Carregando...
Viagem

Intercâmbio: Berlim

19.07.2010
Lu Ferreira

Muito tempo sem um post na seção Intercâmbio! Adoro conhecer um pouquinho de cada local que nossas “guias” apresentam pra gente!! Quem sabe um dia a gente não conhece ao vivo, né? Hoje quem vem dividir com a gente sua experiência de viagem é a Amanda, que mostra um pouco de Berlim. Vamos?

Berlim é hoje uma das capitais mais atrativas da Europa por sua história , pontos turísticos, sua rica e intensa atividade cultural e por ser considerada uma capital barata. O transporte, acomodação e alimentação apresentam custos bem mais baixos do que as outras capitais européias! A cidade tem uma atmosfera diferente, e você pode andar tarde da noite pelas ruas, sempre movimentadas. A arte e a cultura são super valorizadas e os Berlinenses são muito simpáticos.

Onde comprar

•Na rua Friedrichstraße: Galeries Lafayette e Quartier 206, que vendem as grifes famosa.
•Perfumaria Douglas: ótima para comprar perfumes e maquiagem. Uma das minhas preferidas, sempre dão brindes e fazem embrulhos lindos de presentes!
•Na loja DM (Drogerie Markt): tem todo tipo artigos de perfumaria, maquiagem, higiene e beleza das marcas típicas alemãs, como Nívea, Balea, Schwarzkopf entre outras, além de revelar fotos. Mas o melhor é o preço: tudo muito barato!
•Na loja KaDeWe na Tauentzienstraße: loja chiquérrima, com as marcas mais caras e famosas do mundo. Vale a pena comer uma sobremesa (deliciosa) no restaurante que fica no último andar, com vista panorâmica.
Kurfürstendamm, conhecido como Ku’damm, considerada a Champs-Élysées de Berlim. Meu lugar favorito, pois tem lojas, bares, boates… É onde Berlim acontece!
Hackesche Höfe: tem as lojas caras e também em suas proximidades lojas com preços mais amigáveis, como a H&M. O lugar é super legal, meio cult e tem bons lugares para comer.

Passeios imperdíveis

Quem for a Berlim não pode deixar de ir a Postdam e conhecer o Palácio Sanssouci do rei Frederico da Prússia. O jardim é lindo e tem várias atrações: a casa chinesa, o jardim Botânico, Neue Palais, entre várias outras. É preciso chegar cedo e ir direto comprar o ticket, pois são limitados e com horário marcado para entrar nos monumentos. Para ir lá é preciso comprar o ticket zona ABC (Tagesticke) e ir de trem da HauptBahnhof /Berlim até a HauptBahnhof/Postdam. Com este bilhete é possível pegar qualquer trem ou ônibus durante 1 dia em Berlim e Postdam.

Sachsenhausen: antigo campo de concentração, fica nos arredores de Berlim, para ir lá é necessário o ticket para o dia inteiro zona ABC ( Tagesticket cerca de 6,80 euros)

Museuminsel: É uma das maiores ilhas de museus do mundo, como são vários e todos são interessantes recomendo o Pergamonmuseum. Uma dica é ir na quinta feira depois das 18:00, quando a entrada é gratuita.

Checkpoint Charlie: é o antigo posto militar americano entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante a Guerra Fria. Fica entre as ruas Friedrichstraße com a Zimmerstraße e a Mauerstraße.

Gendarmenmarkt: uma praça linda onde fica a Französische Dom (catedral francesa) , o famoso hotel Regent Berlim. Bem perto tem a loja de Chocolate Ritter Sport (na rua Französischen Straße 24). Vale a visita ao museu que mostra a fabricação do chocolate!

Denkmal für die ermordeten Juden Europas: memorial feito em homenagem aos judeus mortos na guerra. Embaixo do monumento fica um museu que conta sua história. A entrada é franca.

Potsdamer Platz: uma das áreas arquitetônicas mais modernas de Berlim, onde fica o Sony Center, onde acontece o festival de filmes Berlinale.

Tiergarten e Siegessäule: parque lindo, lá esta o zoológico de Berlim. No meio do Parque está o Siegessaule, um obelisco com 66,89 metros de altura, e no seu topo fica uma estátua de bronze de 5 metros de Vitória. A vista do parque é incrível, e para os fãs da banda, lá foi um dos lugares onde o U2 gravou o clipe Stay.

Unten den Linden: umas das avenidas principais da cidade. Em suas proximidades ficam a Museumsinsel, o Hotel Adlon, Zeughaus, Bebelplatz, o Instituto Humboldt, Madame Tussauds, Neue Wache e várias embaixadas.

Brandenburger Tor (Portão de Brandemburgo): fica no final ad Unten den Linden na Pariser Platz. É o cartão postal de Berlim.

Reichstag: prédio do parlamento alemão (Bundestag), é um dos lugares mais legais para se visitar! É preciso ter paciência e esperar quase 1 hora na fila, mas a entrada é grátis e é possivel subir na cúpula do parlamento até as 22:00. A vista do alto da cúpula é linda!

Martin-Gropius-Bau: antiga sede do governo nazista, hoje recebe várias exposições de arte. Quando fui, visitei uma exposição com as obras e retratos da artista Frida Kahlo.

O Muro de Berlim

Para conhecer melhor a história do muro, vale visitar o museu Haus am Checkpoint Charlie, o Centro de documentação do Museu e o Gedenkstätte Berliner Mauer, que fica na Rua Bernauer Straße. Não deixe de ir na East Side Gallery, que fica em Berlin-Friedrichshain na Mühlenstraße, é uma extensa parte do muro de Berlim que recebe pinturas de vários artistas. Perto tem a famosa ponte Oberbaumbrücke. Também tem restos do muro na Topographie des Terrors (Topografia do Terror!), próximo a Postdamer Platz.

Comidinhas

Para comer bem, recomendo a ruas Oranienstraße, Rosa-Luxemburg-Platz, Schönhauser Allee e Alte Schönhauserstrasse, onde ficam vários bares, cafés e restaurantes. Também recomendo as barraquinhas das estações de trem que vendem o Currywurst (salsicha com batata frita ao molho curry) e o sanduíche Turco Döner kebab, uma delícia super tradicional em Berlim.

Obrigada Amanda! Quem quiser participar da seção intercâmbio, é só enviar um e-mail para o [email protected]!

26 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Fabíola Paiva    19/07/2010 - 10h31

    Parabéns pelo post! Berlim é mesmo tudo de bom! Uma cidade linda, suuuuper bem organizada! Aquilo sim é primeiro mundo! ;)
    Beijos

    • Amanda    20/07/2010 - 10h18

      Obrigada,

      Sou apaixonada por Berlim……… quero voltar!!!!!!!!
      Bjs

  2. Fabíola Paiva    19/07/2010 - 10h33

    Parabéns pelo post!
    Berlim é mesmo tudo de bom…
    Uma cidade linda, super bem organizada!
    Isso sim é primeiro mundo! ;)
    E o portão de Brandemburgo é lindo demais!
    Beijos

  3. Ana    19/07/2010 - 10h35

    Derreti agora… pra mim não tem pra ninguém, Berlim é a cidade mais linda do mundo ! =D

  4. Rogéria    19/07/2010 - 10h51

    Amei as dicas. Todas anotadas. É o meu próximo destino!
    Bj

  5. […] This post was mentioned on Twitter by luferreira and Juliano Guimarães, ? Moda. ? Moda said: Chata de Galocha * Intercâmbio: Berlim http://bit.ly/bC4j26 […]

  6. Thaylana    19/07/2010 - 10h57

    Aii.. deve ser maravilhooosoo.. adorei o muro de Berlim!!
    Bjaoo

    • Amanda    20/07/2010 - 10h16

      Oi…… O muro é muito interessante, é possivel encontrar pedaços do muro por toda a cidade,até comprei um pedaço do muro com um postal……. a East Side Gallery é muito legal, me diverti muito lá tirando fotos do muro de Berlim.
      bjs

  7. Luiza    19/07/2010 - 14h08

    Sou suspeita para falar: simplesmente AMO Berlim!
    Mais uma dica de compra: na Alexanderplatz tem uma loja chamada Galleria, que é simplesmente maravilhosa, tem vários andares e vc pode encontrar de tudo lá e com um preço muito bacana. Realmente Berlim é bem mais em conta comparada a outras capitais européias. Fora que muitas atrações turísticas lá são gratuitas.
    Até hoje me emociono quando lembro da minha visita ao Campo de Concentração de Sachsenhausen, ao museu Topografia do Terror (gratuito!), ao Reichstag…
    Ah, mais uma dica que faltou no post: subir na Torre de Televisão e ver toda Berlim lá de cima é IMPERDÍVEL! Não pode deixar de ir! Lá no topo tem um restaurante muito bacana e requintado. Mas se vc não quiser gastar, tem um barzinho lá em cima tb que tem drinks ótimos.
    Pra quem é mochileira que nem eu, recomendo o albergue Circus Hostel, que fica na Rosenthalerstraße.
    Amei o post, me fez lembrar dos meus dias maravilhosos nessa cidade que tanto me emocionou!
    Bjs!

    • Tati Akamine    19/07/2010 - 22h23

      Fiquei anos sonhando com o restaurante da torre, ele é muito legal, e fica girando bem devagar, enquanto a gente fica vendo a cidade de cima.
      O museu do checkpoint Charlie também acho muito interessante, as histórias que contam lá dentro são fantásticas, acho imperdível.
      Adorei, Amanda!

    • Amanda    20/07/2010 - 10h03

      Oi Luiza,

      Obrigada pela dica da loja Galleria, esta eu não conhecia!!!!!!! Pois é faltou a Torre de televisão, não fui lá, fica para a proxima vez que eu for a Berlim. Subi na torre de televisão em Düsseldorf, que tb é muito legal, de lá é possível ver a catedral de Colônia. Em Berlim fiquei no albergue Wombats, gostei muito.
      Valeu!!!!!

    • Luiza    20/07/2010 - 10h16

      Ah, esqueci outra loja F-A-N-T-Á-S-T-I-C-A que tb fica na Alexanderplatz: se chama Saturn, tem tudo o que vc possa imaginar em eletrônico. Tem uns 4 andares, parece um supermercado de eletrônico!!!! E os preços são os melhores, imbatíveis mesmo! Esqueça a loja da Sony no Sony Center, vá na Saturn que é beeeeeem mais barato!
      Ah, o link da Galeria (suspiros…hihihi!): http://www.galeria-kaufhof.de
      Link do Circus Hostel e Hotel: http://www.circus-berlin.de

      Ah, tb já tinha ouvido falar do Wombats, que tb é muito legal!
      Ahhh, me empolgo quando vejo posts sobre Berlim! hehehe!
      Bjs!

    • Amanda    20/07/2010 - 11h37

      Ahhhhh sim, sim, conheço a Saturn, ela é otima mesmo, em Colônia tb tem, não fui na Galeria Kaufhof de Berlim, fiz compras na de Bonn. Em relação aos eletrônicos tb tem a Expert : http://www.expert.de, lá tem coisas com preço melhor que a Saturn.

      Outro albergue que parece ser muito bom é o Pegasus, mas quando fui para Berlim já estava lotado…… link: http://www.pegasushostel.de

      Vou postar mais coisas sobre Berlim no meu blog!!!!!!!!! http://bummelets.blogspot.com/

      Bjs.

  8. Hellen Tavares    19/07/2010 - 14h25

    Berlim? Quero demais!!

    Beijosss
    Hellen Tavares

  9. Leandro Elias    19/07/2010 - 14h56

    Berlim deve ser uma delicia morar lá! adorei

  10. Jana    19/07/2010 - 15h15

    Ótimo post, pra dar mais vontade ainda de ir pra Berlim!

  11. Nate Nunes    19/07/2010 - 15h37

    aaaaaaah, amei, amei! post salvo! é meu destino de intercâmbio no ano que vem :D

  12. Juliana Costa    19/07/2010 - 18h28

    AMEI o post! Me deu mais vontade de voltar à Berlim ainda, hehehe!

    Bjs

  13. Ana Letícia    19/07/2010 - 20h11

    Oie! Eu encontrei seu site via o “Just Lia”… nossa!
    Amei a descrição abaixo da sua foto e ainda mais os posts!
    Já está na minha lista de favoritos
    <3

  14. Carol    19/07/2010 - 21h53

    amei o post,super legal! a cidade é maravilhosa! quem sabe um dia não conheço ao vivo e a cores,rs!
    passa no meu blog e confere o post de hoje!
    beijos

  15. Fernanda    19/07/2010 - 22h04

    Berlin realmente é inpecável, totalmente linda !Morro de vontade de conhecer=)
    Mas confesso que não fui muito com a cara do Currywurst …

    beijos =*

    • Amanda    20/07/2010 - 10h11

      Oi Fernanda,
      O currywurst é engraçado, mas é muito gostoso, meus amigos alemães gostam que eu experimente a culinária alemã, acho tudo engraçado!!!!!!! Vc precisa ver então o Schweinsbraten , é um file de carne de porco com uma bola de batata ao molho madeira. É a comida típica da Baviera.

      Bjs

  16. Joana    20/07/2010 - 23h16

    Quis comentar neste post antes, mas não estava conseguindo.

    Amanda,

    Bem, nem consigo expressar direito a felicidade que sinto ao ver as pessoas valorizando esta cidade que amo tanto.
    Morei em Berlim, e já fui a turismo lá algumas vezes. Suas dicas apertaram meu peito de tanta saudade!! ;)

  17. Paula    25/07/2010 - 17h55

    Moro em Hamburg e adoro Berlim, as dicas foram otimas,um resumo perfeito. A Torre de Tv tb e um bom passeio.

  18. Melanie    30/07/2010 - 07h20

    Dear Amanda,
    what a wonderful time we had in Berlin! I really enjoyed the time and hope that we see each other soon.
    Isn’t Currywurst mit Pommes Frites a perfect meal – enjoy it with Beriner Weisse :-)
    Many greetings and kisses
    Melanie

  19. Mimi    15/08/2010 - 20h08

    Mandinha, com certeza vc arrebentou, Ik hou van Germany ook!!!!hahahaha, achei a matéria ótima, vc fez uma integra legal da Alemanha…. Amei…Parabéns

Mais sobre Viagem