Carregando...
Gastronomia

Receitinha: risoto!

23.10.2010
Lu Ferreira


Que tal embarcarmos numa receita um tiquinho mais elaborada?! Vamos tentar fazer risoto?! Eu amo e aqui em casa tudo vira risoto!! E essa é a parte mais legal: sabendo harmonizar os ingredientes, é possível fazer um prato diferente sempre! Já inventei de vários sabores =D O básico é que existe um arroz próprio para risotos (arboreo ou carnaroli), que deve ser cozido lentamente, sempre em fogo alto. Ele nunca deve ser lavado, pois esse arroz é rico num tipo de amido (amilopectina), que quando dissolvido no caldo do cozimento, deixa o nosso prato com aquele cremosinho gostoso!
Dois ingredientes são sempre comuns pra quaisquer combinação: o vinho branco, usado na primeira fase do cozimento, e o queijo parmesão, acrescentado no final para dar mais cremosidade. Por isso é super importante usar produtos de qualidade! O vinho eu dou preferencia pelo Sauvignon Blanc. Já fiz com outros mas acho que esse foi o melhor resultado. E o parmesão… ahhh o parmesão!! Compre um pedaço bemmmm generoso e rale na hora! Nhami!
Outro dia estava buscando uma combinação nova e me deparei com uma receita de mussarela, azeitonas verdes e orégano. Bingo!!! Usei somente a combinação e meio que deletei o modo de preparo e fiz do meu jeito ahahahah… E ficou maravilhoso!

Vamos a ela?

4 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de manteiga
150gr de azeitonas verdes picadas
1 xicara de arroz arboreo ou carnaroli
200ml de vinto branco
4 xicaras de caldo de legumes
150gr de mussarela picada em pedaços grandes
1 colher de sopa de oregano
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Hoje eu preciso me desculpar, pois a cabeçudinha aqui esqueceu de fotografar o processo! Sabe como é, você fica ali tomanho vinhozinho e petiscando o queijo e já viu, né! Esquece tudo ahahahahah…
Mas é simples! Primeiro, precisamos preparar o caldo de legumes. Para isso, aqueça as 4 xicaras de água misturadas a um tablete de caldo de legumes, e deixe ferver. Esse caldo fará o cozimento do risoto e ele precisa ser mantido no fogo, sempre fervendo.
Aqueça metade da margarina e as 4 colheres de azeite. Acrescente a cebola ou o tempero pronto e refogue por uns 5 minutinhos. Coloque a azeitona e deixe fritar um pouco. Quando ela começar a soltar o cheirinho de azeite, acrescente o arroz. Você deve refogar até que o arroz fique bem brilhante e douradinho!
Agora acrescente o vinho branco. O risoto exige que você fique mexendo sempre… Espere o vinho evaporar (sempre mexendo) e o arroz absorver todo o líquido, e vá colocando o caldo (que está ali fervendo). Acrescente sempre de 2 em 2 conchas e continue mexendo. Conforme ele vai secando, vá acrescentando mais caldo.
Isso leva em média meia hora. Quando perceber que ele já está cozido (ele não deve ficar molenga e sim al dente!), acrescente os pedaços de mussarela. Nesse ponto ele já estará bem cremoso! E logo em seguida acrescente o orégano, a metade restante da manteiga e mexa bem devagar. Agora coloque o parmesão, mexa só mais um pouquinho e pronto! Você fez um risoto que deve ter ficado divino!

Pra servir eu sempre coloco em prato bem fundo ou, se for prato único, num bowl de porcelana. Na segunda vez que preparei, namorado fez um medalhão de mignon pra acompanhar e ficou uma combinação muito feliz!
Que tal aproveitar o almoço de domingo pra testar? Bora?

12 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Marcia Diesel    23/10/2010 - 22h34

    Ja sei a receitinha do almoço de domingo,
    adoreiiii…
    tem SORTEIO la no blog de um vestido, vem participar.

    bjãooo!!

    http://adonajoana.blogspot.com/

  2. Giovana    23/10/2010 - 22h55

    Acredita que nunca comi risoto na vida? Não sei, acho que é (falta de) costume mesmo. Minha mãe nunca fez lá em casa, nem nenhum parente, nem ninguém que eu tenha visitado um dia. Então até mesmo em restaurantes, nunca dou atenção. Ultimamente tenho visto muitas receitas e combinações diferentes de risotos por aí, mas apesar de (sem nunca ter provado) não achar muita graça num “arroz ensopado” (e com queijo ainda!), a sua foi a primeira receita que me chamou atenção e me deixou com vontade de provar sem medo, rs. Quem sabe eu até tente reproduzir aqui né!
    bjo =*

  3. […] This post was mentioned on Twitter by Lu Ferreira, Renata Pires and Lilian Fonseca, ? Moda. ? Moda said: Chata de Galocha * Receitinha: risoto! http://bit.ly/b1Rn9j […]

  4. Nane Ferreira    23/10/2010 - 23h24

    Ai, parece muito gostoso!
    Vou colocar nos favoritos pra fazer assim que sobrar um tempinho… =)
    Obrigada por compartilhar. hihi
    Beijo!

  5. Luiza    24/10/2010 - 00h35

    uhmmmmmmmmmmmmmmmmm delí :)

  6. Paola Paviani    24/10/2010 - 00h36

    Encantada com esse risoto!!!
    Queeero! Só dispenso o orégano…
    Bjos!

  7. Mônica Luz    24/10/2010 - 00h48

    Opa! Tentarei para receitinha do almoço de amanhã! Delícia!
    Bjos e sucesso sempre!

    Mô Luz
    http://possiblebeauty.blogspot.com/

  8. Carol Salles    24/10/2010 - 16h01

    Receita testada e APROVADÍSSIMA!!!
    Fiz no almoço de domingo e o marido simplesmente amou!!! Ficou maravilhoso!

  9. Tyta Melro    24/10/2010 - 22h20

    Delicia, vou provar!

  10. dicas beleza    25/10/2010 - 16h24

    Deu água na boca!

  11. Poli    25/10/2010 - 17h59

    Também nunca comi risoto e nem gosto de azeitonas… Mas essa sua receita me deixou com água na boca!!!! Vou tentar fazer!!!!

  12. Camilla    19/02/2011 - 23h40

    Oi Tati,
    a receita pode ser feita com arroz comum?
    Bjs!

Mais sobre Gastronomia