adorei! foi mal o texto mega gigante! bjos

  17. Chata de Galocha    25/05/2009 - 21h33

    Ei Kika!! Sério que foi assim??? Afff… Que pena!! Eu amo, mas tb só faço as coisas com o maquiador X =) Ele foi indicação de outras meninas na época do casamento, e como amei, fiquei fã e cliente fiel…!! Mas pelo menos o cabelo e o olho ficaram bons né???

  18. […] fora do comum; Em abril eu já tentava usar cores vibrantes no make; A chatice ensinou, em maio, a como ir ao cabelereiro e não morrer de raiva; Em junho, as pequenas coisas que alegram a vida da gente: Freud explica..! As meninas da […]

  19. Marlon Reis    23/05/2014 - 16h38

    O mais importante é procurar pesquisar e obter referências para não se decepcionar depois.

  20. Aline    18/09/2014 - 07h41

    Estou desesperada, acabaram com o meu cabelo!

    Fui a um salão mostrei uma foto de sugestão de corte e pedi:
    -retire a ponta que está atraz e deixe o cabelo mais inteiro, pois meus cabelos são finos, leves e ficam minguados se muito repicados;
    -que meus cabelos continuem compridos;
    -faça um escadeado/ camadas na frente;
    -clareie as pontas.

    Resultado:
    -Perdi mais de um palmo de cabelo
    – Meu cabelo está super repicado atrás e minguado;
    – As pontas não estão mais claras;
    – Estou com mechas manchadas, assimétricas e já me perguntaram se eu fiz algumas luzes e se eu fiz mechas só na franja.

    Dessa forma, não consigo nem me olhar no espelho e estou com medo de ficar ainda pior quando eu lavar os cabelos e a escova sair.

    Estou quase comprando uma tintura castanho clara na farmácia e jogando em cima dos meus cabelos, que, até então eram virgens.

    O que eu faço?

    Tenho uma festa nesse fim de semana e estou desesperada!

  21. Daisy    29/09/2014 - 20h55

    Necessito de indicação de um ótimo profissional para corrigir minhas luzes e retocar minha raiz. Já fui a vários mas sempre minhas luzes não. Ficam como queria, algumas partes ficam avermelhadas.
    Alguém sabe de um bom colonista?
    Moro em BH

Mais sobre Beleza