Carregando...
Lifestyle,Moda

Um dia no Projac

24.06.2010
Lu Ferreira

Preciso começar o post com uma confissão: eu não assisto novela. A única que lembro querer assistir a todos os capítulos foi Vamp, e eu nem sei quantos anos tem isso (tô velha!)… E não é por falta de tentativa! Com todo mundo comentando da roupa da Fulaninha da novela das 7, ou do batom da cena do casamento da novela das 8, já tentei várias vezes assistir a alguns capítulos, mas acho que não é meu tipo de programa mesmo!

Então ontem, ao chegar ao Projac para conhecer a equipe responsável pela caracterização e figurino de Tititi, próxima novela da Globo, me senti meio intrusa, hehehe… Até tentei fazer uma pesquisa básica antes, pra não ficar totalmente descontextualizada, mas tudo que eu sabia era quem é Marília Carneiro (figurinista) e um pouquinho de seu trabalho. Fiquei perdida na cidade cenográfica de Passione (onde a Toscana faz esquina com o bairro paulista de Tatuapé =D), e não entendi nada quando as meninas quiseram tirar uma foto em frente à casa de uma personagem aparentemente importante (que eu esqueci o nome, hahah).
Mas ao mesmo tempo, fiquei impressionada DEMAIS com tudo aquilo. O processo de caracterização de um personagem, como explicou Sérgio Azevedo, é bem complexo, e ainda assim super bacana de ser pensado para a vida real, sabia? Eles pesquisam um monte de referências, de maquiagem, cabelo e esmalte, e juntam tudo numa pastinha. Depois, é definida a paleta de cores (no caso da novela, a paleta vale para todos os personagens, assim todos têm uma paleta harmônica dentro daquele universo), e também é levado em conta a harmonização daquelas características com o figurino: por exemplo, a personagem de Claudia Raia em Tititi vai usar muitos acessórios e roupas com detalhes, portanto a maquiagem é mais discreta, inclusive nas cores. Gente, não é o que todo mundo poderia pensar na hora de definir um corte de cabelo, ou o tom da sombra? E eles fotografam todos os personagens de frente, de lado e de costas, para documentar direitinho e ninguém aparecer na tela com o cabelo partido errado (hehe), mas na hora que vi lembrei da Glória Kalil falando pra todo mundo se olhar no espelho de costas, que a vida é 360º, sabe? E isso vale pro cabelo também, né? Heheheh…

Já o bate papo com Marília Carneiro, figurinista, foi uma lição pra qualquer um que queira ter sucesso na carreira que escolheu… Ela é super simples, sabe rir de si mesma, e ao mesmo tempo é incrível pensar que o trabalho dela influencia o país inteiro nas suas “vontades”, sabe? Porque gente, não é todo mundo que tem acesso a uma revista de moda ou à internet, mas a TV é uma mídia super popular, que chega a quase todo mundo… E então fica simples entender porque uma produção que tem inspiração em Carine Roitfeld (a personagem de Malu Mader em Tititi tem o figurino inspirado nela) pode parecer até batida pra quem está cansada de saber quem é a editora da Vogue, mas pensa naquela sua tia noveleira… Ela sabe que existe Vogue França? Ainda assim, as pessoas começam a querer usar o colar da mocinha, o batom da vilã, e uma tendência, que pode começar em Paris ou NY, chega até a menina que mora no interior e nem tem um computador… E quem seleciona o que vai ser mostrado e define como, é um profissional como a Marília.
A experiência foi incrível, fiquei muito impressionada com a estrutura (diz que a fábrica de figurinos produz 1500 peças únicas por mês!!) e o profissionalismo de todo mundo que trabalha alí… E realmente feliz em ver que a maior rede de TV da América Latina acha bacana apresentar um pouco de seu universo a um monte de blogueiras de moda, do país inteiro. Pode chamar sempre, viu? Hehehe =D

PS: Igualmente incrível foi conhecer mais blogueiras que fazem parte do meu dia a dia! Gente, acho que agora conheço alguém de cada cidade do país, hahah…

45 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Fernanda Siepierski    24/06/2010 - 11h51

    Amei os chapeus!!!

    Acho bem legal esse pessoal reconhecer o poder dos blogs… vcs lancam tendencias, dao dicas e tdo mais XD

  2. Layla    24/06/2010 - 11h53

    Flor.. se isso te anima: vc não está sozinha!!!
    Eu tb não assisto novela… E isso é assunto obrigatório entre a mulherada com quem convivo no trabalho, na faculdade, etc…
    Só fico boiando e fazendo aquela cara de quem tá mais perdida que cego em tiroteio!
    Também não é pra mim! =D

  3. Ludmila    24/06/2010 - 11h55

    Lu, que sonho, hein? Imagino que foi mesmo um máximo, mas, a parte de conhecer as meninas eu considero a mais legal! Adorei seu look… Beeijos :*

  4. Tháyra    24/06/2010 - 11h56

    Lú!To com uma pontinha de inveja de vc!rs Arrazou gata!Adoro seu blog,fico anciosa esperando seu próximo post! Parabens mesmo.
    Otimo dia!
    Beijo

  5. Nathalia T. | Coisas que Amamos    24/06/2010 - 11h58

    Muito bacana Lu!
    Fora o valor que eles estão dando a nós blogueiras…

    Beijos!

  6. Nina Duoli    24/06/2010 - 12h02

    Nossa, que INCRÍVEL! Meu sonho é ir ao Projac, acho que ficaria louca no meio de tanta coisa legal,afinal de contas tudo que eu gosto está lá: Moda (adoro os figurinhos, principalmente os das novelas de época), Arquitetura (eu imagino que as cidades cenográficas sejam incríveis e o masi legal é que eles pensam em todos os detalhes para criar cada ambiente – interno e exerteno) e TV (não falando como atris, porque naõ sou, mas o proceddo de produção).

    E sim..eu sou noveleira…adoro novela e vejo todas que eu consigo. Vou confessar que só vejo as da Globo, as histórias são mais interessantes, menos dramalhão..

    E vocês einh…arrasando..todas lindas e estilosas na foto!

    =)

  7. Thaylana    24/06/2010 - 12h03

    Nooosaaaa… deve ser um mundo… nao consigo nem imaginar..rsrs!
    Mtt legal!

    Bjaoo

  8. […] This post was mentioned on Twitter by luferreira, Haranin Souza. Haranin Souza said: RT @luferreira: Novo post: Um dia no Projac – http://bit.ly/9KWLkj […]

  9. Lorys    24/06/2010 - 12h15

    AHAZA! Tem anos que não assisto novelas também, mas tenho que dar o braço a torcer pra Rede Globo! Ninguém faz novelas (nem minisséries) como eles e sempre acho tanto a produção de moda quanto a direção de arte das novelas INCRÍVEIS! Adoro dar uma espiadinha nas novelas de época só por causa disso, porque é realmente impressionante o trabalho de caracterização dos cenários externos, objetos de cena, figurinos contextualização social, política e histórica etc. Não é a toa que cada vez mais universidades de renome do país, como a USP, por exemplo, apoiam pesquisas na área. E achei o máximo convidarem as blogueiras para uma visita! Que continuem assim!

    =)

  10. Nicolle    24/06/2010 - 12h19

    Geeeente mas vc tá muuuito chique!!!!! Invejeeeei seu passeio, mesmo não assistindo novela também!!! Adoro a forma cmo vc escreve, faz a gente se sentir como se estivesse com você!!!!! Parabéns querida!!!! Beeijos

  11. gih    24/06/2010 - 12h26

    Ai que legal!!!
    Eu tambem não assisto novelas.. não assisto nem a TV aberta.. gosto mais de seriados e tal.. Mas conhecer o projac e como é feito e pesquisado o figurino é tudo de bom! gostaria muito de ver de onde eles se inspirão pra cirar um personagem!
    kisses

  12. Renata Pires    24/06/2010 - 12h26

    Lu, até aora você foi quem contou “melhor” e experiência vivida… Muito legal mesmo o que a Globo faz. Se todas as empresas pensassem/ investissem em seus em mídias sociais como eles fazem, o cenário do país seria bem diferente.
    Muito bom pensar nos blogs como forma de divulgar uma novela né? Tudo a ver.

  13. Kamila    24/06/2010 - 12h50

    Que delícia de post, até ia fazer um comentário que o blog estava um pouco impessoal, estava faltando VC, nas fotos, naquilo que faz e gosta de nos mostrar. Não deixa de “se mostrar” por aqui não, é mtoooo legal os seus posts mais intimistas.

    bjOss

  14. Gisella    24/06/2010 - 12h55

    Nossa Lu,
    Que máximo! Deve ser uma experiência única mesmo!!
    Parabéns pelo post, acho que você descreveu bem como a moda passa a ser acessível no Brasil!
    Bjs Gi (meufusquinharosa.blogspot.com)

  15. Jo    24/06/2010 - 13h04

    Ahhh adorei!!!
    Foi tudo muito bom e foi um prazer conhecer você!!!!

    Preciso comentar que AMEI o post anterior!
    ME senti ate mais bonita de ser branca!
    hahahahha
    beijos
    Jo

  16. Sheila    24/06/2010 - 13h09

    Aie q legal, Lu!
    Uma oportunidade mto bacana mesmo!
    Tb n sou mto fã de novelas (exceto vamp e a viagem hahahaha), mas o q é show nisso é justamente o fato de vc poder conhecer o trabalho desses profissionais competentíssimos de pertinho.
    Adorei! E tô vibrando até agora pela oportunidade q tiveram. Q TUDOOOOO! =)

    Muahhh =***

  17. Fê Matsu    24/06/2010 - 13h24

    Acho que eu nunca comentei no seu blog, apesar de acompanhá-lo pelo GoogleReader 9assim como faço com centenas de blogs de moda e comportamento) e posso te falar sinceramente? De todos os posts publicados até agora sobre esse encontro de blogueiras na Globo, o seu foi -de longe- o melhor!!!
    Principalmente pela reflexão sobre como a moda é disseminada à massa! Em 2004 fui ao Vale do Jequitinhonha que é a região mais pobre do Brasil e pude perceber bem como a TV traz um sonho, muitas vezes inatingível, a quem não tem acesso a outras midias.
    Parabéns!

  18. zazoza    24/06/2010 - 13h25

    Nossa, por favor arruma rápido o erro que tá gritando aí em cima! CARINE, e não Corine. :) Agora fiquei até curiosa para ver o figurino da Malu Mader.

    Opa! Obrigada por avisar =D

  19. Rúbia    24/06/2010 - 13h27

    Lu…
    então li essa mesma materia em alguns dos blogs que tbm participaram das visitinhas, e é tão interessante ver como vcs do seu jeitinho fala do mesmo assunto…

    ps: Adorei o seu vestido!
    bjo

  20. Beca P.    24/06/2010 - 13h39

    Também não vejo novela Lú, e tb já tentei mais pra ver os cenários qd é gravada fora… tipo Itália, Índia etc., mas não aguento! rs.
    Mas adorei saber um pouco mais do trabalho de style envolvido… obrigada por compartilhar com a gente ;)
    E vc estava linda!
    Bjks

  21. Gabi Coelho    24/06/2010 - 14h45

    Deve ter sido uma visita incrível! Tenho muita curiosidade de ver a vida atrás das telas, como aquilo tudo é feito (:
    bjoooo

  22. Ju - Beleza põe mesa, sim!    24/06/2010 - 15h05

    Lu, q sonho conhecer o Projac, hein?
    Eu sou o contrário de vc, sou meeeega noveleira! Mas acho q é mesmo uma questão de hábito, minha mãe já gostava, a mãe dela tb… enfim…
    Mas o mais bacana disso tudo acho q é o reconhecimento do poder de chegar às pessoas q a blogueira tem e tb poder conhecer essas outras meninas, q assim como vc, formam opinião! Parabéns!
    Bjos!

  23. Bia Saltarelli    24/06/2010 - 15h48

    Nossa Lu! Vamp você desenterrou! Eu amava também! hihi

    Já vi algumas coisas sobre esse processo de caracterização de personagens e acho muiiiito bacana! Realmente acho super adaptável pra vida real! É interessante pra “imprimir a sua marca”, por exemplo usar o mesmo estilo de roupa, eleger uma cor de batom como a sua cor, legal pensar e prestar um pouco mais de atenção nessas coisas né? Muitas pessoas vêem moda como uma bobagem ou futilidade mas não é bem assim né? ;)

    Bjos!

    PS: Podia rolar um Look da Lu com essa roupinha aí hein?? Tá tão linda!

  24. Cissa    24/06/2010 - 17h45

    Luh,

    Também li sobre a visita em outros blogs. Cada uma com seu jeitinho!
    Mas, o que mais gostei foi do seu! Um post mais rico, com uma análise super bacana.
    Mais uma vez mostrando que não é apenas uma “chatinha”, rsrs, mas uma pessoa antenada com opiniões mt pertinentes!
    Parabéns!

    Adorei!

    Bjos!

  25. Dáa Oliveira    24/06/2010 - 18h16

    ooi, adorei teu blog :) mt fofo *-*
    estou seguindo já :) beijos ;*

  26. Valena    24/06/2010 - 18h44

    Oie Lú?!

    Hà duas semanas mais ou menos que acesso seu blog e nossa!!! Adorei!! Sempre gosto de conhecer novos sites, blogs, que falam sobre vários assuntos. Então, foi numa de minhas buscas por um assunto específico sobre moda que encontrei o seu! Amor a primeira vista!!
    Por enquanto estou tentando me atualizar nos posts, mas sempre leio o atual, como este sobre o Projac que por sinal achei o maior barato!! Nossa deve ser um outro mundo(:0). Enfim, seu blog é realmente muito 10, como dizem as meninas ai nos comentários. Pra mim que adoro ler sobre moda, maquiagem, cinema e outras coisitas mais, seus posts são como um achado……hehehe. Pretendo, num futuro mais distante, virar uma blogueira, estou pensando em falar de assuntos variados, moda, cinema, música, maquiagem, relacionamento, sexo e por ai vai…….hehe. Por enquanto, essa vontade está apenas em projetos, não sei meeeesmo quando será a execução. Mas enquanto isso, procuro ler bastante, conhecer bem esse universo de blogs e tals!!!
    Bom…….já falei bastante….hehehe…..vou terminar deixando um super bjo pra você!!
    sempre estarei por aqui comentando seus posts!!

    Valena, Belém – PA

  27. Pritty    24/06/2010 - 18h55

    Luuuuuuuu, mas que legal neh!!!
    eu vi a reportagem na globo..
    Achei o máximo esse reconhecimento aos blogs!
    Aiii como eu queria ter ido! kkkk

    Beijoos

  28. Lívia    24/06/2010 - 20h06

    Adorei o post! e por sinal, entro aqui TODOS os dias, e se deixar, várias vezes no mesmo dia querendo ler mais!
    Também não vejo as novelas que estão passando agora (estudo a noite!!), mas já vi uns capitulos de onde tem o cenário da Toscana e realmente é muito real!
    Parabéns pra vcs que tiveram a honra de conhecer!!
    E concordo com o comentário de uma leitora aí em cima, que ninguem faz novela melhor do que a Globo! Já morei fora, e todas são um desastre! tirando que são imitações! rsrs
    um beijo !

  29. celle    24/06/2010 - 20h57

    Isso eu vejo como um reconhecimento. Finalmente o Brasil esta se dando conta de que não são SÓ blogs, mas sim espaços que são muito visitados geram capital e lançam tendência.
    Beijos e muito sucesso Lú!!
    Obs: E para as outras blogueiras tambem, reconheci algumas que eu sigo ali na foto!kkk

  30. Chris Mise    24/06/2010 - 21h22

    Tambem nem acompanho..mas Vamp é classico.

    Mas gostei da iniciativa de chamarem os blogueiros!!! Deve ter sido uma otima experiencia :3

  31. Kaliane Aquino [Hestia]    24/06/2010 - 21h40

    Eu gosto de novelas, hoje em dia menos! mais ainda assim gosto
    eu adorava VAMP e maria do bairro
    kkkkkkkkkkk

    Lú adorei a foto de vcs, e queri saber quem é quem ai! donas de que blogs..essas coisinhas
    muito bacana poder conhecer outras blogueiras
    beijos

    Kaliane, na matéria da Globo (clica na palavra “ontem” na primeira frase do texto!) tem todos os links =D BJ!

    • Kaliane Aquino [Hestia]    25/06/2010 - 14h10

      Pode chamar de Hestia mesmo Lú
      e obrigada por responder
      beijos

  32. Mirella Garcez Sousa    24/06/2010 - 21h57

    Não sou noveleira,mas assisto de vez em quando.Já fui,mas aí fazia facul de noite e me desapeguei,pq antes,ia p facul e assistia novela pelo celular,ou no cachorro quente da porta da facul,agor tô mais desligada.Mais imagino q essa parte do projac seja a mais legal.Apesar de amr cenários(Faço Design),inclusive o da Ana Maria Braga é show.
    Ahhh tb gostei do seu look,meinha fofa!
    bjinhooo

  33. Julianne    25/06/2010 - 09h33

    Lu, que legal! Eu sou suuuuuuper noveleira, to louca p essa novela começar!
    bJUssssssssssss

  34. Fernanda Aragão    25/06/2010 - 14h24

    Nuuuuuusssssaaa amei!!!Eu confesso que não gosto de novela, vejo mto mal quando estou na casa de amigas ou sei lá daquela familiar q amaaaaa, mas sinceramente meu Core não bate pelas novelas, mas tudo que está por tras, hummmm aiiiii tudo muda, as makes, as roupichas, acessóooriossssss lindos de morrer e até a cenografia me encantam e deixam meu TumTum batendo mais e mais forte!!!Bommmm! Bom, parabéns pelo conviteeeee e agradeço dividir um pouquinh conosco!!!!!Bjssssssssssssss!

  35. Natyy    25/06/2010 - 15h36

    Oi Lu! Atóoron seu blog. Passo aqui todo dia pra ver as novidades.. Viciadinhaa em blogs de maquiagem/estilo… Mas prefiro o seu pq sou de BH então consigo realmente seguir suas dicas.
    Rs
    Fiz um blog pra colocar acessórios que vendo, quem sabe um dia serei um blogueira phyyna que nem você! Rs
    Um Beijão.

  36. Juliana Vieira    25/06/2010 - 17h30

    Deve ser incrível essa parte do projac, uma grande produção assim, sempre tive muuuita vontade de conheçer…

  37. Dona TPM    25/06/2010 - 20h32

    Só de pensar como Jacarepaguá é longe, minha TPM aumenta!rs
    Mas realmente é uma fábrica de sonhos!
    Parabéns pelo Blog!

    Beijinhos

  38. Evelyn    25/06/2010 - 21h46

    O lugar parece ser uma mega cidade! Adorei ver as fotos e ouvir o seu ponto de vista sobre a experiênca :)

  39. Bia    25/06/2010 - 22h46

    nossa que bacana deve ter sido incrivel… eu iria amar ter uma experiencia assim..a gente deve aprender mt mesmo neh?! bjãoo parabens

  40. Bruno Scavioni    26/06/2010 - 13h37

    Eu achei a menina de meia com bolinhas bonita.

  41. Mariana Cabral    27/06/2010 - 21h11

    nao sei se alguem ja te falou isso
    mas ontem, vendo pela milesima vez “ele nao esta tão a fim de vc”, descobri que vc e a GIGI são IRMÂS GÊMEAS!!!!!!!!!!!!!!

    Mariana, nunca falaram, mas dei um google agora e achei parecida mesmo!! Hahaha… BJ!

  42. Paula Teixeira    30/06/2010 - 10h20

    Aiii que sonho!

    Conheci o Projac ano passado. Trabalho na área de vídeo e fiz duas entrevista para trabalhar nesse lugar que é o sonho da minha vida. Infelizmente, não deu certo, sigo aqui, triste em BH, esperando outra oportunidade.

    Eu fui às gravações de Caminho das Índias … Muito legal, vi figurino, cenários, camarins … tudo …

    Espero logo fazer parte daquela equipe … Que DEus me ajude .. e o RH de lá também!

  43. […] na farmácia)Ana (Hoje vou assim Off) <- ÍDALAPri (Shampoo de Laranja)Anne (Anne Makeup),Lu (Chata de Galocha)Gabi (Starving)Carla (Modices) Jo (F-Utilidades)Lalá (Blog da Lalá)Lia (Just Lia)Helo Gomes […]

Mais sobre Lifestyle