Carregando...
Viagem

Intercâmbio: o melhor de Porto, Portugal

15.09.2009
Lu Ferreira

O post de hoje é um pouco diferente. Convidei Ana Sofia, leitora antiiiiga aqui do Chata, para dividir com a gente suas dicas sobre o Porto, cidade super bacana de seu país, Portugal. A Ana tá sempre pelos comentários, e já deixou ótimas dicas nesse tempo que frequenta o blog! Tenho certeza de que quem seguir o roteiro dela não vai se arrepender (olha a fofura do texto, imaginem o sotaque!!) =D

“Não tão explorada pelos guias turísticos como a capital do país, o Porto é uma cidade com muito para conhecer no norte de Portugal!
Há sempre a opção de se deixar levar pelas sugestões aconselhadas por books conceituados como os guias American Express, e aí verá somente a parte turística da cidade, que inclui diversas igrejas e catedrais que datam de tempos remotos como a idade média e renascimento, assim como as tão famosas caves de vinho do Porto e as suas provas de vinho!
Interessada em conhecer o verdadeiro lifestyle Portuense? Todos os sítios in, que valem ser visitados pela diferença? Aqui vão as minhas sugestões…

Café Magestic, o irmão português da Confeitaria Colombo!!

Coração da cidade

Apetece-lhe fazer compras? Mesmo no centro da cidade encontra-se a Rua de Santa Catarina, principal avenida comercial da cidade. A passagem é interdita a veículos, o que faz com que seja muito agradável a caminhada, com toda a animação de rua, as esplanadas, e as banquinhas com objectos e acessórios artesanais. Por outro lado, nesta avenida estão presentes todas as principais marcas de fast-fashion Europeias, como Zara, H&M, Blanco, Stradivarius (e muuuitas outras), bem como outras lojas com óptima selecção de produtos. A não perder a sapataria Haity, com 3 pisos, onde há uma óptima selecção de calçado, com variados preços, desde Moschino e D&G até ao design próprio da marca, com qualidade e bem mais acessível!

Muito cansada?

É obrigatório passar no café MAJESTIC, mesmo no centro da Avenida, para beber um chá com scones ou então um chocolate quente. Hora do almoço? Qualquer prato de bacalhau será delicioso! (cafemajestic.com).

Continuando o passeio pelo centro da cidade, suba a rua dos Clérigos, e aí estará na famosa Rua de Cedofeita, grande rua comercial, à semelhança da Rua de Santa Catarina, mas de menores dimensões. Aprecie os edifícios, bem típicos do Porto!

Cultura

Interessada no circuito alternativo da cidade, local onde artistas, designers e principais criadores Portugueses tem os seus ateliers? Então é obrigatória a passagem na Rua Miguel Bombarda, paralela à Rua de Cedofeita. Se gosta de arte, há numerosas galerias com exposições de artistas Portugueses e também alguns internacionais que no primeiro Sábado de cada mês inauguram exposições em simultâneo.

Dicas de quem conhece!

Nas galerias Miguel Bombarda, encontrará um pouco de tudo, desde exposições a mobiliário dos anos 20, num estilo muito retro-chic, lojas de roupa vintage (também conhecidas no Brasil como Brechó) óptimas para garimpar peças de grife ou com um estilo único. Encontrará também a Louie Louie óptima para cd’s raros e vinyl, a Vertigo, com posters loucos de Andy Warhol e toys como os famosos Tokidoki. A não perder a City Eyes com óculos de sol vintage (ideal para encontrar aquele modelo especial dos anos 60!) e a Arbole Bonsai com uma selecção maravilhosa de plantas raras e bonsais.
Termine bem o dia com uma refeição no aconchegante restaurante das galerias Bombarda!”

Obrigada Ana, pelas ótimas dicas e por topar fazer parte da seção Intercâmbio!

Se alguém conhece um roteiro diferente, ou tem dicas ótimas para compartilhar sobre uma cidade bacana, entre em contato!

37 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Rita    15/09/2009 - 10h20

    Olá Lu e Ana Sofia!
    Sou leitora do blog há cerca de dois meses e ADORO! Mas pensava ser a única portuguesa…imagine só! Qual não é o meu espanto quando abro o blog e vejo uma paisagem mais familiar. Adorei o post da Ana Sofia, que fala dos principais fashion/vintagespots a visitar no Porto. É uma cidade encantadora (digo-o eu, que sou lisboeta)!!
    Parabéns às duas e continuem!

  2. Dri - EveryWhere    15/09/2009 - 10h44

    Adorei Lu!!
    Estou indo (voltando…) pro Porto no sabado de manha, e estava mesmo cacando umas dicas mais “insight” da cidade, pois jah fiz todo circuito turistao que tinha pra fazer…!
    Assino embaixo na dica de compras na Rua de Santa Catarina! Essa rua eh o MAXIMO!
    Quando morei em Portugal (na minha infancia/adolescencia) meu sonho era ser “gente grande” e ir fazer compras com minhas amigas na Santa Catarina! hahahaha (morava no inteiror, e meu sonho era poder ir ora “cidade grande” – Porto – sozinha!).

    Bem, eu moro em Londres, entao se vc quser dicas daqui eh soh avisar! Sera um prazer escrever pro “Chata”!
    Bjs
    Dri

  3. Ana T    15/09/2009 - 10h46

    Como filha de portuguesa e neta de uma vózinha que, mesmo depois de décadas no Brasil, ainda fala com sotaque… o post me emocionou… PARABÉNS!!!! Fiquei morrendo de vontade de conhecer…

  4. Marcela    15/09/2009 - 11h21

    Olá Lu…sou leitora do seu blog cerca de….2 semanas (hehehe) a-m-e-i este post que vc fez hj…faça mais como esses e quem sabe com dicas de lugares pra quem quer viajar e anda digamos… sem tempo ($$$)!!!
    bjks!!!

  5. Carlinha    15/09/2009 - 11h22

    Nossa que lindo

    Amei esse post

    Bjoss

  6. Manuella    15/09/2009 - 11h24

    Oi Lu, faz tempo que leio seu blog e foi muito bom rever imagens de um lugar que conheci e adorei passar férias…
    Não sou portuguesa, mas vou dizer que ainda acrescentaria um lugar legal na lista, que é o barzinho chamado Piolho, é onde muitos universitarios se encontram para beber e conversar, bom mesmo!
    La’ ainda encontramos muitos estudantes de outros países que estão fazendo intercâmbio.

    Beijinhos e sucesso sempre!!!

  7. Grasiela    15/09/2009 - 11h39

    oi Lu, adorei a postagem…bem interessante !!!

    Muito bom sempre ter dicas de lugares e ver belas imagens…

    bjos

    Grasi

  8. Milia    15/09/2009 - 11h48

    Olá!! tem uns 2 meses que sempre venho dar uma olhadinha no seu blog charmosinho heheheheh adorei este post da Ana… em 2006 fui fazer um estágio no Porto e é mesmo uma cidade encantadora! com uns lugares muito bonitos!
    Concordo com a Manuella, o bar do Piolho é muito divertido mesmo! mas o melhor mesmo é ir no período que eu fui final de abril – inicio de julho hehehe que o clima está agradável, o céu bem azul… e acontecem as melhores festas heheheheh
    no Inicio de maio tem uma semana de festa universitária que é a queima das fitas! muito interessante para ver os costumes e ir aos shows heheheh
    Em junho tem a festa de São João que a cidade para, é incrível! tem queima de fogos, shows nas ruas e vc recebe muitas marteladas (com martelos iguais do chapolim hehehehe) é divertidíssimo! sem contar escutar esse sotaque deliciosos deles!!! é… foram 2 meses prazerosos… muita saudade!!!
    bjos

  9. Lua Dandara    15/09/2009 - 13h57

    Oi Lu!!!! Imagina que eu não tinha visto que vc tinha mudado o seu blog de endereco e só ontem eu fui perceber que fazia 1 mês que não me aparecia nenhuma atualizacão sua no meu blog….aí que fui me tocar!! haha
    Falando nisso, adooorei o novo layout!! Tá lindo! Parabéns!

    Legal o post…adoraria conhecer Portugal!!!
    Eu não sei se vc lembra de mim, mas eu moro na Suécia, e poderia escrever um post dando dicas daqui também. Moro em Gotemburgo, mas conheco bem Estocolmo e poderia escrever sobre as duas cidades….isso claro, se você estiver interessada!! Se sim, me manda um email pro hotmail!

    beijos!

  10. Mariana    15/09/2009 - 15h10

    Eu acho o Porto muito mais bonito que Lisboa.
    É uma cidade que merece ser visitada!

    E os Açores também são lindos oks?
    *propraganda :3*

  11. Giselle    15/09/2009 - 15h30

    Oi eu moro em Portugal e adoro o Porto muito bom o roteiro só queria acresentar o parque da cidade é muito bom pra um passeio e vai ate beira mar, tem um restaurante muito bom com vista pra praia no predio trasparente que se chama Cufra pra quem gosta de franscesinha(prato ultra calorico mais otimo)a zona da ribeira tanto de dia como de noite sempre muito animada todo tipo de bar e restaurantes..e claro quem gosta de futebol o estadio do dragão lindo moderno e com um shopping ao lado..e quem quizer visitar o Porto com certeza nao se vai arrepender bjm bjm

  12. azofi    15/09/2009 - 15h31

    Ai Lú a montagem das fotos ficou o máximo. Faltou o Piolho, mas como vou lá imensas vezes nem achei que valesse a pena mencionar hehe E talvez faltou mencionar também que o Porto tem um terminal Ryanair (low cost flights) e por isso dá para viajar para toda a Europa por menos de 20€ cada viagem :p Bjuu pra você e obrigada pela oportunidade

  13. rafaela    15/09/2009 - 15h40

    oi Lu!
    adorei o post sobre Portugal, tenho mt vontade d ir pra la conhecer :D
    adoroooo seu blog!
    alias, ele foi a inspiração pra eu ter criado o meu essa semana! :D
    adoro as dicas e informações sobre makes, produtos e etc q vc sempre traz!
    e seu cachorrinho eh lindooo!
    eu tenho uma pequines, logo vou postar uma foto dela tb!!
    da uma passadinha por la e me diz oq achou!
    bjinhus :*

  14. Guida    15/09/2009 - 15h49

    BUUUUU! Qual Porto, qual quê :P Cidade portuguesa é Lisboa eheheh

    Estou a brincar :) Não tenho grandes rivalidades, mas Lisboa é um sítio lindo!

    Beijinho

  15. Marta Zanetti    15/09/2009 - 17h24

    Que fofinha a Ana Sofia! Adorei as dicas, dá pra se sentir lá, mesmo nunca tendo visitado. Acredito que Portugal seja subestimado por quem vai a Europa, eu mesma conheço vários outros países mas nunca fui a Portugal. Mas pelo que fico sabendo de quem vai pra lá, é imperdível. E depois destas dicas, Porto é mais ainda!

  16. Kat Vannilla    15/09/2009 - 18h31

    Ola’ eu tambem sou portuguesa mas nunca fui ao porto sou das ilhas…e adorei saber mais sobre o porto^^
    Como ja disse sou das ilhas mais propriamente da Madeira.
    Adorei este post aproveito para dizer que aadoro o blog

  17. Carol Santana    15/09/2009 - 19h11

    Oi Lu,
    Adorei “viajar” nesse post!!! :D
    Faça mais posts assim se puder! ;)
    Bjocas,
    Carol

  18. amanda nunes    15/09/2009 - 20h37

    ahhh que show, adoreeeei o café MAJESTIC *–*

    boas dicas, tentar convencer a mamis a ir fazer uma viagenzinha de fim de ano pra la

    beijos

  19. by Faby    15/09/2009 - 21h54

    Apesar de ter familia Portuguesa e morado por alguns anos na Europa, não tive a oportunidade de conhecer Portugal. Morro de vontade e adorei as dicas, vou anotar todas!

    Lu, te mandei um email sobre o delineador da Eyeko. Queria saber se você já usou e se acha legal comprá-lo. Vi que ele pode ser usado com qualquer sombra. O que acha?

    Beijos
    Faby
    Xeretando Bolsa

  20. Soraya Teixeira    16/09/2009 - 03h55

    Lu e Ana,

    adorei ler esse post, ficou lindo. Eu adoro Portugal e amo o Porto! Já fui algumas vezes e sempre me encanto. Poderia sugerir atravessar a pé a ponte sobre o rio Douro que liga a Ribeira (que é um espetáculo!) a Galia para visitar as cavas de vinho. No mesmo tema enólogo, vale uma visita ao Instituto do vinho do Porto para saborear algumas taças. E logo alí perto da ua de Cedofeita, tem a Faculdade de Farmácia da Universidade do porto e uma pequena igreja do início do século 18 linda demais!

    Beijos!

  21. May    16/09/2009 - 07h56

    Nossa já morria de vontade de conhecer a ” terrinha’ do vô agora entãoooo!!!
    aiaiai cidadania chega logoooooooo
    Bjos Lu!

  22. Manu Secatto    16/09/2009 - 08h11

    Lu e Ana, mto obrigada mesmo.

    Em dezembro, eu e minha amiga vamos fazer um mochilão por 5 países da Europa, e em Portugal o Porto está na nossa listinha.

    Só q não sabia o q fazer por lá.
    Agora já sei bastante coisa.

    Adorei.
    Bjos

  23. Raquel    16/09/2009 - 08h48

    Ai q legal!!!
    adorei o post, tô indo pra Portugal no fim do ano e as dicas vão ajudar muuuito…
    Bjos pras duas!!

  24. Tatiana    16/09/2009 - 10h22

    Adrei o video,esta música é mesmo contagiante.
    Parabéns pelo blog sempre passo dar uma olhadinha..

  25. Anna    16/09/2009 - 11h59

    Ahhhhhh, quero escrever o meu também!

    E não creio que vou embora sem apertar o Spock…

    :(

    Muuuitos beijos!!! E até o ano que vem!!!

  26. Vanessa    16/09/2009 - 12h52

    não sei se é implicância com o povo português (trauma de intercâmbios passados) ou o que, mas minha viagem a Portugal foi terrível, não gostei de nada e só passei raiva.
    mas gosto… cada um tem o seu.

  27. Sophya    16/09/2009 - 17h27

    Aiii eu morri agora. Eu sou Portuguesa (de Lisboa) e AMO o Porto! Então não podia deixar de comentar (é a primeira vez que comento porque sou extremamente timida :X)
    O Porto é uma cidade tão mágica. A vista que se tem quando se está em Vila Nova de Gaia é MARAVILHOSA.

    Para mim só falta uma coisa no Porto. Um castelo medieval como o da minha Lisboa *.*

    Parabéns pelo post,está excelente.

    Beijinho Lu!

  28. Silvana Mello    17/09/2009 - 12h41

    Que delícia de lugar!! Adorei o post. Bjs

  29. Mariana D. Della Justina    17/09/2009 - 15h01

    Estou indo para Porto na próxima semana. Vou fazer intercâmbio. Gostei bastante das dicas!
    Inclusive as dos comentários

    Gostei dessa sessão também, Lu.
    Acho que rende, hein?!! Muito jóia

  30. Ana Lopes    18/09/2009 - 16h56

    O meu Porto é linddooo!

    Afinal pelos vistos tens duas leitoras portuenses no Blog!

    Parabens, adoro a tua simpatia.

    Beijinhos

  31. jess    19/09/2009 - 14h04

    Ah Porto!!! Eu sou apaixonada por Porto…Lembro que não estava muito animada , queria ir logo para Paris, após dois dias na cidade não queria mais ir embora passei 7 dias inesqueciveis em Porto….Vale muito muito a pena conhecer a cidade do Porto!

    xoxo

    Jess

  32. Lilian Pino    20/09/2009 - 16h20

    Olá Lu!
    Estava “fuçando” o blog e eis q encontro est e post maravilhoso.
    Morei em Portugal e fiquei apaixonada pelo país, realmente me surpreendeu…..
    O Porto é uma cidade maravilhosa, a Rua Santa Catarina é muito boa para todas as chatas de galocha, rsrsrs e o chocolate do Café Magestic foi um dos melhores que eu já tomei, realmente vale a pena dar um pulinho por lá. Sem contar a delicia q é se deixar perder pelas ruelas da cidade e ficar admirando a arquitetura.
    Tb tenho uma “diquinha” para suas leitoras, que eventualmente estejam ou pretender ir para Portugal, não deixem de ir conhecer Coimbra (foi a cidade em que morei) fica mais ou menos uma hora de trem do Porto com passagens entre 10 a 20 euros… É uma cidade muito linda, com muita história e com uma magia absurda e lógico, lojinhas, rsrsrs.
    beijinhos

  33. Bruna Matos    21/09/2009 - 22h44

    Ei! Eu tbm quero!!! Moro em Boston. =)

  34. Renata    26/09/2009 - 18h05

    Sempre vejo o blog também e fiquei emocionada com o post sobre o Porto. Estudei durante um ano nessa cidade maravilhosa, que me encantou tanto que agora que terminei a faculdade estou me preparando para ir de vez no ano que vem. Mas claro não poderia deixar de ter um “gajo” na história. Uma dica pras solteiras? os portugueses são irresistíveis!
    beijos

  35. Clara    30/04/2010 - 18h41

    Oii *——–*

    amei a matéria!!
    Sou louca pra fazer intercâmbio em Portugal, mas não sei bem onde obter as informações certinhas! ¬¬
    Vocês podem me ajudar meninas?

    beijoos :*

  36. Andreia    06/01/2013 - 09h01

    Estarei retornando para Portugal onde passei minha lua de mel. Completando 15 anos de casada em Dezembro retorno agora cm minha filha Bruna. Dessa vez vou passar mais tempo. Alugaremos um carro e vamos percorrer todas as cidades que for possível. Porto, Coimbra, Algarve e etc… Amei as dicas.
    Andreia Bessa – Rj

  37. Barbara    22/05/2014 - 18h35

    Adorei o post! Gostei tanto que resolvi resolvi conferir de perto. Rsrs E me dei mal. Vinha acompanhando o clima, que estava beirando os 30 graus, e só trouxe roupas de verão. Ficaremos 15 dias por aqui e estamos passando frio. Onde encontro, amor, aqui no Centro do Porto, lojas brecho? Bjo

Mais sobre Viagem