Carregando...
Beleza

Maquiagem pra quê?

27.07.2011
Lu Ferreira

Uma vez recebi um e-mail de uma leitora não muito legal (eu me refiro a ela como hater, na verdade, já que a fofa fazia questão de fazer um comentário ácido a cada post que aparecia por aqui) falando uma coisa bem engraçada: ela dizia que tinha dó de mim, pois eu havia virado uma personagem, uma pessoa que nunca mais poderia sair de casa de chinelos e moletom para ir à padaria… Eu ri, porque eu nunca fiz isso, nem quando adolescente (eu ia dizer criança, mas né, meu gosto para roupas é bem diferente do da minha mãe, heheh!), e até perguntei para minha irmã se ela já me havia visto fazendo algo do tipo… Assim, eu nem tenho um moletom. Hahahah! Mas o propósito de contar essa história é refletir um pouco sobre um artigo que li, que comenta sobre essa “escravidão” que a gente acaba criando com os cosméticos e aparência em geral…

Nele, a menina conta que nunca ligou muito pra maquiagem, até que uma amiga começou a lhe dar de presente algumas coisinhas, tipo um gloss, uma máscara… E ela foi percebendo que ela ficava melhor nas fotos ao usar alguns dos produtos. Era elogiada pela sua aparência! E aí, claro, pegou gosto pela coisa, aprendeu alguns truques (ela conta que descobriu que ao usar um certo tom de lápis de olho, por exemplo, seus olhos pareciam maiores) e depois de uma semana usando seus produtos, já não conseguia mais se imaginar saindo de casa sem usar nada. Uma semana!

Ela começou a ficar incomodada ao acordar de manhã e encarar seu rosto limpo, pálido, e já pensava que “ah, um blush vai mudar tudo”. Muda mesmo né? Mas ela percebeu que encarar seu próprio rosto a deixava insatisfeita… Precisava da maquiagem para se sentir bem. Mas eis que veio uma infecção nos olhos, e ela não podia mais usar máscara. E ela se aproveitou para parar de ser escrava da maquiagem, e passou a usar só em ocasiões mais especiais, voltando a conviver bem na própria pele.

Acho interessante a gente parar pra pensar porque adora tanto usar maquiagem, ou certos tipos de roupa. Ou ainda levantar uma hora mais cedo só para poder arrumar o cabelo… Vocês sabem que eu AMO maquiagem e uso sim todos os dias. E eu não uso moletom e chinelos para ir à padaria, mas meu uniforme conforto, pros dias de preguiça (estou usando nesse instante, por sinal! Hahah!), é uma calça jeans molinha, camiseta e sapatilhas. Ah, e óculos. Usar lentes de contato cansa às vezes. Se vocês me encontrarem no supermercado, provavelmente estarei assim! Não é um look digno de ser fotografado e postado aqui, por exemplo, mas né, quem disse que todos têm que ser?

Já na maquiagem, o caso é outro… É amor. Hahaha! Meu humor muda COMPLETAMENTE quando posso me sentar na penteadeira e inventar qualquer coisa, gastar meu tempo brincando com as cores, esfumando a sombra atéééé cansar, fazer experiências de misturar dois tipos de máscaras e ver no que dá… É tipo uma pausa pro meu recreio, heheh! Mas sei que tem gente que não tem a menor paciência, e mesmo assim gasta seu tempo passando um batom que seja… Então queria trazer a discussão do artigo pra cá: você usa maquiagem porque acha que PRECISA usar, ou porque gosta e acredita que é só mais uma forma de expressar quem você é? Maquiagem pra quê, hein?

410 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. JESSICA    27/07/2011 - 10h27

    adorei, o esse post, tudo verdade!

    :*

    @jemaiane

  2. Alice    27/07/2011 - 10h29

    Os dois sabe, no dia a dia uso mais pra ajeitar minha pele… passar corretivo, uma máscara e um blush, só! De vez em quando um batom. Mas quando eu saio, procuro makes legais na internet e sempre inovo. À propósito, adorei o post, ficou muito bom!

  3. Kaka Gualberto    27/07/2011 - 10h30

    Eu uso por que eu gosto, e por que preciso! Fala sério né… um bom corretivo faz qualquer pessoa renascer! Mas não sou escrava, se não der tempo, saio só com Filtro Solar mesmo, boto um óculos e me jogo! Mas que eu me sinto mais poderosa quando saio de casa com uma boa base, um blush, máscara de cílios e batom, ahh isso eu me sinto!

  4. Sara    27/07/2011 - 10h34

    Oi Lu, sempre acompanho seu blog, mas nunca comentei, até hoje. Li seu post e na hora pensei: Maquiagem e Moda não é escravidão, é diversão! Claro que conseguimos viver sem maquiagem e sem roupas descoladas, e claro que existem mulheres que se sentem a vontade sem elas, mas é tão divertido poder usar makes que quando você se olha no espelho se sente bonita! É tão legal por uma roupa que te faça se sentir cheia de personalidade. Acho que comentários como da leitora citada (hater) devem ser ignorados. O importante é você estar se sentindo bem consigo mesma, usando maquiagem ou não! E claro, manter o respeito a cima de tudo! Um beijão, Sara.

  5. Mariana Dias    27/07/2011 - 10h34

    Adorei esse post Lu!
    Bom… eu uso maquiagem pq eu preciso E pq eu gosto…
    Nada melhor do que juntar o útil ao agradável né?
    :D

  6. Clarice Motta    27/07/2011 - 10h35

    Ahahaha gostei… No meu caso eu tb não consigo sair “zerada” de make tb não. Pelo menos um corretivo, pq me incomodo com minhas olheiras e um rímel…nem que seja transparente ! Mas qd eu passo tuuuuuudo, é pq gosto… muito legal vc saber o que fica bom em vc, descobrir coisas novas e ainda tem a vantagem de ficar mais bonita ! Diria que é uma arte ahahha ! Assim como gosto de inventar meus projetos de arquitetura ! Bju Lú.

  7. Gyselle    27/07/2011 - 10h35

    maquiagem por amor, para poder me reinventar a cada look, pra mostrar as várias faces que a gente tem, pra poder expressar qdo estou de bom ou de mau humor….
    Maquiagem é algo pra se sentir prazer ao fazer e não por obrigação….senão perde a graça!

    Beijo Lú!

  8. Dollores    27/07/2011 - 10h35

    “O vestir sabiamente influi no ser e no acontecer. Somos por dentro o que confessamos por fora, revelando gostos e preferêcias. A roupa não é só cartão de visita, é carta aberta para ser lida até por analfabetos”
    Carlos Drumond de Andrade

    Vi essa frase e acho q se encaixa perfeitamente. Maquiagem
    tb vejo com a “roupa” da citaçao. Me maqueio porque gosto, me diverte e mostra quem eu sou.

  9. Renata de Freitas    27/07/2011 - 10h35

    Eu não gosto de maquiagem, não uso, já me sinto bem e bonita sem nada. MAS chegar ao cúmulo de atacar quem gosta de maquiagem é um pouco exagero (pra não dizer inveja) da fofa citada, né? Em compensação, também nunca saí de moleton, compro um monte de roupas, acessorios, coisas pro cabelo, etc… Cada um como se sente bem :)

  10. Larissa Moreira    27/07/2011 - 10h36

    O único produto que uso por precisão mesmo todos os dias é o corretivo, pois minhas olheiras me incomodam bastante. O resto, uso pra me sentir bem, me sentir mais bonita… pra dar aquele up na estima! Acho que maquiagem faz bem pra mulher e, ao me maquiar todos os dias de manhã, tenho aquele momento pra me cuidar e poder refletir sobre bobeiras ou coisas importantes da vida né, um momento só nosso! E ainda dá pra juntar várias amigas e fazer muita bagunça junta, rs.
    Adorei o post
    beijos

  11. Alayane    27/07/2011 - 10h36

    Amei o post e realmente é o que muitas mulheres pensam, mas acho que o confortavél não quer dizer “feia” ou “relaxada”, acho que uma roupa arrumadinha ou uma máscara e batom não faz mal pra ninguem…

  12. Dollores    27/07/2011 - 10h37

    Me maquio (forma certa do verbo)

  13. Camilla S. Ferreira    27/07/2011 - 10h37

    Eu uso SIM! Porque ME AMO e acho que mereço olhar pra mim e estar da melhor maneira possível. Maquiagem pra que??? Pra me dar esse cuidado de presente.
    Se alguém usa pq se sente obrigada pelos padrões,tudo bem ! Se vc não usa pq não tem paciência, tudo bem ! Se vc não usa pq acha uma besteira, tudo bem tbm ! Pra mim tudo é válido. Só acho que as pessoas tem que tomar conta de si, achar seus próprios motivos, esquecer o outro.Ninguém é melhor que ninguém pq se faz mais bonita,ou não…Só não vale deixar de fazer e tbm não querer que os outros façam. Viva a diferença !

  14. Andrea | My Fashion Days    27/07/2011 - 10h38

    Eu adoro maquiagem, mas só uso nos fds a noite, ou ocasiões mais especiais.
    No meu dia a dia, não tem nem batom, nem um corretivozinho, nem um rímel transparente se quer!
    Tb sou blogueira e posto meus looks do dia, e todos, eu disse TODOS eles são maquiagem free, tirando aqueles fotografados quando saio a noite, que soma 5% deles.
    Acho que cada um tem que se sentir bem do jeito que quiser, qual o problema disso, né?
    Adorei a reflexão!
    Bjos!

  15. Ana Paula    27/07/2011 - 10h39

    Oi Lu, tudo bem? Me chamo Ana e também sou de Bh. Gostei muito de seu post, existem pessoas que adoram esculhambar com os outros , tentando esconder seus próprios defeitos.Acho que vc tem todo o direito de andar maquiada e bem vestida,como quiser,afinal, duvido que no fim do mês, a fulaninha e outras linguas de trapo,paguem suas contas. Seja vc sempre.

  16. Gisele Rocha    27/07/2011 - 10h39

    Ah Lú, antes eu não era ligada a maquiagem, não comprava nada de make e o que eu tinha era pq eu havia ganhado. Até que um dia resolvi usar o que tinha em casa e pensei: nossa! fico muito melhor assim!! E me apaixonei, uso pq é tão bom brincar e se divertir com todas aquelas cores e me sentir ainda mais bonita. Não uso todos os dias, mas sempre que posso faço uma make básica, pq isso faz eu me sentir bem (até qdo estou de mau humor). O fato de eu ter um amor todo especial por makes, não fez eu me odiar sem elas.

  17. Lorena Borges    27/07/2011 - 10h39

    Ah, muito bacana o post e acho que rende uma discussão no mínimo interessante, já que hoje em dia, principalmente na internet, a enxurrada de produtos de beleza, cosméticos, maquiagens e afins tem força total, acredito que no mundo todo.

    Acho muito legal o up no visual que a maquiagem dá, mas não sou escrava dela. Gosto de deixar minha pele “respirar” e só uso mesmo em determinadas ocasiões que julgo adequadas, mesmo porque é muito bom ser elogiada, perceber que saiu mais bonitinha nas fotos ou mesmo se olhar no espelho e gostar do resultado, ver que está diferente (nem que seja só um pouquinho). E também tenho uma ideia fixa de que se sair de maquiagem todos os dias, quando tiver uma festa ou um evento mais bacana e usar maquiagem, as pessoas não vão notar diferença! Ahahahahah! Alocka! Enfim, cada um cada um!

    Sou verdadeira escrava dos cosméticos. Esses sim! Não saio de casa sem passar pelo ritual de mil e um creminhos (pro rosto, porque confesso que pro resto do corpo sou negligente ). Por que o que adianta usar maquiagem todos os dias se a pele não está legal? Maquiagem não faz milagre! Prefiro estar com a pele saudável e sair por ai de cara limpa! Que é o que costumo fazer e me sinto muito bem assim.

    Aliás, acho que isso é o mais importante, não? A pessoa fazer o que se sente bem fazendo! Seja ir na padaria de chinelo e moletom (sou desse time, confesso, desleixada pra caramba) ou nem ter um moletom em casa! Problema (e felicidade) da pessoa!

    =)

  18. Doris    27/07/2011 - 10h39

    Adorei seu post. Não vejo nada demais em ser ‘apaixonada’ por maquiagem. Veja, tenho 46 anos, cuido de mim e muitas vezes (a grande maioria delas) saio sem make para a rua, só com batom (ou batom não é maquiagem?)
    Me cuido mais hoje do que quando tinha 20 anos e acho o máximo. Não me vejo como escrava da imagem não… (e olha que eu tenho moletom e chinelo para ficar digna e confortavelmente em casa)
    Parabéns para você pelo que é e pelo modo como é.
    Beijos

  19. Thaís Ferreira    27/07/2011 - 10h40

    Eu uso pq eu gosto de usar! Acho que fica mais bonito… Não uso todos os dias, mas no fds é ctz rs… Eu entrei no mundo da maquiagem pq achava que ficava mais bonito, dava todo um glamour em certas produções, esconde certas manchinhas ou espinhas que aparecem… Maquiagem por gostar e pela alegria que ela da nos rostos das pessoas.

  20. Jessica Costa    27/07/2011 - 10h41

    Gente maquiagem é tudo, tem que ter pelo menos un blush, um rimel, ficar sem nda nao pode! rsrrs
    http://garota-parabolica.blogspot.com/

    • Macy    13/12/2013 - 13h52

      Por que não pode, Jessica?

  21. Marcella    27/07/2011 - 10h41

    Muito interessante o post. Já li um artigo, não me lembro em qual revista (já que peguei uma qualquer enquanto esperava ser atendida no médico .rs), que falava mais ou menos sobre a mesma coisa, com o diferencial sobre a influência que a mídia trazia aos desejos femininos. Nessa matéria uma menina deu um depoimento dizendo que quanto mais ela lia revistas femininas ou acessava sites femininos ela criava a necessidade de ter tudo o que as pessoas tinham, criando a ideia de que ela precisava ter uma coleção de maquiagens, de bolsas, de sapatos e afins. Eu nunca tive surtos de necessidade desse tipo, quando eu era mais nova gostava de usar os olhos pretos o dia inteiro, acho que a maioria já passou por isso uma vez, né?! rs. Contudo, o tempo foi passando e fui ficando mais relaxada com esse tipo de coisa. Embora eu adore maquiagem, acabo usando coisas elaboradas apenas quando saio para algum evento, grande ou pequeno, mas no dia a dia mesmo eu uso só o basicão (corretivo, batom, máscara e blush) e quando eu vou dar uma saída rápida eu só me visto adequadamente, porque né, acho necessário. rs… Uma vez passei na MAC e vi duas meninas conversando, meninas novas, por sinal. Elas diziam que estavam falindo, que não saiam mais, mas precisavam de um batom/sombra/lápis e o ar da MAC para sobreviverem, por isso gastavam o que juntavam. Sei lá, isso vai de pessoa pra pessoa, cada um estabelece suas prioridades e decide se vive bem com isso. Eu não concordo com uma penca de absurdos (na minha opinião) que vejo por ai, como o caso dessas meninas, mas respeito o modo que a pessoa escolhe viver, e juro que não é demagogia!!! Ótimo post, Lu. Beijos

  22. Natália    27/07/2011 - 10h41

    Engraçado, também estou tendo que me acostumar a viver sem a maquiagem diariamente por conta dos meus olhinhos! Não costumava usar maquiagem, até ser convidada para um curso de auto-maquiagem e passar a não sair de casa sem pelo menos o trio básico rímel, blush e batom/gloss. Pra quem não usa, quando começa a usar faz toda a diferença! Pras festas e ocasiões especiais então eu caprichava muito! Mas depois da cirurgia de correção da miopia meus olhos ficaram MEGA sensíveis (diz o oftalmologista que aos poucos volta ao normal)! E apesar de TODOS os inúmeros benefícios que essa cirurgia traz, por enquanto usar maquiagem não é mais a mesma coisa qdo a gente lembra do quanto vai arder ao tirar tudo depois… Sem falar que deixar o rímel dar uma escapolida e esbarrar no olho dá vontade de morrer hahaha Agora mal mal passo um blushizinho no dia a dia, rímel e sombra nem pensar, deixo eles só pras ocasiões muito especiais! Mas pra mim, maquiagem serve pra elevar nossa auto estima. Sabendo usar, realça tudo que temos de bom, e esconde aqueles defeitinhos que ninguém precisa ficar sabendo, como uma noite mal dormida ou a marca da espinha que ficou depois de uma cutucadinha hehehe

  23. Luciana Penido    27/07/2011 - 10h41

    Dá uam banana para essa jacu que falou isso sobre você! Eu também nao usava ,passei a usar e gostar uso porque gosto e porque fico mais bonita.Bjs

  24. Fabíola Lara    27/07/2011 - 10h42

    Interessante mesmo! Mas tem dia que o desânimo bate e os funcionários da padaria me vêem mesmo de moletom e chinelo e cabelo preso! kkkk

  25. Kelen    27/07/2011 - 10h42

    Hummm… Boa pergunta! Andei pensando exatamente isso esses ultimos dias… Virei escrava da maquiagem e sinceramente não sei responder… Acordo e vejo meu rosto pálido e nem penso duas vezes, uso maquiagem TODOS OS DIAS. Eu amo, desde que descobri, assim como no texto, o quanto eu melhorava, me sentia bem, e claro os elogios. Já arrisquei a ir pro tabalho sem maquigem e a reação das pessoas foi perguntar se eu estava bem… hahaha… Enfim no final acho que além de amar ficar meia hora brincando com todas aquelas cores eu também acho que preciso. Afinal até pra ir na padaria no domingo eu me dou ao luxo de ir arrumadinha.
    P.S., também não tenho moleton, e odeio sair de chinelo na rua… hahaha. Amo minhas sapatilhas coloridas e minhas sandálias de salto.

  26. Francine Garbelotti    27/07/2011 - 10h42

    Uso porque gosto! E o que é engraçado é que os dias em que não me maquio e comento no trabalho as pessoas dizem oxi, mas vc vem maquiada? Você tem pele de bebe, de barbie não precisa de maquiagem…rsrsrs Tadinhos mal sabem ele que a maquiagem contribui muito para a pele de bebe. e que a intenção é exatamente esta, ficar linda sem parecer que fez esforço!
    Ah e Lu, relaxe este povo gosta de gongar por esporte…quero ver quem da acara pra bater em um blog….criticar é fácil, dificil é fazer!

  27. Camis    27/07/2011 - 10h43

    quando você começa a ter haters é sinal de sucesso, né? rs

    Olha, eu uso make porque gosto, porque me sinto melhor, quando não uso sim, acabo me sentindo com cara de doente… mas não me sinto escrava, tenho auto estima o suficiente para vir trabalhar sem nada…

    Na verdade, acho que tudo é questão de auto-estima. Tem gente que pode fazer quilos de coisas e se achar feia, tem gente que como eu pode ficar de moleton e óculos, e achar que é linda de qq jeito… não que eu seja linda. Mas me sinto amada por outros motivos que não são meu blush nars, ou uma roupa da moda…

    O que mais vejo hoje no mundo é gente mal resolvida. Graças a Deus que para essas coisas eu sempre tive minha cabeça no lugar…

    beijosss

  28. Mah    27/07/2011 - 10h43

    se eu tivesse que virar escrava da make só por ser feia eu tava ferrada. Eu não consigo usar maquiagem de manhã muito cedo. prefiro dormir meia hora a mais e ir mais feliz pra facul do que ir como uma zumbi fashion! Eu convivo com a minha cara assim. Mas amo maquiagem, amo cores, e se minha facul fosse meia hora mais tarde eu ia maquiada todos os dias!

  29. Michelle    27/07/2011 - 10h43

    Uso quando tô com vontade.
    O dia que tenho preguiça, não uso.
    Tem dia que eu tô chata e um doce me anima,
    tem dia que eu tô chata e o batom rose me ilumina.
    Por que tem gente que se incomoda em ler só pra ofender? Desocupada?! Carente? Sei lá…
    Pra mim maquiagem é como qualquer coisa na vida: ela me serve, não sou eu quem a sirvo.
    Além disso, sou livre pra escolher se gasto meus caraminguás com blush ou pão… Se blush MAc ou Avon… Cada um faz o que quer, desde que não prejudique ninguém e respeite o próximo.

  30. varenka    27/07/2011 - 10h44

    Como bem disse a Ana do “Hoje vou assim off” em um post ainda essa semana, uma maquiagem ou uma roupa mais pensada demonstra um carinho com o próprio “eu”. Se você não se amar e não se cuidar, quem irá?
    E não vejo problema em alguém achar que você “virou personagem”. Sendo um “personagem do bem”, como diz meu filho, é o melhor exemplo que você poderia dar.
    Continue assim: mais linda e mais radiante a cada dia.
    Beijo.

  31. Verônica    27/07/2011 - 10h45

    Não sou nem um pouco escrava de maquiagem. Gosto, acho que muda e muito a aparência da pessoa. Acho super válido mas para o meu dia a a dia uso no máximo um batom ou gloss e o protetor solar. Deixo a produção para a noite ou festas. Mas acho legal quem gosta e tem a disposição para se maquiar todos os dias….bjoss

  32. Paula Campos    27/07/2011 - 10h45

    Amo me maquiar! Amo como a maquiagem realça (realçar não é transformar, ok?) a beleza da mulher, levanta o olhar… Tenho o costume de me maquiar todos os dias e como diz a propaganda do Boticário: “A vida é bonita, mas pode ser LINDA”!! E se isso é ser escrava, então pode trazer o tronco e o chicote…

  33. Patrícia    27/07/2011 - 10h46

    Adorei o post!!!!
    Sou apaixonada por maquiagem… mas nas últimas semanas estou mais relax, pois estou às voltas cuidando do meu filhote e aí falta tempo… e sem contar que fico em casa o tempo todo! Mas quando me olho no espelho sinto falta de alguma coisa… e às vezes não resisto a uma pincelada de blush ou a uma camada de rímel!!! rs… Uma forma de resgate pessoal!!!!

  34. Jéssica    27/07/2011 - 10h46

    Ainda ontem estava pensando exatamente sobre isso, ao me demaquilar à noite, por isso tenho que comentar.
    Há uns dois anos atrás, eu não usava nada de maquiagem, mas nada mesmo! Eu não tinha nem rímel(!), no máximo um ou dois batons que eu não usava (pro pavor da minha mãe, que é super vaidosa e não sai de casa sem batom, rs). Mas aí comecei a me interessar. Tive o casamento de uma amigona pra ir e não queria ir de cara limpa, né? Fui a uma loja comprei umas coisinhas e comecei a fuçar na net. Não lembro como foi minha make, prefiro nem lembrar (hahahaha), mas comecei a usar maquiagem nessa ocasião. Desde então, descobri o quanto eu me sinto melhor maquiada, faz bem brincar com as cores (gostei da expressão e roubei) e eu me sinto muito mais bonita. Não me acho feia sem maquiagem e de vez em quando saio de cara limpa. Mas me acho muito mais bonita com um corretivo, blush, rímel e hidratante labial (minha rotina de make).
    Não me considero escrava de padrão nenhum de beleza por isso. Aliás, só é escravo quem faz algo para os outros, e eu me maquio pra mim!

  35. Sofia Rezende    27/07/2011 - 10h48

    Acho que é uma questão de personalidade mesmo. Ontem de última hora decidi encontrar com o namorado depois que ele saísse do trabalho. Não dava tempo de me arrumar. Olhei no espelho e pensei, não é meu melhor look (sem maquiagem e com roupa simples como a sua de supermercado), mas vou assim mesmo, porque a ideia hoje e agora é esquentar tomando um café e matar a saudade e não me sentir mais bonita. Eu me contento em me fazer sentir mais bonita com produções apenas em ocasiões mais pontuais (nem precisam ser especiais) do que todo dia. Mas isso é de personalidade eu acho.

  36. Marih *-*    27/07/2011 - 10h48

    Acho muito legal usar maquiagem, afinal de certa forma ela da um up! na autoestima de qualquer mulher! Você se sente mais bonita e revigorada, acho que só passa do saudável quando você só passa a se achar bonita com maquiagem, aí já é doentio, mas acho que não é o caso de nenhuma fofulexa aqui do site! Mas enfim Lú, eu amei o post amo o site, também sou mega fã de maquiagem (mesmo que sua penteadeira me humilhe ainda minha considero uma boa amadora u.u, não esquecendo que tenho menos de 18 ainda o.o)
    Gamei, 10!

  37. Lívia    27/07/2011 - 10h48

    Ah Lu, com certeza a maquiagem ajuda e muito. Eu gosto porque me sinto bem, tenho olheiras terriveis (genética mesmo) que não tem como sair sem um bom corretivo, quando acordo, limpo o rosto, passo o protetor e o corretivo nas danadas e ja me sinto MUITO melhor. Como TUDO NA VIDA tem limites, tudo demais faz mal mesmo.. até amar demais faz mal. Então o negócio é saber medir e não ficar na neurose. Usar pra se sentir bem, sem nem ligar pra o que os outros estão achando. Adorei seu post.

  38. Jessica Kurth    27/07/2011 - 10h49

    Eu me tornei dependente da maquiagem porque percebi a melhora que ela faz no meu ego. Ela eleva a minha auto-estima e eu não a amo somente por isso e sim porque nos somos capazes de descobrir coisas novas, até no reinventarmos. Mas é claro que não é bom dormir de maquiagem pra acordar ”bonitinha” e sim usar a maquiagem, chegar em casa e fazer uma mega hidratação no rosto e ir tratando a sua pele e assim um dia você irá passar menos e menos maquiagem. Achei infeliz o comentário da menina, mas é a liberdade de expressão. O que ela nao pode e não deve fazer é julgar as pessoas, como ele fez.

  39. Mari Couto    27/07/2011 - 10h50

    Lu, adorei o post!

    Acho que não tem absolutamente nada de errado em uma mulher querer usar corretivo, máscara e blush pra ficar com uma carinha mais graciosa!
    Creio que todas entendem que ninguém está dizendo que temos que ficar 24 horas “montadas”… não é todo dia que a gente sai de casa com roupas dignas de serem fotografadas e maquiagem de diva.
    Somos mulheres, somos vaidosas, somos lindas, queremos nos sentir bem e a maquiagem está aí pra tornar tudo isso mais fácil!
    ;D

  40. MAriana    27/07/2011 - 10h52

    Acho que em 50% dos meus dias eu nem uso. É meio que assim: se acordo com paciência de usar, passo uma base e um blush pra vir trabalhar.
    Lido bem com minha cara pelada :-)
    Agora, dia de festa, parte da festa pra mim começa na penteadeira. Adoro ficar horas me arrumando.
    Sei lá, acho que isso é saudável

  41. Natalia    27/07/2011 - 10h52

    Uso porque amo usar! Meu marido ja entendeu e não fica mais me perturbando quando começo a me maquiar, ele para e fica olhando. Mas tudo a gente tem que fazer com parcimônia, né, então às vezes a pressa pede que o protetor solar com base e uma mascara sejam a solução em casos de emergência!

  42. marina    27/07/2011 - 10h53

    amei o post!! apesar de não ter a menor paciência pra maquiagem, acho super demais quem tem, tipo vc ;D no meu caso, prefiro gastar tempo cuidando da pele do que tentando esconder alguma coisinha nela… quando to disposta, é base, pó e rímel, até pq não tenho nenhuma habilidade pra fazer algo elaborado kk enfim, vai de cada uma, tem gente que gosta, tem gente que usa pra ~~seguir a tendencia~~ e gente que usa pq precisa mesmo. sucesso com o blog! ;*

  43. Camilla    27/07/2011 - 10h53

    Pq de cara lavada não dá, né?!
    Inclusive escrevi um post recentemente sobre o assunto:
    http://fernandanogueirac.blogspot.com/2011/07/de-cara-lavada-nao-da.html

  44. Tatiani    27/07/2011 - 10h55

    Lu, gostei muito do post. E eu uso pq gosto, uma maneira que me faz me sentir bem, cada um faz o que lhe convém!!!

  45. Camila    27/07/2011 - 10h56

    Oi Lu, tudo bem?
    Olha, eu gosto muito de maquiagem, confesso q comecei a usar pra disfarçar um pouco as marcas q eu tenho de espinhas, mas no fim, quando comecei a fazer tratamento tive q parar de usar make pq tinha q lavar o rosto no trabalho, aí era complicado pra reaplicar tudo. No começo foi bem estranho não poder passar um rímel, um pozinho q fosse, mas eu me acostumei. Agora, na segunda fase do tratamento já estou passando rímel novamente, só q nada no rosto. O bom é q minha pele está ficando livre das manchas chatas e quando fiar bem limpinha vou ficar tão feliz em poder voltar a usar make!
    =) não me considero escrava da maquiagem não, mas pelo menos um batonzinho e um rímel eu gosto de usar sempre. Acho q fico mais apresentável!
    Mas é mais uma questão de amor do q de vício!

    Bjux

  46. Julia Catarina    27/07/2011 - 10h56

    Olá Lú eu amei o post, pq sempre pensamos em maquiagem como um fiel aliado, e chega uma hora q realmente viramos reféns desse vício. Acho q assim como tudo na vida nosso rosto tbm merece um descanso, teve um dia q fui visitar uma amiga e ela me disse “Nossa como sua pele tá linda!” Eu pensei nossa amanheci com várias espinhas hj, mas como lógico estava com corretivo e pó tava tudo lindo. Resumindo não fiquei feliz com o elogio pq sabia q na verdade minha pele não estava nada linda e saudável, isso me fez pensar. Parabéns pela idéia do post, isso tem q ser discutido! Bjão

  47. Amanda Medeiros    27/07/2011 - 10h57

    Eu uso maquiagem porque acho que mereço esse tempo pra cuidar de mim! Já fico tanto tempo cuidando dos outros… kkkk

  48. Alicita Joana    27/07/2011 - 10h57

    Maquiagem tem uma função: melhorar ! Tornar ainda melhor o que todas temos. Se um corretivo já faz um milagre de esconder as olheiras depois de virar a noite estudando, por que não usar? Um bom rímel, SOMENTE, já faz uma grande diferença. Novamente, por que nao usar? E não tô falando de usar maquiagens caras, importadas, que custam um salário mínimo. Estou falando de uma maquiagem normal, simples, o suficiente para te deixar ainda mais apresentável. Quem faz comentários a respeito de ‘mudar a aparencia’ e viver somente de maquiagem é uma pessoa que ainda não se rendeu a esse universo incrível que só pertence a nós mulheres. Continuemos usando a abusando de artificios para nos sentir bem. =) Lu, seu blog é lindo, leio todos os dias !

  49. Sílvia    27/07/2011 - 10h57

    Lú, primeiramente, devo frisar: mas que email mais desagradável de se receber hein? hahahaha Claro que já sabes que as críticas são parte de se tornar uma pessoa pública (já és, né! haha), mas ninguém é de ferro de se aborrecer, nem que seja um tiquinho, com palavras mal postas e maleducadas.

    Às vezes, as pessoas julgam os outros por elas mesmas. O que importa é ser feliz, sem machucar o próximo. Se tu gostas de usar maquiagem e acha isso divertido, que problema tem? Esse é o meu caso, respondendo à pergunta final do post: uso maquiagem (e amoooo!), porque acho extremamente divertido! hahahaha Se eu for ao supermercado ou à academia, geralmente, não uso nada, não. No máximo, um rímelzinho sem emoção alguma, só pra não dizer que saí descuidada hahahahaha

    Meu “uniforme conforto” é um vestidinho qualquer. Moro em Belém e, como aqui quase nunca faz frio (né, nunca faz frio de verdade! haha no máximo uma brisinha geladinha vinda da Baía), posso me dar ao luxo de sair de vestido, um rabo de cavalo, make up zero e meus óculos pra ir ao supermercado.

    Isso tudo me lembrou uma outra situação: as mulheres, hoje em dia, são muito mais guiadas a estudar e a criar sua carreira profissional independentemente de qualquer homem/namorado/etc. Eu mesma cresci pensando assim. Revolução das Mulheres e tal. Mas, depois, percebi uma coisa: e as mulheres que gostam de cuidar da casa? De fazer comidinha pro marido? Que se sentem felizes assim? São elas menores que as outras que decidem estudar na Europa com o objetivo de virarem presidentes de grandes multinacionais? Só porque eu decidi estudar e crescer profissionalmente, eu posso desprezar a vontade dessas mulheres? Só porque a vontade delas não é a minha vontade? Acho que não. As pessoas deviam aprender que tudo deve se basear no respeito. Aonde houver felicidade, sem machucar o próximo, esse é o caminho a se seguir.

    Beijos! =***

  50. Lucieli Rosana Sander    27/07/2011 - 10h58

    Muito bom o post Lu! Também não saio de casa sem maquiagem, se estou atrasado tenho o kitzinho na bolsa pra quando tiver um tempinho! Me sinto melhor assim, acho que pareço mais disposta, saudável, do contrário, me vejo desleixada. Mas é questão de costume, sobreviveria sem tranquilamente, se fosse o caso. E minha pele já respira bastante durante a noite, então de dia acho um tempinho pra maquiagem que é como me sinto melhor.

  51. Cristina    27/07/2011 - 10h59

    Eu gosto de maquiagem, mas capricho no fds. Pra ir trabalhar uso batom, blush e rímel (às vezes uma sombra clarinha). Não atendo ao público, então não preciso estar montada na maquiagem, mas se exigisse algo mais, eu usaria sem problemas.
    Bjos

  52. Sara Lima    27/07/2011 - 11h00

    Eu uso pelos dois motivos. Amo e ao mesmo tempo acho que preciso. Tenho uma paranoia de achar que meu rosto é alaranjado, mesmo Deus e o mundo descordando. hahah Meio louco. Mas pra quem briga um pouquinho com a baixa autoestima, pode ser um meio de me esconder, mas ao mesmo tempo de me fazer sentir melhor.

  53. Carol Barboza    27/07/2011 - 11h00

    Concordo plenamente! Acho que a gente não tem que virar a Barbie pra sair de casa o tempo todo (até porque ela nem tem a escolha de tirar a maquiagem né, coitada.. rs). Mas acho que a maquiagem também tem o poder de ‘transformar’ nossa autoestima, vai muito além de mera aparência… Dentro dos cuidados da pele, não vejo mal nenhum em optar por um blush aqui ou rímel ali! Quando fiz intercâmbio, peguei a mania das Americanas (pelo menos da cidade em que fiquei) de usar delineador pra ir em qualquer esquina e mercado, mas já estou me desprendendo… tudo que é demais não é bom né, pro dia-a-dia prefiro sair mais light, usar a maquiagem só pra dar aquela aparência mais saudável mesmo! rs Ótimo post.

  54. Karla Lopes Gonçalves    27/07/2011 - 11h00

    Maquiagem é uma aliada para melhorar sua aparência no dia-dia… Quando vc dorme pouco, tem o dia corrido, trabalha, faz academia,tem um milhão de coisas ao mesmo tempo pra resolver, o cansaço é evidente. Essa é a função da maquiagem na minha vida.
    Tanto não sou escrava dela que durante as férias faço questão de aposentar a base e o pó, e fico de cara lavada mesmo, sem medo de ser feliz!

  55. Lívia Benatti    27/07/2011 - 11h01

    Muito bom o post!
    Acho que a maquiagem (assim como as roupas) devem ser usadas pra realçar a nossa beleza e nos fazer sentir bem com a gente mesma! Afinal, como você disse, estar bem arrumadas, nos faz sentir melhores – quem nunca passou um batom diferente num dia em que estava meio down?

  56. Juliana Martins    27/07/2011 - 11h01

    Oi Lu. Acho esse tipo de discussão super válido e importante. Eu uso maquiagem pelos dois motivos, na verdade. Tenho muita olheira, então se eu não usar um pouco de corretivo pelo menos, fico com aparência de não ter dormido nem uma hora. Acho que nesse caso é uma necessidade. Mas vivi a vida toda sem tampá-las (as olheiras), e não morri por causa disso também. Acho que a questão é que a maquiagem, a moda estão aí pra nos ajudar, nos fazer sentir melhor, e mais que tudo isso, é expressão. É pra gente se divertir e mostrar um poquinho da nossa personalidade. Mas a partir do momento que isso se torna uma “escravidão”, tem alguma coisa errada.

  57. Thais Lima    27/07/2011 - 11h02

    Maquiagem se torna um hábito pra quem gosta, assim como escovar os dentes. Ou alguém sai de casa sem escovar os dentes?
    Eu, geralmente, não saio de casa de cara limpa. Pra mim é apenas mais uma tarefa da minha manhã, faz parte da rotina. É tão bom me olhar no espelho e estar satisfeita com a minha imagem. Mas não pensem que sou obcecada, vez ou outra boto a cara limpa na rua. Por vários motivos, mas o principal é deixar a pele respirar, sem cobertura alguma.
    Assim como a moda, maquiagem é uma diversão!

  58. Daniele Assis    27/07/2011 - 11h02

    Adoro maquiagem e uso por prazer, me faz sentir bem melhor e segura…
    Porém, não sou “escrava” dela, saio (digo, vou ao trabalho, shopping, etc…)de “cara limpa” sem o menor problema. Acho que a questão é justamente essa: quando você se perde ou não se reconhece sem maquiagem, isso sim pode ser uma problema…

  59. Tamyres Palma    27/07/2011 - 11h03

    Bem, fiquei com preguiça de ler todos os comentários, então não sei se sou a única que pensa assim.. Eu realmente não uso maquiagem. NADA. Volta e meia passou delineador em cima, batom e máscara e pronto. Mas tem que ser para algo realmente “tchamm”.. no dia-a-dia não sinto necessidade alguma de ma maquiar.

    Cuido muito da minha pele com sabonetes, cremes e bebendo água, então não há muito o que esconder.

    Não sou contra quem usa maquiagem, mas como no artigo postado por ti, Lu, tem sim gente que vira escrava de maquiagem, e isso é doença ao meu ver.. chega um ponto que faz mal..

    Mas sei lá, gostei do post. Embora as dicas de maquiagem não me sejam úteis, adoro teu blog e o jeito com que tu escreve.

    Beijos,

  60. Jô Nascimento    27/07/2011 - 11h05

    Lu, amei o post. Estava pensando nisso esses dias quando uma pessoa me disse que mudei muito depois que descobri esse mundo de makes e afins. Eu não uso maquiagem completa sempre, mas não abro mão de blush, batom e corretivo. Eu tbm tenho meus dias de conforto total e adoro isso. Acho que o importante é sermos nós mesmas, seja de máscara nos olhos os não. Ninguém acorda 100% todo santo dia… O que importa é me olhar no espelho e me sentir feliz do jeito que me vejo. Maquiagem pra ficar mais bonita? Mais sexy? Mais iluminada? Sei lá, só sei que me faz muito feliz e pra mim isso é o que importa.
    Bjos mil no S2. Se um dia vc entrar lá no blog, me conta o que achou? Eu ficaria muito honrada.

    Jô do http://www.princesasmodernas.com/

  61. Paula Portela    27/07/2011 - 11h06

    Lô, concordo com vc. Eu venho aprendendo usar maquiagem. Por muitos anos, só conhecia o batom, o rímel e o lápis de olho. Agora venho descobrindo váaarias novidades que são tudo de bom! Mas não uso diariamente. Concordo plenamente de que se usar todo dia, quando for sair mais arrumada vai parecer que está igual. Genten, a pele DEVE respirar!!!! Nada de mil maquiagens todo dia!!!

    Maquiagem pra quê?

    Pra corrigir imperfeições, quando elas estão ganhando atenção naquele dia, pra dar um UP nos dias em que a gente tá DOWN, pra se olhar no espelho e gostar cada vez mais de vc mesma. Mas como na vida, nada faz bem ao extremo…

    ;-)

  62. Juliana Campideli    27/07/2011 - 11h06

    Eu sinceramente uso maquiagem porque gosto. Acho que fico melhor com cílios maiores, com um tom rosado nas bochechas e sem as manchas de espinha tão aparentes. Não me condeno quando me olho no espelho pela manhã, mas como encaro a aparência como um cartão de visitas, quero sempre passar a melhor impressão de mim, melhorar o que já acho bonito e “camuflar” o que não está em melhor estado. E, pra falar a verdade, detesto pessoas que dizem que maquiagem é coisa fútil. Será que a pessoa que pensa desse jeito gosta tanto assim do que vê no espelho?

  63. Michelle Andrade    27/07/2011 - 11h06

    Oi, Lu!
    Amei o post…eu uso maquiagem porque gosto.
    Mais as vezes saio só com batom e rímel, e também fico feliz.
    Beijuuuuuuuuuuuuu!!!

  64. Daniely Paulino    27/07/2011 - 11h06

    Hey Lu…

    Adoro maquiagem…mas antes só usava pra sair… de uns tempos pra cá começei a passar para vim trabalhar…bem básica porque eu tenho um restaurante então não dá pra exagerar logo cedinho rsrsrsrs…mas tenho recebido mais elogios…tipo muitos muitos muitos…. adoro! até o dignissimo anda elogiando mais rsrsrsrsr… ” nossa amor vc está mais bonita… o que vc fez???” rsrsrsrsrs… detalhe é que agora não saio mais de casa sem ela hhehehehe….

  65. Cecília Belém    27/07/2011 - 11h06

    Acho que a maquiagem é nossa principal ferramenta para mostrar quem somos e nosso estado de espírito.
    Tem dias que passo pelo menos um blush para ir no mercado. Tem dia que vou com a cara limpa.
    Acredito que o que importa é como nos sentimos.

  66. Selma    27/07/2011 - 11h07

    Oi Lú,
    Eu uso maquiagem porque PRECISO para me sentir feliz, entende ? No meu caso, uma coisa é consequência da outra !
    Eu adoro posts assim, que nos fazem pensar de verdade, aliás tem um ótimo tb lá no Make up Atelier, acho que assim como o seu vale a leitura !
    Bjs

  67. Lorenna Guerra    27/07/2011 - 11h09

    Eu só uso nos finais de semana, quando tem algo especial. Uma festa, sair com amigos, etc… Pra ficar em casa, ir para o curso, supermercado ou padaria, não uso nada, nem o corretivo. Mas é óbvio que não vou até lá com moletom e chinelo. Acho que essa leitora passou dos limites e começou a desrespeitar. Cada um tem seu jeito, seus gostos e suas manias. Quer dizer então que se ela criasse um blog falando que não gosta de passar maquiagem, e nós, que gostamos resolvêssemos ler teriamos o direito de fazer o mesmo? Alguém ia mandar um email falando que tinha dó dela, porque ela não parecia mulher por não curtir tals feminices? Acho que não.
    A tal ponto que chegou, não parece um simples discordar. Passou pra inveja. rs

    Beijos

  68. Leilinha    27/07/2011 - 11h09

    Lú, adorei o post.
    Eu sempre leio o seu blog, mas quase nunca comento, só que agora me deu vontade de dividir a minha experiência. Eu sempre gostei de rímel, batom, blush… só que há mais ou menos uns 7 anos eu comecei a amar profundamente o mundo das makes. Uso porque amo muito e pra mim tb é como uma horinha de recreio, então eu super te entendo rsrs!
    Acho que isso é normal, tem gente que é louca com sapato, outras com bolsas, outras com make… e provavelmente a maioria esmagadora das mulheres será louca por mais de um dos itens que citei rsrs.
    E quanto ao “moletom” sei lá, eu posso até ir na padaria não mto produzida, mas sem antes passar um corretivozinho é bem impossível!
    Essa menina que te pentelha no mínimo queria ser vc né, então que Deus te livre de gente invejosa e mesquinha.
    Bjos e sucesso (mais né).

  69. Luana de Medeiros Nunes    27/07/2011 - 11h10

    Pra mim é relativo, as vezes eu uso porque preciso(espinhas, cara pálida), outras porque me sinto bem.
    Acho que a maquiagem consegue mostrar o que a gente tem de melhor.

  70. Fê    27/07/2011 - 11h11

    Adorei a reflexão e acho muito válido as escravas de maquiagem refletirem sobre isso! Não sou escrava de maquiagem e só uso no final de semana, no dia a dia prefiro dormir um pouco mais e ir pro trabalho só com protetor solar e batom. Confesso que me sinto bem por saber que não preciso nem de um corretivo ou rimel pra me sentir bem, é bom demais acordar, lavar o rosto, passar protetor e já me sentir bem e digna para ir trabalhar. Acho que ser escrava da maquiagem deve dar um trabalhão e não é saudável achar que não se é digna para sair de casa sem ela, mas cada um é cada um e não critico quem é escrava da make, só acho que elas deveriam conhecer a liberdade de se achar linda mesmo sem ela, e olha que minha pele não é das melhores, estou sempre com alguma vermelhidão e mesmo assim saio de casa sem base. É um luxo deixar a pele respirar sem make. Cuido muito da minha pele, invisto muito em cosméticos e tenho um caso de amor com minha dermatologista, tenho todo um ritual diário para cuidar da pele. É claaaaro que eu me acho muito mais linda maquiada, minha pele fica um luxo com base e blush e tudo o mais, mas nem por isso me sinto na obrigação de usar.
    Mesmo assim sou apaixonada por maquiagem e não perco a oportunidade de usá-la nos finais de semana. Mas sombra acho sempre um exagero e uso só pra sair a noite.

  71. Camila Becker    27/07/2011 - 11h11

    Adorei o post! Realmente acho que não vale a pena ser escrava de coisa nenhuma. Um bom exemplo é aquela menina que faz vídeos no youtube que tem a pele horrorosa, cheia de manchas e espinhas, mas MUDA TOTALMENTE depois de maquiada. Acho muito mais válido cuidar da pele, tratar pra ficar boa do que camuflar um problema. Eu AMO maquiagem, sou super viciadinha, vivo à caça e comprando produtos novos, mas não tenho problema nenhum em sair de casa com a cara lavada de vez em quando!

  72. Renata Pires    27/07/2011 - 11h11

    Maquiagem pra me divertir. Encaro as minhas listas de desejos, meus batons, meus blushes como brinquedos. Acho que meu lado criança ficou aí. Desde muito nova (acho que uns 12 anos) gosto de maquiagem mas minha mãe não me deixava usar pq eu era criança (ponto pra ela!). Mas quando fiz intercâmbio aos 17 voltei pra casa recheada de makes.

    Uso todos os dias porque meu trabalho exige e eu adoooro. Acho que deve ser um saco a pessoa não curtir maquiagem e ser obrigada a fazer, imagina que tortura??

    E meu humor tb muda totalmente quando “brinco” de me maquiar ou quando ganho/compro um novo produto.

    Meu pai sempre que me dá algo de make fala: “Olha seu brinquedo minha filha!” Acho super fofo.

    É isso. Ah!! E não sou do time que vou a padaria maquiada, mas acho que cada um faz o que quer, o importante é ser FELIZ!!

  73. Cíntia Vasconcelos    27/07/2011 - 11h12

    Perdi as contas de quantas vezes eu já parei pra pensar nisso e mais ainda em quantas vezes não quis admitir que uso porque acho que preciso, porque realmente me sinto melhor com maquiagem. Muitas vezes me envergonhei por ver meninas lindas na rua, no shopping, no metrô, que aparentavam estar sem maquiagem e eu, toda trabalhada no combo “base – pó – blush – rímel”.
    Buscava deixar a maquiagem mais natural possível para aliviar a consciência que pesava e me fazia pensar “é maquiagem demais”.
    Baseada no meu achismo virei escrava do que pensava ser maquiagem, mas na verdade era escrava do meu engano, eu não sou refém da maquiagem, eu sou apaixonada por ela, é diferente.
    Hoje eu uso porque gosto, me faz bem e também porque eu preciso.
    Por que não admitir?

    Qual o problema de usar algo que te favorece mesmo para ir na padaria?
    Eu vou à padaria maquiada e não vejo problema nenhum nisso, eu faço compras maquiada, dou aula maquiada, trabalho maquiada e quando retiro a maquiagem enxergo no espelho a mesma pessoa com e sem maquiagem.

    Eu tenho a possibilidade de ser quem eu quiser e ser como eu quiser sem precisar mudar de personalidade, basta me expressar pela maquiagem. Maquiagem é uma forma de expressão e hoje já faz parte de mim, aliás, de muitas meninas por ai, com certeza.
    Quem vê a maquiagem como algo desnecessário usado somente e puramente para vaidade e futilidade realmente não precisa dela.
    As pessoas que, assim como eu, amam maquiagem não renegam a sua aparência, mas aprenderam a se aceitar e aceitar que um corretivo que tira a olheira pode tirar também uma expressão cansada, atribuída temporariamente por um contratempo ou outro.
    É mais do que simplesmente estética, é estética e outras coisas mais.

    Concordo quando dizem que ninguém precisa ser, todos os segundos, perfeito e digno de um editorial, mas acho que todos merecem ser, todos os segundos, felizes, usando maquiagem ou não.

  74. Lu Correa    27/07/2011 - 11h12

    Lu, eu digo por que a essa “hater” , porque para mim maquiagem muitas vezes é uma arte, é tão bonito aqueles olhos recheados de cores, um batom colorido. Além de que infla o ego receber um olhar de contemplação, haha.
    Óbvio, que há pessoas que passam do limite indo a esquina trabalhada no smokey eyes, mas eu não dispenso um rímel e um blush para ir ao supermercado, e isso é mais que vaidade, me sinto mais eu com cílios imensos, em verdade, um dia farei aloka e irei de postiços.
    Bem, maquiagem para mim é AMOR! Amo e não abro mão!
    Beeeijos

  75. Alice    27/07/2011 - 11h12

    minha mãe diz que no meu tom de pele eu devo usar um blush assim que eu acordo pra dizer bom dia pro marido!!
    e como diz uma amiga dela, “a gente tem que valorizar o que deus deu pra gente, e maquiagem já dá uma mãozinha”

  76. Agatha    27/07/2011 - 11h13

    Adorei o post, Lu!
    Eu sou do time das com cara lavada todo dia hahaha Nao me sinto bem quando me maqueio todos os dias, sinto que estou me traindo :D E sinto super confiante desfilando pela rua sem nem blush. E tambem acho que muita maquiagem tem aquele perigo de envelhecimento precoce. Mas eh tudo questao de opiniao, neh? O mundo eh legal porque todos somos diferentes. Se ninguem usasse maquiagem, seria chato e se todo mundo usasse, tambem seria um porre!
    Viva a democracia! hahaha
    Adoro o blog, entro sempre!! Muuuito sucesso pra voce!
    ps: uso maquiagem em festas, quando vou gravar algum curta (sou atriz)… Pelo simples motivo: entro na vibe! :) Gosto de fazer o que me faz feliz!

  77. Luiza    27/07/2011 - 11h13

    Oi lú, já fui a padaria de moleton mas isso não quer dizer NUNCA que não gosto de passar uma maquiagem( rímel /corretivo) p ir a aula, e sair bem arrumada com uma roupa legal que me sinta bem. Mas nos dias de mais preguiça- falta de tempo- saio muito bem de cara lavada. Para mim vc precisa se sentir bem, mais nada quando for sair!!
    Adoro seu blog, e te acho uma fofa. (:

  78. Páua    27/07/2011 - 11h14

    Eu uso pouco, pois tenho acne e sempre que uso para sair, noto que piora (mas pode ser a mania de ñ tirar quando chego em casa)!

    Acho que vc deve usar/fazer o que te faz sentir bem!

  79. Luisa    27/07/2011 - 11h15

    Eu uso maquiagem pra ficar diferente. Não uso no meu dia a dia pq nao tenho paciencia e prefiro dormir 10 minutinhos a mais de manhã. Já assumi minhas olheiras e, no maximo, passo um blush pra nao ficar com cara de doente. Agora fim de semana, pra ir num churrasco, numa festa, sair com o namorado eu uso maquiagem sim! E acho o maximo as pessoas que me veem todo dia de cara lavada me olharem e pensarem: como ela esta diferente!

  80. Taty Parreira    27/07/2011 - 11h16

    Amei o post. Eu gosto de maquiagem, melhora nosso humor mesmo. No dia a dia uso maquiagem bem levinha, poi Uberaba é muito quente, mas se saio de cara lavada de casa parece que estou abatida, Acho que ela por mais simples que seja nos ilumina e dá um ar mais feliz e saudável. Agora, à noite, adoro caprichar, principalmente nos olhos, vaoriza o look.
    Taty Parreira
    http://rendasepoas.blogspot.com/

  81. Naira Pimenta    27/07/2011 - 11h16

    Eu estou me habituando a usar maquiagem, comecei a me interessar depois que uma querida amiga me apresentou os produtos da Mary Kay e eu passei a vender e a usar afinal se eu vendo os produtos preciso usa-los para mostrar quanto são bons, mais fui pegando gosto e hoje já me acho estranha sair sem pelo menos um blush e um rimel rsrsrs!! Estou adorando me maquiar e a brincar com as cores, é meu passatempo!!! Acho que a maquiagem valoriza, é claro que tudo sem exageros e com muito bom senso!!

    Adoro seus posts!!1 E é sempre muito úteis!! Aprendo muito!!!

    Beijo grande!!!

    Naira

  82. Raquel    27/07/2011 - 11h17

    Oi, Lu!
    Sempre leio seu blog e estou estreando nos comentários hoje. eeeeê!
    Então, eu amo maquiagem! Mas não é sempre que uso… Meu rosto não é perfeito, muito pelo contrário, tenho marquinhas de espinhas que me incomodam sim! Quando tô muito incomodada, faço todo o processo corretivo-base-pó… Apesar de precisar, faço pra me sentir melhor. Mas canso de sair de casa sem nem um corretivozinho, e não fico com vergonha de mim por isso.
    Maquiagem é diversão! Amo, mas não sou escrava, entende?

    E sim, que e-mail desagradável este, não?.. =x

    Beijos

  83. marcela raposo    27/07/2011 - 11h17

    Adoreeei o post! Essas reflexoes sao sobre bem vindas! No dia a dia, eu raramente uso maquiagem, pq acho que nao preciso… nao tenho nada de olheira e os meus cilios ja sao enoormes,meu irmao diz que parecem posticos e a linha d`agua eh bem pretinha! Batom tb dispenso no dia a dia pq ja tenho labios carnudos. Mas, final de semana, pra ir no shopping ou jantar fora, por exemplo, eu passo tuuudo que tenho direito, eh claro que com essa ajuda eu fico mais confiante, alem disso, eu aamoo comprar e testar novos produtinhos, como vc!! Sorry a falta de acentos, to no laptop..
    bjsss

  84. Kamilla Noronha    27/07/2011 - 11h17

    Com a maturidade chegando (20 anos), eu passei a me interessar de verdade pelo assunto. Uso maquiagem todos os dias e é porque eu gosto, porque me sinto preparada p/ qualquer coisa, me sinto mais bonita. Não acho que isso seja futilidade, é uma questão simples de escolha, eu não posso impor à outra mulher que ela só saia de casa maquiada e ela não pode impor à mim usar maquiagem só em algum evento especial. Resumindo, eu uso por gosto, pelo prazer de poder brincar com mil possibilidades. :)

  85. Bruna    27/07/2011 - 11h17

    Acho legal levantar essa discussão. Muitas vezes ficamos lendo mil blogs de maquiagem e moda e começamos a ficar meio obcecadas com essas coisas. Digo por mim. Mas acho que é importante a gente se sentir bem com o que tem, sem ter a noção de que é necessário, essencial, usar maquiagem todos os dias pra corrigir todas as imperfeições. Pra mim, maquiagem é acessório. Eu adoro, claro, mas tem dias que não tô tão inspirada, em outros acordo atrasada e não dá tempo de me maquiar, ou só quero deixar a pele descansar mesmo… gosto de estar maquiada, mas se não rolar por um motivo ou outro, não é uma coisa que acaba com o meu dia. Acho que tem que ter aquele uso saudável, racional… sem ser radical em nenhum dos extremos. Assim como os acessórios, tipo brincos, colares, acho que a maquiagem valoriza o que a gente já tem de bonito. Sem ela, não vamos deixar de ter essas qualidades… é isso :)

  86. Paola    27/07/2011 - 11h17

    Lu, tb sempre leio o blog mas nunca comentei por aqui. Achei o post demais! Acho que maquiagem, moda, acessórios, tudo vale a pena quando faz a gente se sentir bem! Uma mulher bonita e arrumada faz bem não só a ela, mas a todos ao seu redor! E quem te mandou esse email está com inveja, friso que cada um pode ter sua opinião, mas sem querer passar por cima da dos outros.
    Tb amo maquiagem e não saio de casa sem pelo menos um rímel!
    Beijos, Paola

  87. Taís Barreto    27/07/2011 - 11h18

    Lú, super-válido e interessante seu post!
    Eu só comecei a ligar pra aparência quando entrei na adolescência mesmo (como a maioria das garotas), e aí lembro que adorava sair maquiada pra qualquer lugar, arrumadinha, sabe-se lá quem eu ia encontrar né? Rss.
    Mas com o tempo fui cansando, fui deixando minha pela descansar, porque eu tenho muita alergia a qualquer coisa que eu use por um tempo muito longo.
    Hoje em dia eu só me maquio “MESMO” quando vou sair à noite, mesmo assim quando to com paciência e tempo. No dia-a-dia eu gosto da minha cara lavada, não tenho problema nenhum com ela, no máximo passo um corretivo nas olheiras e um blush quando acho que to muito gasparzinho. E eu uso óculos também! Hehehe.
    Sinceramente? Me acho bonita assim também, porque as pessoas me vêem todo dia sem uma ‘máscara’ e me elogiam mesmo assim. E aí quando me maquio dá aquele ‘Uau! Você tá tão diferente’. Hehehe. Adoro isso!
    Noutro dia eu tava em uma roda de amigos na casa do meu namorado e todas as namoradas dos amigos dele estavam maquiadas, menos eu. Aí eu perguntei pra ele se ele sentia falta da época em que eu me maquiava sempre pra sair (namoro há 6 anos e meio) e ele falou ‘Eu gosto de você de qualquer jeito. Você tá linda naturalmente e elas vão chegar em casa e ter que tirar aquilo tudo mesmo!’. Fofo né? Rsss.
    É isso… Falei pra caramba, mas é porque me empolguei com o post! xD

    Beijão Lú! ;D

  88. Karina    27/07/2011 - 11h19

    Bom dia! =D
    eu leio seu blog há algum tempo, mas nunca comentei (adoro ler blogs, odeio comentar) – mas hoje me sinto quase que na obrigação de fazer isso. Pois bem, eu amo maquiagem e desde que comecei a trabalhar (com 18 anos) que eu não vivo sem (hoje eu tenho 22). Mas, no inicio deste mes minha palpebra inchou por dois dias – e dps disso eu cortei a maquiagem por um tempo… E voltei a usar mais raramente (porque eu sou muito medrosa e percebi que as vezes depois de eu ter passado um dia maquiada, a palpebra ficamente levemente inchada). E sinto falta de me maquiar todo dia. Porque não é apenas algo que eu faço para ficar mais bonita. É um processo artistico, criativo. Combinar cores, harmonizar formas… Eu sinto falta das cores, de me expressar “esteticamente”…

  89. Conceição Cosme    27/07/2011 - 11h19

    Acho que quando a gente “se gosta”, nada como cuidar e tratar da nossa aparência!
    Acho que toda mulher tem que ter vaidade, (falo isso com minha filha de 11 anos direto!). Não precisamos ser escravas de produtos nem das perfumarias, mas porque não se sentir melhor se temos tudo pra alcançar essa satisfação?
    Acho um cabelo sempre limpo, com bom corte e o rosto bem tratado, mesmo sem maquiagem, fundamental.
    Mas que, pelo menos, uma máscara e um batonzinho ajuda, ah isso ajuda e muito!
    Não sou escrava das makes, mas uma boa base, corretivo, máscara, batom e blush, fazem toda a diferença!
    E são coisas que com o tempo, começam a fazer parte da rotina diária, nem tanto trabalho assim dá!
    E digo sempre: Um gloss é tudo! Já faz a diferença!

    Bjos

    http://www.toutelesdames.com

  90. Elisa Ferreira    27/07/2011 - 11h20

    É clichê, mas você usa o que você se sente bem usando! Isso é a mais pura verdade. . Maquiagens existem para serem usadas, independente da ocasião. E se você não gosta de maquiagem, ok! Mas tem gente que gosta e liberdade de expressão é tendência colega!

  91. Camille Faria    27/07/2011 - 11h21

    Eu n vejo necessidade de criticar os hábitos ou estilo de outra pessoa. É feito discutir religião, futebol… se a pessoa gosta de se maquiar feito uma drag queen e se sente bem consigo mesma, óTimo. Se no máximo a pessoa usa um batom de manteiga de cacau e se sente bem da mesma forma, ótimo também. O que a gente tem que prestar atenção é se estamos fazendo isso por nó ou pelos outros e se isso nos está fazendo mal. Essa é a verdadeira discussão…

  92. Marina Carvalho Duarte    27/07/2011 - 11h22

    Parabéns pelo post, Lu! Poucas vezes vemos um conteúdo tão correto a respeito desse tema tão polêmico. Maquiagem pra mim é um tempo para cuidar de mim mesma e não uma obrigação. Não uso maquiagem todos os dias, mas tento cada dia aumentar a frequência com que uso, pois me sinto mais feliz e mais “viva” quando me dou esse carinho. O fato de usar maquiagem todos os dias, de querer ter produtos diferentes, de pagar caro (ou bem baratinho) para se agradar não é, a meu ver, uma afronta ao outro, mas sim um cuidado comigo. Quando entro num blog como o seu e vejo várias coisas que eu gostaria de ter e ainda não tenho, não me bate inveja, mas sim mais curiosidade. Sua opinião, como ficou em você, como você usa, assim como a Marina (2beauty)e Jalia Petit (Petistcos), é importante pra mim. É assim que muitas vezes conheci coisas que atualmente adoro e também deixei de comprar coisas que provavelmente iria detestar. É difícil entender esses comentárioas ácidos, pois na maioria das vezes me soam mais como inveja do que como comentário. Pra mim, não gostei, não comento! E se gostei comento pra aumentar “os números” daquilo que gostei. Descordar é aceitável e até louvável, pois mostra a diversidade e dá graça ao mundo. Se todo mundo gostasse do mesmo, não teríamos tantos pontos de discussão justamente a respeito de gosto. O que se discute na maioria dos blogs é justamente o gosto de quem faz o blog e de quem segue. Segurem a inveja, cresçam, aprendam a respeitar o outro! Não é porque eu não me maquio todos os dias que não acho bacana a pessoa que se cuida. E não é porque eu não me maquio que vão me olhar como desleixada. As vezes a profissão da gente exige que estejamos muito arrumadas e as vezes ela nem permite. O mundo é vasto, cada um vive como acha melhor e tem espaço pra todo mundo, se cada um respeitar a escolha do outro…

  93. Adeline    27/07/2011 - 11h23

    Hahahaha
    Adoreiii a história da Jacu!
    Mas enfim, uso maquiagem só mesmo p algum evento mais importante ou qnd a pele implora por um corretivo! rs
    Não uso mais pq tenho preguiça, não tenho tanto tempo (sono em primeiro lugar gnt, sempre! haha) e sinceramente… sou uma estudante pobre! Logo, economizo a make p usar fds né?! :D
    Tem coisa melhor doq se sentir bonita? Tem não!
    E se precisa de make? ótimo, se joga!
    Não precisa? ótimo tbm!
    Mas vamos combinar gnt, educação e respeito é primeiro item de sobrevivência na sociedade né?! Please. Vamos ser mocinhas fofas e manter o padrão?! rs
    Beijos Lu, ótimo post!

  94. Priscila dos Reis    27/07/2011 - 11h25

    Lú, eu tô no terceiro ano do ensino médio e eu sou a única da minha sala que usa maquiagem. Eu comecei a usar com 14 anos, porque eu tenho olheiras hereditárias, que não saem nem meljoram a não ser com maquiagem, comecei com corretivo, só que ficava feio o conjunto, daí fui pra base, depois blush e assim por diante. Pra mim às vezez é um tortura acordar cedo pra me maquiar porque realmente não saio de casa sem, acho que minhas olheiras são MUITO fortes!!!! Mas em compensação eu me decobri uma amante da maquiagem, eu adoro comprar maquiagem, testar em mim e em minhas amigas(quecomeçaram a se interessar por culpa minha), e eu acho que é bom ter um tempo só seu no dia, na frente do espelho, até relaxa né?! Beijos, seu blog é ótimo!

  95. Camila Navarro    27/07/2011 - 11h25

    Gostei muito do seu post, até mesmo porque às vezes eu questiono um pouco a fixação das pessoas por estar sempre maquiadas ou arrumadas e foi bom ver sua opinião sobre o assunto. Eu não uso maquiagem quase nunca, não sinto que preciso e acho que não levo jeito para isso. Durante o dia uso no máximo blush e rímel transparente. Só o batom clarinho me acompanha diariamente. Por enquanto não abro mão do hidratante e do protetor solar, mas não sei, talvez no futuro eu comece a me preocupar mais com maquiagem.

  96. Clara    27/07/2011 - 11h25

    Make para ficar mais bonitinha de vez em quando. Quando tô no clima de usar. Ou quando é algum evento importante. Não uso no dia-a-dia…

  97. Bianca Isabeli De Brida    27/07/2011 - 11h26

    Oi Lú!
    Sempre leio o blog (adorooo) e acho que a maquiagem faz parte mesmo de você sabe? Cada um tem seus gostos e preferências! Eu adoro make, mas eu tenho alergia a uma série de produtos e as vezes ela me ataca do nada (tipo essa semana), dai tenho que ficar uns dias de cara lavada pra minha pele voltar ao normal! Mas confesso que as vezes tenho um pouco de preguiça de me maquiar pra trabalhar hehe Sou bem assim: tudo depende do meu dia, mas o meu estojo ta sempre dentro da bolsa! Não largo jamais haha

  98. Marina de Paiva Costa    27/07/2011 - 11h26

    Lu, adorei o post!!! Vale lembrar que o que importa é ser feliz, com ou sem maquiagem!!! Se cada uma se olhar no espelho e ficar satisfeita com o que vê, seja de “cara limpa” seja com “quilos” de máscara, nada mais importa! Vale até ir de moletom na padaria (mas sem esculachar!) se te fizer bem!!!
    Adoro seu blog e suas dicas (inclusive as de maquiagem)….beijos!!!

  99. Vanessa Nóbrega    27/07/2011 - 11h33

    Muito interessante este post, acho que nunca pensei sobre esse assunto direito. Adoro maquiagem, com certeza me deixa mais bonita e confiante para encarar determinadas situações, no entanto não uso todo dia. Não sinto necessidade de sair maquiada pra faculdade, por exemplo. Me sinto bem com minha beleza natural, mesmo tendo espinhas e olheiras haha. Acabo deixando a maquiagem pra ocasiões especiais… por enquanto! Pq qdo a idade começar a pesar, talvez eu mude de ideia kkkkkkkk. Beijos.

  100. Carol    27/07/2011 - 11h33

    Oi Lu! Adorei o post e a discussão. Adoro maquiagem mas sou uma usuária bem iniciante, nao sei fazer nada muito elaborado, porém nao consigo sair de casa sem. Sinto-me melhor e acho ate uma questão de respeito ao próximo, kkk. Usamos essas coisas tanto pq precisamos (na minha vida o trabalho coopera com a paixão) e tbm pq gostamos, o fds esta aí para ser curtido com mais beleza. Eu tenho um moletom de plush (é assim que escreve?Rs) que é meu xodó, mas se for sair com ele, para caminhar ou ir a padaria, uso ao menos um blush e batom básicos.
    Bjs

  101. Bel Lüscher    27/07/2011 - 11h36

    Oi Lu, achei o post super pertinente, então resolvi comentar (milaaaagre!)
    Bom, eu também não usava quase nada de maquiagem pouco antes de a gente começar aquele grupinho do fórum… Tinha pouquíssimos produtos, e nunca tinha usado base! Tinha nojinho daquela textura pegajosa e que borrava tudo ao redor.
    Mas aí eu comecei a me interessar mais e, como a menina do artigo, perceber que as pessoas me olhavam diferente e que eu me sentia mesmo mais bonita e segura quando maquiada. Mesmo sem todos os passos da maquiagem “padrão” eu já me sentia super gata!
    Hoje em dia sou maquiadora (how ironic!) e tenho que me apresentar bem o tempo todo, mas quando não tenho trabalho eu gosto de sair na rua sem um pingo de maquiagem pra ver quão diferente é a sensação de encarar o mundo com o rosto limpo. E principalmente pra sentir a reação do mundo a mim sem artifícios. E é bom. O mundo não deixa de me achar bonitinha, os caras ainda me olham se eu não estou usando corretivo! É quase uma experiência antropológica, sabe?
    Não é que eu faça isso pra saber se eu preciso ou não de maquiagem, mas pra ter uma lembrança de quem eu sou, com e sem maquiagem. E a minha identidade não muda se eu uso ou não certos produtos. Hahaha
    Eu sempre falo pra quem eu dou aula que o ensinamento maior que eu posso dar é a importância de se olhar no espelho. E não é pra que elas fiquem obsecadas pela própria imagem e queiram virar a Barbie, mas pra que conheçam suas características e possam fazer o melhor uso possível delas – inclusive se, por algum motivo, não estiverem maquiadas. Se nós conhecemos o nosso rosto e o nosso corpo, já temos meio caminho andado pra valorizar as coisas boas e deixar as não tão boas em segundo plano. Um bom batom colorido, um colar bonito ou uma roupa incrível são artifícios que funcionam a nosso favor, e não como uma prisão da beleza. Vaidade todo mundo tem, e a gente não precisa ter vergonha de querer se sentir bonita. Já queimamos sutiã, já ganhamos nosso próprio dinheiro e não precisamos provar nada pra (quase!) ninguém, então vamos ficar gatas, que faz bem demais pro ego! Beijo, baby!

  102. Mª Gabriela    27/07/2011 - 11h39

    po, que post legal! resolvi até comentar! rs
    eu só não me sinto escrava, pq não uso maquiagem pra ir à academia, ehehe! :P
    mas no geral, uso pelo menos um corretivo pras minhas infinitas olheiras. :T
    só se eu tiver ido à praia, e estiver com cara de “viva”, não preciso usar nada! ;)

  103. Carol    27/07/2011 - 11h39

    Oi, Lu!!!

    Em primeiro lugar, quero dizer que curto o seu blog pra caramba porque ele é despretencioso e leve. Informativo e gracioso.

    Em relação a maquiagem, acho que tudo depende do ponto de vista. Escravas de make seria uma perspectiva muito drástica, pois trata as mulheres como dependentes de algo maior do que elas.

    Mas a maquiagem é um utensílio para o embelezamento da mulher. Não acho que as mulheres devam andar por aí de ´´moletom e cara lavada´´. O ser humano, na sua essencia, tem o desejo pelo belo e não temos por que condenar isso nas mulheres.

    A maquiagem para mim é um instrumento poderoso e algo essencial. Não vou pra padaria de moletom e cara lavada, mas como vc, vou de oculos, legging e blusas mais compridas (ou vestidos). Não há necessidade de se andar desarrumada por aí para se firmar como um ser humano nesta sociedade.

    Pensar que a maquiagem nos torna escravas ou fúteis é BOBAGEM. Porque desde antiguidade, o ser humano busca pelo belo e é algo inerente a nós. Ainda sendo nós, mulheres, gostamos de nos produzir, de nos arrumarmos para nós mesmas. Se fazemos isso para os outros? Sim, em partes. Mas o ser humano e um componente da sociedade e nela que vivemos. Não cometamos o erro grosseiro de dizer que nos arrumamos para nós mesmas. É um conjunto de fatores.

    Auto-estima, auto-definição… Não nos definimos como pessoas dependendo da maquiagem ou não. Não é a beleza externa que nos define como pessoa. Mas uma vez definidas como ser humano, gostamos de nos embelezar conforme a nossa personalidade e jeito de ser. Pois cada maquiagem é única e diferente, pois, por mais que nós fizéssemos igual, seria diferente porque somos ÚNICAS.

    Bom, este comentário ficou gigante, sorry, mas não precisamos andar desarrumadas para parecer que temos conteúdo. E sabemos muito bem o poder que a maquiagem tem para levantar o nosso humos. Então, aproveitemos. Sem neuras, sem crise…

    Bjo

  104. Francesca    27/07/2011 - 11h41

    Engraçado, justamente nessas férias eu aproveitei pra conseguir largar da maquiagem, tudo começou quando meu namorado ficava insistindo que envelhece a pele, que faz mal e que eu não preciso. Mas eu realmente não conseguia concordar, sem base nenhuma eu me sentia horrorosa (e em dias de pele ruim volto a me sentir assim). Mas sobre prejudicar a pele eu não duvido, isso porque eu não tenho maquiagens tão boas, então isso não me dá garantia de que aquele produto não vá fazer mal para a minha pele. Eu também não sou de usar cremes, nada que tentei passar deu certo pra mim, tenho a pele oleosa, a melhor coisa que fiz pra minha pele e deu certo foi lavar todo dia com o sabonete de nata da boticário aquela coleção milk fun, limpa mas não deixa ressecar e o cheirinho é delicioso, os outros ressecavam, e lavar só com água sem condições.
    Depois de um tempo saindo sem maquiagem, eu vi que fiquei mais segura, que me achava bonita sem, pensava que com make eu ficaria ainda melhor (antes eu pensava que precisava de make pra ficar apresentável)
    Ainda meu deu liberdade nessas férias, quando tinha que sair com pressa e não liguei de ir sem make e não precisei evitar piscina. Mas isso não aconteceria se eu tivesse tempo pra ficar em casa me acostumando com meu rosto limpo e aos poucos saindo pra mais lugares. Nunca que eu sairia a noite só com delineador e máscara nos olhos, não me sentia segura sem o carregar nos olhos.

    Agora consigo sair sem make e chapinha se precisar e isso ainda me premiou, meu cabelo voltou a ser saudável como era antes das experiências!
    Só tenho é me segurar pra não viciar de novo, porque eu também tenho prazer em me arrumar com calma e brincar, imagine agora que ganhei uma paleta com 100 cores de sombra? HAHAHA

  105. Paula    27/07/2011 - 11h41

    Li uns comentários tão fofos ai em cima que fico até sem graça de comentar também!!
    Mas enfim, eu acho que tudo tem o seu limite e tudo mais, tem coisas que vão para o extremo, mas ai tbm acho que cada um cuida da sua vida!
    Eu amava um batom vermelho quando estava na 4ª série aiushas, minha mãe nunca foi vaidosa era um batom e no máximo aquele malditolápis prata que foi moda nos anos 90.
    Passei a usar aos poucos, primeiro só quando ia sait o batom e o gloss, base só quando ia em casamento…
    Trabalhava em biblioteca de escola particular, usava camisete, calça social e brazer no frio, salto alto ou sapatilhas. Ai comecei a aprender as coisas com os blogs, um lápis bege ajuda a disfarçar que dormi apenas 5h na noite (eu levantava as 6h), que um lápis marrom esfumadinho só no canto externo do olho já dava uma definida mas não aquela carona de estou maquiada, primeiro os batons neutros e depois até aquele laranjinha acho que o 14 da vult (da uma mega diferença), um rímel bacana…pronto já estava melhor, com um cara de menos cansada e tudo mais e qdo ganhei o corretivo da tracta que na minha cidade não tem (o namorado comprou pra mim) dava uma mega aliviada no rostinho.
    Acho que a maquiagem serve não para te transformar em outra pessoa, mas para ajudar a melhorar o q vc é. Realçar a cor dos olhos, um batom bonito naquela boca bem cuidada….
    Eu amo maquiagem discreta aquela do tipo “você não usa maquiagem né?” iaushiauhs pq tinha umas meninas da escola que eu trabalhava que ia com blush de emília e com aquele arco íris de sombras.. iausaiush
    Ah eu saiod e saiona e chinelo, de coque no cabelo, um relaxo as vezes. Mas se eu quero sair de salto alto e camadas de maquiagem com direito a tudo eu acho que o prob é meu né?
    Ai chega só escrevi abobrinhas
    aiushiashiauhs

    Beijos Lu

  106. szofi    27/07/2011 - 11h43

    Oi Lú! Sempre leio o Blog mas já não comento há séculos!!! Sou a menina que participou no intercâmbio sobre o Porto aqui no Blog :) Eu também sou apaixonada por maquilhagem e um dos meus passatempos preferidos é sentar-me na penteadeira e criar um look de acordo com o mood do dia! Faço-o mesmo quando vou ficar o dia todo em casa (ou só vou sair para ir à padaria!), mas faço-o porque gosto! Por isso essa leitora é simplesmente uma hater que não entende que a maquilhagem pode ser um hobby e não uma obrigação!

  107. Maria Angélica    27/07/2011 - 11h44

    Oi Lu, adorei o post!! Eu sou super influenciável, pra coisas boas, claro!! Desde que os blogs começaram a fazer parte da minha rotina, há pouco menos de 1 ano, como o seu, me viciei, peguei gosto pela coisa e a maquiagem virou caso de amor, ao ponto do meu namorado me perguntar, como eu vivia antes de descobrir tudo isso….eu ri!!! Minhas maquiagens aumentaram e eu fico tão feliz com cada uma que compro que na minha opinião, mais vale um gosto nessa vida!!
    Bjos

  108. Andressa de souza soares    27/07/2011 - 11h45

    Olá Lu eu nunca comentei no seu blog,mais é minha leitura de todo dia,sempre olho os novos pots,o conteudo do seu blog é otimo igualmente do seu jeito de falar sobre varios assuntos.

    No meu caso eu amo maquiagem e esse amor surgiu na adolescencia,quando minha mãe bem vaidosa começou a me dá alguns produtinhos e desde já eu sou uma viciada em maquiagem,mais não é uma relação de dependencia,não uso maquiagem no dia a dia,no muito as vezes base em po e um rimel e um protetor labial,mas tenho varias maquiagens e cosmenticos e adoro testar e comprar novas tecnologias para deixar nossa aparencia melhor.Maquiagem contribui sim para nos sentir-mos mais bonitas as vezes,tirar aquele ar de cansada de quem não dormiu direito e tem que acorda mais cedo e tal,dá uma certa melhorada na auto-estima,mais não deixo de apreciar a beleza ao natural,somos belas pelo que Deus criou,maquiagem é um acessorio que pode realçar a nossa beleza natural e sem neura.Make sempre vai ser minha paixão!

  109. Luma Perrete    27/07/2011 - 11h46

    Eu não costumo usar maquiagem no dia-a-dia. Não tenho a menor paciência. Uso pra sair, mas se não dá para me maquiar (porque não estou em casa e não levei nada, porque não deu tempo etc.), saio sem maquiagem mesmo e não estou nem aí.

    Eu acho que maquiagem, assim como moda, é pra ser uma diversão. Meio que brincar de se vestir e de se arrumar, sabe? Fugir da rotina, experimentar coisas novas. Acho que a partir do momento que vira uma obrigação, é muito chato.
    Sempre tem a cobrança, especialmente em relação as mulheres, de sempre estar arrumada, impecável. Eu acho que não é por aí. Acho que a pessoa tem que, primeiramente, se sentir bem consigo mesma e gostar de si mesma, mesmo com todos os defeitos, que todas nós temos. Eu me sinto bonita sem maquiagem, com maquiagem, quando acabei de acordar e estou com a cara toda amassada.

    Enfim, não dá é pra se sentir prisioneira de tudo isso.

  110. raquel    27/07/2011 - 11h46

    eu acho que maquiagem pode ser muito divertida e gosto de usar. uso máscara e batom desde bem jovem mas maquiagem mais pesada, com pele feita só comecei a usar faz pouco tempo, mais ou menos um ano ou dois, por necessidade. sofro de rosacea (leve) que está começando a aumentar com o tempo, tem dias melhores, outros piores. Não me incomoda muito, o mais chato é todo o mundo me perguntar: nossa que é isso vermelho no seu rosto? é contagioso? ahahahahah continuo saindo de casa de “cara lavada” pra passear o cachorro, fazer compras no mercado, etc. e não me sinto de forma alguma uma escrava da maquiagem.
    então comecei a usar um bom corretivo e base mineral, um iluminador, sombras várias, delineador, batons mais fortes… todos os dias. e melhorou MUITO a minha auto estima. Sempre fui muito vaidosa com minha aparencia, adoro sentir o cabelo limpo e brilhante, a pele protegida do sol, estou usando aparelho ortodontico pra ficar com “aquele” sorriso e corrigir meu rosto…
    enfim, se é pra melhorar a aparencia e a auto estima, vale (quase) tudo :D

  111. Tainá Fuzaro    27/07/2011 - 11h50

    Uso maquiagem porque realmente dá um up a mais na gente né. Mas sinceramente, tem dia que não to com paciência e vou com a cara e a coragem pra rua, com todas minhas olheiras e manchas no rosto!

  112. Thays Xavier    27/07/2011 - 11h51

    Eu tb concordo com tudo no post.
    Uso maquiagem pq gosto, eu consigo sair na rua muito bem sem nada, eu não preciso estar maquiada pra ficar e bom humor, mas eu adoro meu ritual de beleza!

  113. Maíra dos Anjos    27/07/2011 - 11h52

    Eu uso maquiagem, por que ela, é uma das alegrias do meu dia. Assim, como rir com as amigas, assim como observar um cara bonitão na rua, ou ler um bom livro. Acho que a gente deve fazer o que faz a gente feliz. Clichê REAL. Se cílios postiços a fazem feliz as 7 da manhã, e ele não atrapalha sua vida profissional, porque não usar? Porque o carinho do ônibus vai te olhar? Aaaah. A única pessoa que tem direito de falar alguma coisa da sua vida é quem paga suas contas. Então… só minha mãe pode falar alguma coisa de mim. Depois, só eu poderei falar, porque quem vai me bancar sou eu! =D

  114. Heloíne Cruz    27/07/2011 - 11h55

    Lu vc disse TUDO!!!! Eu também AMO maquiagem e uso
    TODOS os dias, seja para ir ao trabalho, ir na casa da mamis
    no domingo… nem q seja um lápis, rimel e um gloss p/
    ir ao sacolão… kkk
    Acho que a maquiagem super valoriza uma mulher, pode ser a mais
    básica, mas com certeza faz toda a diferença!
    Vc está de parabéns garota, por sempre estar bela!!
    Kisses, bye

  115. Jessica Freitas    27/07/2011 - 11h55

    Eu sou tão preguiçosa, só de imaginar ter que me maquiar todo dia, desisto! Tenho invejinha de quem tem essa disposição de acordar mais cedo e fazer todo um ritual, queria ser igual mas n consigo!! rs

    Apesar de AMAR maquiagem, novidades e comprar sempre mais, não tenho o costume de usar…

    Até alguns meses atras não usava NADA pra trabalhar, ia de cara lavada mesmo… hj em dia me rendi ao corretivo, minhas olheiras de urso panda estavam demais, ai o corretivo vive na bolsa, quando dá tempo passo em casa antes de sair, quando não dá, passo assim que chego no trabalho, mas mesmo assim tem dias que não passo nada, mesmo com ele na bolsa, do meu lado…

    Maquiagem na minha vida só uso mesmo quando vou sair a noite, SEMPRE!
    Fim de semana se for pra algum lugar, dependendo do lugar… rs

    Muito bom o post!

    bjos

  116. Elaine Leite    27/07/2011 - 11h56

    Uso maquiagem mais porque preciso mesmo! Tenho uma quantidade de olheiras razoável, e espinhas pra esconder. Queria MUITO ter uma pele limpinha e só precisar usar em ocasiões especiais pra me sentir mais bonita, mas… não é o caso, infelizmente.
    Porém, realmente, qualquer mulher fica mais bonita com uma BOA maquiagem no rosto. Esconde imperfeições, ressalta o que temos de mais bonito… é uma maravilha! haha.
    Beijos Lu!!

  117. Nayane Morais    27/07/2011 - 11h57

    Eu gostaria de sugerir um post: Maquiagem todo o dia prejudica a pele ???

    Sei que muitos dizem que não, porque as maquiagens de hoje não são como as do passado e etc e etc… Mas será mesmo ??? Você poderia falar um pouquinho mais sobre isso ???

    Eu particularmente comecei a gostar de maquiagem há pouco mais de 1 ano (tenho 25 anos ABAPHA), nunca fui a mais patricinha da escola, nem a mais bem arrumada nem nada, meu dia a dia é jeans e sapatilha e eu amo… durante a semana eu me jogo no protetor solar uma máscara e as vezes um blush… Acho que tudo que a gente faz pra se sentir melhor com nós mesmas é o que importa… se vc vai se sentir melhor de moletom e chinelo, se joga ué !!!!

  118. Semira    27/07/2011 - 11h59

    Achei legal esse posto e gostaria de complementar que esse “amor” pode não ser somente por maquiagens.
    Eu em especial sou louca por melissas, e como minhas amigas mesmo dizem ” pra quê tantas se você só tem dois pés?”
    Assim como tem gente que se maquia por que faz bem para o ego, ou porque se acha branquinha demais, ou porque quer impressionar em uma ocasião seja ela especial ou não eu compro melissas porque me faz bem.
    Não uso todas sempre? E daí? O importante é que EU estou satisfeita…e se tem gente que nos acham escrevos, seja da moda ou da busca incondicional pela beleza, eu diria que quem “ataca” é escravo do medo de descobrir que é igualzinho a todo mundo!!
    O importante é ser feliz e se sentir bem…o resto…é resto.

  119. Damaris    27/07/2011 - 11h59

    Ah, para as duas coisas.
    Sou muito ligada a aparência, meu professor de psicologia até comentou que eu sou do tipo de pessoa que só se sente bem, se aparentar estar bem fisica e visualmente, logo após ler uma análise que passou para todos alunos.
    Mas o que eu acredito de verdade é que acima de tudo a gente não precisa de exagero, e não precisa passar 30 min todos os dias só na maquiagem, acho que alguns retoques com corretivo e base, um blush e um rimel estão de bom tamanho. Agora, é super gostoso brincar com maquiagem sim, e acredito que a maioria das mulheres também têm essa paixonite.

  120. Moísa Vilas Boas    27/07/2011 - 12h01

    Eu uso pelos 2 motivos, além de make ser uma paixão, acredito que seja necessário. Sou muito branca, acordo com cara de doente, aí vem a necessidade de dar um ar de saúde ao rosto. Mas não chego a ser escrava, sou escrava apenas do corretivos, pq andar feito um panda ninguém merece! Outro fator que torna necessário é que eu tenho melasma (aquelas manchinhas hormonais) e eu prefiro esconde-las.
    Muito bom o post, Lu. Faz a a gente parar e pensar.

  121. Paulinha    27/07/2011 - 12h01

    Lu, morri de rir (pq me identifiquei) qdo vc disse “eu nem tenho moletom”! hahahaha… nem eu!
    Olha, depois q meu filho nasceu, no primeiro ano dele eu sofria demais, pq não conseguia nem tomar café antes de deixá-lo na escola… aí comecei a levar make e deixar no trabalho. Nossa, minha autoestima ressurgiu das trevas. Tem dias q quero q minha pele areje e não passo nada… mas normalmente uso blush, curvex e batom todo dia. Não gasto nem 5 minutos pra fazer isso. E me sinto mto melhor.

    Nos fds eu faço as makes elaboradas… não convivo com gente q faz nem metade do q eu faço, mas eu AMOOO! Me divirto mudando minha imagem e adoro isso. Pra mim, me maquiar é como pros meninos jogar videogame.

    Qdo eu era mais nova não fazia idéia da diferença q fazia um blush e um corretivo. Hj sei que os dois, juntos, são praticamente uma make inteira. E vc não demora nem 2 minutos pra isso.

    Respeito q não usa e não vejo mal nenhum nisso. Qdo não tô a fim de nada coloco uma roupa despojada (q não significa moletom, pq NÃO TENHO) e chinelo sim. Mas chinelo bonito e roupa despojada bonita. Nada de sair de casa com cara de mendiga.

    Acho que na idade q a gente está (tenho sua idade), a gente já consegue ter apetrechos pra estar sempre confortável e arrumada sem fazer mto esforço.
    Adoro seu blog!
    E eu uso maquiagem pq ADOOOORO brincar com a imagem. E, sim, me sinto pelada sem blush!! heheheheheh…

  122. Cla    27/07/2011 - 12h02

    Lu, eu sei como é! eu saio maquiada pq gosto! quem me critica geralmente nao usa, entao eu nem ligo! pra mim é |INVEJA da Braba! beijos

  123. Michelle    27/07/2011 - 12h06

    Engraçado esse negócio de maquiagem, né? Eu cresci no meio de um monte de primos, brincando de futebol, pique-esconde, essas coisas que as mães tem pavor que as filhas façam. Depois que arrumei minha turminha de amigas, eu sempre percebia que eu era a mais moleca de todas elas. Odiava batom. Quando usava alguma coisa, era um gloss. Descobri o lápis preto com 17 anos e o rímel só depois, e mesmo assim quase não usava.
    Chegou a faculdade, a dissonância com as minhas amigas era assim, gritante hahaha Comparada a elas, eu ia toda mulamba pra faculdade. Gostava de falar que meu estilo era o “confortável”, ou seja, nada de maquiagem, calça jeans e camiseta.
    Pois bem, com o tempo, eu comecei a me incomodar com o fato de que as minhas amigas sempre estavam super arrumadinhas e eu sempre mulamba.
    Comecei a me interessar por maquiagem (assunto que era assim, grego pra mim), comprei minha primeira base (sim, comprei minha primeira base na faculdade), ler blogs de moda etc.
    Posso falar que no começo eu meio que me maquiava pra ficar igual a todo mundo (arrumada), mas hoje eu gosto.
    Eu não saio maquiada pra todo lugar, mas é bom se sentir um pouco mais bonita.
    E tenho que concordar com um dos comentários ali em cima, que disse que tem a impressão de que quando a gente sai maquiada todo dia, quando se apruma mais pra ir em uma festa, sei lá, o pessoal não nota muito a diferença hahahaha também tenho essa impressão!

    Maquiagem pra mim é divertido. Considero até uma forma de expressão e não só de sei lá, corrigir os defeitinhos :)

  124. luciana    27/07/2011 - 12h07

    logicamente hj existe o consumismo desenfreado mas nao quer dizer que tds as mulheres sao completamente desenfreadas pela aparencia…mas c certeza a inveja e a raiva que esta pessoa tem pela sua aparencia Lu a fez ficar assim, amarga. Deixa passar, algum dia a vida ensina como devem ser as coisas..
    eu ja fui recriminada pelas colegas de trabalho por ser metida, por andar makiada dmais (sendo que onde trabalhava usava lapis colorido de delineado, mto rimel, corretivo nas olheiras e blush.. e o mais ridiculo de td é que a mais lazarenta que falava foi a primeirona a passar o “pó de tijolo” na cara p ir trabalhar…eu nem base usava.. enqto uma coleguinha parecia usar “pankace da elke”… mulher é uma criatura terrivel qdo quer e se tem inveja por alguem ou algo que vc usa, ela sempre tentará te atacar…tenho certeza que tds nós temos uma “hater” tentando fazer parte da nossa vida..e isso é inveja do teu brilho, ignore e peça a Deus ke a abençoe ainda mais pq c certeza ela precisa da Misericordia Divina.

  125. Regiane Del Comuni    27/07/2011 - 12h08

    Lu, sou leitora do seu blog mas não sou daquelas que comenta tudo, porém, este post me fez relembrar minha infância e como eu me destoava das demais pessoas da minha casa.
    NUNCA usei um moleton, NUNCA sai de casa de chinelos, NÃO CONSIGO sair para trabaçhar sem ao menos um corretivo e um pó + blush.
    Desde adolescente tive problemas de acne e esconder aquelas terriveis marquinhas sempre foi meu pesadelo.
    Hoje, já mulher, sem acne, mas muito branca (juro que quando estou sem maquiagem as pessoas pensam que eu estou doente ou algo do tipo) não consigo não me maquiar, não arrumar o meu cabelo, não pensar numa roupa confortável para trabalhar e produzir um look mais tcham para sair. Sou publicitária e trabalho em uma rede de academia, o que me faz estar em contato direto com o pessoal do tenis e camiseta, e acredita, até pra malhar eu preciso de um toquezinho mais fashion.
    Enfim, resolvi postar esse comentário pq assim como vc, muitas pessoas me julgam como superficial e mascarada, sendo que eu me sinto bem da forma que sou!

    Ah, os óculos tbem fazem parte do meu universo, sendo que adotei eles como parte do look, acho que em vc não seria diferente!

    Beijos e parabéns pelo Blog!

  126. Ylana    27/07/2011 - 12h08

    Adorei o post!!
    Minha primeira experiência com maquiagem, que eu lembre, foi aos 3 anos. Quando eu estava doente e tinha que tomar um comprimido, minha tia não sabia o que fazer e disse que me daria um estojinho de batons dela se eu conseguisse engolir o remédio. hahah Bem, não lembro se consegui tomar a medicação, mas eu consegui os batons!! hahah Eu amava colocar batom vermelho e minha confiança aumentava (sou muito tímida). Desde criança eu passava meu batonzinho…
    E qual o mal de se sentir melhor e mais confiante? Apenas com um batom eu alegro o meu dia e dou cor a ele (e ao meu rosto brancooo). Lógico que com o tempo fui aprendendo a usar maquiagem e uso ao meu favor.

    Não vejo o mal da mulher ser vaidosa e usar suas maquiagens.
    Quando estamos com vontade usamos e quando bate aquela preguiça dispensamos…

    A maquiagem, em alguns casos, muda tanto quanto uma cirurgia plástica, sem agredir e mudar a essência do rosto. (Na minha opinião.
    Eu amo maquiagem e continuarei usando por muitos anos… hahah

    Beijoos!

  127. Márcia    27/07/2011 - 12h14

    Uso maquiagem pelo mesmo motivo que arrumo o cabelo, por ter o hábito e o carinho de me cuidar.. Ora… a vida é tão corrida, são tantos os momentos de ansiedade, de stress e chateação que passamos ao longo de nossas vidas que não faz mal nenhum tirar alguns minutinhos para se dedicar a vc, para cuidar de si próprio, seja usando maquiagem, cremes, tomando um banho quente, escolhendo uma roupa bonita… Coitada é dessa menina que tem o trabalho de vir aqui escrever um monte de besteira sobre a Lu e seus hábitos, sinceramente? o tempo que ela gastou dava pra ter passado blush, batom, rímel ou feito outra coisa q se relacionasse com a sua própria vida!

  128. Ju Guedes    27/07/2011 - 12h15

    Lu, é por causa de posts assim que eu lembro por que eu leio e gosto do seu blog! Eu achei que o que uma menina falou nos comentários é muito certo: só é escravo quem faz as coisas pelos outros. Enquanto você se maquia, se veste, se cuida porque isso faz você se sentir bem e bonita e não faz com que você ignore outros aspectos da sua vida e personalidade, eu acho ótimo!

    Até uns anos atrás eu não usava maquiagem e tava tudo bem. Hoje em dia eu me sinto mais bonita de rímel, blush e batonzinho, mas nem por isso não saio sem maquiagem por aí. O negócio é encontrar o equilíbrio sempre! :)

    Beijos!

  129. Juliana    27/07/2011 - 12h15

    Uso principalmente porque preciso.
    Mas quando minha pele voltar a ser o que era antes, continuarei usando porque AMO, me permite expressar, criar, me divertir!

  130. Pa    27/07/2011 - 12h16

    clap clap clap pra você Lu, que post incrivel! nossa, por esses e muitos outros eu amo ler o seu blog, acompanhar a sua historia, voce eh uma pessoa admiravel e acima de tudo autentica :) amo make mas nao sou das que tem mega paciencia de testar…uso pq me sinto mais bonita mesmo :) beijinhos Pa
    http://useinaoqueromais.blogspot.com/

  131. Letícia    27/07/2011 - 12h17

    Eu sou como vc Lú! Adoro experimentar. Maquiagem é brincadeira de adulto, é super divertido maquiar.E a prática faz com que a gnt aprenda a se maquiar e SE CONHECER, eu acho isso fundamental! E muito legal alguém elogiar aquela maquiagem que VC fez, é bom se virar, pq nao da para ir ao salão sempre, e eu tb nao tenho muita paciência com salao!
    E aos poucos vc vai comprando as coisas e pensa: ” se eu tenho tanta coisa para que vou ao salão?” . Hoje em dia , é muito fácil pq tem trilhões de tutoriais no youtube e em sites específicos.
    Claro que eu me sinto bem melhor de maquiagem, sou muito pálida , tenho olheiras escuras e tal.Acho que td que dá um up na auto estima é super válido. Na minha opinião, maquiagem deixa a gente com cara de gente mais limpa até!
    Eu acho a maquiagem que vc usa no dia a dia super natural!E maquiagem no dia a dia tem que ser natural mesmo, a noite da para exagerar mais, o que eu tb amo!

  132. Adriana Gallo    27/07/2011 - 12h17

    Acho legal o questionamento que vc fez, e acho relevante nos perguntamos isso para tudo em nossa vida: Fazemos o que fazemos por que gostamos ou por que nos sentimos obrigadas???????
    E da-lhe divã.

  133. Juliana    27/07/2011 - 12h22

    Eu vou confessar que, quando eu ouço alguém se gabando e se sentindo um ser superior porque NÃO USA maquiagem, e é super natural, e acha que é um exagero e bla bla bla, eu juro que fico torcendo pra pessoa ficar com o rosto todo feio, cheeeio de manchas e acne pra ver se ela manteria o discurso.

  134. Mari    27/07/2011 - 12h22

    Eu uso maquiagem pra ficar mais bonitinha mesmo hehe eu já saí sem nada pq tava com pressa e tbm não fico neurotizando… as vezes passo alguma coisa dps, as vezes eu esqueço e tudo bem.
    Mas nunca q eu acordo mais cedo por isso, eu sou a favor da maximização do meu sono. Não faço nada no cabelo e meu combo corretivo-pó-lapis-sombra-rímel é feito em 5 min (eu passo blush e batom no fretado hehe), então nem é nada q me atrapalha a vida e eu me sinto melhor. Fora q as variações permitidas msm dentro de uma maquiagem rápida são divertidas.
    Mas é curioso como maquiagem veio pra mim aos poucos… Eu só usava lápis, depois só lápis com rímel, aí cada vez eu inventava de passar uma coisa nova e sentia falta dela depois hehe. Mas já viajei só levando lapis, rímel e balm e tudo bem (comprei umas coisas lá, mas fiquei uns 3 dias só com isso). (eu já escrevi sobre maquiagem no meu blog, qdo eu colocava alguma coisa lá ainda rs – http://aspirarinspirar.blogspot.com/search/label/textos%20aleat%C3%B3rios)
    Eu acho tudo bem ficar arrumadinha e maquiada todo dia, o problema é qdo a pessoa depende daquilo. Sabe, aí rola gente q vai pra praia maquiada e não curte direito pra não estragar, outras q não vão conseguir sair e ficar tranquilas se não tiver maquiagem pra passar. Ou não vão pra padaria sem montar um look do dia (eu tbm não vou de moletom. msm se eu tiver de moletom em casa, eu coloco uma calça jeans, mas aí vou de chinelo msm)

  135. Bia    27/07/2011 - 12h23

    porque eu PRESCISO pra esconder minhas espinhas, base, corretivo e pó! só isso!

  136. Maria Helena    27/07/2011 - 12h24

    Nunca comentei nem um post seu, mas hoje decidi dizer o quanto gosto do seu blog e também por que amo maquiagem! Esses dias estou sem poder usar base e nem pó, pois meu rosto ta tipo descamando, então estou passando só batom, rimel e lápis, menina, mas não é a mesma coisa. E estou sentido muita falta de usar, mas enfim ta pra levar! Bjoo!! E de novo, adoro seu blog!

  137. Regiane Ivo    27/07/2011 - 12h25

    Tem dias que estou afim de ir de cara lavada mesmo, nem um blush eu passo e mesmo assim me sinto bem. Porém também tem dias que sinto necessidade de um corretivo, um batom, um blush, um rímel…
    Então minha resposta seria: Quando minha “cabeça” pede eu uso, quando ela não faz questão, eu deixo alguns recursos de lado. Porém adoro me maquiar, eu me sinto mais bonita, mais cuidada…
    Engraçado que quando pegava ônibus, sempre encontrava uma garota de uns 13 anos que ia para a escola toda maquiada, com uma carinha de boneca e ela estava sempre com o astral nas alturas, falava bom dia para todo mundo do ônibus, super simpática… Eu achava engraçado e ao mesmo tempo bonito, porque ela devia acordar muito cedo para se arrumar daquele jeito e de manhã 10 minutos é muito coisa! Juro que eu pensava, o que deve ter de menina na escola se rasgando de inveja dessa aí. Rsrsrs

  138. Jeane    27/07/2011 - 12h29

    Lu, eu acho que as pessoas devem sempre fazer aquilo que as deixam felizes… e o uso da maquiagem deve ser sempre uma diversão, um gosto, e não uma obrigação… Eu gosto muito de maquiagem sim, e uso porque gosto. Confesso que no dia a dia, na correria, não me dedico tanto, mas faz toda a diferença passar um pó e um blush, acho que até o humor muda… pq se olhar no espelho e se sentir bonita tras outro astral! Eu acho que cada pessoa tem um hobby e que não há problema algum em se divertir com a tal maquiagem. Respeito que não gosta, e acho que essas pessoas devem respeitar também as que gostam, afinal, todos somos diferentes e tem que haver respeito pelas outras pessoas.
    Eu por exemplo acesso seu blog todos os dias, e acho super interessante todas as dicas que você posta. Quem não gosta que não acesse, não é mesmo?
    Gostaria de te parabenizar pelo blog, desde o primeiro acesso adorei e é de muito bom gosto tudo que você tenta passar para as leitoras, tem muita coisa que ajuda, e muita coisa que a gente não conhecia e passa a conhecer graças a você!
    Um grande abraço!

  139. Lud    27/07/2011 - 12h34

    Eu uso make pra sei lá dá um up no visual. A maior parte do tempo estou sem. Sem lápis, rímel, blush e etc…
    Mas tem hora que sinto vontade de estar com cara de alto astral e não de doente, sim eu acho que fico com cara de doente sem.
    E não há nada que me deixa mais feliz do que passar um lápis preto na linha d’água, apesar de diminuir meus olhos, batom rosa e rímel.
    Mas pra ir a padaria sempre rola havaianas, moletom e qualquer blusa. Já fui até de pijama e blusa de frio por cima claro kkkkkkkkk
    Varia do meu humor também.
    Enfim uso pra dar uma melhorada no visual. Não dá pra ficar de cara nua sempre.

  140. Carolina Helena    27/07/2011 - 12h35

    Lú, primeiro quero dizer que amei o post! Bem, uso maquiagem todos os dias, mas porque AMO!!! Desde pequena usava um batom rosinha, nunca gostei de andar desarrumada, estava sempre penteada e cheirosa (até para brincar!). Cresci assim! Na minha adolescência comecei a usar outros produtinhos (lápis, máscara de cílios e blush) e, assim foi até que hoje em dia uso tudo (corretivo, sombras, etc). Não vejo isso como uma obrigação, mas sim como prazer, divertimento mesmo. Amo ficar escolhendo os produtos que vou passar, que make usar…mas, quando não estou com muito tempo aposto no básico: corretivo, máscara de cílios, blush e hidratante labial/batom e, sou feliz do mesmo jeito! :)

  141. Mayra FAgundes    27/07/2011 - 12h36

    Tenho um enorme prazer em brincar com as minhas maquiagens!!!
    E depois de tudo me olhar no espelho e gostar muito do que estou vendo…

    Adorei o post!!!
    Se essa tal menina se sente bem de moletom
    isso não significa que todas são assim…

    bjinhos

  142. Rayssa    27/07/2011 - 12h36

    Lú fiquei um tanto intrigada com esse seu questionamento e agora estou muito curiosa para saber o resultado e por isso gostaria de levar isso a um público maior. Sou jornalista e escrevo para o Blog da rede de salões HelioDiff (www.heliodiff.com/blog) em Brasília e gostaria de saber se podemos nos juntar nessa pesquisa, (eu também divulgando-a no blog) e depois mostrar o resultado de um forma bem dinâmica, pois acredito que até nós, apaixonadas por makes, iremos nos surpreender. O que acha?!

  143. Rafae    27/07/2011 - 12h36

    Lu,
    Gostaria muito de escrever um monte como as meninas, mas não dá tempo, estou no trabalho. Ainda assim entro aqui diariamente.
    A felicidade causa um sentimento que não sei o nome em muita gente ruim.
    A vida é só uma, vamos viver da melhor maneira possível, e se for pra ficar linda, melhor ainda né?!rs

    bjs

  144. Fernanda    27/07/2011 - 12h39

    Lu,uso porque gosto.Ate para fazer faxina em casa uso blush,rimel e batom,tambem nunca fui a padaria de moletom(fica na rua de casa).
    Post muito gostoso,leve e sutil.Obrigada!!!!…BEIJOS

  145. Madame Jaleco    27/07/2011 - 12h40

    Esse questionamento é muito válido Lu! Tem dia que eu não durmo direito e venho trabalhar e dou uma melhorada na pele e faço o básico. Tem dia que eu to afim de causar e passo sombra e talz. Enfim, eu gosto, mas não me considero uma escrava, dependente.
    Já conheci meninas que eu falava que eram dependentes químicas do cheiro do blush! Fiz ballet 17 anos e, durante 10 eu usava muita maquiagem para dançar em festivais, e as as vezes eu fazia uma apresentação, ia almoçar num shopping e depois outra apresentação, voc~e acha que eu tirava tudo para depois refazer? Não né, daí achavam que eu estava SEMPRE maquiada, quando na verdade,tudo o que eu queria era ver de novo qual era meu tom de pele, sem make!
    É preciso saber relamente isso, o que fazemos por prazer ou que fazemos sem nem pensar. Até já escrevi sobre isso no meu humilde blog, de meninas que fazem tutorial usando desodorante como primer! Meu, é muito absurdo, mas querem fazer a maquiagem porque precisam mostrar no blog. Acho que comecei a filosofar demais, escrever demais e fugir do foco.
    Belo post, não vejo nada de errado em andar sempre arrumada, desde que isso não a aprisione, pois isso sim adoece e perde-se a capacidade de se fazer escolhas.

  146. Gislaine    27/07/2011 - 12h41

    Na verdade Lu, acho que maquiagem para mim é um estado de espírito, tem dia que uso e acho que fiquei muito bem, mas tem dia que não dá vontade de usar nada. Não temos que ser escravas disso, a não ser que alguém trabalhe diretamente com o público e precise usar todos os dias, alguém que tenha que vender algo, como uma vendedora de cosméticos por exemplo. bjos

  147. Bel Campos    27/07/2011 - 12h42

    Lu,
    leio o blog há mais de um ano, certeza, mas esse é meu primeiro comentário porque dessa vez você tocou num ponto mega importante pra mim nos últimos tempos. Nem li todos os comentes, to meio apressada, mas…
    Esse mundo de me preocupar com roupas, maquiagem, cabelo e afins é algo recente pra mim, uns dois anos no maximo. Eu era do tipo rimel incolor na sobrancelha e pó. o resto era “exagero”, “frescura”, e agora tou aqui, com uma grande coleção de mascaras e fazendo listinhas de make que quero de aniversario. Nunca tive nenhum problema de autoestima, mesmo, nadinha. Só que comecei a ver nesse “mundo” uma terapia bacana, uma diversão, sabe? há, beleza, virei adulta, tenho de trabalhr, me sustentar, pagar ipva, vou me divertir com o que? olha, e me divirto muito fazendo as unhas, arrumando o cabelo e todo o resto. em uma analogia bem tosca, o que eu fazia com a barbie, agora faço comigo mesma, só isso. Claro, como tudo na vida o exagero é o problema, mas se alguém me disser um exagero que não se torne problemático eu fico calada!

  148. Karina    27/07/2011 - 12h47

    Eu uso maquiagem pq as vezes me olho no espelho e estou sim muito branca e pálida!!! Mas uso maquiagem tbm pq AMO ficar na frente do espelho testando e brincando com a maquiagem!!!
    Amo testar vários estilos de make… Na verdade acho que uso make mais pq eu amo do que pq me acho estranha sem make hahhaha

    Beijos

  149. Talita Gonçalves    27/07/2011 - 12h49

    Oi! Não costumo comentar, mas to sempre aqui amando cada post!
    Eu AMO maquiagem, confesso que até uns 22 anos por ai não usava tanto assim, mas não por acreditar que cara limpa é o certo e papapa, mas pq eu não sabia truque nenhum MESMO! Me irritava pq não conseguia cobrir minhas odiadas olheiras direito e tinha impressão de que elas ficavam piores ahahaha! Mas hoje vejo a maquiagem como minha expressão de arte! Trouxe td q aprendi nas aulas de desenho na arquitetura (doidera, né?), mistura de cores e etc pra mim! E uso por amor mesmo, lógico que é ótimo ver aquele rostinho saudável que o blush deixa, ou sumir com olheiras, mas tenho meu look preguiça tb, look aula de manhã na faculdade, que eu no máximo cubro umas olheiras pra num assustar a galera, e jogo um bhush pra parecer acordada, mas isso acontece naturalmente, faço de olho fechado se duvidar! hahahaha… Acho q tem q fazer pq curte e não por escravidão, pq eu acho q ai tbm nem tem um resultado bacana! Não vejo o que faço como escravidão, não acordo mais cedo, não chego atrasada em compromissos… Acho que por enquanto tá normal, hehehe… Não sou muito boa pra explicar coisas sobre mim mas… tentei! =)
    Beijãoooo!!!!!!

  150. KENA    27/07/2011 - 12h52

    SUPER LEGAL O POST!!! EU USO PRA ME SENTIR MAIS BONITA, PARA ME SENTIR MAIS SEGURA COM RELAÇÃO A AUTO ESTIMA, PORQUE GOSTO DE USAR….MAS DOMINGÃO,DENTRO DE CASA, EM SITUAÇÕES DE CONFORTO FICO SEM E GOSTO TAMBEM.MAS SO NESSAS SITUAÇÕES.MAS NÃO ME SINTO BEM SEM NENHUMA MAQUIAGEM PERTO DE OUTRAS PESSOAS. ME DA UMA IMPRESSAO DE DESLEIXO. MAS DETALHE, NADA DE ABSURDOS…RIMEL, BLUSH E LAPIS CONTAM COMO MAQUIAGEM, ASSIM COMO AQUELAS MEGA ELABORADAS.AI VAI DEPENDER DA SITUAÇÃO….BACANA DEMAIS ESSES QUESTIONAMENTOS…É BOM REFLETIR AS VEZES ATE QUE PONTO DETERMINADAS COISAS SAO SAUDAVEIS OU NAUM….BJS

  151. Maíra Ávila    27/07/2011 - 12h52

    Lu, adoro seu blog, vc se expressa mt bem! Comecei a gostar de me maquiar e de cuidar da minha pele com minha mãe, era como uma brincadeira e nos deixava mais proximas, e foi assim q peguei gosto. Não sou escrava, pois se preciso ir ao clube ou a praia e não terá como usar maquiagem vou numa boa, não tenho medo de me mostrar como sou sem make, mas tbm sei o qnt fico melhor com. Gosto de mudar, experimentar…
    Beijos

  152. Luna    27/07/2011 - 12h52

    Oi Lu, eu também quase nunca comento (shame on me) e eu penso muito nisso também. Na verdade eu gosto de maquiagem e uso porque gosto e porque me deixa feliz =D Eu trabalho num lugar, na maioria das vezes, triste (hospital) e o momento “make” me deixa contente e me relaxa. Conversar sobre maquiagem também fez com que eu fosse menos anti-social (antissocial?) e fizesse mais amizades (virtuais ou não). Gosto muito do seu blog e sempre leio e acho que como tudo na vida o segredo é o equilibrio e aprender a ter tolerância. Cada pessoa é de um jeito: seu “moletom” é calça jeans molinha o meu “moleton” é chinelinho havaiana… e por aí vai =D

    beijos

  153. Carolina    27/07/2011 - 12h54

    Primeiro, amei o post. =) Segundo, que pessoinha incoveniente heim que fica fazendo esses tais comentarios acidos e te rotulando… totalmente uó!
    Mas eu comecei a usar maquiagem depois dos meus 17 anos, quando estava fazendo intercambio e aminha pele suuper ressecou. Comecei com um protetor solar com tom de base… e assim foi. Não saio mais de casa sem pelo menos um blush, que sá o Pó mágio da Shiseido…rs amor para a vida.

    Acho que temos que buscar nos sentir bem com nos mesmos e se a maquiagem, umas horinhas gastas com o cabelo, ou na frente do armário fazem isso, pq não?! A vida é muito curta pra gente ter que se privar de algo que relamente curte por causa da opinião alheia…

    Me amo de maquiagem!!! rsrsrs

    Bjss

  154. Naiane Machado    27/07/2011 - 12h55

    Oi Lu, eu sou a leitora que te convidou no face esses dias rsrsrs (me identificando) Pois sim… tbm acho que é meio estranho ir de moletom na padaria, mas sou suspeita pra falar disso pq moro em uma cidade muito quente (Macapá), mas enfim eu acho que cada um deve ir se sentindo bem, e acho que isso se aplica a como eu, vc cada uma decide usar a maquiagem.
    Eu por exemplo nao me sinto bem usando sombra (alguma) durante o dia, mas pra ocasioes noturnas eu gosto de pesar nela (sombra). Enfim… eu acho que maquiagem pra mim serve pra eu me sentir bem, de acordo com a ocasiao.

    Bjsss e desculpa a falta de “tils” to no net de uma amiga e nao to acostumada com ele ;***

  155. Raquel Prado    27/07/2011 - 12h56

    Vou ser bem sincera, uso maquiagem por me sentir mais segura com ela. Ela me dá a certeza de que estou “apresentável”. Mas há dias que acordo com a pele tão clarinha que posso escolher sair sem nada!

    Quando estou com uma maquiagem básica (aquela cobrindo as olheiras, um lápisinho preto e um blush leve) me sinto bonita mas não penso: foi só por causa da maquiagem. Não sei, se tornou tão cotidiano, que é parte de mim.

    Eu digo que estou MAQUIAAADA quando eu saio a noite, piro o cabeção e faço olhos super esfumados, bocão vermelho, bronzer e essas coisas.

    Aliás, deve ser coisa de alma de artista adorar se maquiar, se transformar e criar em cima do rosto. Acho demais!!!!

  156. Laura    27/07/2011 - 13h01

    acho que a maior parte dos comentários tá falando as mesmas coisas que eu vou dizer, mas como vc pediu a nossa opinião e eu achei o post SUPER legal e relevante, resolvi comentar mesmo assim. Eu uso maquiagem principalmente porque eu gosto, mas isso não exclui o fato de precisar em determinados dias e de me sentir melhor a usando.
    Agora, às vezes me dá a louca e quero ficar sem nada e não fico mal por causa disso.
    Acho que é muito pessoal e não questão de ser ou não escrava. Vira escravidão quando vc não quer usar e não se PERMITE fazer isso.

    Beijo, Lu!

  157. Loli    27/07/2011 - 13h12

    Graças a Deus a única maquiagem que eu *preciso* é o blush, pois sou muito branca… de resto, nada, pelo menos até a idade pesar, claro.

  158. Bruna Martins    27/07/2011 - 13h12

    Curti o post, e é bem isso, ninguém precisa ser escravo das coisas e sim fazer com que seja opcional o uso.
    bj amei o blog =)

  159. Suzana Chung    27/07/2011 - 13h15

    Adorei esse post!!!
    Eu uso maquiagem TODO SANTO DIA!!!
    E o make que eu faço é daqueles full mesmo… Completinho… Hidratante, filtro solar, base, pó e por aí vai… Rs*
    Isso já há anossss… Uso pq AMOOO!!!!!!!
    Maquiagem vicia, eu comecei com o vício muit novinha, vendo sempre a minha mãe se maquiar todos os dias, e com os passar dos anos, fui incluindo mais produtos, base aqui… Corretivo ali… Kkkk… Oka.. Exagerei… Tenho apenas 26 aninhos (quase chegando aos 30, kkk)

    Bjooosss

  160. Isadora    27/07/2011 - 13h16

    Uso porque gosto e porque preciso! hahahahahahaah, no momento, a minha pele não está das melhores, e se não fosse por isso, utilizaria bem menos make do que necessito, mas o amor pelo fato de você ter um monte de pincéis e cores e fazer do seu rosto uma tela, nao tem preço!

  161. Clé    27/07/2011 - 13h17

    No dia a dia (desempregada) é só em casos especiais, tipo uma festa, venho aqui na net, consulto uma guru da vida, acho belo, faço em mim e pronto, saio confiante para a festa!
    No dia a dia ( empregada) uso oo básico para o trabalho, pq afinal temos q amostrar o nosso melhor lado, nada de mascaras de base ou blushs marcados, mas não é pq acordei cheia de colicas, olheiras realçadas e de mal humor q meus colegas tem q me aturar assim.
    Quanto ao seu modelo conforto, sugiro que aposente o jeans e traga os vestidinhos á tona, ainda que “molinhos”, o jeans é pessimo para saúde ginecologica de uma mulher quando usado por longos periodos.
    Abraço.

  162. gerusa souza    27/07/2011 - 13h18

    por quê será que a fulana visita o seu blog mesmo? certamente não é só pra te criticar não é mesmo? a hipocrisia é pior que a originalidade… e que mal há em querer ficar bela? siceramente não vejo problema em ir à padaria sem maquiagem e de moletom, mesmo usando na maior parte do tempo… o que importa é a atitude e esta não se mede pelo que se passa na cara! Em tempo: também nunca havia comentado, mas to sempre por aqui… nao sou fashionista, mas adoro me sentir bem, seja lá como for. Parabéns pelo blog. bju

  163. Ana Maria Casaque    27/07/2011 - 13h23

    Uso maquiagem porque eu AMO tudo isso! Amo me arrumar, me sentir mais bonita, mais feminina, adoro sentir o pincel no rosto (huhuhu é tão bom!), mas confesso que já se tornou uma necessidade. Se saio de casa sem maquiagem é para ir na padaria da outra quadra e ainda procuro passar despercebida e não olhar nos olhos de ninguém, como faço quando converso normalmente! Mas não acho isso tão ruim assim. Se vou sair de casa nem que seja para ir na padaria da outra quadra faço uma make do tipo “to sem nada” mesmo e adoro porque vou estar me maquiando, é uma coisa que eu curto muito fazer. Ah! E eu tomo numa boa ir até a padaria da outra quadra de chinelo e moletom rsrsrs
    Bjss

  164. Patrícia Santana dos Santos    27/07/2011 - 13h28

    Só vale se for por prazer. Pior são aquelas pessoas que se obrigam a usar maquiagem para ficar igual aos outros, ou que ficam se matando para copiar exatamente a maquiagem de alguma celebridade. Tenha dó… O que vale é você se sentir bem com a mudança na textura da pele, o salpicar das cores, o volume, enfim… Se isso te dá prazer, porque não todos os dias? Tem gente que corre todos os dias, come chocolate todos os dias, fala da vida alheia todos os dias, deixa a gente se maquiar todos os dias!!!

  165. Renata Capute    27/07/2011 - 13h28

    Brincadeira de adulto!!!!!

    Fui hippie sem paciencia até meus 33, quando decidi que iria aprender a me maquiar porque meu marido sonhou comigo bem maquiada nos olhos E DAÍ ME PERGUNTEI: PORQUE NÃO??. Hoje 8 anos depois, sou uma pessoa que deixa de comprar sapato para comprar make. ADORO! Pra sair, gasto 10 minutos escolhendo e colocando uma roupa e 1 hora (no mínimo) na make…rs Lá em casa a história é motivo de piada, e “não me maquiar pra sair” é pedido dos meus filhos… Me sinto viciada hoje em dia, mas muito feliz com a minha droga…hehe

  166. Juli    27/07/2011 - 13h29

    Infelizmente ainda existem pessoas – poucas, mas existem – que cultivam o preconceito por maquiagem e roupas. Acho desnecessário alguém dizer que maquiagem e roupas são futilidades, porque se tem gente que gosta e gasta com filmes, livros (e eu estou inclusa hehe), há quem goste de gastar mais em maquiagem e roupas, e isso é uma forma de arte, e significa que você tem vaidade suficiente para se cuidar (e, analisando psicologicamente, isso é muito bom).

    Eu uso maquiagem pelos mesmo motivos das demais mulheres aqui: porque eu ADORO! Acho que como outras coisas é uma forma de expressão muito bonita, porque como uma pintura, você pode inventar o que quiser, só aprender os truques.

    Não sou escrava dela, mas gosto de sair de casa mais arrumadinha, nem que seja para ir à padaria. E “mais arrumadinha” eu quero dizer com aquela básica: corretivo e rímel. Aliás, lembrei agora que existem as tais “maquiagens naturais” ou “nude” justamente pra quem não é chegada em coisas coloridas. Por que não ser adepta dela, né?

    Um beijo

  167. Juliana Salinas    27/07/2011 - 13h34

    Oi Lu!!! Graças a Camila Coutinho e a Marina que eu estou lendo vc agora… gostei do seu estilo!
    Então Lu, eu sou VICIADA em maquiagem. Me acho me horrível sem. Um dia quando resolvi vir trabalhar com um make mais leve um dos meus colegas de trabalho disse que parecia que eu tinha acordado e vindo trabalhar sem passar no banheiro! hahaha então a maquiagem virou minha marca registrada, se estou sem, as pessoas estranham.. e eu também!! Então não adianta, quando a gente gosta, gosta mesmo e não adianta a falação e os conselhos dos outros pedindo para darmos um tempo porque estamos estragando a nossa pele porque não é isso, é o VÍCIO!!
    Pra me tirar a maquiagem, só me trancando num quarto sem nada.. mas eu corro o risco de enlouquecer.. rss
    Beijos Lu!!! Se cuida!!

  168. Bela    27/07/2011 - 13h38

    Ei Lu,

    Faz muito tempo que não comento aqui, mas nem por isso deixo de entrar no blog todos os dias!!
    Achei esse post muito interessante. Apesar de ter achado a pessoa que você citou exagerada e invejosa, concordo com uma coisa que ela disse: você mudou muito desde o começo do blog. A diferença é que não enxergo essa mudança como algo negativo. Confesso que sinto falta das críticas e comentários de restaurantes e afins como você fazia no início, por outro lado você trouxe pra minha vida um mundo com o qual eu não era muito familiarizada. Não sou muito ligada a moda e tendências, meu look é sempre muito clássico, mas acho bacana ter uma noção do que está rolando por aí e acho que você traz isso de uma forma legal. Enfim, respondendo à pergunta, eu uso maquiagem porque me sinto mais bonita, mas só uso as vezes. Eu gosto do “trabalho” de me maquiar, mas o trabalho de retirar a maquiagm me desanima e por isso uso apenas quando acho necessário!!!
    Beijos

  169. Giselle    27/07/2011 - 13h39

    Acho que as pessoas seriam muiiito mais felizes se cuidassem da própria vida!!
    Se alguém usa maquiagem ou não, se sente-se melhor assim, não é problema de ninguém a não ser dela, e se a tal leitora fosse tão feliz assim consigo mesma não teria a necessidade de perder tempo enviando um e-mail ou comentário apenas para agredir outra pessoa!!!
    Não sou do tipo que faz uma alta produção para ir na padaria, mas também não me sinto bem indo de pijamas, por exemplo. Admiro quem tem auto estima suficiente para fazer isso… mas eu gosto de me sentir bem, de me sentir bem vestida.
    Tudo depende do dia em questão, de como me sinto. Se acordei com olheiras e elas estão me incomodando eu uso um corretivo, do contrário saio com as mega olheiras na cara feliz do mesmo jeito. Para sair faço uma mega produção, porque também me divirto horrores brincando com as cores. Enfim, acho que cada um sabe como se sente melhor, e desde que o hábito seja saudável, cada um sabe o que é para ser valorizado e para ser disfarçado em sí!

  170. Janaina    27/07/2011 - 13h40

    Oi Lu.
    parabéns pelio seu blog, eu adoro, sempre leio. e muitas vezes me divirto.
    uso maquiagem todos os dias. E amo, me sinto bem, sou vaidosa, gosto do meu rosto como ele é me amo! Mas cobrir aquela manchinha indesejada que não nasceu comigo, tirar aquela olheira de uma noite mal dormida e realçar os olhos com uma sombra ou lápis bonito não faz mal há ngm, faz só bem, porque nós sentimos bem, recebemos elogios e o nosso ego sobe =]

    Super beijo te admiro muito Jana

  171. Thaiane    27/07/2011 - 13h40

    Em relação ao assunto levantado por você neste post, eu queria comentar o seguinte: essa “leitora” nada mais é do que mais uma prova da intolerância.
    Assim como as pessoas são discriminadas por opção sexual, cor de pele, idade, profissão, sexo ou qualquer outra banalidade…. as mulheres vaidosas logo são taxadas também.
    As pessoas olham para mulheres arrumadas, maquiadas e cheirosas e logo pensam: “Essa ai não tem o que fazer da vida mesmo!” e esquecem de perceber que por trás de um belo batom e de um par de sapatos de salto tem uma mulher que trabalha, corre de um lado para o outro, cuida da casa, estuda, faz compras no supermercado, paga aluguel, faz trabalho voluntário, leciona e etc.
    O fato de uma mulher se importar com a aparência não quer dizer necessariamente que ela é vazia por dentro.
    Antes de nos julgar, a você, a mim ou a qualquer outra mulher que seja vaidosa, as pessoas deveriam pensar duas vezes e perceber que aquela menina de batom a bolsa da moda acorda as 6h30 da manhã para dar conta de tudo o que ela tem que fazer no dia e ainda por cima ser bonita.

    Eu sou a favor da beleza. E sou a favor do feminismo, mas acima de tudo eu sou a favor de mulheres femininas!!!

    Beijos.
    E desculpa o desabafo!

  172. Lu    27/07/2011 - 13h42

    Boa tarde Lu!

    Adorei o post!
    O meu caso com a maquiagem é bem parecido com o da menina do tal artigo, porém, quem me incentivou a usar foi o meu namorado!Ele sempre gostou de mulheres com lápis nos olhos e eu entrei na onda.
    Ai virou paixão e depois virou profissão!

    Tem como eu não amar maquiagem?rsrs
    Um beijão, querida!

  173. Daianne    27/07/2011 - 13h48

    Ei, Lu! Então, eu não sou dependente de maquiagem e embora as pessoas falem que eu tenho muitas (super mentira, estou no começo de carreira ainda, rs). Eu saio super numa boa sem maquiagem de casa.
    E claro que me sinto muito mais bonita,mas nada que suba a minha cabeça, com ou sem maquiagem eu continuo eu mesma, entende? Às vezes as pessoas pensam que com a maquiagem se tornam pessoas diferentes e esse é o problema.
    Eu uso maquiagem no dia-a-dia porque, como minha pele é bem oleosa, a maquiagem segura um pouco mais e quando passo protetor, sinto a necessidade de um primer facial e um pó finalizador. :)

    Adorei o post! Beijos.

  174. Iuna Totti Tormena    27/07/2011 - 13h49

    No dia a dia eu só uso rímel e blush líquido, mas não lembro de retocar (e se lembro, dá uma preguiiiiça…). Mas se eu estou atrasada não passo nada e saio feliz.

    Na verdade, isso não faz a mínima diferença pra mim, mas, como sei que faz diferença na minha aparência, me esforço pra manter o hábito, mas nada xiita.

    Como diz meu namorado: às vezes é bom vc ficar um pouco desarrumada pq valoriza o seu esforço de se arrumar (ele diz se a gente fica muito bonita o tempo todo, as pessoas se acostumam). #filosofiademacho

  175. Rej    27/07/2011 - 13h52

    Uso pq gosto. Geralmente uso só corretivo, máscara, blush e batom. Sinto-me mais bonita qdo estou maquiada, mas não é nada q faça com que eu me sinta um monstro qdo acordo tarde e não tenho tempo de fazer nada além de passar filtro solar. Tb fico testando maquiagem em casa, qdo não tenho mais oq fazer. É tão divertido…hehehe!

  176. Carolina Stano    27/07/2011 - 13h52

    Eu sou dermatologista e na primeira vez que leio o blog, vejo um assunto totalmente pertinente e com o qual me deparo muitas vezes na minha vida pessoal. Na verdade, com algumas amigas, porque eu já sou viciada. Mas, assim como vc, eu me DIVIRTO me maquiando. Faço questão de começar a me arrumar bem antes dos eventos pra poder gastar tempo em frente ao espelho, e tenho um enorme prazer nisso. Afinal, quem não gosta de ser e aparentar o melhor que puder? Sem neurose…
    E para vc estar bem uma pele bem cuidada é essencial, é a base, a tela em branco para os aprefeiçoamentos…
    Parabéns pela abordagem do assunto!

  177. Carol    27/07/2011 - 13h55

    amei o post!
    eu amo make, mas não uso todos os dias. Primeiro por nem sempre tenho tempo e segundo não tenho paciência todas as manhãs
    claro, me sinto melhor maquiada, pq tento valorizar o melhor do meu rosto, mas tem dias que me sinto perfeitamente bem e feliz com um moleton (que eu amo usar no dia a dia)
    acho que sou resolvida com minha pele, sei os defeitos, mas não sou escrava da maquiagem :)

  178. Tai    27/07/2011 - 13h55

    Eu acho que uso maquiagem justamente para melhorar a auto-estima e ficar melhor comigo mesma. A Make ajuda a resaltar os pontos que temos de melhor e isso estimula a auto-estima de qualquer um. Quantas vezes nao vemos fotos das atrizes sem make e vemos que são gente como a gente? A maquiagem tem o mesmo efeito que o salto alto, faz a gente sinta-se mais poderosa, mais feliz e de bem. Muda o humor de qualquer uma.

  179. Iuna Totti Tormena    27/07/2011 - 13h56

    Vale a pena ver esse post:

    http://chiceserinteligente.com/2011/07/voce-acha-que-maquiagem-e-futilidade/

    O vídeo é incrível e faz a gente pensar a respeito.

  180. Tainara    27/07/2011 - 13h59

    Sempre leio aqui e raramente comento. Mas hoje foi um assunto que eu mesma já fui questionada: por que não saio de casa sem maquiagem? É simples. Sempre fui perua, desde cedo amava esmaltes coloridos e maquiagem. Minha mãe sempre incentivou de certo modo, não por “peruagem”, mas por achar que não iria fazer mal, já que existem produtos próprio para crianças. Fui crescendo e me apaixonando cada vez mais por isso.
    Faz uns 6 anos que não fico sem. Mas não sou escrava. Vou sim a padaria sem nada se me der na telha (como já fiz muitas vezes). Mas procuro sempre estar pelo menos com um rímel, lápis e batom porque me sinto melhor. Eu gosto de me arrumar para mim mesma. Acho que levanta o astral, principalmente naqueles dias de tpm, ou quando a gente acorda meio pra baixo. Uso como um acessório dependendo do meu humor. Tem dias que vou trabalhar de batom vermelhão, às vezes vai uma cara mais natural, e tem dias que surto nas cores de sombras e sai aqueles amarelos e azuis chocantes. Não ligo que seja 8h da matina hehe E também não acordo mais cedo para me maquiar e fazer cabelo. Dou um jeito no tempo que eu tenho e boa. Me viro bem com 20min dedicados a make.
    Meu namorado acha legal maquiagem e não gosta muito de quem vai para balada de cara lavada. Tudo uma questão de gosto.
    Acho que as pessoas que não curtem, não precisam criticar. Sendo clichê, cada um tem o seu gosto. E ninguém é obrigada a gostar de tudo. Fora que uma pessoa se maquiar não faz mal a ninguém. Só não vale se escravizar pela moda (e isso conta para make, roupas, cabelos e afins). Eu faço porque gosto e super apoio as meninas que também tem a maquiagem como paixão/hobby e até profissão!
    Bjosss*

  181. Luciana    27/07/2011 - 14h04

    Desde criança sou louca por maquiagens! Raramente saio sem pelo menos um corretivo. Mas também não deixo de dormir um pouco mais para acordar antes e passar horas me arrumando. Também me sinto super a vontade de sair na rua como eu quero, mesmo desarrumada. Se estou atrasada, não me atraso mais ainda para me ajeitar… Mas isso cabe a cada pessoa, né? O que acho engraçado são os julgamentos. Todo mundo tem suas manias e precisamos respeitá-las, ainda mais se o que o outro faz em nada afeta a nossa vida, não é mesmo?

    Acho é engraçado como as pessoas são capazes de montar toda uma personalidade de alguém por apenas algumas características. E mais ainda: repudia-la a troco de absolutamente NADA.

  182. Brenda    27/07/2011 - 14h06

    Eu acho que quem critica muito o fato de alguém usar maquiagem, entende que ela é como uma máscara, um meio de esconder do mundo o que se é verdadeiramente. Também acho que essa mesma pessoa que fala em “escravidão”, é vítima de sua própria intolerância: prega uma certa “liberdade do ser”, mas não respeita a liberdade do outro escolher o que quer ser, maquiado ou não;
    Eu uso maquiagem e gosto. Vejo como um meio de melhorar o que eu já tenho de bom e minimizar o que eu tenho de ruim. E acho que chega a ser questão de atitude, não só mera vaidade… Vale para outros aspectos da vida também!

    Beijos!!

  183. Raissa    27/07/2011 - 14h08

    A gente usa maquiagem pra se sentir mais bonita pra gente e para os outros,pq é sempre bom ser elogiada.
    Olha,maquiagem melhora e muito a imagem da pessoa,acho que corretivo é AMOR ETERNO e uso todos os dias,pra tirar a cara de soninho!Mas só uso isso e pronto,no máximo um batom.E maquiagem pra mim vive de fases: às vezes tenho super preguiça de me maquiar e não faço nada,como às vezes tô super inspirada e me jogo no smokey eyes!E no começo,eu era sim uma viciada que queria tudo que visse pela frente(isso também aconteceu com esmaltes),mas isso passou,e hoje em dia sei selecionar o que eu quero e preciso,sem excessos.

  184. Aline Rodrigues    27/07/2011 - 14h12

    Lú, amo o seu blog, amo a forma como você se expressa, pra mim maquiagem faz parte de que sou, faz parte do meu dia a dia, me sinto pelada sem ela.
    Carrego na bolsa, na mala, em qualquer lugar. A maquiagem me faz mais confiante, confesso sair sem ela não me parece legal, uso todos os dias, nos finais de semana, fico IN NATURA (em casa, viu!!).
    A maquiagem e a moda me dão liberdade de ser quem sou, vaidosa, alegre, livre de olheiras (ninguém merece cara de doente, xiiiiiiiiiii).
    Me sinto mais poderosa com a Make em dia…
    Quanto aos coments da fulana, lembre-se, ninguém joga pedra em árvore que dá fruto podre…..

    Bjos

  185. Tati    27/07/2011 - 14h17

    Eu amo maquiagem, passo todos os dias, não saio de casa sem! eu amo ela e ela me ama é recíproco!

  186. Bianca    27/07/2011 - 14h17

    Bom! Seu post é maravilhoso viu? E eu uso maquiagem pq eu me sinto muito mais linda, e pq eu gosto muito de maquiagem tbm, eu não saio na rua sem pelo menos um lapis!

  187. anonima    27/07/2011 - 14h21

    Faz um bom tempo que passo no seu blog, e esse post mexeu muito comigo, e me fez parar por um pouco e refletir sobre isso;

    Muito obrigada

    http://digaladigacadigaae.blogspot.com/

  188. Gisele    27/07/2011 - 14h21

    Se uma pessoa usa maquiagem porque ela sente que PRECISA usar ou porque ela acha que os outros a preferem com maquiagem, aí ela tem que rever seus conceitos e buscar, antes de tudo, se aceitar sem maquiagem! Mas quando se usa por amor ao que faz, como é o meu caso e aposto que da maioria das mulheres também, aí o lance é se jogar! Também acho que a melhor parte de me arrumar para sair é aquela hora em que eu sento, penso nas cores, penso no blush, começo a inventar isso e aquilo.. eu AMO maquiagem, adoro maquiar minhas amigas e deixá-las MAIS bonitas do que já são. Sentir-se bem é sempre importante. Ah, e as mulheres que ainda não descobriram as maravilhas da maquiagem por preguiça, não sabem o que estão perdendo!

    Beijos, lu! E não ligue para os haters, haha.

  189. Gaby Fischer    27/07/2011 - 14h23

    Olá, amei esse post!

    Estava conversando com uma super amiga na semana passada justamente sobre isso. Nós 2 amamos de paixão maquiagem e usamos quase todos os dias, mais ainda não somos escravas da indústria da beleza e nem queremos nos tornar.
    Eu uso maquiagem quando estou com vontade e com certeza me sinto bem mais bonita e feliz quando o roso está radiante depois de uma make por mais básica que ela seja.
    Neste momento por exemplo estou no meu escritório e meu rosto está lavadinho, nadinha de make, mais estou com uma súper vontade de ir dar uma passada básica no banheiro com minha nescessarie de baixo do braço :)
    Hoje o mundo está muito descontrolado e o ser humano tá enlouquecendo cada vez mais.
    Precisamos tentar nos manter sã em todos os aspectos, inclusive na hora de nos olhar no espelho.
    Beijos a todas!!
    Gaby

  190. Cecilia    27/07/2011 - 14h25

    Amei o post, e acho que só pq ela gosta de sair de moletom, cheia de olheiras e sem maquiagem não que dizer que você tenha que fazer isso, essa é a opinião dela e ela devia respeitar a de outras pessoas.
    Se eu vou passar o dia todo dentro de casa não me maquio,mas se vou sair passo ao menos o combo corretivo, rímel, blush hidratante labial, acho que mostra uma certa vaidade por parte da mulher e pra mim isso nem é maquiagem é o basico, como escovar os dentes e tomar banho,mas não preciiiiso passar, apenas gosto.Nos dias que acordo inspirada perco meia hora me maquiando e acho maravilhoso, pura diversão…
    Bjos

  191. Carolina Roberta Santos    27/07/2011 - 14h26

    Ai Lu, em tantos anos nunca comentei aqui, bem hoje que achei esse post super relevante e necessário de comentário, muito provavelmente não será lido…. Rsrsrs (parabéns por tantos comentários!)

    Boa pergunta, infelizmente, sinceramente… Não sei viver mais sem maquiagem, base, mascara e blush são básicos de todos os dias. Me estranho muito sem make!

    Mas também, desde pequena quando roubava as maquiagens da minha mãe, acho um hobby relaxate misturar sombras, brincar com tons… Igual você disse! No fundo não deixa de ser uma arte!

    Como você também nunca, jamais conseguiria sair de moletom na rua, nem tenho um! Sou feliz sendo uma mulher vaidosa, não me sinto escrava de nada!

    Gostei muito do post!

    Beijao
    Carol Santos
    Sua Casa Sua Festa

  192. Mirella Scarlati    27/07/2011 - 14h28

    Eu uso maquiagem porque me sinto mais bonita, mais arrumada. Sei lá, com cara de bonita. Uso maquiagem porque me faz ficar feliz aquele rimel legal e tudo mais. Porém, só uso para sair, não é uma necessidade me ver com a maquiagem. Ao contrário de depilação, por exemplo eu tenho bigode e PRECISO tirá-lo, pois aí sim eu me sinto MEGA triste ao me ver com ele, coisa que farei hoje! hehehehe

  193. Juliana    27/07/2011 - 14h34

    Lu, não sou “escrava” da maquiagem, viu? Mas queria ser! É pura preguiça minha, realmente fica melhor, mas não tenho a vontade de pintar o rosto antes de ir trabalhar ou ir na padaria sempre..
    Algumas vezes, durante o trabalho, fico com vontade de ficar mais bonita, então vou lá no banheiro, passo meu corretivo, rímel, blush, algum batom e pronto! É o máximo que uso no dia-a-dia..
    Não vejo problema nenhum das mulheres que não conseguem sair de “moletom e chinelo” na rua ou sem maquiagem. Tenho problema é com quem gosta de julgar.

  194. Viviane    27/07/2011 - 14h35

    Engraçado que eu comecei mesmo a usar maquiagem diariamente pois levei a sério a tríade: lavar, tonificar e hidratar. Depois, usava um protetor solar que não dava muito certo na minha pele, então fui começar a pesquisar, daí para as bases com FPS e o resto da maquiagem com proteção solar foi um pulo.
    É sempre bom ficar bonita, se sentir bem. Eu como trabalho em escritório e lido com clientes eventualmente, é sempre bom passar uma boa imagem (Gente que se cuida bem também passa a imagem que cuida bem do outro). Mas eu também saio só com meu protetor solar no rosto tranquilamente, como também gosto de ficar em casa brincando de pintar (Ai que saudades daquela Barbie que só tinha o rosto e a gente maquiava!).
    O mais importante é se sentir bem. E se cuidar sempre.

  195. Thais    27/07/2011 - 14h36

    Maquiagem no meu caso é amor mesmo hahahaha, tem dias que não passo por estar sem saco, ou o humor não é dos melhores, ou pela preguiça de pensar em tirar depois… Mas é só passar em uma farmácia, em uma loja de cosméticos que o olho brilha, posso ter trezentos rímeis, mas se vejo um novo que acho um pouco diferente tenho que comprar, um blush que realça, ou nada mais gostoso que descobrir um truque novo, uma sombra que deixa o olho mais bonito, ou um batom que vc pode até não ter coragem de usar pra sair, mas te dá aquele poder quando passa. Tem gente que passa maquiagem pra ficar mais bonita, ou porque é preciso… Eu não sou escrava dela, apenas gosto, e quando me dá na telha fico horas me maquiando, então é amor mesmo, mas seja por necessidade ou vaidade ou amor mesmo, não importa, cada um com seu estilo e seu modo de ser mais feliz :)

  196. Laíse    27/07/2011 - 14h38

    Gosto de maquiagem desde novinha, mas não usava pois minha mãe só deixava eu passar batom! Mais velha, passo praticamente todos os dias, me divirto com maquiagem, e capricho bastante nas ocasiões especiais, ou simplesmente quando estou afim. Mas ao mesmo tempo não hesito em ir ao shopping ou qualquer outro lugar (dentro do bom senso) de cara lavada, e chinelo. Poucas coisas são tão democráticas quanto make up; não importa seu peso, altura, cor, nível social, intelectual… todo mundo pode usar e se beneficiar. O problema é quando falta nosso famoso MEIO TERMO, e quando a falta dele passa a prejudicar e nos afastar de si mesmo. Ass: Make Up junkie =P .

  197. Aninha Varjão    27/07/2011 - 14h39

    Nao saiu de casa sem hidratante, pó, rimel e blush!!!!
    Bjinhux
    http://saiaplissada.blogspot.com
    @AninhaVarjao

  198. Renata de Freitas    27/07/2011 - 14h39

    Fui uma das primeiras a comentar e voltei pra ler a repercussão do tópico. Achei feio alguns comentários dizendo que sem maquiagem não dá pra sair de casa. Ficou parecendo que toda mulher TEM que se maquiar. Eu saio sem maquiagem e me acho bonita na mesma. Nada contra quem gosta muito de maquiagem, mas tem que saber usar, né. Às vezes vejo cada alegoria na rua… Acho que a vaidade da mulher pode ser mostrada de outras maneiras.

  199. Calila    27/07/2011 - 14h43

    Eu comecei a suar maquiagem todo dia durante meu mestrado. As pessoas me olhavam e perguntavam se eu estava doente e eu não estava!!! Só estava um pouco cansada pelo batente da coisa. Mas a partir daí gostei de brincar com a maquiagem e não acho que ela seja problema ou baixa auto-estima. Muito pelo contrário, acho que se cuidar é um hábito saudável. Só passa a ser problema qdo a pessoa passa a se limitar por conta disso: como não entrar no mar para não tirar a maquiagem e etc… aí é um problema! No mais eu adoro estar com caras diferentes no dia a dia.

  200. Laura Moreira    27/07/2011 - 14h49

    Ai Lu, você incrível como sempre!
    Bom, eu amo maquiagem, não me vejo sem. Uso todos os dias o básico (pra mim): corretivo, pó (pele oleoooosa), blush e batom. Rimel eu não uso todos os dias, principalmente agora no inverno, porque devido ao tempo seco, sofro de coceira e incômodo nos olhos, uma pena. Sombra e base só para eventos que merecem super produção, acho que tenho uma pele boa.
    Sinceramente? Não é só por gostar e sofrer de peruice aguda desde criança que eu me maquio todos os dias. Embora eu não tenha alguma coisa na pele que eu julgue necessário camuflar, me me sinto melhor, mais bonita e acho que isso não faz mal. Faz parte de mim, sabe? Claro que sabe!

    Sou meio como você. Mas eu tenho a “desvantagem” de me render ao moletom as vezes hehehehehe

    Um beijo pra você, curto o blog cada vez mais e o recomendo sempre!

  201. Anita Chrysostomo    27/07/2011 - 14h49

    Nossa, eu praticamente nunca comento aqui, mas acompanho o blog desde sempre. Essse post me inspirou a comentar (ADOREI MUITO, btw), então vamos lá. Eu moro no Rio de Janeiro e não possuo carro. Ando pra lá e pra cá a pé, de buzu, etc, então eu não acho confortável usar maquiagem no dia a dia. Acho que é uma coisa de cultura do carioca, sabe? Aliado à profissão – dou aula pra criança, não trabalho em nada que exija um look mais formal e arrumado – e me sinto confortável só com batonzinho. E não é questão de pele boa não, minha pele eu trato com ácido e peróxido de benzoíla. Tive acne desde sempre e depois de muito tempo com dermato (vou desde sempre de 3 em 3 meses) minha pele melhorou um pouco, mas ainda tenho muitas marcas. Bem, voltando ao assunto, mesmo com as marcas na pele, só uso make em ocasiões mais especiais, tipo sair com amigos, fazer um passeio, date, festa, whatever. Mas, mesmo não usando no dia a dia eu sou FASCINADA por maquiagem e isso se deve em parte a você e a todos os blogs e flickrs que acompanho. Tento me manter atualizada e AMO um bocão trabalhado com tons chamativos, minha coleçãozinha de make é meu orgulho e é uma terapia quando chega aquela hora especial de sentar em frente ao espelho e fazer a pele. Confesso que por gostar de bocão e por meus olhos ficarem irritados com rímel (não sei o porquê) tenho preguiça de fazer os olhos, preguiça e desânimo, tenho um pouco de medo de errar, acho. Falta só arriscar e treinar mais, as ferramentas eu já tenho. De qualquer forma, cada um usa de acordo com o que acha melhor, eu não uso no dia a dia, mas confesso que dá uma diferença estrondosa quando uso. É isso, adoro o efeito transformação que dá. Costumo dizer que de dia sou normal, de noite travesti, me transformo e adoro!! Bem, é isso, só tenho a agradecer por vc e todas as entusiastas de maquiagem compartilharem seu amor, eu me sinto abraçada com cada tutorial que vcs fazem, vocês realmente mudaram minha vida, sou bem mais vaidosa hoje, embora ainda exiba a pele com manchinhas e espinhas diariamente. É isso, obrigada, só agradecendo mesmo. Chega, falo demais! Um beijo da Anita

  202. Karina Bueno    27/07/2011 - 14h51

    Olá meninas! Até o ano passado eu usava pouca ou nenhuma maquiagem. No dia a dia, usava apenas batom. No final de 2010 descobri a diferença que o corretivo certo pode fazer na sua vida (rs), porque até o momento não tinha encontrado nenhum que clareasse minhas olheiras de forma natural, sem ficar com aquela cara de “palhaça” toda rebocada. Desde então, não saio de casa sem corretivo. Não sou refém da maquiagem e nunca serei. Acho que é preciso ter um equilíbrio entre o “preciso”, o “posso” e o “devo”. Vivemos em um mundo onde as ofertas são tão tentadoras que é fácil esquecer o que realmente importa: nós, pessoas, mulheres, mães, amigas… por trás do make ;) Bjos

  203. Carol    27/07/2011 - 14h52

    Oi Lu!
    olha, eu tenho uma bebê de 40 dias, então, ultimamente se preciso sair TEM que rolar um “kit dignidade” (corretivo, base) hahahah senão não dá! Mas no geral uso por prazer, e isso é muito bom…
    Sempre venho aqui, nunca comento ;( Parabéns pelo blog sempre ótimo!

  204. Bia Rezende    27/07/2011 - 14h54

    Acompanho o blog há alguns meses mas resolvi comentar agora porque gostei muito do assunto.
    Bom, primeiramente opinião de hater a gente descarte né? invejinha pura porque tu é linda e loira hahahaha mas nefim
    quanto a ‘dependência’ de maquiagem, eu ralmente tenho, não saio de casa sem corretivo + rímel + blush! mas tenho meus motivos, me sinto melhor assim
    acho que se a maquiagem tá aí pra realçar a nossa beleza porque não aproveitar?

  205. Gigi    27/07/2011 - 14h55

    Lú, está ótimo seu post. Acho que tudo tem que ser dosado, diga não a escravidão. Vestir com roupas da moda, fazer maquiagem, é tudo de bom, mas sem exageros. Eu detestava maquiagem, mas quando minhas amigas começaram a me dar dicas, passei a gostar e não saio de casa sem uma coisinha no rosto. Melhora a aparencia com certeza. Aproveito para dizer que você estava linda na festa da Camila. Bjs.

  206. Miriele Gomes    27/07/2011 - 14h57

    Amei o post!
    Acho que maquiagem e eu é um caso de amor…rs!
    Não saio de casa sem o básico pelo menos (pó, blush, lápis, rímel e gloss).

  207. Marina    27/07/2011 - 14h57

    Uso porque eu gosto. Amo, na verdade! No dia a dia, é MUITO básico (Afinal eu tenho 18 anos, estou no terceirão, então não dá pra desfilar muito nos corredores na escola e nem tempo eu tenho!). Mas pra sair, é diversão mesmo poder sentar na frente do espelho, escolher as cores ros olhos, pra boca… acho mágico! Mas confesso que, se acordar um pouquinho atrasada, saio sem maquiagem. Não gosto, mas também não vou morrer!
    Gostei muito do post, Lú!
    E pras haters super mal educadas, que nem percam o tempo, e também não gastem o tempo de pessoas que tem muito mais coisas pra fazer que ficar ouindo coisas sem noção. u_u

    Beijos

  208. Marcella Beatriz    27/07/2011 - 14h59

    Comecei a usar maquiagem a partir dos meus 18. No início, eu exagerava, e realmente me achava muito feia sem um blush e rímel. Mas conforme o tempo foi passando fui me aceitando mais e usando a maquiagem, não pra mascarar e sim pra valorizar o que tenho de melhor! Acho que vou melhorando a cada dia e me aceintando mais!!!
    Beijo para todas!!

  209. Tânia Yamazaki    27/07/2011 - 15h00

    Adorei o post, e uso maquiagem todos os dias por que simplesmente adoro, e também né porque sair com cara de mocoronga se posso sair com a cara de “oi acabei de acordar e sou linda assim”.
    Comentários ácidos sempre vão existir mas eles somente demonstram que até quem não “curte” o blog gasta o tempo para ler as matérias, será mesmo que não curte??? rsrsr

    Bjss

  210. Kele    27/07/2011 - 15h00

    EI Lu ;

    Uso porque gosto, mas quando tenho tempo ( e paciencia ) pra usar …
    Tem semana que uso make todos os dias e tem semana que nem lembro que o corretivo existe. Minha vida é corrida e se não descolo o tempo, vai um óculos e bora porque a vida é agora.
    Acredito que a grande maioria tem seus dias de folga de um sapato de salto, um cabelo solto, uma ida a manicure e etc.

    Fazer o que gosta e quando quer é maravilhoso, mas virar escrava de algo jamaisssss!

    Bjo LU !

  211. Aline Paz    27/07/2011 - 15h01

    Oi, Lú! Tudo bem?

    Essa história de “escravidão” é bem engraçada mesmo! Tem gente que se arruma só pro namorado/marido também, né? Eu acho que esse seria um outro aspecto a ser levantado. Você se arruma pra você ou pros outros?

    Desde pequena eu gosto de maquiagem, sinto que um pouco da minha infância ainda está comigo, porém hoje eu troquei os potinhos de tinta guache por sombra e blush.
    Sem querer fazer mershandaisin, mas me lembro de um comercial do “O Boticário” em que todas as mulheres eram “iguais”, então uma delas acha uma caixinha de maquiagem e passa um batom vermelho. Tudo muda na vida da mulher, ela parece ter mais vida!
    Maquiagem significa isso pra mim, poder diferenciar, criar personalidade em cima do que pintamos.
    Eu amo maquiagem e não vejo o menor problema em perder horas na frente do espelho fazendo experiência, pelo contrário! No meio de tanto trabalho e estresse que enfrento no dia-a-dia, eu acho que esse é o momento de relaxar!

    Gostei muito do post, viu? Aliás, sou super fã!

    Beijos, Line.

  212. Bia Maia    27/07/2011 - 15h03

    Eu acho difícil que alguém vá se assumir escrava da maquiagem, mas que existe gente assim a gente sabe que existe! Problema só é quando a coisa passa a te fazer mais mal do que bem. Se você vive pra comprar maquiagem, gasta horas do seu dia na frente do espelho mas tá tudo ok pra você, quem sou eu pra dizer que vc tá errada???
    Maquiagem não é uma prioridade no meu orçamento nem no meu dia, apesar de eu gostar bastante. E os 5 minutinhos que eu gasto na frente do espelho de manhã me deixam mais feliz. Eu fico com a impressão de que “prestigio” os lugares que eu frequento. Parece loucura né, mas tirar a cara de “saí de qualquer jeito” me deixa mais confiante, e eu penso que as pessoas, mesmo que inconscientemente, percebem que eu tive um cuidado pra estar ali.
    Agora, quando é dia de festa e eu tenho tempo de sobra pra ficar na frente do espelho brincando….ahhhhh….aí é uma delícia! É brincar de artista com o próprio rosto, poder abusar da vaidade sem culpa NENHUMA!

  213. Ana Zilio    27/07/2011 - 15h08

    Provavelmente a pessoa que lhe escreveu isso era alguém que não tinha condições de comprar seus apetrechos nem habilidade de se maquiar, o que gerou inveja e essa atitude. Sou branquelíssima e assim como o outro relato uso maquiagem pq me sinto melhor, é como se as pessoas não me encarassem tanto com uma cara de espanto cada vez que piso fora de casa. Me sinto melhor e nunca saio sem rímel, mas não sou escrava disso.

  214. Raquel    27/07/2011 - 15h13

    Não ligue pra esses haters, porque infelizmente sempre vai ter uma ou outra mal amada e invejosa. Enfim, uso maquiagem porque é bom, fico mais bonita, e porque a auto-estima levanta. Ou seja: uso porque preciso e porque gosto. Gosto de me sentir mais bonita e não vejo mal algum nisso, até porque não perco muito do meu tempo para me maquiar. No máximo uns 5 ou 10 minutos, estourando, para usar base, corretivo, pó (ainda uso dois tipos de pó), blush e máscara. Pronto… se quiser sair mais bonitinha passo um mousse no cabelo e to pronta pra ir!

  215. Debora    27/07/2011 - 15h16

    Me maquio porque adooooro! Percebo bem a diferença entre mim e minhas amigas que se maquiam porque acham que precisam. Elas estão sempre usando a mesma maquiagem, mesmos produtos.. como se fosse uma coisa obrigatória. Eu não, eu gosto de fazer uma make diferente por dia, ter vários produtos, experimentar combinações. E não acho que seja uma obrigação usá-los. Mas confesso que não vou na padaria sem rímel e corretivo. Esses sim eu acho que preciso heheheh o restante não! Beijos!

  216. Paula    27/07/2011 - 15h21

    Lu, que leitora mais chata!!rs
    Eu amo maquiagem, uso porque gosto, me faz sentir mais feminina. Eu amo esporte e o que mais pratico é corrida e uso maquiagem até pra correr. Uso sempre protetor solar com tonalizante, máscara e delineador quando vou praticar algum esporte que sua muito, assim mantenho uma corzinha saudável sem ficar derretendo.
    E quanto ao moletom, também não tenho. Vejo minha sogra usando roupas velhas em casa e fico pensando: Deus me livre de um dia meu marido me ver assim!! Nunca vi minha mãe usando moletom ou roupa velha e sou assim também.
    Bjos

  217. Sofia    27/07/2011 - 15h26

    Lú,
    Parabéns pelo seu blog, eu leio diariamente e adoro sempre! Muito bem escrito, as fotos são lindas e repleto de bom gosto! Acho que fazer um blog é um dom e exige muita dedicação e pesquisa. Essa é a primeira vez que escrevo pois acho um absurdo uma pessoa fazer comentários ácidos toda vez, se não curte o blog pq lê, né? Tem tantas opções de blogs e fica criticando uma fofa como você. Adoro seus vídeos…seu sotaque é o máximo! Desejo muito sucesso e que você seja muito valorizada pelo seu trabalho com o blog.
    Ah…quanto a maquiagem…eu acho que ela nos transforma…nos motiva e só ressalta aquilo que temos de melhor em nós mesmos. Eu amo maquiagem e estou passando mal com tantas opções que tem por aqui (estou morando no Canadá)…não saio de casa sem rímel e blush…nem para ir na “padaria”…hehehe
    Beijos e tudo de melhor para ti!

  218. Lia    27/07/2011 - 15h33

    Pra mim, maquiagem tem mais a ver é com autoestima. Não ligo de sair sem maquiagem, mas quando uso, ou seja, quando dedico um tempinho maior a mim mesma, saio por aí mais confiante :)

  219. PAMELA    27/07/2011 - 15h38

    adoro o chata fe galocha e tipo acho que a pessoa ser maquiar traz felicidade, alegria e faz sim agente se sentir bem,mas nao é uma obrigaçao e um modo de carinho, eu amooo de mais procura produtos, passo a passo de makes e compra e muiito bom, quem falo mal consertesa nao sabe o quanto bom é isso. BJS

  220. ellen    27/07/2011 - 15h41

    Eu morava no interior, e assi ninguem entendia minha paixão por maquiagem, ouvia criticas por comprar coisa de mais e tal. Chegou ao ponto de pensar em procurar terapia por pensar tão diferente de todos. Depois que descobri os blogs e ver que não era a única fiquei numa boa, mesmo as pessoas ainda me criticando não ligo mais. Uso maquiagem porque amooo e não vejo como obrigação prefiro me sentir bem comigo mesmo que fazer vontade dos outros.
    Adorei o post.
    bjos

  221. Luana Furtado    27/07/2011 - 15h48

    Muito interessante o seu post, Lú.
    Eu adoro usar maquiagem e me sinto bem melhor quando estou usando.
    Tem pessoas que até vem me procurar na faculdade, no trabalho, no salão de beleza para me perguntar qual rímel ou blush eu estou usando…e eu confesso que eu fico achando o máximo! heheheheh

    O mundo hoje é muito imagético e a aparência coisa muito sim. É sinal que a pessoa se cuida, gosta de si mesma.

    Beijos,

    http://mariamocoila.blogspot.com
    @luana_furtado

  222. Rafaela Mourão    27/07/2011 - 15h49

    Olhei o numero de comentários e ate tomei um susto! Ate pq o post nao tem nem um dia (sim acesso o chata todo dia). Mas então, comecei a usar maquiagem mesmo tem pouco tempo, no meu 3º ano do E.M.(2009), acho que nao usava antes por falta de conhecimento, sou filha unica e minha mae nunca gostou de usar muita maquiagem, blush e batom e só! hahaha Ae eu me descobri, fui comprando aos poucos, e ainda tenho ‘pouco’ mas sou feliz com o que tenho! Quando saio mesmo de casa, vou encontrar pessoas tenho meu ritual BASICO, que é base e corretivo, blush e rimel, se for para noite, lapis/delineador, batom e sombra… Mas eu gosto de me maquiar, adoooooro ficar horas em frente ao espelho, ja virei muita noite testando sombra e etc… Ao contrario do cabelo, que odeio fazer escova ou secar com secador! Mas se vou na esquina, ou nao to bem, ou com sono, nao vou passar maquiagem, nao me faço escrava disso, e nao me sinto mal se estou sem… Posso ate ficar incomodada, porque tenho muitas olheiras e cilios pequenos (nao consigo usar curvex para ter noção! hahahaha). Bem mas só tenho 19 anos, nao sei como serei daqui uns 5/10 anos, muito capaz de nao sair mesmo de casa sem maquiagem! hahahahah Beijos Lu =D

  223. Carolina Vasconcelos    27/07/2011 - 15h52

    Lu, eu uso maquiagem por vários motivos:
    – me sinto melhor e mais bonita/apresentável com ela
    – gosto de me divertir, assim como você
    – é meu hobbie preferido (tipo, quando não tenho nada pra fazer vou lá inventar coisas novas!)
    – coleciono
    Não acho que eu seja escrava da maquiagem, porque poe exemplo quando passo uns dias na praia eu sobrevivo muito bem só com rímel à prova d’água! hehe mas seria capaz de ficar sem ele também…
    Sem contar que esse ano quando viajei à NY, no meio da viagem minha pele ficou horrorosa (com acne e rosácea, quem não tinha já há algum tempo) provavelmente devido à má alimentação e pouco sono por lá. E não é que fiquei até o fim da viagem sem usar nada na pele? Só de rímel e batom. É bem mais fácil “se ver diferente” nas férias, longe das pessoas com quem convivemos diariamente. Então é um bom exercício também, pra experimentarmos coisas novas. E provar que não temos medo de sair por aí de pele “lavada”, mas apenas preferimos nos sentir mais bonitas todo dia!

  224. Camila    27/07/2011 - 15h53

    Ah acho que cada uma é uma, eu amo maquiagens adoro descobrir e testar algum produto novo, adoro ler as reviews, amo entrar nos sites gringos e ficar colocando na minha wishlist ai quando resolvo comprar ja tá tudo separadinho é so selecionar o que vai dessa vez para não ficar caro e correr o risco de ser taxada. Amo ficar experimentando fazer os tutoriais. já por outro lado minha irmã não usa nada, nadica de nada só quando tem uma festa ou evento, mas o que mais me revolta é que ela sempre ganha maquiagem importada das amigas e não usa, e eu fico lá babando doida pra testar.

  225. Jéssica    27/07/2011 - 15h53

    Oi, Lu! Passei a visitar seu blog esse mês e adorei! Também confesso ser uma grande fã do seu cabelo, acho lindo de viver hahahaha… Enfim, achei legal trazer esse assunto à tona justamente por eu nunca ter parado pra pensar se uso maquiagem porque eu realmente sou uma apaixonada por make igual vc, ou se uso só pra camuflar meus defeitos e me sentir bem. Percebi que a resposta final é uma mistura do que acabei de dizer, afinal, como não se apaixonar por algo que te faça sentir naturalmente mais linda sem parecer forçado? Eu tenho um certo probleminha com minha auto estima, e me sinto muito mais bonita quando uso corretivo nas olheiras, pó, rimel e lápis de olho. Uso esse quarteto diariamente, talvez eu seja escrava sim, mas de algo que me faz sentir bem sem mudar minha personalidade. Estranho seria se eu fosse escrava de cirurgias plásticas pra corrigir meus defeitinhos, ou se eu mudasse minha personalidade pra ser mais bem aceita pela sociedade. Ao contrário disso, uso um pouco de maquiagem que surte o mesmo efeito de certas atitudes drásticas que certas pessoas tomam pra se sentir melhor. Sou à favor da auto estima, de fazermos algo pra melhorar nossa aparência e nos sentirmos melhor, mas totalmente contra excessos e vaidade doentia. Também sou contra quem diz odiar o uso de make, mas quando sai por aí usando nem que seja um rimel acaba se sentindo muito mais bonita, mas por querer sustentar uma pose de idealista, acaba deixando de usufruir esses artifícios que nos fazem sentir muito melhor. Resumo da história: se maquiagem te faz sentir bonita de verdade, pq não usá-la? Se alguém tem problemas de auto estima, mesmo com maquiagem a pessoa vai continuar se sentindo por baixo, e aí é hora de procurar ajuda. A vilã não é a maquiagem, e sim nós mesmos!

  226. Bárbara    27/07/2011 - 15h56

    Adorei o post, e acho q esse questionamento é muito oportuno nos dias de hj em que a imagem se tornou tão importante… Mas para mim, a maquiagem também é um caso de amor. É como eu me expresso e me sinto. Se eu sou fútil por isso? Talvez… Mas isso não me torna menos capaz, inteligente ou engraçada que qualquer outra ;)

  227. Isabela Rezek    27/07/2011 - 16h01

    Pra mim hater não tem mais o que fazer. Se é pra fazer uma crítica, que seja construtiva pelo menos…
    Eu não uso maquiagem todo dia, só no fim de semana mesmo porque tenho só 15 anos e na escola, não rola muito usar né… mas uso porque amo mesmo!

  228. bruna    27/07/2011 - 16h03

    acho que sou um pouco escrava do desleixo. hahaha!
    porque não tenho paciencia nenhuma pra rituais e maquiagem, cremes etc.
    saio todos os dias sem maquiagem nenhuma, sem cremes, ando de moletom (sem chinelos, mas porque eu os odeio e sempre fui adepta dos tenis…
    masacho muito legal quem consegue ter paciencia pra tudo isso, porque QUANDO eu faço me sinto bem comigo mesma (naquelas raras ocasioes em que eu saio de casa com maquiagem ou passo alguns cremes).
    Acho que o amis importante é se sentir bem, e eu me sinto do meu jeito “desleixada” e do meu jeito “arrumadinha”

  229. Isabella    27/07/2011 - 16h11

    Gente, pra mim maquiagem é acessório. Eu não uso todos os dias, não tenho paciência. Tenho uma amiga que era escrava da maquiagem, para se sentir mais bonita e consequentemente mais aceita pelas pessoas na rua.
    Maquiagem pra que? Para dar um toque a mais no visual, para ocasiões especiais, para o dia a dia (a maquiagem nao precisa ser carregada, nao precisa parecer que você está maquiada).
    Sinceramente, essa moça esta com inveja, você é algo que ela não pode ser. Que ela não consegue ser.
    Quer coisa mais gostosa que brincar de se maquiar? E ainda, pra completar, sair linda de casa?
    POXA! Maquiagem é uma delícia :)

    O lance de você, Lu, ser uma personagem… não concordo e nem discordo,as suas leitoras passam a te admirar assim como você se mostra, e realmente eu acho que você é isso mesmo que nós lemos aqui, você é genuína a cada post.

    Um abraço ^_^

  230. Wal    27/07/2011 - 16h12

    Eu confesso que não sou louca por maquiagem. Acho chato ter que perder tempo me embelezando, apesar do excelente resultado. Queria não ter olheiras, mas em geral um produtinho que diminui o inchaço já me deixa bem satisfeita! Conta como maquiagem? hahahah No dia a dia não uso nem batom! rsrsrs Por outro lado, viciei em creme anti-rugas, em protetor solar, essas coisinhas que tratam, não só mascaram, sabe? E vai ter gente dizendo que isso também é exagero. Enfim, uso maquiagem quando quero arrasar, porque a danada muda a cara da gente! Mas não uso tanto a ponto de não parecer eu. Esse negócio de dormir com a Cinderela e acordar com a Gata Borralheira pra mim não dá! Esse blá blá blá todo funciona comigo e não rola dependência química. Mas também não é uma relação amorosa. Acho que eu uso quando preciso. E espero que os creminhos ajam o máximo para que eu precise menos! hahaha E quando vier a Recife de novo podia marcar um encontro de blogueiras não tão pops assim né? Diquinhas de moda, maquiagem, acho que ia bombar! #ficaadica! Beijos

  231. Cristine    27/07/2011 - 16h19

    Então, eu tenho 27 anos, casada, tenho dois babys, e não trabalho, fico em casa com as crianças, mais ainda assim eu uso maquiagem todos os dias, eu acho que vaidade é importante sim, e tem mil razões para ser, quando eu vejo alguma guria da minha idade sem make, eu penso “com ela ficaria bem com algumas coisinhas, sem essa cara lavada”, a não ser que tu tenha 18 anos, até pode sair sem make, mais depois dessa idade, é obrigação se cuidar e não relaxar, não importa se tu é uma mulher idependente ou uma dona de casa, simples assim. Beijos

  232. Priscilla Molina    27/07/2011 - 16h32

    Lú, fala pra essa hater que maquiagem é só pra realçar o que nós já temos de bonito, só que em várias cores! E disfarçar aquilo o que é “menos bonito”, afinal a verdadeira beleza só é vista qd o “defeito” é apenas minimizado, não negado.
    Lembre a ela que ódio no coração é que deixa a pessoa feia. Aí, não tem maquiagem que dê jeito…

  233. TatiVaz    27/07/2011 - 16h32

    Nossa, eu li um post em um outro blog com o mesmo assunto ESSA semana..
    Primeio de tudo é existirem pessoas com uma pobreza de espirito TÃO grande, tanta coisa boa pra fazer na vida e a querida perde o tempo mandando um e-mail te ofendendo.. Ainda mais você que é tão linda, primeira vez que eu entrei no blog já me apaixonei e você tem um rostinho tãão de simpática que foi impossível não me tornar leitora fiel..
    Voltando ao post, eu uso porque gosto.. Sair de casa sem maquiagem não é o mundo se acabando pra mim, mesmo porque tem dia que o sono fala mais alto que qualquer coisa. Não acho certo a pessoa virar escrava, todo mundo tem uma coisa especial, e não deixa de ser por estar ou não de maquiagem! O importante é se sentir bem consigo mesmo…

    Beijos Luh!!

  234. Aline Moreno    27/07/2011 - 16h37

    Oi Lu!! Realmente gostei desse post! Sou uma pessoa que admiro quem sabe usar maquiagem para se sentir bem e ficar de acordo no dia-a-dia e não se maquiar como se fosse uma mega produção para uma festa de arromba! Sinceramente, não sou de usar maquiagem todos os dias e esses dias mesmo me perguntei o motivo e a resposta foi essa: tenho receio de parecer ser quem não sou! Afinal, minha vida inteira fui “sem maquiagem” e embora eu me sinta melhor e mais bonita usando, e como uso somente em ocasiões mais especiais, parece que faz parte do pacote, sabe? Festa = Look + Makeup… mas, eu acho que ser mulher é ser vaidosa! Então, eu sou super a favor de usar… e usar para se sentir bem! Usar porque gosta. beijos!!

  235. Marcela    27/07/2011 - 16h43

    Aaain, maquiagem é uma forma de brincar com nossa aparência, podemos “ser pessoas diferentes” todos os dias sem deixar de sermos nós mesmas. Eu simplismente aaamo me produzir, sabe aquele dia q você acorda com preguiça e se arruma com o cabelo meio bagunçadinho e esfuma beeem a sombra e fica meio largada, e aquele dia q vc quer arrasar e sai completamente trabalhada no paetê… ADOOORO!

  236. Marcela    27/07/2011 - 16h45

    Aah, já ia me esquecendo kkk. Primeiro comentário, sabe como é, fiquei nervosa. kkk brincadeira. LÚ VC ME INSPIRAAA!

  237. Josélia    27/07/2011 - 16h48

    Uso pq gosto e preciso.Nunca fui viciada em maquiagem, mas confesso que do ano passado para cá não consigo mais sair sem make por conta de uns melasmas que estão me tirando do sério.Não consigo de jeito nenhum sair de casa sem base, pó, rímel e blush…

  238. Erica Dourado    27/07/2011 - 17h04

    Cliquei lá no link e li o artigo. É de se parar pra pensar.

    Acho que a maquiagem é saudável até o ponto em que te ajuda a melhorar o que você já tem e ,claro (como não?), esconder sim, uma imperfeiçãozinha aqui e ali.

    Mas não montar toda uma identidade na base, blush e rímel, e despí-la quando usar o removedor. Aí já é insegurança, depressão, e toda uma gama de coisas que ninguém que ter.

    Lindo o post! Adorei essa pausa pra discussão num blog (um dos meus favoritos, diga-se de passagem ;-D) voltado exatamente pra isso: nosso arsenal da beleza.

    Adoreei, Lu! Parabéns pela iniciativa.

  239. Barbara Queiroz    27/07/2011 - 17h15

    Eu, como a maioria, ja fui da fase zero make e ,agora, estou na fase make todo dia! Eh engracado, mas nao consigo sair de cara lavada, sabe? eh tao mehor vc ir notando toda a transformacao e sentar na penteadeira. Eh um momento unico entre eu e eu mesma. So eu sei onde tem cada defeitinho e onde tem cada coisa bonita tb! Eh um segredinho meu e de mais ninguem. E quando vc acaba de se maquiar e voila: continuo sendo a mesma pessoa, so que mais feliz, os olhos ate brilham. E eh tao contagiante que minha mae que tem uma pele de pessego e cuja make se restringia a um batom, ja nao sai mais de casa sem um blush se quer..Me lembro de ver as fotos do casorio da Vic Ceridono e nao acreditar que ela passou 8 (!) tons de sombra e ainda assim parecer que nao tinha mais de uma sombra…pq make eh isso, e eh incrivel! bjs

  240. Áurea Luz    27/07/2011 - 17h20

    Olá. Vim parar aqui por causa de um tweet do Coisas de Diva e volta e meia passo por esse blog, muito lindo por sinal!
    É bom a gente se sentir bem. Seja na aparência ou por qualquer outro motivo. Qual o problema disso. Pessoas recalcadas e inseguras fazem comentários infelizes.
    Hj li um post em outro blog que me fez pensar no real sentido da nossa vaidade, das maquiagens e ‘futilidades’ de cada dia. A autora do blog fez um desabafo, vale a leitura: http://www.hojevouassimoff.com.br/2011/07/26/uma-roupa-um-desabafo/

    Abraços

  241. Gláucia    27/07/2011 - 17h30

    Para mim, maquiagem remete a infância, a pintar. Te fazer mais bonita. E as vzs o seu mais bonito, é feito desenho de criança, só a gente entende.

  242. Bruna Braghini    27/07/2011 - 17h37

    Lu, acho que é um pouco dos dois.
    Mulher sempre acha que pode melhorar, certo? E se a make vai fazer eu me sentir mais bonita e mais poderosa, porque não? Mas não sou escrava. Se tô com aquela preguiça louca ou com o sono me consumindo, vou de cara lavada e dane-se. Mas, claro, é raro isso acontecer.
    Então, é natural a gente achar que precisa de maquiagem para se sentir MAIS bonita. Não me acho feia sem make não, sinceramente. Mas é claro que quando a gente usa os produtos de um determinado jeito, realça ainda mais o que é legal.
    E eu amo maquiagem tanto quanto vc… adoro brincar, provar, testar coisas…só pelo prazer de ver as misturas de cores acontecendo (acho que é mal de designer…sou colega de profissão…rs).

    Mas não sofro por ficar sem elas… trabalho em casa e nunca passo make aqui… mas na hora de sair, eu quero me produzir, brincar, fazer coisas novas. Poxa, eu compro TANTA maquiagem pra quê? rs

    Acho que tem gente que se esconde atrás da maquiagem sim, mas isso a gente tem que superar. Os produtos foram criados pra enganar o que não é legal e melhorar o que já é bom, mas tudo com parcimônia. Alías, o equilíbrio é ideal em todas as coisas da nossa vida, né? Tem que ser assim com tudo.
    Ser excessivamente dependente é ruim, mas se fazer de cool e negar a vontade de se sentir bem é pior ainda.

  243. Dionea    27/07/2011 - 17h40

    Bem interessante essa discussão. Fiquei pensando na minha história com cosméticos… Sempre transitei entre ser fascinada por maquiagem e achar que é tudo futilidade e firula. Hoje em dia, uso diariamente filtro solar com uma corzinha, blush (porque acho que o filtro me deixa meio “gasparzinho”, rs) e balm labial. Nunca gostei de batom, acho meio forçado, mas uso lip tint com bastante frequência. Acho que maquiagem é legal para ressaltar os traços que a gente já tem, mas não me sinto mal em sair de cara lavada. Nem acho que isso seja desleixo ou ausência de vaidade – é gosto pessoal e pronto. Até tenho achado bacana quem sabe brincar com cores e formas no rosto; eu é que sou meio sem paciência pra isso e acabo reservando as experiências estéticas para festinhas, baladas e tal. Tudo o que aprendi sobre maquiagem foi pela internet – minha mãe nunca me ensinou porque nunca gostou. Então, agradeço pela existência das loucas por maquiagem que escrevem blogs legais como esse aqui. Essa hater tem que achar mais o que fazer na vida; se não gosta, não acessa, oras.

  244. Fernanda H.    27/07/2011 - 17h41

    Maquiagem pra quê?? Para a auto estima, nada melhor!! Não tem que ser escrava, mas também não tem problema nenhum utilizar uma máscara, um corretivo e blush p/ começar o dia se sentindo bem!! E tem outra coisa, né.. CADA UM NA SUA! Criticar quem gosta de usar, não está com nada! :P

  245. Luciana    27/07/2011 - 17h41

    Assim.. tenho 27 anos e somente há um ano mais ou menos que comecei a me ligar em maquiagem de verdade. Antes disso eu usava SÓ pó pra matificar o protetor solar que na minha cidade nem o Minesol era matte, um blush pra dar uma corzinha e curvex.
    Minha relação de amor com o curver é tanta que até pra ir na portaria eu uso. Ela é um vício, sim. Meus olhos parecem mais “espertos” quando uso.
    Mas de um tempo pra cá me apaixonei perdidamente por máscaras (ainda luto com ela todos os dias) e batons, principalmente vermelhos, já tenho 5 e quero mais. Uso de dia mesmo, todos acham estranho e eu não me importo. Levo na bolsa e retoco meu Ruby Woo sempre que necessário.

    Agora uso base também de dia pois como tenho rosácea e melasmas, minha pele é´um caso muito sério, eu preciso disfarça=las para me sentir melhor.

    Mas não uso nada exagerado a ponto de eu ficar com medo de um novo romance me veja sem maquiagem e fuja, sabe? A maquiagem realça o que eu tenho de bonito, mas não me camufla ou mascara.

  246. Paulinha Godoi    27/07/2011 - 17h52

    Para mim, a maquiagem é um momento de prazer. Eu gosto de olhar minha gavetinha, cheia de produtos legais, que eu pesquisei nos blogs, namorei e finalmente comprei.

    Se maquiar, não é igual a escovar os dentes….

    Se estou com preguiça, depois do sabonete + tônico + protetor solar (isso sim é obrigação), passo um pouquinho de studio fix powder, rimel, batom cor de boca e pronto.

    Vale a pena “perder” três minutinhos do seu dia não?!

  247. Bia    27/07/2011 - 18h01

    Lú,

    gente pra criticar, descer a ripa, tem de monte. Isso em qualquer lugar, qualquer fase da vida. Não acho bacana acordar cedo e já sair tascando sombra preta, lápis e base pesadona, mas um corretivo, um blush e um rímel pra trabalhar disfarçam aqueles dias que a gente fica cansada ou aquela espinhazinha que ninguém precisa ficar encarando, né? É legal ver o que fica bem na gente e o que não fica, o que combina e o que não combina. A menina deve ser meio recalcada, né? Talvez ela esteja precisando de uns makes e uns looks pra recuperar a autoestima!

  248. Amanda Carvalho    27/07/2011 - 18h04

    Eu adoro maquiagem e uso todo dia tbm, mas para ir pro trabalho. Nos fins de semana, tirando a balada, eu não uso é nada, tenho preguiça. Saio de casa com a cara ao natural, e não vejo problema (apesar das marcas de acne uor). Acho que todas devem saber medir e não fica alocka de não poder nem se olhar no espelho sem make ou, como já vi histórias, se acordar antes do marido para se maquiar para ele não a ver com cara lavada. ¬¬’ francamente! Adoro make e é pra ser usada sim, oras!

  249. Ana Cláudia    27/07/2011 - 18h24

    Olá. Adoro o blog e achei o post tão interessante que resolvi postar meu primeiro comentário.
    Acho que o problema não está em usar ou não maquiagem, mas no preconceito que as maquiadas sofrem. Onde trabalho, a maioria das funcionárias não usa maquiagem, portanto, as maquiadas ainda passam aquela impressão de mulher “dada”, mesmo que a maquiagem seja muito básica, usá-la causa uma má impressão. Continuo usando mesmo assim e tem um pessoal que aderiu à moda. hahaha
    Quanto a usar todo dia, acabo usando no trabalho pensando nos meus alunos (quero causar uma boa aparência) e para sair à noite. Adoro maquiagem e, mais ainda, adoro causar boa impressão.
    Beijocas!

    • Solange    27/07/2011 - 18h54

      Acho que não é má impressão, é inveja mesmo!!!hehehe

  250. Alice Marques    27/07/2011 - 18h30

    Ameeei esse post.
    Eu adoro make, quando mais nova não ligava, nem um pouco (tenho 22 anos ainda sou novinha ta?rs) mas devido a um problema respiratorio, comecei a ter olheiras absurdas e estava na epoca de espinhas infinitas no rosto. Não sabia como usar maquiagem, nunca tive exemplo em casa e só de uns 2 ou 3 anos para cá é que comecei a usar, a me interessar e assim, saio sem make se for para ir no mercado ou lugares muito perto, não gosto mas saio pois sei que a pele precisa respirar, mas nossa acordo cedo sem dó nem piedade para me maquiar, adoro maquiar os outros também, tenho prazer, algo que faço por mim mesma. O noivo diz que fico melhor sem, mas meu caso com a make é de puro amor e não escravidão

  251. Simone    27/07/2011 - 18h31

    Uso maquiagem para me sentir mais bonita. Qual o problema, não é?? Quem disse que quem se arruma vira escrava?? Quem se arruma se gosta e gosta de outras pessoas também, uma vez que a imagem que você transmite é de muita importância. É tudo bobagem isso de que quem é vaidoso é burro, burro é quem não sabe o poder da sua autoimagem!!!

  252. Ana Beatriz    27/07/2011 - 18h34

    Maquiagem para se reinventar! Para se sentir feliz e satisfeita!
    Amo me maquiar e não é uma obrigação!
    :D

  253. Solange    27/07/2011 - 18h50

    Adorei o post e gostaria de relatar a minha experiência. Eu sempre gostei de maquiagem, mas era daquele tipo que ficava admirando as outras e nunca tive coragem de assumir esse meu lado mais “perua”. Duas semanas antes de completar 30 anos estava no pico da famosa “crise dos 30”, até que percebi que minha insatisfação vinha dessa questão de ter – de certa forma – anulado o meu verdadeiro “eu” a vida toda. Neste ponto preciso agradecer a você, pois através de seu blog descobri muitas coisas sobre mim mesma.
    Fui comprando uma coisinha aqui, outra lá, pesquisando na net, assistindo tutoriais e descobri que maquiagem para mim é importante porque faz parte do meu lado mulher. Não se trata de escravidão, mas de cuidado, de AMOR PRÓPRIO. Hoje me maquio todos os dias (mesmo que seja só um rimel e batom), e me sinto muito feliz. é o meu ritual, onde eu estou comigo mesma! O que pode ser melhor?
    Cada pessoa só é capaz de dar a exata quantia do que contém. Tem meninas que simplesmente não gostam (parabéns para elas também), o que realmente importa é estar BEM COM VOCÊ!!!
    Agora criticar os outros desta forma, para mim parece mais aquelas coisas de intelectualóides sem noção (que na verdade invejam quem tem a coragem de se maquiar todos os dias), porque cá entre nós, no mundo de hoje é preciso muita coragem para ser você mesma!!!
    Bom é isso!
    Bjs. Lu e obrigada pelo seu blog!!

  254. Isabella    27/07/2011 - 18h52

    Nossa que menina é essa amarga que perde tempo te escrevendo pra falar esse monte de asneiras! Não entendo gente assim…

    Mas então Lu, voltando ao assunto interessante rsrs, acho que você está certíssima, eu adoraria ser mais vaidosa assim, tenho lá meus moletons larguinhos pra ficar em casa nos dias + frios e adoro o conforto deles…mas queria ser menos largadinha em certas ocasões hihi, só que penso que se deixar de usar não serei eu sabe?! tenho meus momentos…

    e qto ao make adoro e ando adorando cada vez mais, já sai sei lá pra um shopping um salão sem sim, mas a sensação que tenho ao me olhar maquiada mesmo que pra ir ali almoçar e voltar pra casa é tão boa que tenho me forçado mais a sair sempre maquiada… e não acho que seja questão de futilidade e sim de bem estar de se sentir bem consigo, confiança e isso faz bem pra qualquer um em qualquer circunstância, acho que até no trabalho a pessoa se dá melhor se se sente melhor consigo!

    e confesso, que passando aqui todo dia minha vontade de me maquiar todo dia e experimentar coisas novas, cresceu viu?!

    bjs
    Bella

  255. Adelânia    27/07/2011 - 19h01

    Primeiramente acho que tudo o que fazemos tem haver com nossa cultura. E essa que vivemos é calcada na aparência, é claro que nem todo mundo concorda e todos têm esse direito. Mas acho que a GRANDEE maioria das mulheres que nunca usaram maquiagem enlouquecem quando a descobrem. É algo intimo, agente se sente mais forte, mais linda, mais integrada e aceita que no fundo é o que a grande maioria quer. Já fui extremista e isso, no meu caso, era pura insegurança da minha própria aparência. Hoje não sou escrava, mas tenho a maquiagem como expressão do meu humor, hora mais romântica hora mais agressiva. E como muito bem disse a Ana Beatriz “Amo me maquiar e não é uma obrigação” !!!!

  256. Edileuza Gomes    27/07/2011 - 19h02

    Oi! Sou nova por aqui. rs.
    Mas não resisti a comentar este post. Adorei!
    Eu me maquio pq isso realmente muda meu humor e disposição, mas as vezes fico sem nada e tb sou feliz assim… Adoro me maquiar e acho que maquiagem serve pra realçar aquilo que vc tem de melhor e ajudar com aquelas partezinhas que nos incomodam um pouco, mas não significa que tenhamos que nos gostar só de maquiagem.Acho que quando isso acontece, é hora de revermos nossos conceitos e auto estima.

  257. Clarissa de Carvalho Resende    27/07/2011 - 19h04

    Escravidão é uma coisa beeeem diferente! Que mal há em gostar de se maquiar todos os dias para se sentir bonita e ficar satisfeita toda vez que passar em frente a um espelho (para o qual TODAS NÓS olhamos, kkkk)? Geralmente, quem critica isso faz apologia do outro extremo: diz que é futilidade e sai por aí com aspecto desleixado (rosto e roupas). E acha até hoje que se maquiar é sair com uma MÁSCARA ARTIFICIAL no rosto… Maquiagem do dia a dia é disfarçar imperfeições e realçar os detalhes bonitos do rosto!

  258. Andréa    27/07/2011 - 19h09

    A única coisa que gosto de corrigir mesmo é olheira. Ou seja, o único produto que eu não abro mão para sair é o corretivo.

    Mas todo o tresto, pra mim, é pura diversão!

    =)

    http://makemehappy-ea.blogspot.com/

  259. Aline    27/07/2011 - 19h15

    Amei!Você está se superando a cada post!
    Amei pq eu comecei a me interessar por maquiagem qnd fui presenteada por uma amiga, assim como essa menina, o primeiro presente foi um gloss, depois um rímel e por último o incrível blush que faz uma super diferença. Mas o que eu não vivo sem mesmo é o corretivo, mas aí é por necessidade, tenho olheiras muito fortes.
    Gosto de maquiagem, mas adoro não ter que usar base, só uso em ocasiões especiais. =D
    Beijos.

  260. tamara    27/07/2011 - 19h22

    eu pensei nisso nessa semana mesmo. meu namorado tem birra de maquiagem, odeia base, batom… com o tempo, fui vendo que eu era bonita sim sem maquiagem! quando saímos juntos agora é só corretivo e rímel (pq ninguém é de ferro), e em eventos mais arrumadinhos me arrumo direitinho. aproveito pra me esbaldar em cores diferentes de batom, base, pó, blush, no dia a dia e quando saio com as amigas. percebi que sou completamente normal sem maquiagem!

  261. Verônica Cruz    27/07/2011 - 19h28

    Confesso que não gostava de me maquiar agora…AMO!!! aprendi aqui nos blog da vida, seu Post foi sensacionallllll, Parabéns!

  262. Aline    27/07/2011 - 19h29

    Acho que a “hater” vê a maquiagem como se vc tivesse usando uma máscara, escondendo aquilo que realmente é, bom…acho rsrsrs
    Até concordo no ponto que a make “esconde” o que realmente somos(sinais, manchas)…mas se é pra melhorar e se sentir melhor….pq não usar?!

  263. Vanessa    27/07/2011 - 19h35

    Sem falsa modéstia, não preciso de maquiagem. Sou nova ainda, tenho 26 anos e minha pele é ótima, herança de família! haha Mas uso maquiagem todo dia!! Não vou nem à padaria sem pelo menos um rimel e blush! Gasto horrores com maquiagem e esmaltes (tenho mais de 100 vidrinhos) Então, como vc, eu uso por amor mesmo!! haha

  264. Juliana    27/07/2011 - 19h38

    Eu aé saío de casa sem maquiagem, mas eu acho que EU MEREÇO desfilar MINHA MELHOR VERSÃO, mesmo que seja pra ir à padaria! Infelizmente, existem pessoas que se incomodam ao ver alguém confiante e feliz com sua própria aparência. Aí aparecem vários olhares e comentários de reprovação. Mas eu acho que se cuidar e se embelezar é até um exercício de agradecimento ao que Deus nos deu. E humildade nada tem a ver com sair de moletom e cara lavada, afinal isso não te torna uma pessoa melhor. Tem muito mais a ver com educação e respeito pelas outras pessoas.

  265. Cintia    27/07/2011 - 19h46

    Gata, nem se abale com essa hater não…pura invejinha de gente que não se gosta e daí é incapaz de gostar de quem quer que seja, e além do mais, a SUA vida vc leva do jeito que quiser, responda aos emails dela assim: comece a pagar minhas contas e lidar com meus problemas e daí comece a cuidar da minha vida!! Ainda bem que vc gosta de beauté pq ajuda a outras pessoas (nós hihi) a aprender coisas novas pra ficar mais bonita e nos sentirmos melhores…afinal gostar de beleza não anula nosso intelecto e nem nossa personalidade….agora ficar “gongando” tudo o que alguém fala só pelo prazer de falar mal isso sim nos torna pessoas vazias. ACORDA HATER E VÁ CONQUISTAR SEU ESPAÇO!!

  266. Michelle    27/07/2011 - 19h48

    Uso maquiagem como uso um acessório, ou uma peça de roupa bacana.
    Gosto de moleton, ou de havaiana, sei lá. Mas sei que um sapato de salto alto me deixa mais bonita, então eu uso tbm. Simples haha
    Acho que as pessoas as vezes encucam com coisas de mais. Se é algo que sai com água(as vezes não haha), pq se preocupar tanto? Seja a preocupação por usar, ou ousar. Usa e pronto! Se sentir bem é algo que ninguém faz por vc, aprendi isso! ;)

  267. Bárbara Lira    27/07/2011 - 19h58

    Uso pra sair….ou dar um “up” pra ir pra escola,levantar a auto-estima um rímel resolve tudo!
    Muita gente chama de futilidade,mas eu me transformo quando passo uma base e um batom.Mas qdo eu não uso continuo gostando de mim da mesma forma.E não ligo quando as pessoas reclamam quando eu saio pra me divertir usando óculos de grau.
    PARABÉNS PELO POST!!!

  268. Gabriela    27/07/2011 - 20h02

    Post legal,e eu que geralmente só visito tb resolvi comentar,como alguém ali de cima disse.
    Bom,não me sinto escrava da maquiagem,já fui de me descabelar por não ter tido tempo de passar algum produto,tenho uns problemas de auto estima e não curtia olhar nos olhos das pessoas pq achava que estava horrível demais.Mas foi por pouco tempo.Hoje quase não uso maquiagem no dia a dia,uso mais pra sair,porque ainda não me ajustei ao ritmo da faculdade e fico com preguiça de acordar ainda mais cedo pra poder me maquiar,mas cabelo é questão de honra,cabelo muda tudo,não importa se sua roupa estiver linda,se você estiver com o cabelo ruim,é tristeza na certa.
    Mas considero maquiagem um passatempo maravilhoso,me divirto reproduzindo tutoriais de make de cisne negro,edward mãos de tesoura e outros personagens,gosto de ter tempo de brincar com a maquiagem,gosto de ver o que melhorou,essas coisas.
    Não sei como alguém pode ser “hater” desse blog,o mais lindo,organizado e repleto de conteúdo ever,e você é tão linda que mesmo se usasse roupas horríveis pra ir na padaria,o que não é o caso,continuaria linda.
    :*

  269. Elida    27/07/2011 - 20h12

    Maquiar para mim é cuidar, divertir e ser eu mesma, na minha melhor imagem =D.

    Fiz um post sobre o assunto passa lá no Stylist!
    http://stylistmineira.blogspot.com/2011/07/e-moda-maquiar-se.html

    E seu vício me ensinou muuuuuuuuuuuuuuuuuito sobre makeup, obrigada =D
    bjokas,
    Elida

  270. Silmara    27/07/2011 - 20h29

    Maquiagem é um momento só eu e eu! É diversão, é lúdico! Amo maquiagem, mas não uso todo dia, porque aqueles 5 minutinhos a mais na cama, ainda me roubam… maaaaaaasss… Faço sempre que posso. Sabem de uma coisa que me irrita??? quando resolvo ir maquiada, aí colega pergunta: “onde é a festa???” Sabem a resposta: “EU estou em festa! Celebrando a mim mesma!” Me sinto mais confiante, mais poderosa, ainda que esteja com um par de calçados de segurança nos pés! ;D

  271. Lanna    27/07/2011 - 20h45

    Ótimo post, parabéns. Me fez pensar muito mesmo, de um jeito bom e positivo. Nunca me senti DEPENDENTE da maquiagem, mas tem gente que não se vê na rua sem. Adorei o post, parabéns mesmo.

  272. Ana Carolina    27/07/2011 - 20h54

    Acho engraçado pensar sobre isso agora e perceber como minha opinião em relação à maquiagem mudou de uns anos pra cá. Quando eu tinha uns 13 anos achava todas as meninas da minha série que usavam maquiagem horrorosas UAHAUHAUHA. Não entendia o porque daquilo. Aí quando eu tinha uns 14 eu tentei usar uma base e foi um fail total. Não era a cor certa, não apliquei direito… Fiquei parecendo uma laranja! AUHAUHAUAHUA. E aí quando eu fiz 15 eu comecei a ler uns blogs que me ensinaram o que e como usar e foi aí que minha vida mudou. Não que eu use muita maquiagem no dia-a-dia, mas só de passar base/corretivo/rímel eu já me vejo como outra pessoa. Hoje em dia eu não gosto de sair sem maquiagem, mas também não vejo nada de mal em sair com a cara lavada. Acho que se elas estão aí pra ajudar a dar um up, porque não usar? Haha.

  273. Gisele Ferreira    27/07/2011 - 20h59

    Lu que post maravilhoso!
    Olha eu me sinto mais linda, mais segura quando estou maquiada…
    E acho ótimo me sentir assim!
    Mas também me sinto confortável quando estou sem nada e minha pele não é essas coisas vio! Hahaha
    Bjo

  274. Joana    27/07/2011 - 21h05

    Ei Lu,primeiramente gostaria de dizer que adoro seu blog!!!
    sou de BH mas estou morando a 6 anos no Espírito Santo… como sinto falta da minha terrinha!!!

    Bom, quanto a maquiagem, não costumava usar nada!!! nada mesmo, no máximo um batonzinho… mas aí comecei a ler alguns blog’s (entre eles o seu, rsrrsr) e acabei me interessando e aprendendo algumas coisas. Hoje não saio de casa sem pelo menos passar o bloqueador, batom e rimel!!! amooooooo

    beijo

  275. bruna    27/07/2011 - 21h21

    pintar a unha, sair sempre arrumada, arrumar o cabelo… essas sao coisas q nao ligo mt nao! só lixo e deixo a unha limpinha, saio de moletom as vezes e faco um coque dessarumadao e td bem. mas sair de cara lavada… aí nao dá, tenho olheiras monstro, pele oleosa, cilios retos. nao custa nada passar um pouco de maquiagem e melhorar isso td, nao é nao?

    • Fernanda    27/07/2011 - 22h16

      se eu tivesse que escolher entre sair arrumada e de unha feita com cara lavada ou de moletom coque e maquiagem acho q fico com a primeira opção!! rs mas gosto é gosto, acho isso o mais interessante de ler opiniões.

  276. Mah    27/07/2011 - 21h21

    Oi Lu,

    Tem gente que faz questão de ser pobre de espírito né?!!!
    Eu gosto muito de maquiagem, não sou de comprar 1050 coisas. Compro um pó, um blush, sombras de cores neutras enfim, mas sempre de marca boa né.
    No dia a dia não passo nada, mas como não trabalho social não faz muita diferença.
    Quando acordo com um pouco de olheira ou qdo dá vontade de passar alguma coisa uso um protetor facial com cor, rímel e blush.
    Agora para baladinhas e festa gosto de fazer aquele make rs
    Enfim, cada uma tem um estilo com ou sem maquiagem o que não pode é perder a feminilidade.
    XoXo
    Mah

    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

  277. Clarissa    27/07/2011 - 21h25

    Uso pq gosto! Não sou escrava, se não der tempo, saio de filtro solar e batom… Mas normalmente, o básico do dia-a-dia: base, corretivo, pó, blush, máscara e batom. A gente se sente muito melhor, faz bem p/ a auto estima!!!!

    E é claro q essa leitora ácida é no mínimo uma baranga, mal amada e invejosa! Tá cheio de gente assim por aí!

    Mas a vida segue, vc continua cheia de seguidoras do bem e q te admiram!!

  278. Rebeca    27/07/2011 - 21h27

    Eu gosto de usar maquiagem pra ir a escola e onde quer que seja
    mas só uso o básico.
    Maquiagem pra se sentir mais bonita(o que eu acho)

  279. Kárin    27/07/2011 - 21h37

    Me maquiar é um ritual que me faz bem, quase uma terapia se você me entende. É aquele momento da manhã que é só MEU, onde eu posso brincar com a criatividade – meu trabalho não dá muito espaço pra isso – e me sentir mais bonita. Acho fundamental.
    Sei que muita gente acha babaquice ir pro trabalho com base, blush, rímel e sombra, já cansei de ouvir que era inútil, mas aprendi a não dar ouvidos. Me sinto bem maquiada!! Tenho olheiras escuríssimas e a pele naturalmente muito pálida; qual o problema em eu não querer sair de casa com essa cara que eu tenho de quem morreu e esqueceram de entrerrar?
    Me identifiquei com o post.

  280. Mari M.    27/07/2011 - 21h41

    Eu uso maquiagem todo o dia pra ir pra escola,eu uso blush rosa,olho esfumado preto mais só que bem leve,rímel e gloss rosinha

  281. Gabi Tolomeli    27/07/2011 - 21h43

    Aconteceu comigo o mesmo que a menina do artigo, vivia maquiada, nao saia de casa sem, nem eu lembro bem pqe eu comecei, so sei que m dia eu resolvi ir na derma e ela me passo um acido, com isso a pele fico mega sensivel e eu tive que fica uns dias sem a maquiagem, acabei por gostar. Se voce anda sempre maquiada, ate na balada voce tera akela cara, mas se voce sempre anda no basico qualquer maquiagem basica te deixa diferente.
    A unica coisa estranha e q eu sinto uma mega vontade de sair trabalhada no glamur qd eu to deprimida, minha maneira de me melhorar

  282. Fran Gabiatti    27/07/2011 - 21h59

    Lu, não tem nada a ver com escravidão, nada mesmo.. Tem a ver com o que vc disse, momento “seu” de amor próprio de pensar em vc mesma. Eu nao consigo me maquiar todos os dias antes de ir pro trabalho.. mas sempre tenho uma máscara na bolsa e isso não é frescura, é gostar de si.. E eu admito, me arrumo até pra ir no mercado, arrumo mesmo!! rsrs
    beijos

  283. Andrezza Santana    27/07/2011 - 22h01

    Muuito bom o post Lú (: sou uma de suas mais assíduas leitoras anônimas, hihi =x Á respeito do assunto… uso maquiagem todos os dias pois tenho uma mancha terrível no rosto por causa de uma forte alergia, então não há como sair de casa sem pó e base :/ sou apaixonada por maquiagem e mesmo quando não havia essa mancha, usava sempre, mas concordo demais com aquelas que usam também em ocasiões mais especiais! Cada uma tem um ponto de vista distinto, estando bem consigo mesma, é o que importa! :*

  284. Cecília    27/07/2011 - 22h02

    Pq eu amo e dá um UP no visual! Um dia inventei de sair sem e algumas pessoas me perguntaram se já fazia muito tempo que eu tava de plantão… Mas eu tinha acabado de chegar! Hehehehehehe!

  285. Wanessa    27/07/2011 - 22h06

    Sempre leio o blog e como TUDO o que se lê tem coisas que são aplicáveis na minha humilde existência e outras não. Pela primeira vez sinto vontade de postar um comentário porque, bom, porque a matéria me atingiu.
    Tenho 34 anos. Já passei por várias fases, de gostar, de usar sempre, de usar nunca, de ter tempo e me dedicar, etc. Agora estou numa fase em que curto muito. Uso maquiagem porque gosto! Mas seu eu não estiver afim, não vou entrar numas de autocobrança. É bom pq faço de boa. Me divirto! Parabéns pelo texto.

  286. Fernanda    27/07/2011 - 22h09

    Comecei a usar maquiagem “efetivamente” ano passado, eu tinha muitas espinhas, comecei a ter muitas espinhas e um pó facial resolveu muita coisa (junto com a dermatologista, que passou ácido). mas depois o ácido começou a deixar minha pele vermelha e só o pó mesmo pra disfarçar. depois descobri o poder do curvex e do rímel, é raro me ver ser. e um blush só pra ficar com carinha de saudável né? essa é minha rotina diária – e até noturna, nunca passo mais que isso (a não ser em balada) até mesmo a noite. se mudo um pouco, passo iluminador, bronzer e to pronta pra qualquer lugar.
    mas esse post me fez refletir mesmo. maquiagem me faz me sentir bonita, e vamos lá, apesar de ser uma escravidão, ela não esconde quem eu sou, nao faz milagre, não me transforma, só me deixa mais bonita, só aperfeiçoa o que já tenho. e que mal tem nisso?

  287. Daniela Dantas    27/07/2011 - 22h24

    Lu,
    me maquiar é como receber as velhas amigas pra um café da tarde, com bolinhos, salgadinhos, sucos e coisa e tal.
    É hora de desabafar, de brigar, de levantar, sacodir a poeira e dar a volta por cima.
    É sim me sentir mais bonita, é sim diversão!!!

  288. Stela Oliveira    27/07/2011 - 22h41

    Adorei seu post, ja acompanho seu blog a algum tempo, so nunca fiz nenhum comentario. Acho esse povo tão mau amado, não acho que vc faça nada de diferente de qualquer minina da nossa geraçao. Amo maquiagem, nao uso todo dia pq nao consigo gastar pouco tempo na frente do espelho, adoro como vc disse, ficar esfumando a sombra e fazendo as mais loucas misturas, acho que se maquiar tem haver muito com criatividade, com habilidade e amor proprio.So quem se ama se cuida, nao acho que seja uma camuflagem e sim uma forma de expresar quem eu sou! QUe raiva que eu tenho desse povo mau amado, achando que vai causar…

  289. Larissa Flávia Cruz    27/07/2011 - 22h48

    Olááá!
    No meu caso,sou MEGA adepta a maquiagem diariamente,confesso que uso maquiagem como uma forma de levantar minha auto-estima,inclusive,maquiada eu me sinto mais mulher…Mais feminina!
    Li o post e fiquei pensando na tal ”garota do comentário” que a Lú falou e concordei (EM PARTE)com ela.Acho tipo super legal vc se sentir bem consigo independente de maquiagem,mas infelizmente ñ sou assim e hoje não me imagino saindo de casa sem ao menos um lápis de olho! R’ss

  290. Wagna    27/07/2011 - 22h52

    Nossa! Quantos coments! Adoro seu blog, parabéns! É isso mesmo, não viramos personagem quando usamos maquiaquem ou seguimos tendências de moda. Pra mim é o meu momento, minha diversão brincando comigo mesma!Quem diz o contrário, acho que é pura inveja e vergonha de si.

    Bjs.

  291. Vivi    27/07/2011 - 23h02

    Uso maquiagem pq adoro. Me maquiar é uma das coisas mais legais do meu dia. Até anima sair da cama. E tbm pq fico com cara de doente sem um corretivozinho e rímel hehe Mas não sou escrava, se tiver que sair sem, saio.

  292. Tayanne    27/07/2011 - 23h11

    Ah, eu uso porque preciso e gosto, comoassim? Tenho a pele ‘ruim’ tenho bastante manchinhas, acne, etc etc Sim, eu já fiz diversos tratamentos severos no meu rosto e nunca consegui uma pele limpa sabe? Daquelas que se pode sair de cara lavada para ir a padaria. Eu não. Poder, pode. Mas eu não me sinto bem comigo mesma, Graças a Deus existe a maquiagem, e desde quando comecei a usar, minha vida mudou.. é uma delícia acordar todos os dias, lavar o rosto, sentar na minha penteadeira fazer uma maquiagem, mesmo que seja para estar em casa, eu uso. Me sinto bem assim, faz parte de mim, não é pra os outros pensarem ‘olha, ela ta maquiada’ eu, sinceramente não me importo, pois é assim que me sinto feliz e bem comigo mesma. Gostaria muito de poder sair por aí sem uma base + corretivo + pó + blush, se tivesse uma pele naturalmente bonita.. mas quer saber, talvez a vida não teria tanta graça também.. Ótimo post, beijos

  293. Giuli Castro    27/07/2011 - 23h16

    Sinceramente, Lu, acho que não sei responder a sua pergunta… hehehe…
    Eu amo maquiagens e afins, mas claro, que tenho meus dias preguiça e até vou na padaria de moleton e tenis e até sem maquiagem… Mas, se eu for sair efetivamente, pq eu trato a padaria como quintal da minha casa, eu nao consigo sair sem um po, mascara e blush, pelo menos… nao me vejo sem esse trio… Entao, acho q virei escrava, mas nao me incomoda… entende?! hehehe
    Bjos
    Giu
    http://salada-frutas.blogspot.com
    http://www.facebook.com/SaladadeFrutas

  294. Li    27/07/2011 - 23h53

    Pq eu gosto e preciso. e cada um deveria cuidar do seu né? Quem deve saber quem vc é ou não, é vc. Ainda que tivesse virado um personagem, não é da conta de ninguém. E ainda que uma pessoa não tenha AMOR por maquiagem e gaste tempo com ela, com certeza tem por outras coisas. cada um tem algo que ame e que gaste tempo com isso. eu tenho. maquiagem não é meu vício, porém gosto e uso, o que acho necessário e gosto.

  295. Alê    28/07/2011 - 00h08

    Sendo assim também sou uma personagem. Sair de casa de moletom não é uma opção há muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitos anos!!!!! Make para ir à padaria faz parte do que eu sou e sou feliz assim! Simplesmente é assim que gosto de ver meu rosto no espelho e ponto! na verdade, nos dias que acho que não estou com a cara boa, passo corretivo e blush para ficar em casa rsrsrsrs
    Quanto aos comentários e ao email, coisa de gente mal humorada e invejosa, o que, infelizmente, o mundo está cheio. No seu caso, é muito fácil despertar sentimentos negativos! Linda, bem sucedida, de bem com a vida e com muitos outros predicados, com certeza incomoda e muuuuuuuuito.
    Bjs ?

  296. Ana Laura    28/07/2011 - 00h22

    Eu uso maquiagem pq gosto… É quase uma terapia, um tempinho reservado pra fazer o que gosto, cuidar de mim!
    Não vou dizer que nunca saio de cara limpa, as vezes bate a preguicinha e não tenho nada contra meu rosto limpo. Mas me sinto melhor e mais bonita maquiada, faz bem pro ego!
    Maquiagem é meu vício, mas é um vício saudável! hahahaha

  297. Lucky    28/07/2011 - 00h48

    Eu uso make todos os dias e me sinto pelada sem pelo menos um filtro solar tonalizane e um rímel. Minha neném está com 40 dias de nascida hoje, nasceu de 6 meses e meio e por isso ficou na UTI neonatal, ou seja, passo 12 horas por dia dentro da maternidade, nem por isso saio de manhã sem minha dignidade rsrs filtro solar, pó, rímel, lápis e blush. Eu uso porque, primeiro, acho que preciso, sou muito clarinha e a maquiagem valoriza o que tenho de melhor, e segundo, porque adoro, acho o máximo poder usar os artificios disponíveis pra ressaltar o que eu gosto e disfarçar o que não é tão legal assim! Viva as cores!

  298. patricia    28/07/2011 - 01h08

    amei o post,uso maquiagem TODOS os dias e mais que uma rotina é uma diversão.Só quem ama entende como é lindo ver o rosto ficar corado e o olhar mais cativante após alguns produtos

  299. Taís    28/07/2011 - 01h11

    Não resisti a deixar meu comentário!

    Acho a discussão muito válida! Maquiagem é algo novo na minha vida, comecei a usar há pouco mais de um ano, incentivada pelos blogs de beleza. E tenho adorado essa novidade na minha vida!
    Gosto de usar o básico no dia-a-dia porque me sinto melhor. Tem dias que estamos desanimadas e, só de pensar em tudo que está por vir, não dá nem vontade de sair da cama. Nesses dias, a ideia de passar um rímel novo ou experimentar uma combinação de sombras diferente dá aquele ânimo. Só por isso, a maquiagem já ganhou muitos pontos na minha vida! ;)
    Mas não me sinto escrava dela não… Muitas vezes vou tomar meu café da manhã na padaria sem nada no rosto (porque não sou “gente” antes do café da manhã, rsrs) e isso não é um problema. O legal é que, agora, isso é uma escolha.

    Um ponto interessante que eu gostaria de compartilhar é que, muitas vezes, temos preconceitos bobos com todo esse assunto, e talvez essa seja a situação da “hater”.
    Como eu disse, maquiagem é algo novo na minha vida. Isso porque, por muitos anos, achei que era pura futilidade. Lembro de criticar garotas na faculdade por estar retocando a maquiagem – eu tinha trabalhado o dia inteiro, não tinha “tempo pra essas bobeiras”. Não sei por que mas, na minha cabeça, você tinha que escolher entre ser inteligente ou ser bonita! Que bobagem… Li uma vez um post da Victoria Ceridono, do Dia de Beautè, falando sobre justamente sobre isso, e então percebi como fui tola! Por que essas coisas têm que estar separadas? Podemos sim nos cuidar e dar conta de todo o resto! A maior prova disso são as várias blogueiras que falam sobre beleza e são ótimas profissionais.

    Enfim, falei demais já! Lu, comecei a acompanhar seu blog agora e estou adorando! Essas discussões são muito interessantes e saudáveis! Parabéns!

  300. Tassia    28/07/2011 - 01h39

    Que discussão boa sobre o assunto!
    Eu sempre tive uma pele per-fei-ta. nenhum imperfeição, na adolescência não tive nenhuma espinhazinha, nada. Mas daí comecei a trabalhar e meu trabalho exigia maquiagem. Não só blush, rímel, maquiagem mesmo, base, pó… E eu comecei a adorar! Mas daí com um tempo minha pele ficou péssima, ninguém acredita como minha pele tinha “estragado”. Hoje com tratamento dermatológico está bem melhor, e eu adoro e acho muito chique sair de cara limpa, com a pele lisinha =)

  301. Nanda Manfrinato    28/07/2011 - 01h45

    Eu compartilho do mesmo sentimento que o seu, até me identifiquei com as suas palavras: tenho prazer em me maquiar, em comprar um produto novo, em ver a diferença que causa no nosso visual, e também tenho o prazer em fazer isso pra ir na esquina comprar um pão. Nunca me achei muito bonita, e a maquiagem me ajuda tanto nesse aspecto – adoro a sensação depois de ter gastado alguns dos produtos da penteadeira e ter ficado melhor. Por isso faço questão de sempre estar “apresentável” e isso me faz muito bem.
    Beijos Lú, adorei o post!

  302. Virginia    28/07/2011 - 01h57

    Eu uso maquiagem primeiro pq preciso, depois pq gosto. Não sou dessas afortunadas que tem a pele boa e sem olheiras, muito pelo contrário, então digo que sou escrava sim da maquiagem, sem me sinto horrível. É triste , mas é verdade. Não saio de casa sem maquiagem, me sinto feia e inferior às outras pessoas. Bem, isso acabou sendo um desabafo!

  303. Ester C.    28/07/2011 - 02h10

    Não é a maquiagem que te faz, mas não é porque vc não vive sem, que deixou de ser você.
    Maquiagem funciona da mesma forma que fazer uma escova no cabelo, pinta-lo. Não é para mudar quem vc é, e sim para melhorar o que vc já tem de bonito.
    Se vc tem as bochechas naturalmente rosadas, para que um blush? Se vc tem cílios gigantes, não é todo dia que vc vai precisar usar uma máscara.
    Mas não existe uma mulher que não se sinta melhor quando maquiada. Não estou falando das makes fantasia, cheia de cores e sombras que somos apaixonadas, e sim uma pele bem feita, com uma corzinha na bochecha e cílios destacados, apenas isso.
    Faz bem ser bonito! Se vc esta com olheiras, por que não disfarça-las?
    Sou branca feito um fantasma, então, o que seria de mim sem o blush? As próprias pessoas que criticam o uso de maquiagem comentam “nossa, vc tá igual um fantasma”, mas o que eu posso fazer, se a melanina me falta?
    Você não pode ser escrava de maquiagem, assim como nada na sua vida pode te escravizar, nem um cabelo, nem uma pessoa, nem nada!
    Se sua pele está linda naturalmente, por que não sair sem maquiagem? Mas é uma questão de senso de cada uma.
    Eu me maquio pois amo maquiagem, da mesma forma que amo cuidar da minha pele, do meu cabelo, e não por obrigação.
    Antes de disfarçar algo, devemos tratar esse algo. Se vc se cuida, provavelmente não terá vergonha de sua pele limpa. E não é porque sua pele é linda, que vc não deve usar maquiagem.
    Maquiagem é uma benção e está aí para nos auxiliar, como a maior parte dos produtos de beleza. Resta saber usá-los.
    Muitos beijos

  304. kaka fagundez    28/07/2011 - 02h16

    … haha … falei disso lá no blog tbm … ‘coincidença’ … mira lá muchachada! … http://www.maquiandoomundo.blogspot.com … Besos Lú! …

  305. nathalia    28/07/2011 - 02h22

    eu PRECISO de maquiagem… já se tornou rotina! nao vivo sem… é horrivel ser assim mas fazer o que, nao consigo sair sem! se pelo menos eu usasse só um corretivo, pó e blush ainda dava pra levar tranquilo.. o caso é que eu nao saio de casa sem lápis! lápis é tudo pra mim.. uso desde os 9 anos (claro que eu usava errado) mas hj uso pra sair de casa SEMPRE, lapis preto na linha d’agua D: nao gosto que as pessoas me vejam sem!! (tenho 15 anos) me acho diferente sem lápis e todos ja se acostumaram comigo de lápis e se eu parasse de usar acho que todos me achariam feia (mesmo nem todos achando com)! já tentei sair sem e é horrivel, super constrangedor!!! fico triste e nao consigo encarar as pessoas! é horrível, eu sei… :(

  306. Bebel    28/07/2011 - 08h10

    Q pessoa + besta de se dar ao trabalho de acompanhar o blog pra fazer críticas q não vão acrescentar em nada! NÃO GOSTA NÃO VÊ!
    Eu sempre gostei de maquiagem. Comecei a usar com uns 14 anos e desde uns 16 passo blush TODOS os dias pq sempre fui “a branquela” da turma. Hoje em dia pode-se dizer q sou viciadinha, adoro comprar, usar e falar de maquiagem. Devo cofessar q tb sou viciada em arrumar e bagunçar minhas makes só pelo prazer de passar o tempo com elas (só meu namorado sabe disso e deve me achar um pouquinho retardada). Uso base mineral, corretivo blush e rímel (e protetor solar) todos os dias, mas isso mal toma meu tempo, só uns 5 minutinhos mesmo. Maquiagem + trabalhada eu deixo pro fds. E seeempre q eu me dedico + a make recebo elogios. Até pq com uma boa make me sinto + confiante, e confiança faz TOOODA a diferença.
    Gata, uma criatura dessas realemnte deve ser ignorada. Eu AMO seu blog. Ele é meu preferidíssimo (e olhe q eu sigo no blogloving + de 100). É q vc junta muita coisa q eu gosto muito: maquiagem, fotografia (mesmo q não seja discutido sobre, mas vc fotografa muiiito bem) e moda. E seu estilo é bem parecido com o meu, me inspira muito as combinações. :)

  307. Maria Albuquerque    28/07/2011 - 08h13

    Adoro usar maquiagem!! Não vou nem ao supermercado sem máscaraaa!! rs
    O Chata de GAlocha me dá vááárias dicas e é um excelente estímulo para qu eu me torn mais bonita e confiante.

    ;)

  308. Priscila    28/07/2011 - 08h57

    Vou tentar ser rápida (ms, não vai dar). Uso maquiagem pq tenho olheiras escuras e terríveis, então não saio de casa sem corretivo e uma base de leve (e blush, pq sou filha de Deus, né). Se eu não tivesse olheiras adoraria sair de casa de cara lavada e poder me maquiar apenas por diversão ou para baladas (invejinha de quem faz isso). Mas, é claro, que todo mundo fica melhor com maquiagem, sendo escrava ou não. Isso é divertido para algumas ou somente necessário para outras (tipo eu). Refleti um pouco com seu post e, sim, eu sou escrava do corretivo e das minhas olheiras (ódio mortal). Mas, também acho q é importante a mulher valorizar sua beleza natural e tentar ser feliz e se achar digna mesmo de cara lavada. Pretendo fazer isso assim que encontrar um tratamento estético que me livre das olheiras escuras (vc, aliás, podia fazer um post sobre isso, hein?? rs). Valeu a reflexão aqui. bjs

  309. Luciana Antunes    28/07/2011 - 09h03

    Oi Lu! Adorei o post!! Sabe que passei a me interessar mais por maquiagem no dia a dia (para festa já fazia…) não faz muito tempo, mas ter uns minutinhos de dedicação para mim diárias é pura diversão e um ânimo para auto-estima e isso não tem preço!
    De cara lavada ou não o que importa é a gente se gostar!!!
    Bjos e parabéns pelo blog (minhas diversões diárias tb hahahaha!)

  310. Claudia    28/07/2011 - 09h22

    Ahhhh Maquiagem…
    Quem nunca usou? ou melhor… quem não usa todo dia???
    nem que seja um brilho, ou um protetor solar com base…
    Bom… eu gosto de usar sim.. e tem dias que PRECISO mesmo (espinhas, manchas, sei lá…). Mas é preciso ter cuidado mesmo pra nao ‘pirar’ né…
    Você Lu é notório que curte mesmo maquiagem, usa pq ama e aí não tem mal nenhum né.. tem mais é que usar, abusar, e nos dar as dicas aki! hauhauahua
    E tenho ctza que vc curte deixar a pele só no hidratante depois de um banho demorado…

    Agora falando em empolgação total em maquiagem.. pensei nisto pela primeira vez a uns quatro anos, qdo uma amiga ia pra praia todo dia com RÍMEL A PROVA D’AGUA! hauhauha sério, achei demais pra mim… o q? é sessão de foto aquatica por acaso? vai sem nada filha… seja feliz!
    mas… tem louco (ou doida varrida) pra tudo né… e nao é por isto que nao a respeito demais (até pq qquer um naqueles dias ia ficar babando nos cilios dela na praia ahahah!)

    Luuuuu.. teu blog é ótimo, viu! Com dicas que nós queremos (e vários dias na vida PRECISAMOS). Se cuida garota… e lembre que por todo este Brasil (varonil! q horror rsrsr) há várias garotas que gostam muito do chatadegalocha.com
    Sucesso!

    bjO

  311. Mariana    28/07/2011 - 09h31

    Quando eu era criança eu adorava desenhar e colorir rostos de pessoas. Agora, mais velha, não tenho muito tempo para rabiscar.
    Mas encontro uma satisfação muito parecida quando uso maquiagem.
    Meu maior prazer não é o resultado final, mas a “arte” em si.

    Claro que adoro ficar mais bonita tb, mas só uso o que realça meus pontos fortes.
    E se querer ficar bonito não fosse natural, os objetos mais antigos encontrados até hj por arqueologistas não seriam os… COLARES! (pois é: um item de adorno e não uma ferramenta)

  312. Anne Seixas    28/07/2011 - 09h47

    Post preferido dos últimos tempos!!! Eu amooo maquiagem, mas realmente assumo que no dia a dia eu não uso. Meu sono é altamente sagrado e eu não acordo mais cedo só pra isso… Realmente, só quando vou sair com alguns amigos ou fazer algo diferente.. Por isso, estagio raramente me vê arrumada.. Pra ir à faculdade eu passo alguma coisinha pq né, sair às 11 da noite com a cara mais barro eeever, não rola! heheheh Maas, acho válida a discussão!
    PS: Momentos raros de comments, tenho uma preguiça absuuurda! hahaha

  313. Juliana Meneghetti    28/07/2011 - 09h59

    Lu,
    sempre que possível leio o blog. E acho super bacana.
    Vamos a questão… estar maquiada pra mim, é essencial. Visto que sou maquiadora, trabalho com isso… então nada mais justo do que eu ser a principal propaganda do meu trabalho. Por esse fato, preciso estar maquiada sempre (se possível! Nem que seja um pó, corretivo, rímel, blush e balm)
    Entretanto, sempre gostei de maquiagem. Sempre mesmo! Era o tipo de criança que acaba com a maquiagem da mãe, pq adorava um batonzinho, um creminho, um perfume… até que veio a adolescência e, mesmo amando um bom make, desencanei geral. Estava sempre de cara lavada.
    Acho que a maquiagem é uma forma de se expressar tbm… E de realçar o que temos de legal.
    Não concordo com nenhum tipo de escravidão. Acordar louca, desesperada, pq TEM que fazer um bom make, um super cabelo (aquela coisa FAKE)… Se um dia que não vou trabalhar, e não to com saco pra me maquiar, não me maquio. Fico com cara lavada e pronto. Mas se quiser passar um bom make e fazer carão, acho justo tbm
    A maquiagem, quando não se trabalha com isso, não é uma obrigação… deve ser algo livre. É um momento prazeroso e único! Poxa, é o seu momento mulherzinha (de modo legal), momento sou mulher mesmo e daí?!
    Nem que seja a pessoa mais chucra da face da terra… qdo ela pega um baton (que é o item + básico pra mtas mulheres) e passa, com certeza, a mulher se sente belíssima!
    Sendo assim, a maquiagem pode ser encarada como uma reafirmação de feminilidade. (pelo menos, pra mim é!!!) Pra mim a maquiagem deve traduzir vc, o que vc tem de mais bonito, mas antes de tudo natural.
    beijos

  314. Marlucy Oliveira    28/07/2011 - 10h03

    Minha história é um pouco engraçada…descobri a maquiagem( o passo a passo certo, base, corretivo…) um pouco tarde,com 20 anos, antes só usava gloss e rímel. Minha mãe não é vaidosa e só usa batom, ela as vezes me pergunta quem eu puxei, e digo que ninguém é uma questão de gosto e de se sentir bem. Mas quase não uso maquiagem durante o dia, mas a noite adoro inventar, copiar…amooo maquiagem, com certeza a maquiagem realça o que temos de melhor. Eu brinco as vezes se não arrumar emprego como publicitária, serei maquiadora profissional, que é minha paixão. Adoro me maquiar e maquiar os outros também!!!!
    P.S: Adoro seu blog, e te admiro como blogueira!!!!
    Bjoo!!!!

  315. Luciana Pereira    28/07/2011 - 10h05

    Eu posso falar por experiencia propria,nunca fui envolvida com maquiagem, mas foi somente comprar um rimel da maybeline e ficar com um olhar diferente, não consigo mais parar de usar, todos os dias!!!!
    E com isso fui comprando outros produtos e notei que ao acordar e passar um blush e um rimel faz toda a diferença. Adoro quando o blog fala sobre isso e acho que deveria ter uma seção com mais informações sobre maquiagens, vai a dica. Bjus Luciana

  316. Nádia Lima    28/07/2011 - 10h19

    Oi Lú, bom dia.
    Eu não sou escrava da maquiagem não, venho trabalhar sem (porque prefiro dormir mais um pouco rsrsrs sou dorminhoca),mas quando chego ao escritório vou direto pro banheiro passar um pó e um blush pelo menos, nos meus finais de semana não uso para ir ao supermercado por exemplo. Mas tem dia que eu olho no espelho e percebo que o trem tá triste rsrsrsr, aí não tem jeito, eu passo uma massa corrida no rosto, porque eu acho que ninguém é obrigado rsrsrsrsrsr. Eu ando sempre com um Kit de maquiagem na bolsa, adoro maquiagem, quando eu estou maquiada eu me sinto mais confiante, mais bonita enfim. Quando a gente olha uma mulher maquiada, já vem a cabeça que essa mulher é cuidadosa, que ela gastou um tempo do seu dia para si mesma, e que esse cuidado se transfere para os outros âmbitos, como a casa, o trabalho e seus relacionamentos. Enfim, é isso. Beijo Lú, adoro seu blog principalmente porque também sou de BH :)

  317. Aline    28/07/2011 - 10h29

    Olá!
    Eu sempre gostei de me maquiar, não saio de casa sem gloss e rímel. acho que isso é uma questão de personalidade, não que eu me ache feia sem maquiagem, mas eu acho que me cuidar ( maquiagem, escova ETC) é uma forma de dizer para o Mundo: “eu me amo”.
    Quanto a leitora que te criticou pelo “vicio” de se arrumar, ela deveria ter a conciencia que cada um perde tempo com o que gosta, nós nos maquiando e ela mandando comentários e seguindo um blog sobre assuntos que ela não gosta.
    porque ela não faz um blog entitulado: ” cara lavada e moletom”?

  318. Dani    28/07/2011 - 11h30

    Ei Lu, tudo jóia?
    Ah uns 2 anos, eu usava maquiagem sempre… era essa coisa de “não aceitação pessoal” mesmo… acho que fui bastante influenciada por um ex, que queria q eu fosse perfeita (e eu jacu, cai no papo furado)… nem em piscina eu entrava! oO
    Depois que eu terminei, comecei a pensar… poxa, será que só dá pra ser feliz assim?? E comecei a abrir mão dessa preocupação excessiva!
    Hj em dia uso mais nos fins de semana, quando capricho mais no make! No dia-a-dia, um batom e protetor solar (e creme noturno à noite)já me deixa bem feliz! heehe
    Não ligo mais pras olheiras, nem cara pálida..sou o que sou e tá bom demais!!
    Bjao pra vc!! Vc me inspira todo dia! =)

  319. Sabrina Bitencourt    28/07/2011 - 12h16

    Achei muito legal você ter tensformado um email totalmente troll em um post interessante. Eu não tenho problema nenhum em sair de casa sem maquiagem, mas quando eu passo sinto muito mais animada pra sair de casa.

  320. Deborah Assumpção    28/07/2011 - 12h17

    Oi, Lu! Tudo bem? Eu AMO maquiagem. Uso todos os dias da semana. Só não uso se eu não sair de casa, ou for na padaria/mercado. Fora isso eu uso! Nossaaaa… Hahahahaha… Mas não q eu não me aceite! Me aceito, mas gosto mto, me divirto, como vc!
    Bjs, querida! Tudo de bom!

  321. Tatty    28/07/2011 - 12h28

    Gente, acho impossível alguém ler o que eu vou escrever devido a tantas respostas… mas me chamou muita atenção porque estou passando por algo que vem a calhar com esse post. Adoro maquiagem e detesto me ver sem batom, me sinto terrivelmente horrivel, e só ao passar um batom ja muda o meu humor, porém, agora desenvolvi uma alergia severa a maquiagem. Minha pele descama toda ao redor da boca e coça horrores tudo deixa ela ainda mais irritada e feia e nem um batom eu posso mais usar, estou pensando como eu vou fazer agora pra conviver com a minha cara limpa, sem nada… ainda não parei pra pensar de verdade, estou focando em deixar a pele bonita, e o depois, não sei como vai ser…
    Beijo Lu!

  322. kel lima    28/07/2011 - 12h30

    É engraçado só senti que minha Paty Interna(patricinha interna kk) aflorou mais depois que minha irmã se mudou ,antes ela me freava um pouco kk,a liberdade de expressar quem vc é se dá na maquiagem ,nas opinões e a aparência é só mais uma maneira de se de se relacionar com o mundo,pois a nossa atitude diante da vida muito tem a ver com como nos sentimos e sim me sinto melhor maquiada porque cuido de mim e ao fazer isso me sinto feliz!Então me maquio pq gosto não pq preciso até pq o nosso uniforme conforto está no nosso estado de spírito na minha opinião se isso significa se embonecar,ninguem tem nada com isso né?
    beijos amo o site parabéns!

  323. Fá Mota    28/07/2011 - 12h42

    Amei o post e é um assunto legal mesmo pra discussão!
    Eu amo me maquiar tbm, nem que seja pra sair de casa com um blush e batom. Acho que toda mulher gosta de se sentir mais bonita, e a maquiagem realça a beleza q temos. Acho que escravidão é uma coisa e gostar de estar bonita é outra. Qual a mulher que não gosta de se olhar no espelho e se gostar? Uma roupa, uma maquiagem e a auto estima agradecem!
    Beijaoo

  324. Suélen    28/07/2011 - 13h27

    Ola,

    Gostaria de saber sua opinião sobre a linha de maquiagem MARY KEY.

    Obrigada

  325. Nívea    28/07/2011 - 13h33

    Uso por gosto….e quando não estou a fim ou sem tempo não uso nada.
    Lógico que me sinto bem mais bonita quando estou com o mínimo de maquiagem que seja,mas não tenho problemas com minha aparência de cara lavada.
    E não acho que maquiar,ajeitar os cabelos ou querer usar uma roupa bonita seja futilidade,pois se estar bonita te deixa mais feliz,cai dentro.
    O que não é saudável é você se arrumar única e exclusivamente na opinião alheia,aí não é só futilidade como ausência de personalidade.

  326. Elisa Hoffmann    28/07/2011 - 13h46

    Vou ter que opinar aqui: acho que pessoas como esta menina, que perdem seu tempo entrando nos blogs sempre e comentando algo ruim devem sofrer com uma autoestima muito baixa, o que ocasiona uma inveja absurda, e isso, como todos já sabemos, faz mal pra nós mesmos!
    O que ela tem a ver se você gosta de se maquiar? Se é um hobbie?
    E o que tem a ver você não poder sair de moletom e chinelos pra padaria (caso quisesse sair)? Por acaso as pessoas iam te apedrejar na rua??
    Putz! Tem gente muito recalcada!
    Olha, tem pessoas que acham isso futil, mas eu adoro, assim como várias mulheres, me sentar e me arrumar e me sentir BONITA, colocar uma roupa bonita e sair com a autoestima lá em cima, e adoro mostrar isso em fotos e no blog, porque é através também disso que você enxerga a personalidade das pessoas. E, claro, mesmo assim eu adoro estar mendigona as vezes, e azar dos outros pensar na “discordância” disso. hahauhauah

    Lu, adoro seu estilo, e acho que você deve levar isso exatamente como você está levando: como caso científico pra procurar entender melhor as pessoas, e claro, com bom humor, sem te afetar em nada!
    Obs.: leio seu blog todos os dias, tenho que comentar mais vezes…hehe

    Beijos!

  327. Gabrielle Costa    28/07/2011 - 13h54

    Oi Lu, entro no Chata quase todos os dias mas nunca comento (shame on me!). Mas tenho que dizer que esse foi o post que eu mais gostei, de todos … Tenho 19 aninhos mas adoro maquiagem desde sempre! Usava batom rosa choque para a vergonha da minha mãe (hahaha) com menos de 6 anos e aplicava sem espelho e sem borrar! e continuei sendo assim … adoro maquiagem mas não uso todos os dias porque muitas das vezes não tenho tempo ou até mesmo porque acho que não preciso dela naquele momento, mesmo tento uma pele com acneica com algumas marquinhas e pigmentação, que as vezes não está nas melhores condições, mas consigo ficar sem usá-la.

    O que mais gosto na maquiagem é que ela é uma escolha que nós temos que fazer: se vamos usá-la ou não. Quando estou me sentindo feinha e vou me maquiar achando que vai ser só um pouquinho de corretvo, rímel e blush e no meio do caminho eu vou me inspirando e no final fiz uma super maquiagem, com um olho mega esfumado, mil cores, com cílios nas alturas e tudo que tem direito! Eu adoro quando isso acontece e todos que estão a minha volta sabem percebem que já estou melhor (até pq começo a me atrasar! hehehe) e eles também sabem desse meu relacionamento com a maquiagem …
    acho que é assim mesmo … eu amo maquiagem mas consigo viver sem ela.

    testamento ooops! xD

  328. Juliana    28/07/2011 - 14h33

    Adoro ficar na frente do espelho fazendo todo o passo-a-passo…hihihi. Às vezes fico até pensando no modelo de sombra que vou fazer + tarde. Acho que a gente se sente mais segura(claro que não esquecendo de como você realmente é…e não ter vergonha disso). Mas para ficar + poderosa!!! (sem exagero).
    Adoro seus posts!!!

    Xerooo

  329. Isabele    28/07/2011 - 14h37

    Ahh uso porque gosto! Engraçado como as pessoas são, a “fofa” do e-mail ficava fazendo comentários ácidos, mas conseguiu perder o tempo dela fuchicando seu blog e vendo todos os posts. Isso para mim tem outro nome:inveja!!! Gente a vida já é tão dura, porque não se fantasiar todos os dias? Eu acordo todos os dias e antes de me levantar já penso, quem eu quero ser hoje. Acho que roupa e maquiagem refletem nosso estado de espírito naquele dia, pelo menos funciona assim para mim.

  330. Karizia Castelo    28/07/2011 - 15h47

    Muio interessante esse questionamento, sempre gostei de maquiagem, mas só usaca a noite, só que eu trabalho numa empresa e lido com pessoas importantes, daí que eu resolvi usar o dia todo, confesso que depois que a pessoa se acostuma com a pele bem feita não quer mais sair de casa sem maquiagem, mas não devemos nos tornar escravas e nos aceitarmos como somos! Beijoo

  331. Polliana    28/07/2011 - 15h54

    Eu simplesmente amo maquiagem.. e essa paixão é de sempre. Acredito que quem se ama gosta de se ver mais bonita. Faz bem à alma. É claro que não é só a maquiagem que melhora a nossa auto estima. Fazer exercícios físicos, manter uma boa alimentação, tudo isso faz a gente se sentir melhor com nós mesmas. Mas a paixão em excesso por maquiagem, como qualquer outro vício, pode se tornar um problema. Quando, por exemplo, deixamos de fazer algo importante para nossa vida, como estudar ou trabalhar, para ficar olhando e comprando maquiagens. Claro que isso não se aplica às pessoas que as levam a sério, como profissionais (maquiadores), blogueiras e outros que de alguma forma vivem delas.
    Maquiagem é tudo de bom. Alegra a nossa vida! Mas é preciso saber controlar os excessos!
    beijos Lú. Adoro demais o blog.

  332. Bianca    28/07/2011 - 16h41

    Serve responder “as duas coisas”?
    Eu acho sim que preciso, mas eu também amo me maquiar!

    Tenho olheiras fortes, acho que passar rímel muda totalmente a pessoa, acho eles essenciais e sou praticamente escrava de alguns itens de make.
    Mas ao mesmo tempo eu amo me maquiar, gosto quando não preciso acordar super cedo e tenho mais um tempinho pra me dedicar à maquiagem!! Então não é uma escravidão ruim para mim…

  333. Fran    28/07/2011 - 16h50

    Acho que algumas pessoas são tão bonitas de cara lavada!! Eu mesma no dia a dia não passo nada, meu trabalho não me exige e não funciono de manhã cedo a ponto de acordar mais cedo para poder me maquiar!!!O que eu carrego na bolsa é protetor labial e corretivo, caso apareça uma bendita duma espinha.
    Massss.. fim de semana, saídas, festas, eu gosto de me produzir. É um tempo que eu perco, gosto de montar um look, coordenar com o make!
    Encaro a maquiagem como diversão, e não obrigação… sei que tenho muito mais produtos do que preciso, mas adoro usar meus “brinquedinhos”…hehe!! Ao mesmo tempo, durante a semana sou bem relax (talvez até demais)!! É engraçado e bom ao mesmo tempo ver a reação das pessoas quando te vêem montada!! Beijos :)

  334. Beny    28/07/2011 - 16h55

    Foi exatamente esse o motivo de me identificar tanto com seu blog, porque vc gosta tanto de maquiagem quanto eu kkkkkkkk. Eu uso maquiagem quase sempre. Tem dias que fico com preguiça, e não uso, passo só um hidratante e um batom e pronto. Então sobre sua pergunta: Maquiagem pra que? Pra te deixar bem consigo mesma, te fazer criar e inventar personagens kkk. adoro fazer make tipo Marilyn, com delineador e batom vermelho, ou sombra rosa e batom rosa tipo Rihanna. e por ai vai. ;)

  335. Danielle    28/07/2011 - 18h26

    Que dia que vc vai escrever um livro pra gente hein???
    Nossa Lu, curti demais da conta esse post e estou comentando pq vc é uma fofa e é a ÚNICA blogueira que respode meus emails e SUPER RÁPIDO!!!
    Eu uso maquiagem por sua culpa! hahaha
    Vc com toda sua inspiração me encanta e cada dia que leio seus posts tenho vontade de ser mais linda e feliz como vc é!
    Não uso maquiagem todos os dias e confesso que vou demais na padaria de moleton e chinelo mas tem coisa melhor do que passar um corretivo nas olheiras, um rimel e um blush e se sentir linda e feliz?

  336. Karol Martins    28/07/2011 - 19h02

    Adoro usar maquiagem. Desde de muito nova já usava em casa, treinando e conhecendo as melhores combinações de cores p/ usar.
    Porém não sou tão adepta assim no dia a dia. Primeiro pq trabalho de uniforme e tênis. Então não dá p/ fazer uma produção, mas sempre que posso uso e compro várias coisas que acho legais e que vão combinar comigo. Fico sempre antenada às tendencias e coleções, mas não sou escrava da maquiagem!
    Uso mais aos fins de semana e p/ ir em algum evento. Mas se trabalhasse arrumadinha em um escritório, é fato que eu me maquiaria todos os dias. Acho que a maquiagem dá um up e um ânimo completamente diferente! Nos deixa mais bonitas e tal.
    AMO, compro, mas vivo sem! =)

  337. Gaby    28/07/2011 - 21h49

    Muito bom o post, parabéns Lu
    Eu sou uma que não consigo por os pés pra fora de casa sem um corretivozinho, sem uma máscara e um batom (nem que seja só hidratante labial, pra dar um brilhinho). Não tem como negar, maquiagem ajuda qualquer mulher a se sentir mais bonita, e parece que falta alguma coisa quando me olho no espelho e me vejo de cara lavada >.<
    Mas, estou me controlando ultimamente… passo maquiagem só quando vou sair pra dar um descanso pra pele. sim, antes passa pra ficar em casa mesmo… gostava mais do que via no espelho, mas é questão de costume, assim como antes não conseguia me ver sem maquiagem nenhuma, agora nao acho mais tão esquisito, mas isso só em casa mesmo :P
    Beijos

  338. Paula    28/07/2011 - 22h29

    Olha, ótima pergunta! Posso falar que “meio” que acho que preciso? ahahaha Eu acho que os dois porque não saio de cara lavada de jeito nenhum, aí uso o make básico de “obrigação”. Mas amo fazer o make de trava pro sábado à noite kkkk Sério, AMO! Amo, escolher e misturar cores e técnicas. Mas infelizmente, não queria que fosse assim, não conseguiria sair pra ir na padaria sem um corretivo e algo levinho no olho. Todos falam que sou bonita sem maquiagem também, mas quando você vê que fica MUITO mais bonita de um jeito, não dá vontade de largar nem pra ir na padaria…Acho que sou escrava de certa forma, sim. Mas fora isso, é também um hobby :)

  339. Camila S.    29/07/2011 - 00h51

    Acho falta de auto estima se a pessoa não consegue sair de casa sem maquiagem, se fica neurótica com isso. Não precisamos nos adequar a padrões de beleza para nos sentirmos bem, gente, isso é escravizante. Claro que todo mundo fica muito mais bonita maquiada, mas a gente também tem que aprender a se aceitar como é, se gostar, se cuidar…senão não consegue nem acordar do lado do namorado, ir pra praia, etc, sem se sentir mal. Embora adore makeup eu uso só o básico no dia a dia (corretivo, blush, rimel e um balm com uma corzinha)porque não quero passar uma imagem “produzida”, não combina com a minha realidade, mas quando saio aí aproveito, porque gosto, porque quero, não porque alguém ou algo possa me impor que eu precise. Nenhum padrão deveria deslegitimar nossa feminilidade.

  340. Ariane    29/07/2011 - 01h17

    Bom, eu comecei usando maquiagem porque achava que realmente me deixava melhor, melhorava minha auto-estima, humor e tal… Depois fui pegando gosto pela coisa e dai veio o prazer em me maquiar, criar e ver como eu podia ficar diferente a cada make… Até que um dia a maquiagem virou obrigação (no meu caso, pelo trabalho) e quando algo vira obrigação, seja pelo trabalho ou porque você não se aceita mais, perde-se o prazer… E por um bom tempo, odiei usar maquiagem, por essa “obrigação diária”. Ótimo post Lú! Beijos :)

  341. Sara Carrijo    29/07/2011 - 01h41

    Tudo bem que vc gosta, Lu. Devem existir mais pessoas que usam só pq gostam. Mas eu acho que a maioria das pessoas usam por pressão da sociedade e da mídia. A sociedade te pressiona a ser perfeito e a mídia te “obriga” a comprar os produtos, pq se vc não usar maquiagem preta numa festa noturna é a mesma coisa de vc ir nua, haha. É triste.

  342. Thainá    29/07/2011 - 02h31

    Super adorei esse post! Achei o questionamento muito interessante… e acredito que é bom unir o útil ao agradável, né!? Já que precisamos de maquiagem, porque não usar pra nos expressar? (:
    Tá de parabéns o blog, Lu!
    Um beijo

  343. tâmara    29/07/2011 - 02h38

    eu amooo maquiagem mas morro de preguiça de fazer em mim. e como acho que nada fica bom mesmo prefiro nao perder tempo ou me rendo a preguiça!!!!

  344. Lorena Grisi    29/07/2011 - 07h52

    Lu, sinceramente?? Eu uso maquiagem porque eu quero, porque é minha, porque fui eu que comprei/ganhei!! Essas leitoras chatas que ficam dando palpite na vida que você escolheu vc tem que ignorar. Eu sempre acho que é inveja! rs Não ligue, não, pense que, para cada hater que aparece por aqui, tem uma centena de gente que te adora (eu!!). Mas voltando ao assunto maquiagem, antes era uma coisa que eu usava só em ocasiões especiais, só batom eu usava SEMPRE, até para ir à padaria, pq eu sempre me achei muito pálida e o batom me dava uma corzinha no rosto. Depois comecei a me maquiar para trabalhar, porque o ambiente onde trabalho pede um pouco isso. Então, viciei! Agora uso maquiagem sempre para sair (mas não para ir à padaria ou supermercado, porque acho que minha pele precisa descansar) e já fiz até vários cursos de automaquiagem e investi em bons produtos. Maquiagem é divertido. Não é escravidão. A gente não vai morrer se sair um dia sem se maquiar, a gente não vai perder um compromisso legal se não der tempo de se maquiar com todo requinte. Mesmo assim, a gente gosta e ninguém tem nada a ver com isso!! Beijo!

  345. Claudia    29/07/2011 - 11h27

    Absolutamente certa!!!!
    Eu uso maquiagem pq eu gosto, e ninguém tem nada com isso!!
    Credo, gente preconceituosa me aborrece. Não somos superficiais por usar maquiagem, não somos escravas da maquiagem, EU GOSTO DE USAR MAQUIAGEM.
    E qual o objetivo de uma pessoa que acha um absurdo dispensar tempo usando maquiagem, visitar seu blog??? Acho que deviam redirecionar a raiva para algo mais útil.
    Além do mais, que mal tem em fazer algo que eu gosto??? Não faço mal a ninguém, em me querer mais bonita, aliás estou fazendo é bem!! ver gente bonita sempre anima! kkk

  346. Bárbara    29/07/2011 - 11h56

    Maquiagem pra mostrar… maquiagem pra esconder.
    Mostrar que dá para melhorar o que somos, esconder os defeitinhos que temos..
    Mostrar q dá pra combinar uma bela sombra preta esfumada qndo estou usando a baby look do Ozzy(pq né, ngm é obrigado a ouvir essa coisa de sertanejo) e aquele cintinho de onça e a minha perfecto marrom!
    Esconder os defeitinhos que surgem após os 28 anos…
    E tbm, se der na “loca”, sair de moletom e chinelos pra ir na padaria, e não ter uma crise existencial por conta disso…
    Pq, gente, a vida é isso mesmo… sem nóia!

  347. Elisa    29/07/2011 - 13h25

    Adorei seu post Lu!! Eu sempre amei me maquiar e concordo com vc…maquiar-se, pra mim, é uma terapia, algo que faço por prazer! Ficar mais bonita com ela é apenas um plus!

  348. Rafaela    29/07/2011 - 13h35

    Adorei o post, tem pessoas que além de julgar, fazem isso errado haha! eu AMO maquiagem, não consigo passar 15 dias sem comprar nada, nem que seja só um batonzinho, porém só uso aos finais de semana, quando saio com o meu namorado ou qnd tem um festa.. durante a semana o máximo que passo no rosto é filtro solar.

    PS: eu vou na padaria de chinelo e moleton, não porque sou desleixada, mas porque me sinto confortável e ainda assim linda!

  349. Dayane Domínguez    29/07/2011 - 14h28

    Parabéns Lu!!! Eu tb estou querendo fazer um post sobre este assunto no meu blog, mas é por outro motivo…
    Mas eu acho que maquiagem é puro AMOR!!! É gostar de si mesma, dedicar um tempo só para vc, cuidar da sua auto-estima!!! Assim como quem lê um livro, ou faz uma terapia, para se conhecer melhor e se gostar mais!!!! É ao contrário de NÃO se gostar, afinal, que não se gosta, e não se aceita, desiste de viver e adoece!
    Que AMA maquiagem, é pq quer se gostar mais, pq make é ARTE (alma de artista, como qm pinta um quadro, só que a tela é o rosto), as cores são TUDO, é tão bom ver o mundo mais colorido!!!
    Acho que é isso!!!
    Ah, e tb pq ninguém merece sair de casa sem make e escutar alguém te perguntar se vc está doente…hahaha
    Bjos…

  350. Carol Alcantara    29/07/2011 - 15h55

    Oi Lu, eu acho que a tal leitora deve ser perfeitona a ponto de se sentir no direito de julgá-la e digna da dó dela! Você tem um blog porque você gosta (e porque é seu trabalho, não sei!) Mas é dona dele e posta o que quiser e com a sua cara (o que acho mais importante), e se você realmente não conseguir, ou não gostar de sair de casa sem make, de chinelo e moletom, isso tem algum problema ou é algo que diz respeito única e exclusivamente a você?? aaaahhh faça-me o favor… (tomei suas dores tá, odeio pessoas que se acham no direito de julgar).

    Eu tenho uma maleta de maquiagem, e quero investir mais nela, e depois que abri minha loja tenho dedicado um tempinho pela manhã a lavar bem o rosto, hidratar e fazer uma make ora mais leve ora mais carregada e tô adoraaaaando, acho sim, que muda nosso astral… Então eu uso porque preciso (preciso estar “apresentável” na loja) e porque estou adorando.

    Beijos

  351. Stella    29/07/2011 - 17h06

    Ei Lu!! eu comecei a usar maquiagem depois dos 19 anos, quando comecei a namorar meu atual namorado e a frequentar eventos com a familia dele..na familia dele todas as mulheres, meninas e crianças usam maquiagem, nem que seja um gloss (no caso das crianças) e todas estão sempre de salto alto tbm..passei a me sentir mal no meio deles (por isso e por me vestir com um estilo diferente tbm) e consequentemente passei a usar maquieagem pra não ficar tãão diferente assim..e foi ai que eu comecei a reparar nas minhas fotos de antes disso…todas as minhas amigas já usavam maquiagem desde sempre e eu sempre sem nada..NADA literalmente..com cara de songa monga…e agora eu fico triste pelas fotos de antigamente…uma porcaria isso tudo, pq eu era feliz sem usar nada…Hoje em dia eu trabalho e vou para a faculdade com a cara limpa, só com protetor solar..Uso maquiagem para sair..shoppings,barzinhos, aniversários e etc..e até gosto! mas ainda fico sem para ir no supermercado..médico e etc hahaha..Então não sei definir exatamente por que uso maquiagem!!

    adoroo seu blog! bjoss

  352. Rita    29/07/2011 - 18h00

    Oi, Lu!
    Meu amor pela maquiagem vem desde criança quando ganhava aquelas sombras para brincar e acabava pedindo para maquiar a minha mãe ou minha tia e elas ficavam abismadas com o resultado.
    Meus pais nunca foram pessoas vaidosas, ao contrário de mim que já nasci amando roupas, sapatos e maquiagem. Eles nunca incentivaram esse meu lado, foi tudo por minha conta.
    Não me sinto incomodada ao sair sem make. Claro que se eu puder sair sempre é o que eu prefiro! Apesar de me aceitar super bem sem. Me acho até bonita ao natural… O make apenas acentua o que todas nós temos de melhor!
    Beijocas pra vocês!

  353. Mariane    29/07/2011 - 19h20

    Olá, eu sou a mari, bom eu acho que cada um tem seu gosto, porém o meu, é não ir pra padaria sem estiver arrumada, ir pra padaria sem maquiagem é o cumulo !!!, a roupa é a mesma coisa, eu uso moletom pra dormir ou pra ficar em casa, mais se eu for sair eu coloco um jeans e um All Star, e chinelo se eu sair de casa com chinelo é com uma meia #nãoseiporque mais só saio de casa com chinelo com uma, meia e eu concordo com vc Lu, acho que esse blog ajuda mais entender sobre essas coisas, e respondendo a tua pergunta eu uso maquiagem por que eu gosto, gosto não, AMO, e começei a me enteresar por essa coisas com blog que nem o seu e outros blog, e é só isso mesmo, eu amei a postagem !!! Beijos

  354. Karina    29/07/2011 - 19h29

    Adorei o post!
    Eu uso porque gosto, fica alegre e tal…
    Mas consigo sair de casa sem make quando to na pressa ou preguiça!
    Aliás, eu até brinco comigo mesma que quando estou indo na padaria sem maquiagem e de chinelinho e moletom, estou como as celebs nas fotos que a gente vê out and about! hahaha (coisa boba, mas se aquelas fofas famosas podem sair de casa sem pentear o cabelo, com só um coque e um chinelinho, eu também posso! hahaha)
    Gosto mais de me vez de maquiagem sim, mas nunca senti nada negativo sem maquiagem!
    É aquela coisa de que as pessoas devem ver a maquiagem como algo para MELHORAR o que elas tem de melhor, né…
    Interessante ver como essa mulher realmente virou escrava da maquiagem e como uma coisa tão divertida e positiva aos olhos de muitas acabou se tornando negativa para ela, né?
    Interessantíssimo o post! =)
    Beijinhos!

  355. Silvia    29/07/2011 - 20h40

    Quuer saber de uma coisa? essa menina ai que fica falando isso e muito invejosa , porque voce é linda , suas roupas a maquiaguem, essa menina que diz isso deve ser uma mulanba , nem liga.
    e alias , adorei o post

  356. Marina    29/07/2011 - 22h02

    Olá, gosta bastante de ler seu blog, sempre que dá dou uma passadinha… adorei a matéria e EU não sou escrava da maquiagem, alias uso de vez em nunca. Em festas, baladas, eventos… so quando acho que vale a pena. Pra quem não usa eu até tenho bastante maquiagem, mas muito dificil usar no dia a dia. eu ganhei um rimel da minha chefe esses dias, e estou TENTANDO usar elo menos um lapis e o rimel.. mas não cosigo eu simplesmente NÃO LEMBRO… conheço mulheres que nunca vi sem maquiagem e que são escravas da maquiagem. eu simplesmente não consigo………. e adoro quando vou em algum lugar mais arrumada e maquiadea e todo mundo elogia, simplesmente acho legal estar diferente de vez em quando. se eu fosse todo dia igual não teria tanta graça…

  357. Rose    29/07/2011 - 22h44

    Olá Lu,
    Adoro seu blog, acompanho todos os dias, e me interessei em postar minha opinião.
    É maravilhoso poder mudar o humor só por passar uma sombra mais forte ou um batom da moda, e quem acha que viramos um personagem por isso está equivocada. É lindo poder se cuidar, se tratar, fazer um mimo a nós mesmas, e quem não admite acaba sofrendo e querendo atingir as outras pessoas….. isso se chama inveja……
    Te acho linda e várias vezes me espelhei em você tanto nas maquiagens como nas roupas….
    Tão bom se espelhar em alguém assim…. faz bem p/ alma!!!!

    Bjs

  358. Letícia    29/07/2011 - 23h25

    Detesto ter que admitir, mas realmente, hoje em dia me sinto escrava da maquiagem. Comecei a usar maquiagem quando era adolescente só pra ir a festas, e só usava sombra e lápis – nunca nada na pele e sempre detestei rímel. Era uma coisa bem de expressão mesmo, do mesmo jeito que eu sempre mantive as unhas feitas – talvez a minha maior preocupação estética. Mas não me preocupava muito com a aparência no dia a dia; acho que provavelmente porque não tive muito problema com acne e meu cabelo é liso – sempre notei que as meninas mais preocupadas eram as que tinham algo gritante que queriam mudar nelas mesmas. Aí depois que entrei pra faculdade minhas olheiras (que são realmente muito marcadas, e eu sou muito branca) começaram a me incomodar muito e eu passei a usar corretivo – só corretivo – diariamente. Daí foi a minha palidez, e comecei a usar blush também. Daí nos (muitos) dias em que dormia pouco, comecei a usar lápis preto ou uma sombrinha marrom só pra fazer o olho parecer menos inchado. Daí comecei a notar minha pele sem vida e comecei a ter uns problemas de acne (depois de velha, ninguém merece) e por aí vai. De repente estava aqui: usando maquiagem completa todos os dias pra fazer qualquer coisa que seja – a não ser ir na padaria. E assim, se eu TIVER que sair sem maquiagem, fazer o que, não vou morrer disso, mas vou ficar insegura, sim.

    Daí tiraram de linha meu corretivo preferido, que ficava super natural, e agora não consigo me acertar com nenhum outro, me sinto com o rosto pesado e daí fico insegura também COM maquiagem! Mas não sei o que é pior. Isso me fez dar uma acordada e percebi que preciso cuidar da base de tudo antes de mais nada. Então segunda feira estou indo no dermatologista pra dar um jeito na questão da acne e ver se eu consigo, de novo, voltar a me sentir bem só com um corretivozinho. Assim eu posso usar maquiagem mais pesada pra sair quando quiser me divertir mesmo, e não por achar que preciso.

  359. glaucia    30/07/2011 - 00h21

    Bem meu namorado costuma falar que eu sou meio drag queen, mas sinceramente me sinto bem, e uma arte pra mim misturar 3 zilhoes de sombras e ficar com um esfumado lindo, ou brincar com as cores do batom ate achar a sua, eu acho que se você não tem prazer ao se maquiar e trata como uma obrigação não tem aquele encanto que tanto fascina a nós viciadas em make. Make não é e nunca vai ser uma obrigação ou você nasce amando ou odiando, não use por imposição da sociedade se você não gosta, porque a maquiagem não eh uma mascara, e a extensão de você! viva o make up

  360. Nellyann Carneiro de Assis    30/07/2011 - 02h31

    Gostei do post !!!
    Por que se maquiar? Bem eu simplesmente curto me maquiar… o tempo q passo na frente do espelho me dá prazer! passar meus pincéis fofinhos no rosto é uma verdadeira massagem amoooo e as cores? sou designer então adooooro futucar, inventar, misturas as cores é um verdadeiro delírio de consumo sempre q vejo uma paleta nova!!! Mas tem sim os dias q nao tou afim nem de me olhar no espelho e simplesmente lavo o rosto, coloco protetor solar pq sou branca demais e tá tudo certo!!

    Beijão procê Lú

    Espero um dia poder conhecê-la pessoalmente, acho vc uma graça de pessoa!! Inté!

  361. Lara    30/07/2011 - 18h02

    Uso maquiagem porque me sinto bem com determinado produto que eu passo na minha pele, me sinto mais bonita quando passo maquiagem, porém me sinto muito bem também quando estou sem maquiagem acho que sou eu de verdade.. E prefiro ouvir opiniões sobre mim preferidamente sem maquiagem (: Ah, esse post foi maravilho!

  362. Nyy    30/07/2011 - 23h28

    Lógico que me acho mais bonita maquiada, mas acho tbm q é um jeito de expressar o q sou, como estou me sentindo.. simplesmente gosto e não acho q devemos nos tornar escravas, mas sim valorizar oq temos e que já é lindo.. rsrsr

  363. Grazzi    31/07/2011 - 10h24

    Oii!
    Conheci seu blog ontem.. e já to amando!!
    A minha história com maquiagem foi bem assim: nã usava, achava que era um tempo gasto a toa… mas aos poucos fui me interessando e hj não vivo sem!!!! Ainda estou na fase de aprender a comprar bons produtos e usa-los… mas ir trabalhar sem um pó, rímel e batom!! sem pensar!! acho que até para ir na padaria eu uso!! huahuhua
    Bom, acho que maquiagem pode mudar o seu dia!!!
    Bjos

  364. […] ? Você às vezes se sente meio escrava do make? Tem horror em imaginar sua pele sem base? O post da Lu vale a reflexão! […]

  365. Juú    31/07/2011 - 21h56

    Eu diria que o meu uso de maquiagem se divide 30% de necessidade e 70% por gostar. Maquiagem pra mim é uma diversão, praticamente um brinquedo. Desde mais nova quando não tinha nada pra fazer o meu passatempo era sentar na penteadeira e me maquiar das mais diversas maneiras possíveis… eu me maquiava toda, as vezes até morria de rir com o pessoal aqui em casa com o resultado e depois lavava meu rosto e tirava a maquiagem todinha. Por puro prazer. Gosto muito de andar maquiada e me maquio todos os dias quando vou sair de casa. Tem dias que me maquio mais, outros menos. Mas não me sinto como uma dependente de maquiagem, não deixo de sair de casa se não puder me maquiar. Sei que, como todas as pessoas, não sou perfeita. Aceito isso muito bem mas não me sinto nem um pouco culpada de gostar de me cuidar e me melhorar um pouquinho.

  366. Renata Prado    31/07/2011 - 23h00

    Ah, Lu! Eu não sou blogueira, nem fashionista, mas ninguém vai me ver na rua de moleton,camiseta ou sem maquiagem! Até admiro essas pessoas desencanadas, que saem de qualquer jeito, mas eu não consigo! A maquiagem pra mim é um prazer, e não me acho bonita sem nada! Claro que pro dia-a-dia, uso bem pouquinho, mas nunca, nunca mesmo dispenso uma base ou um protetor tonalizante. Essa sou eu!Não julgo, não critico ninguém, mas me ver sem maquiagem só o meu namorido, pais e irmãs! E pra essa hater aí deixo o meu recado: Se não tem nada pra fazer, enche um tanque de roupa e vai lavar! E tenho dito! Bjos, querida.

  367. Andréa P.    31/07/2011 - 23h16

    Eu tb amoooo maquiagem!
    E olha que isso vem desde novinha, adolescente. Minha mãe trazia o catálogo da Avon e eu sempre pedia rímel, sombra, pó…
    Hoje, acho que maquiagem denota autoestima, é seu rosto dizendo: eu gosto de mim e me cuido.
    Dia desses fui pra facul de tênis, algo que nunca tinha acontecido em 2 anos. Minha amiga logo disse que eu nunca mais devia ir sem salto, que eu não sabia andar de tênis e ficava com um andar de astronauta. rsrs

  368. Aline Louize    01/08/2011 - 16h40

    Maquiagem pra mim é terapia…
    Não uso todos os dias porque não sinto necessidade.
    Já usei, por exigência do trabalho…
    Mas hoje é só um prazer, um carinho pra minha auto estima…
    E hoje é o marido que me olha com cara de desanimada e diz: passa um batonzinho pra você ficar mais linda e seu dia também… ?

  369. Daniela    01/08/2011 - 19h38

    PRECISO! Infelizmente =/ tenho olheiras extramamente escuras e não consigo sair de casa sem nada, acho que fico parecendo um panda! AEHIOEHAIOHOIAEOIAEO
    Sempre me queixo da falta de produtos para esse problema, a maioria serve para amenizar o inchaço, e não a cor! A solução é usar só o corretivo mesmo, que dura pouco :/

  370. Carolina    02/08/2011 - 06h19

    No começo do tezto achei aquele lance de “ai, nem tenho um moletom” um pooouco arrogante. Que bom que li até o final e mudei de idéia.

  371. tathy    02/08/2011 - 11h06

    oi Lu, eu geralmente estou sem maquiagem…tenho 36 anos mas minha pele é boa e branquinha e no máximo passo um gloss e lápis preto. Sempre achei mais importante para uma boa aparencia manter a pele limpa e hidratada e o que vc come também influencia muito…(cabelos também). Maquiagem só em festas ou pra sair a noite…mas até admiro quem é mais vaidosa. Mas tanto nas roupas quanto ao resto eu sou mais básica…e acho importante é ser vc e sentir bem. (sempre confie no espelho!!!!)

  372. Kelen Galbiati    02/08/2011 - 11h14

    Adoro maquiagem as vezes no fds pra ir ao supermercado não uso..mas gosto de usar principalmente pq acho que é um tempo que tenho pra mim sabe? de me cuidar e ficar feliz! E tem coisa melhor que se olhar noe spelho e gostar do que ve?? beijocas

  373. Lele    03/08/2011 - 13h27

    Adorei!! Eu uso maquiagem todo dia pq simplesmente adooooooro, amo, sou apaixonada! Tb é um caso de amor!!! Adoro comprar e usar tudo o que tenho! É um prazer inenarrável pra mim sentar num espelho e aplicar cada produtinho (e olha que me maquio no trabalho mesmo, sem nenhuma “infraestrutura” rss). Além disso, fico mais bonita, e claro que isso tb é um motivo. As vezes (é difícil, mas acontece) estou com preguicinha de me maquiar, daí acabo fazendo não pelo prazer, mas pra ficar com uma aparência melhor mesmo… daí faço algo mais light, mas não deixo de fazer alguma coisa

  374. Camila    03/08/2011 - 21h07

    Show de bola esse post! Amei!

    Bom, eu passo maquiagem em primeiro lugar pq eu amo muito e por incrível que pareça, é o meu momento de lazer, meu momento de relaxar e de poder dedicar um tempo só meu, só pra mim. Em segundo lugar, pq hoje aos 29 anos de idade, sinto necessidade de ter um corretivo, um pó leve, blush e rímel. Aos finais de semanas, quando acordo e me olho no espelho, acho minha aparencia horrível.. rsrs..

    Minha bolsa é até pesada, por conta da necessaire de maquiagem.. rsrsrs..

    Outra coisa: assim como a história contada aqui por você, tbém já inspirei muitas amigas que NÃO gostavam ou sentiam preguiça de se maquiar!

    Beijos!

  375. Aninha (the hype collective)    04/08/2011 - 03h04

    Essa menina devia ter um problema SÉRIO de auto-estima. É claro que maquiagem é útil por ajudar a disfarçar todas as imperfeições e melhorar o que a gente já tem de bonito, mas né? eu consigo conviver bem na minha própria pele. É claro também que, ocasionalmente, quando tô à toa e me olho no espelho, já penso que um corretivo melhoraria uma manchinha aqui e acolá, etc. Mas acho isso absolutamente normal, não me sinto escrava da maquiagem e uso porque gosto. Assim como você, me divirto fazendo a make.Maquiagem é diversão e uma aliada na hora de levantar o look, o humor, etc. Quem usa por outros motivos e se sente escrava da coisa, sugiro consultar um psicólogo ou qualquer coisa que o valha…

  376. Helena Merlo    04/08/2011 - 11h30

    Em 2 anos de vizitas em blogs, de um ano pra cá venho vizitando sempre os de dicas, de beleza e maquiagens, e olha que são muitos, eu vizito varios, e esse foi o melhor post que ja vi sobre. Me encantei com sua opinião, e achei o assunto super legal. Eu comecei a ficar fissura por maquigens, acompanhando o Petiscos da Julia Petit, quando eu vi ela ensinando comecei a querer aprender, e digo, ainda não aprendi, estou no começo. Tambem acho super divertido maquiar e as maquiagens, levanta a auto-estima da gente sair com um olhão poder. E olha que eu sou muito ruim ainda. Mas eu fiquei maluca de saber que a kate Middleton tem maquiagem definitiva. Gosto do meu rosto sem nada, apesar das muitos olheiras. Fica dificil viver num mundo cheio de padroes de beleza e não se padronizar nem um pouquinho.

  377. Videel    31/08/2011 - 13h11

    amei, amei.

  378. Anne    31/08/2011 - 17h08

    Nossa, Lu você me fez recordar de quando eu nem sabia como passar blush lol

    Acredito que maquiagem não deve ser uma parte de você, mas sim uma maneira de se valorizar. Não é criar um personagem, é achar os pontos que você mais gosta em si e valorizar. Acho que isso é auto-estima e não criação utópica. Já tem tanta gente dizendo como devemos ser, então porque não a gente ditar como queremos ser por meio da maquiagem? Por que não mostrar ao mundo o que temos de bom? A gente fica com o que gosta e deixa o mundo pra lá apontando o que ele não gosta.

    Maquiar-se é uma brincadeira ou então um exercício de valorização diária. Nenhuma mulher (por mais desprovida de beleza que ela diga ser) precisa de maquiagem, porque o ser feminino é lindo naturalmente :) Aquela que não se sinta assim deve, antes de procurar a maquiagem, se olhar no espelho e aprender que ali naquele rosto tem algo que ninguém tem, uma beleza única. De moletom ou não, cada mulher é linda e se ela escolhe mostrar sua beleza por meio da maquiagem é uma opção e não uma necessidade ;)

  379. […] dia a gente discutiu aqui sobre o que leva a gente a usar maquiagem, e como muitas vezes acabamos virando escravas dessa […]

  380. Bruna    02/09/2011 - 22h03

    não tenho paciencia de passar maquiagem :/ não que eu ache certo. Acho o máximo quem sabe se maquiar, e sei que se eu treinasse mais, saberia me maquiar melhor. Mas por exemplo, não consigo acordar nem 10 minutos que seja, mais cedo para me maquiar, ou arrumar o cabelo. Eu lavo o rosto, passo protetor e encaro o trabalho e a facul com a cara limpa que Deus me deu. Ir ao shopping, restaurante tb nao é desculpa para me maquiar, no maximo um blush, rimel e corretivo. Acho ruim quem nao consegue sair de casa sem maquiagem, acho que essas pessoas chegam a se gostar menos, se apreciar menos, mas acho válido e admiro quem curte se cuidar.

    Amo o blog, e juro que vou tentar seguir suas dicas de maquiagem ;) hahaha

  381. B.    03/12/2011 - 23h44

    Nossa!Seu texto me definiu completamente, eu amo passar maquiagem é realmente meu “recreio” mas muitas pessoas dizem que é bobagem acordar mais cedo para se arrumar, que elas só colocam a roupa e pronto e me criticam por gostar de estar sempre arrumada. Eu estava avaliando a ideia de passar a sair de casa de apenas camisa e calça como todo mundo mas acabei de perceber que só estaria fazendo isso para agradar os outros. Obrigada, afinal não estou maltratando ngm e não devo abrir mão do que me dá prazer.

  382. Zina    27/12/2011 - 10h11

    Não acho que minha fissura por maquiagem me torne um personagem.
    Muito pelo contrário, acredito que melhora meu visual, astral e dá um up para enfrentar um dia de trabalho.
    Claro que as vezes me olhar no espelho sem nada, assusta.
    Não consigo entender mulheres que saem de casa sem passar um batom, um rímel, de cara lavada. Muitas vezes sem se arrumar nada.

  383. Alana    27/12/2011 - 10h40

    Lu adoro seu blog, leio todos os dias!!!

    Realmente é uma pena uma mulher não gostar de maquiagem, é até absurdo, pois com maquiagem, nos sentimos mais mulher, lindas e confiantes, como Torquatto diz, uma versão melhorada de nós mesmas. Pior ainda é não gostar de maquiagem e ler um blog que fala muito sobre o assunto. É o que falo para as pessoas que criticam quem gosta de moda: vc não entra numa loja e pede para o vendedor a roupa mais feia né! É melhor não ser hipócrita falando mal de algo que você um dia vai precisar!!!!!

  384. Mag    27/12/2011 - 11h19

    Lú, eu confesso (aiiiiiiii!!!!!): nunca gostei de maquiagem!! Pronto, falei. Mas, lógico, que eu usava p/ atender a meus pacientes (sou Terapeuta Hollistica). Só que, ainda por cima, sou totalmente alérgica a qualquer maquiagem p/ olhos (já experimentei produtos hipoalergênicos, várias marcas diferentes, não adianta); então, eu fazia um sacrifício e “suportava” quando ia trabalhar, mas, no fim do dia, meus olhos estavam totalmente vermelhos (parecia drogada) e “queimavam”. Hoje, estou com 45 anos e não consigo mais suportar tanto sofrimento e, ainda por cima, por algo que nem gosto muito. Então, meio que desisti. Acho lindo nas outras mulheres, mas, não me sinto mal por não usar. Lógico que muitas vezes, quando vou sair, passo um rímel bem de levinho…. Em contrapartida, sou a louca viciada dos perfumes!!! Cada um que faça e use aquilo que gosta.

  385. Taísa    27/12/2011 - 13h44

    Eu acho que sou um pouco escrava sim. hahahaha(confesso ¬¬’)
    não uso maquiagem em casa, como vejo muitas usando, mas quando vou sair eu uso sim, nem que seja um corretivo e um rímel. Minhas olheiras acabam comigo e quando estou sem elas, sou mais feliz sim!! :)

  386. Fabiana    27/12/2011 - 16h14

    Lú, consigo sair sem maquiagem.. mas confesso me sinto mais bonita.. até mais segura quando estou maquiada.. e quando digo maquiada é coisa leve.. um orretivo.. rimel.. e um batonzinho.. já me faz feliz.. e não vejo problema nenhum nisso… bjs

  387. RENATA    27/12/2011 - 21h04

    ahhh, maquiagem me faz sentir mais bonita, gosto tb quando os outros me veem bonita!!
    vaidade né, minha amigas me chamam até de REMAKE, re de renata e make de maquiagem

  388. Fabíola    27/12/2011 - 21h11

    nossa eu me sinto igual a vc, acordo todos os dias, tomo meu café, me maqueio, isso me torna mais feliz, animada….amooooo muito. Mesmo sabendo que vou malhar, tomar banho e ter que fazer tudo de novo heheheh!!!

  389. suelen    27/12/2011 - 21h32

    oi Lú,eu adorei o post!eu gosto de usar make(qd vi a sua penteadeira babei!!)na minha opiniao tanto maquiagem,roupas boas acessorios são uma forma de se espresar e tbm de mostrar q gosta de si mesma, tem pessoas q gostam + de roupas e outras + de make e há quem ñ goste de nada, o importante é se sentir ,fora é uma diversão,a diversão das mulheres, e é uma estupides tentar fazer os outros se sentir mal pelo q é só porque ñ se sente bem com sigo mesma.
    BJSSS,Lú

  390. Ericka Rocha    29/12/2011 - 12h16

    Lu, vc é linda e simpática ainda no seu look conforto, não encane com isso! O problema é que quando a gente passa a se valorizar e a se amar de verdade (com ou sem maquiagem, desperta alguma coisa ruim em quem ainda não aprendeu a fazer isso consigo mesma… ADOREI o post, vai servir de inspiração pra mim que CUSTO pra passar um batonzinho…Mas que AMO ler as dicas do blog!

    um bjão!

  391. Daniela    11/01/2012 - 21h04

    O seu post me fez pensar…
    E concluir que meu tempo de escrava ficou lá atrás…Mas no meu caso, escrava das teorias feministas das minhas professoras “petistas- peludas” do 2º grau!
    Até onde me lembro , fui uma criança que sonhava em ser paquita da XUXA, amava botas cor-de-rosa e batom de moranguinho, mas na adolescência, fui totalmente influenciada por seres bigodudos amantes do CHE GUEVARA, que achavam que a feminilidade era algo que nos tornava inferior, e que nada como um coturno velho e sujo para mostrar nossa inteligência…(HÃ????)
    Um dia, vendo algumas fotos, cheguei a conclusão (mais uma vez)de que o fotógrafo havia me sacaneado…POXA!!!!Mas será que todos os fotógrafos do mundo estavam de fato contra mim, ou era eu que estava, há muito tempo, boicotando a garotinha que curtia botas cor-de-rosa??? À partir daquele dia, fui buscando a garota que de fato fui e ainda era, tão fã de babados e frufrus e que estava se danando para CHE GUEVARA E SUA TRUPE REBELDE!!!!
    LIBERDADE!!!!Foi isso que senti ao fazer sobrancelha, unha, luzes, calçar meus lindos e fofos saltos altos (amo!)…saber o que é nude, peep-toe, ankle boot, cropped…
    HJ me sinto realizada profissionalmente, fiz mestrado e leio o jornal toda manhã, mas não deixo de carregar na bolsa minhas duas necessaires abastadas com tudo que faz eu me sentir “phynna e poderosa” , refletindo aquilo que sou de verdade: LIVRE!!!!

  392. Louise    16/01/2012 - 21h12

    Eu serei bem sincera, adoro maquiagem! Mas só agora que estou trabalhando na área da Estética que saio de casa (para a faculdade) maquiada. Eu adoro o meu rosto maquiado, corrige muitos defeitinhos, mas não me mato se aparecer de cara lavada. Agora quanto essa garota, ela deve ter muito problema com alto estima, sério mesmo! Eu costumo ir na mercado perto de casa de shorts mais velhinho, camiseta e sapatilha, não acho necessário me montar pra comprar comida, ainda mais ficando à 2 quarteirões de casa. O que essa garota não entende é que essa globalização serviu para acabar com os tabus de ter que estar sempre montada, impecável, vc pode sair estilo mendigo e ser muito mais bem atendida que uma “perua toda montada”, foi-se o tempo que o nível social estava ligado ao visual. Eu admiro pessoas que se montam, tanto nas roupas quanto na maquiagem, porque leva tempo, exige dedicação e eu honestamente, não curto muito…hehehe

  393. Rayanne Marinho    01/06/2015 - 15h42

    Oie…gente, eu acho que tenho um grande problema. Eu não gosto de usar maquiagem no dia a dia. Mesmo achando que preciso! Eu não tenho paciência para passar primer, base, corretivo, pó de manhã! E eu sei que ficaria melhor se fizesse…mas não não consigo :(

  394. julia    29/10/2015 - 14h53

    Maquiagem é uma diversão sim, é um jeito de se amar! Porém muitas vezes pode servir pra esconder até problemas psicológicos, como por exemplo a pessoa se acha inferior, e encontrou na maquiagem um refugio. Quem vive SEMPRE maquiada, indiretamente acaba passando uma imagem um pouco superficial, parece que a pessoa só se afirma com aquela “mascara” ali (o que pode não ser verdade), porém faz parte da linguagem corporal da pessoa. O que não pode acontecer é virar um tipo de droga pra nós mulheres, temos que nos sentir a vontade sim pra estarmos de cara lavada… como por exemplo, como você aceita ir acampar, viajar pra praia.. lugares que pede naturalidade total, que mal voce terá um espelho por perto, como faz?! Se você vive SEMPRE maquiada, provavelmente irá se sentir no minimo desconfortavel com sua aparencia. Por isso, use sim maquiagem, mas as vezes experimente sair com a cara lavada ou com quase nenhuma maquiagem, e se aceite, saia pra se divertir, não pra atrair olhares.. por que é isso que acaba acontecendo quando vc descobre que fica atraente toda produzida, vc indiretamente acaba se arrumando por que todos te acham lindos. Enfim… seja VOCE! se vc usa maquiagem sempre e tem certeza que isso não é por nenhum motivo errado.. siga em frente.

  395. Maricélia    24/11/2015 - 12h24

    Depende do momento. De dia no trabalho, se usar é pra dar um up na aparência, ou disfarçar olheiras, ou só me sentir diferente mesmo, mais bonita.
    Não sou escrava da maquiagem, mas quando decido usar, quero tudo! Na verdade, essa mudança de estar sempre natural e de repente, numa ocasião especial, usar tudo acho bacana. De dia se uso, é aquela coisa discreta, nude mas com efeito. Já à anoite, prefiro olhos bem marcados e bocão. Sempre fica lindo!

  396. Marcela Siqueira    24/11/2015 - 13h27

    Amei o post Lu! É por isso e muuuito mais que sou sua fã.
    Eu uso maquiagem porque amo mesmo, até já fui mais viciada, na época da adolescência e acnes. Hoje já sou de bem com a vida e meu rosto. Para trabalhar e sair, faço um make de acordo com meu humor, mas quem chega aqui em casa ou até pra ir no mercado (na esquina de minha casa) eu to sem nada, me sentindo naturalmente linda. Maquiagem é um gosto, assim como roupas e músicas, cada uma tem a sua.

  397. Laura    24/11/2015 - 13h39

    Uso maquiagem pq AMO ! É meu momento de diversão, de esquecer todo o resto, e ficar ali, sozinha inventando moda.
    Mas também existe o lado da dependência sim, eu não gosto de ficar totalmente sem maquiagem, sempre estou com alguma coisinha, até mesmo para ir a padaria !

  398. Tahyne    24/11/2015 - 14h20

    Amei o texto, Lu! Apesar de ser de 2011, continua super atual e em voga, ainda mais nos dias de hoje em que tudo tem um “Q” de extremismo!

    Continue compartilhando essas reflexões conosco, são sensacionais! :*

  399. Camilla Ribeiro    25/11/2015 - 18h23

    Oi Lu, eu entendo seu ponto de vista! Não julgo quem quer usar maquiagem todos os dias, para qualquer momento. Eu, pessoalmente, também me acho mais bonita maquiada e AMO maquiagem, mas não uso no dia a dia. Não uso pois tenho preguiça. Acordo muito cedo, e ao longo do dia fico apenas no estágio, em frente um computador e depois volto para casa. Pronto, acabou meu dia. Não me importo de ir no shopping sem nada de make. A verdade é que a minha preguiça, principalmente de tirar a maquiagem depois, é o que me faz não usar sempre. Acho que se não for para tirar certinho, melhor não usar. Mas olha, cada pessoa pensa de um jeito. Não liga para quem te julga. Não entender ou concordar com alguém, não tem problema. Mas não precisa ser “hater”, né?! Haha
    Adoro você e estou muito feliz pelo nascimento da Bia!
    Beijos!!

  400. Caroline Sousa    12/01/2016 - 17h54

    Oii luh <3 vim ver esse post em 2016 hahaha mas adorei, eu me sinto mais confortável usando maquiagem e concordo com você nem sempre o estilo básico para você e confortável é o das outras pessoas, também nunca sai de casa de moletom e tudo mais, e meu look conforto é mais simples porém não deixa de ser tão "arrumadinho" mas como disse não daria para ser fotografado :D adorei o post beijos

  401. Luciamar    03/10/2016 - 22h04

    Oi lu antes de mais nada queria falar que estou adorandoooo ti seguir no YouTube adoro maquiagem pois tenho manchas na pele e ISO mi incomoda muito pena que não sei muito mi maquiar bjsss

  402. Edkelly    27/04/2017 - 11h42

    Eu comecei vendo vídeos e comecei a compra e me maquiar as vezes ficava bonita,as nem tanto kkk titava tudo ,cheguei em situação que pensava em maquiagem,não USO todos os dias mais preciso olhar meus produtos kkk na penteadeira ,agora estou em uma nova experiência tentar sair com bom filtro hidratante e tenho conseguido ,mais meu coração continua disparando quando vejo maquiagem kk

  403. Heloisa    24/05/2019 - 12h22

    Foi porque vc é TÃO linda

  404. Alice Luís    02/07/2019 - 10h09

    adorei a sua escrita e a sua verdade no que “dizia”. Eu vou falar no meu caso, eu não sou a maior fã de maquilhagem, eu acho que a simplicidade é tão bonita.Utilizo cremes e trato bem do meu rosto, produtos de limpeza,esfoliantes,mas nada mais que isso… Só utilizo maquilhagem uma vez ou outra para uma saída mais tchanamm á noite. Eu me amo no meu jeito simples, tenho amigas que dizem que se amam também mas que amam utilizar maquilhagem mas para mim parece uma realidade completamente á parte da minha,não me imagino usar maquilhagem todos os dias.

  405. Mônica Fraga    08/02/2020 - 19h43

    Maquiagem pra quê, hein? Então, ouço essa pergunta quase todos os dias, sou professora e sou questionada quase que diariamente por causa das makes, às vezes mais simples e em outras bem mais elaboradas ( com direito a glitter, e por que não? Rsrsrs ) não sou profissional, estou beeeeeeeem longe disso, mas tenho produtos e mais produtos para maquiagens, dos mais baratinhos até aqueles que dói até hoje quando lembro o quanto paguei por eles, e sempre vou pagar pq gosto mesmo e maquiagem nunca é demais. Meu lema no trabalho? ” Chego atrasada mas não chego sem maquiagem! “😅 Se gosto do meu rosto sem maquiagem? Sim, gosto muito! Mas lembro a todos que todo mundo tem um hobby, um praticam esportes, outros dançam, umas fazem crochê ou tricô… E eu!? Bom, eu faço maquiagem, pra mim é uma verdadeira terapia, ver algo novo surgindo, uma maquiagem nova aparecendo, essa é minha distração nós tempos livres. E como não saio pra festas ou baladas, é pro trabalho mesmo que faço as minhas maquiagens. Loucura gastar tanto em uma única paleta que pouco vou usar ou ter tantas paletas que aos olhos dos outros são iguais? Eu não acho, é o que me faz bem, e assim sigo minha vida, sem ligar pro que pensam ou não de minhas maquiagens.

  406. Mônica Fraga    08/02/2020 - 19h46

    Maquiagem pra quê, hein? Então, ouço essa pergunta quase todos os dias, sou professora e sou questionada quase que diariamente por causa das makes, às vezes mais simples e em outras bem mais elaboradas, com direito a glitter, e por que não? Rsrsrs , não sou profissional, estou beeeeeeeem longe disso, mas tenho produtos e mais produtos para maquiagens, dos mais baratinhos até aqueles que dói até hoje quando lembro o quanto paguei por eles, e sempre vou pagar pq gosto mesmo e maquiagem nunca é demais. Meu lema no trabalho? Chego atrasada mas não chego sem maquiagem! Kkkk Se gosto do meu rosto sem maquiagem? Sim, gosto muito! Mas lembro a todos que todo mundo tem um hobby, uns praticam esportes, outros dançam, umas fazem crochê ou tricô… E eu!? Bom, eu faço maquiagem, pra mim é uma verdadeira terapia, ver algo novo surgindo, uma maquiagem nova aparecendo, essa é minha distração nos tempos livres, sigo muitas blogueiras e adoro ver tutoriais de maquiagem. E como não saio pra festas ou baladas, é pro trabalho mesmo que faço as minhas maquiagens. Loucura gastar tanto em uma única paleta que pouco vou usar ou ter tantas paletas que aos olhos dos outros são cores iguais? Eu não acho, é o que me faz bem, e assim sigo minha vida, sem ligar pro que pensam ou não de minhas maquiagens.

  407. Larissa    30/12/2020 - 18h30

    Eu amo maquiagem, mas também tenho dias que não quero passar e gosto de mim com ou sem. Mas simmm a maquiagem me dá uma confiança a mais e isso é maravilhoso para mim. 😍😍

Mais sobre Beleza