Carregando...
Moda

Old School

13.11.2009
Lu Ferreira

Pode parecer meio ridículo dizer isso em meio à tanta tecnologia que me cerca, mas fato é que sou uma pessoa super old school. Comento algumas vezes que nasci na época errada, pois vendo os registros dos anos 40 e 50, acho que era ali que eu deveria estar =D
É que eu sempre gostei de histórias, sabe? Desde pequena, quando meu sonho era ser arqueóloga, eu me imaginava com roupinha cáqui e pincel na mão, descobrindo um pedacinho de um registro do que existia antes da gente… E vendo imagens como essas, minha cabeça viaaaaaja, e me imagino feliz como uma típica mulher dos anos 50.

Era muito mais feminino ser mulher naquela época, né? Havia tempo para se dedicar às feminices, e elas podiam se dar o luxo de usar acessórios absurdos, como luvas e chápeus e broches, sem atrair olhares tortos… Pelo contrário… Atraíam cavalheiros, pra carregar suas malas e não precisar se equilibrar no salto carregando todo o peso (tudo bem, a gente dá conta, mas putz, como é difícil manter a elegância carregando peso, ahahah)…

As imagens das pessoas viajando, impecáveis, me fazem pensar como uma dessas mulheres reagiria à profusão de calças jeans e tênis nos aeroportos hoje em dia… Reparem também na postura de cada uma das fotos… Perninhas cruzadas, tronco esticado… Elegância pura, até nos gestos!
Mas apesar de adorar os registros dessa época, e ter inveja do mundo mais elegante, dá uma preguicinha pensar que tudo demorava horrores nesse tempo, né? Imagina quantos meses uma moça (moça é uma palavra tão antiguinha, né? adoro!) brasileira levava para conhecer a moda desfilada em Paris…!! Ou ainda a encheção de saco de ter que depender de alguém o tempo todo? Apesar da minha caretisse, acho que minha ansiedade não iria aguentar os anos 40 =D

34 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Fabiana    13/11/2009 - 12h32

    É gatha..uma época em que etiqueta era regra …um luxo ,porém ,a mulher não tinha espaço em muitos lugares,eram criadas para cuidar do marido e só …hoje ,temos nosso espaço e saímos de casa para trabalhar ,os homens ajudam nos deveres do lar etc e tal.. o ideal seria juntas as duas coisas…eu tbem adoraria..bjoos

  2. Kitsch Chic    13/11/2009 - 12h50

    Ahhh super me identifiquei com seu post Lu! Eu sou exatamente assim também, mas com um toque de modernidade! rs. Eu amo a década de 50, acho mega feminino e elegante e adoro ter roupas desse estilo no meu guarda-roupa… sou uma grande fã do retrô/vintage e brechós! Não a toa, eu danço Jive (que é o Rockabilly, Elvis e tal) e amo! Me sinto super bem! Aliás faz um tempinho que não danço e sinto falta das minhas saias rodadas…

    Minha época preferida e também gostaria de ter nascido nela… de preferência na Europa (afinal curto inverno pra caramba, odeio sol e sou branquela, rsrs tudo a ver!).

    Old School rules! :D
    (até no quesito tattoo)

    Bjoca
    Carol

  3. Amanda Fonseca    13/11/2009 - 12h51

    Se fosse pelo charme das roupas, eu estaria um século antes dos teus anos 40. Adoro aqueles vestidões cheios de renda, usados com espartilhos de tirar o fôlego (literalmente). Mas repito: só pelas roupas, afinal a mulher não era nada valorizada nessa época…

    Beijo!

  4. Kamila Dantas    13/11/2009 - 12h54

    Super inspirador Lu! As feminices da época realmente fazem a diferença.
    Bjinhos
    Ka

  5. Sussu    13/11/2009 - 13h17

    Realmente essa época é fascinante.
    Acho os anos que a moda dessa época era um luxo!!
    Essa semana fiz um post sobre os anos 50 e 60, justamente por tbm adorar esse clima retrô…
    MAs o fato é que deveria ser tudo mto complicado sem internet, telefone celular e todas as comodidades q os dias de hoje nos fornece, né..rsrs

    Beijos Sussu
    http://www.coisinhasdasussu.com.br

  6. Vanessa    13/11/2009 - 13h33

    Ai, Lu, essas imagens românticas dos anos 40 e 50 também me encantam profundamente. O triste é pensar que apesar de toda essa elegância que vc citou, a vida real dessas mulheres deveria se muito ruim. É impossível me imaginar numa época em que coisas absurdas como o famigerado episódio da Uniban eram recorrentes e naturais. Uma época em que se divorciar era um sacrilégio e as mulheres não tinham outro caminho na vida além de serem donas de casa e suportar traiçoes e abusos de maridos. Por causa disso e outras coisas, tenho achado melhor viver hj mesmo, apesar de sentir muita falta de elegância, gentilezas, cavalheiros… rsrsrs

  7. Rayra    13/11/2009 - 13h35

    Faço minhas as suas palavras!!!

    Realmente, nasci na época errada! Apesar de, hoje em dia, as mulheres possuirem mais liberdade do que naquela época (ponto positivo para os dias de hoje), mesmo assim, preferiria viver nos anos dourados!

    Em relação a ser arqueóloga, também tinha esse sonho! Adoro conhecer coisas antigas, objetos que carregam com si uma história. Muito interessante!

    Pheeeeeno!!

  8. Gisele Ramos    13/11/2009 - 13h57

    Adorei esse post!
    As fotos estão lindas!

    ;**
    Bom fds!

  9. Amanda    13/11/2009 - 14h08

    Oi Lú…
    Você poderia me tirar uma dúvida… estava querendo fazer uma comprinha no site da Eyeko e vi lá a sua fotinho aí por isso acabei chegando aqui =] Aí no seu tem dizendo que é para compras acima de 10 libras… mas está tendo desconto de 20% no site da Eyeko aí a minha dúvida é se conta o valor da compra total ou após o desconto… por exemplo se minha compra for 10 libras mas com desconto ficar 8 libras… conta os 8 ou os 10? Sabes dizer? Obrigada!

  10. Cuca    13/11/2009 - 14h25

    “Nasci na época errada” concordo plenamente, mas minha epoca seria 60/70 aquela geracao que dava a cara a tapa pelo o que achava certo!
    =)

  11. Elaine    13/11/2009 - 14h39

    Lú! vc surpreende com esses posts.. nuuhhhhh! muito bom! Parabéns linda!

  12. Jessica Faes    13/11/2009 - 14h44

    Graças a Deus eu não vivo nessa época. Realmente as mulheres eram elegantes e femininas, mas elas eram assim por obrigação, porque segundo as boas maneiras elam deviam estar sempre bonitas e apresentáveis, mas graças a Deus hoje eu posso ir de havainas para o cursinho e (quase) ninguem vai achar ruim. Ninguem vai fazer um escandalo hoje em dia só porque eu quero estudar engenharia ou porque alugmas pessoas descubriram que as mulheres também tem vida sexual. É, graças a Deus não vivo nessa época.!

  13. Gabi    13/11/2009 - 14h48

    luu, te vi num intervalo na mtv, tava linda, gatona, arrasou !

  14. Camila Moraes    13/11/2009 - 15h31

    que fofo esse post… as vezes fico pensando como nós mulheres nunca estamos conformadas, né?
    quando tinhamos uma vida de feminices, queriamos trabalhar, agora que trabalhamos, gostamos tanto dos momento de feminices que queríamos viver só para eles. Acho que o mais, mais, mais legal de ser mulher é poder mudar o mundo… poucas tem essa consciência, algumas reclamam dos maridos e não acertam o comportamento dos filhos. De qualquer jeito também somos as mais flexiveis, que sabemos passar por todos os tempos, todas as épocas, nos adaptarmos e fazermos do mundo um lugar mais mágico.

  15. Laila    13/11/2009 - 15h37

    Oi Lú.

    Anos 40 não, mas pra mim, anos 50 e 60 pareciam ser legais.
    Tem cada imagem na net de capas de revista da época que me encantam. Principalmente o estilo de make, cabelo e roupa.
    Agora, viver só pra cuidar da casa, marido e filhos não devia ser bom.
    Tudo tem vantagens e desvantagens né?

    Bjos!!!

  16. Isabella Rabello    13/11/2009 - 15h49

    Muito lindas as fotos!! O glamour, a elegância… Chique d+! Ser phyna era básico naquela época. Hj é diferencial rsrs

  17. Camila    13/11/2009 - 15h59

    Queria ter nascido nessa época tbm…

    Alguém me conta quem foi a infeliz que resolveu queimar o sutiã!!!

    Era para eu estar em casa agora esperando o marido. To no escritório com calça social e nem posso colocar um vestidinho…sniff!

  18. kelly    13/11/2009 - 16h05

    naquela época as mulheres eram mais romanticas!

  19. Karla    13/11/2009 - 16h11

    Tem certeza que é só sua ansiedade que não aguentaria aquela época? Acredito que não. A liberdade que você tem hoje, de se expressar, de fazer as coisas que você gosta, não seriam possíveis naquela época, e isso você também não conseguiria suportar. Entendo o lado “romântico” do seu post, gosto do tom, as roupas são lindas, as fotos, mas não há como não deixar de apontar o que ele não mostra: a liberdade que o feminismo, há duras penas, tem conseguido para a mulher. Sim, o feminismo, tão duramente criticado pelas mulheres de hoje que se esquecem que esse estado de coisas foi – e continua sendo – resultado de pequenas e grandes batalhas. Bom, aproveito pra dizer que adoro o blog e o que conheço de você por ele. Beijos e sucesso.

  20. Raquel    13/11/2009 - 18h09

    Tambem adoro essa epoca, parece que as pessoas tinham um cuidado super especial ao posar para fotos e em se vestir com elegancia.
    Aqui tem uma loja com uma foto imensaaaa dessa epoca, uma foto das pessoas na ruas, super elegantemente vestidas… e de babar, mesmo.
    Bons tempos… mas, um conforto tambem e bom de vez em quando ne.

  21. yasnaya    13/11/2009 - 18h48

    Eu tbm, só que minha década seria 70’s e 80’s.
    Melhor época essa podes crer, na verdade toh falando da música hehehe
    Mais nesse tempo q vc citou a mulher era sinônimo de fragilidade, mais feminina e acho que até mais respeitada.
    Adorei mil, gamei nesse post!
    xeru

  22. Ju    13/11/2009 - 20h00

    Ai, fiquei tão nostálgica agora…amo essas décadas e realmente nasci na época errada! Hehehehe… aquela foto dos casais dançando no baile é muito linda! A grande diferença é que as pessoas eram educadas naquela época, hj em dia um “cavalheiro” nem abre mais a porta pra uma moça, e disso eu faço questão!
    Bjs!

  23. Danie Leticia    13/11/2009 - 20h48

    AHHH!TUDO A VER COMIGO, me identifiquei em cada palavra do post de hoje! Onde é que foi parar toda a elegância e gentileza dos velhos tempos??? Em tempos de resgate retrô na moda, na decoração, nas musicas resgatadas e regravadas, a elegância e gentileza também deveriam voltar a imperar nos dias de hoje.
    Adorei o post! Foi como um presente depois de um dia corridíssimo!

    Doces bjos
    http://www.lindaecheiadegraca.blogspot.com

  24. Rane    13/11/2009 - 21h13

    Ai, Lu.. com o aquecimento global tá difícil manter a elegância!
    Mas sabe uma coisa que eu sempre reparo? Em qualquer ambiente formal acho que os homens pecam menos na roupa. Muitas vezes vejo empresas onde os homens vestem terno e as mulheres acham que vestido de liganete com qualquer sandália de salto seria o correspondente ao terno. Acho que tantas opções nos deixaram perdidas!
    Não que a mulher tenha que usar tailleur, mas acho que falta o toque da elegância cinquentinha nas nossas produções.

  25. Dani Camelo    14/11/2009 - 00h08

    Luu!!!
    Te agradecer primeiramente a resposta do meu mail! Brigadao msmo viu!??

    Ameeeiii esse seu post, essa tambem é uma época que me identifico mtooo..
    Morri d rir assim q li: “Desde pequena, quando meu sonho era ser arqueóloga, eu me imaginava com roupinha cáqui e pincel na mão”… até q fim algm q teve a msma vontade de profissão que eu! E cá estou mexendo cm moda! hahaha…

    Adoreii!!

    Bjaaoo

  26. Lorys    14/11/2009 - 20h37

    Ai, o melhor de tudo pra mim: jogar baralho no trem! LOOSHO!

  27. Jéssica Xavier    14/11/2009 - 21h16

    Eu tb amoooo³²³ coisas antigas… Mas minha época preferida, sem dúvida, foi os anos 60! Aquelas roupas de bolinhas me encantam…

  28. Evelyn    14/11/2009 - 22h34

    Por mais que a gente tente ser elegante hj não chegamos nem aos pés dessas mulheres!

  29. Dada    15/11/2009 - 14h42

    Também adoro os anos passados em termo de moda, só os anos 90 que parece q deu uma parada..hahaha
    Tanto os anos 50, 60 qto o século passado com aqueles vestidões enormes…adoro…acho q deveria ter nascido nessa época, nem me incomodoria de fica o dia inteiro cuidando de mim ( da casa já seria um problema)…mas acho q eu gosto muito da nossa comodidade e tecnologia de hoje, lá até pra toma banho era sacrificio.

    Eu acho q o que faltou nas conquistas das mulheres foi equilibrar a igualdade dos sexos com a femilinidade q foi um pouco esquecida.

  30. Estela    16/11/2009 - 07h56

    Ficou otimo eu acho muito lindo as roupas das decadas passada, as mulheres eram muito mais elegantes,parabéns a loja de vçs é shol de bola quando eu for a bh quero conhece-la.
    Estela,Patrocínio.

  31. Estela    16/11/2009 - 08h03

    A Aline e muito criativa e tem muito bom gosto,ela e muito fofa não e so porque ela e minha prima não mas ela e otima. Estela, Patrocínio.

  32. Isa Resende    16/11/2009 - 15h33

    Com ctz décadas de 40,50,60 foram as mais glamurosas! Queria muito ter vivido nessa época tbm, só pra poder usar chapéus e saltos em qualquer ocasião! Sem flar que hje odeio vestido abaixo de joelho e nessa época eu me sentiria super bem!
    Os homens tbm eram muuuito mais elegantes independente da idade. Hoje pra ver um homem de terno ou é em festa que exige o traje ou ele precisa de usar pra trabalhar.
    E a década de 20 com o boom Channel? Aai meu Deus, nao teria dado conta!

    TE ATOROON, Lu!

  33. Rafaela Reinert    23/06/2010 - 19h09

    eu pretendo cursar a faculdade de arqueologia. Haha, também penso como você Lu! adoraria viver nos anos 20,30,40,50,60 HAHAHA. sou bem old school mesmo, sério! amei o chata de galocha *-* q

  34. João    08/02/2019 - 02h40

    Concordo! Eu tmb penso igual. Não saio de casa sem meu topete impecável rs

Mais sobre Moda