Carregando...
Lifestyle

No cinema: Bang Bang!

15.07.2011
Redação Chata de Galocha

Outro dia fui ao cinema com uma amiga e estava comentando que costumo não ter preconceito com nenhum tipo de filme. Gosto de vários gêneros e tento não torcer o nariz para nada, assistindo o máximo que consigo de tudo que me falam que é bom e que “tenho” que ver. Daí comecei a pensar melhor nesse meu discurso e ver se era assim mesmo, se não tinha mesmo qualquer tipo de preconceito e percebi que a coisa não era tão simples assim! Hahaha!

Confesso que não sou fã de faroestes e nunca tenho muita disposição para assistir esse tipo de filme! Pronto falei! Hahaha! Ah, não sei!, acho que a temática não me atrai muito. Primeiro que é uma parte muito específica da história norte-americana, a busca e a conquista do Velho Oeste na época da colonização e afins. Segundo que é muita poeira, sujeira, morte, gente feia (vamos combinar, né? as pessoas são, geralmente, feias e sujas nesse tipo de filme, e também nem tinham como não ser), violência, disputas por terras, judiação com os animais (oi que os cavalos sempre morrem com as flechadas dos índios) e muito bang bang pra lá e pra cá. Acho meio filme de menino demais, sabe? Meu pai, por exemplo, AMA! Se falou que é faroeste, ele quer ver ou já viu, mesmo não sendo muito ligado em Cinema! Mas não é muito a minha praia!

Mas… Toda regra tem sua exceção e, mesmo estando longe de ser meu tipo de filme favorito, simplesmente AMO alguns faroestes! Vamos a eles, que não é só pra falar mal que escrevi o post, tá?

Começo com um clássico não somente do faroeste, mas clássico dos clássicos, daquele tipo de filme que você não pode deixar de assistir (se gostar muito de Cinema, claro): “Era Uma Vez No Oeste”, de Sergio Leone. Mesmo para quem não gosta desse tipo de filme, recomendo, porque é uma verdadeira aula de como fazer Cinema com qualidade. E acho que tem todo um crédito extra por ter sido feito por Sergio Leone, um italiano, e não por um norte-americano.

Outro faroeste imperdível, na minha opinião, apesar do título meio ridículo em português (ainda vou escrever um post sobre isso): “Os Brutros Também Amam”. A fotografia do filme é uma discussão à parte, de tão impecável e maravilhosa. Aliás, esse é um cuidado especial e recorrente em todo filme de faroeste!

E como falar de faroeste e não mencionar Clint Eastwood? Tá certo que não vi muitos faroestes com ele (mas, dos que vi, o preferido é “Os Imperdoáveis”), porque como disse, não é meu gênero preferido. Mas sempre tenho em minhas recordações um Clint bem mais novo, bem durão, todo empoeirado, usando um chapéu na cabeça! Tanto que na recente animação “Rango”, de Robert Rodriguez, um dos personagens é o “espírito do oeste” e, não coincidentemente, claro, tal personagem é a cara de Clint Eastwood! Aliás, recomendo muito “Rango”! O filme é um faroeste revisitado e repaginado (afinal de contas, é uma animação).

E, para terminar o post (enorme, ainda mais se considerarmos que é sobre um gênero cinematográfico que não curto muito! Imagina se curtisse! Ahahaha), alguns faroestes recentes! “Os Indomáveis”, com Christian Bale e Russell Crowe, que ainda não vi, mas tenho curiosidade; o concorrente ao último Oscar, “Bravura Indômita”, dos Irmãos Coen e que é sensacional; a já citada animação “Rango” e “O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford”, que não é um “faroeste de raiz” (como diria meu marido!), mas também é sensacional e conta com Brad Pitt no elenco, pra tornar tudo um pouco mais atrativo! Ah! E também adoro todo e qualquer filme que relate a história de Billy The Kid. O preferido é “Jovens Pistoleiros” e sua continuação, “Jovem Demais Para Morrer”, com trilha sonora do Bon Jovi! Como não amar? Ahahah!

24 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Gabi Tolomeli    15/07/2011 - 20h42

    Existem filmes de faoreste e filmes de faroeste… akeles do tipo mazaropi eu confesso que tenho um enoooorme preconceito sim.. e um certo trauma.

  2. Aline    15/07/2011 - 21h30

    Odeio faroeste, massss um dos meus filmes preferidos é Matar ou Morrer(High Noon) com Gary Cooper e Grace Kelly… Fantástico! Recomendo pra quem não gosta de faroeste…rsrs

  3. Camila    15/07/2011 - 22h46

    Acho que todo pai gosta de filmes de faroeste hahaha, e o meu não e diferente
    Já assisti vários com ele, mas acho que o preferido dele era uma vez no oeste, ele me fez achar e baixar a trilha sonora e colocar no mp3 dele. Mas confesso que depois de tanto assistir acabei gostando de alguns, adooooro reparar no figurino feminino e claro nos penteados tb.

  4. Amanda Vilela    16/07/2011 - 00h26

    eu sempre sinto que nunca vi filme nenhum quando leio seus posts.. vc vê filmes demaaaaaais!!! queria ser assim tbm.. hehe! beijos

    • Lorena Borges    16/07/2011 - 11h45

      Amanda! Nunca é tarde para começar a assistir mais filmes! =)

  5. Pops    16/07/2011 - 08h40

    Raa, veja “os Indomaveis”, é muito boomm =)

  6. Cláudia Figueiredo    16/07/2011 - 11h25

    Também tenho um pouco de “preguiça” de filmes de faroeste mas, quando tenho uma boa indicação assisto e nunca me decepciono.Bravura Indômita,por ex.,é sensacional.

  7. Evelyn    16/07/2011 - 15h12

    Eu já assisti Os Indomáveis! eu gostei muito,apesar de ter assistido dublado,mas o filme vale a pena! Eu não gosto de filme de faroeste,não é preconceito nem nada,mas eu não consigo gostar muito,apesar de ter muitos filmes bons por aí.

    beijos

  8. Carol    16/07/2011 - 15h48

    Tbm tenho mto preconceito,mas confesso que adorei “Bravura Indômita”,”Desaparecidas”(The Missing)tbm é muito bom e não está na lista.

  9. Nayara    16/07/2011 - 17h31

    pra quem não gosta de faroeste, terminar um post com “como não amar?” é engraçado! hahaha… eu sou completamente alucinada com faroestes! Toda vez que passa um na tv a cabo eu assisto e assisto de novo.. tenho uma queda total pelo Clint Eastwood, acho ele o coroa mais charmoso de Hollywood! Engraçado que de todos os filmes em que ele atuou, o que eu mais gosto não é um faroeste, é um romance, AS pontes de Madison! Mas eu adoro os faroestes dele.. e gosto muito dos filmes atuais que ele dirigiu.. principalmente Menina de Ouro (já não tão mais atual assim)… Como vc, dos faroestes, eu gosto mesmo das histórias do Billy the Kid.. o primeiro faroeste que eu vi e que me fez amar o gênero é Rápida e Mortal com a Sharon Stone e o Leonardo DiCaprio.. Ver uma mulher com uma arma na mão nos faroestes me faz sentir poderosíssima! hahaha

    • Lorena Borges    17/07/2011 - 13h34

      Nayara, mas tem como não amar o combo Emilio Esteves (acho um FOFO) e Bon Jovi (adooooooooro)? AHAHAHAHAHAHAH! Filme feito pra mulher se interessar mais por faroeste! Elenco masculino de tirar suspiros (de mim tirou vários) e trilha sonora do Bon Jovi! Pronto! Rs

  10. Isa Vichi    17/07/2011 - 11h41

    Lorena, vc TEMQUEVER TOMBSTONE! É um faroeste muito, muito, muito bom! Prá mim, Tombstone e Os Indomáveis são os melhores e mais recomendados! O filme é baseado em FATOS REAIS onde o DOC HOLLIDAY é interpretado pelo meu amado (suspiros) Val Kilmer! Tem ainda Kurt Russel, Sam Elliott, Marcello Mastroianni e a mocinha do filme é Dana Delany! Cara, TEMQUEVER!!!! Bjão e bom filme!!

  11. Madame    17/07/2011 - 12h18

    Eu prefiro o bravura indômita original. Eu adoro um faroeste, história de homens precisando colocar a prova sua humanidade sim. Sao sujos, sangrentos, feios, mas mostram o que há dentro de cada um, seja a vingança ou a esperança.
    Sou muito fascinada sim! Meus preferidos são: Rio Vermelho, Rastros de ódio, Johny Guittar e mais recentemente 3:10 to yumma (esqueci o nome em português), que alias tem figurinos lindos!
    Beijos querida, adoro ler seus textos

    • Lorena Borges    17/07/2011 - 13h32

      Madame, o que vc esqueceu o nome é justamente Os Indomáveis! Tenho que ver ainda! E que bom que gosta dos meus textos! Fico muito feliz! =)

  12. Elane    17/07/2011 - 14h40

    É engraçado mesmo…tambem não gosto do genero, mas tirando “bravura…” e “Rango” eu já tinha visto todos estes! Então meio que gosto não é?! ahahahah!

    p.s.: confesso que só vi “os imperdoaveis” por causa do Bial recomendando depois da briga do BBB10 entre Dourado e Dicesar! hahahaah#vergonha

  13. Carol    17/07/2011 - 16h30

    Eu tmb concordo contigo. Vca sabia que grande parte do filme Bravura Indômita foi filmado na fazenda do Ralph Lauren? Vi a entrevista dele na Oprah. O lugar é paradis[iaco.

  14. Thiago    18/07/2011 - 15h02

    3:10 to yuma. Assistam. http://www.imdb.com/title/tt0381849/

  15. Danielle Aquino    18/07/2011 - 17h15

    Vc precisa ver Os Indomáveis, é maravilhoso! Ao contrário de vc, eu gosto de alguns faroestes, via muito com meu pai e avô quando criança. Então aproveito para recomendar qualquer um do Trinity! E, também com o Terence Hill, recomendo o Lucky Lucky, meu favorito!
    Bjs!

  16. samantha    19/07/2011 - 10h29

    “que os cavalos sempre morrem com as flechadas dos índios” , é triste a forma como os filmes norte americanos retratam os indígenas, que na verdade foram e continuam sendo as vítimas, e não os bandidos. Adoro filmes de Faroeste, mas a maioria não condiz com a realidade da Época. Talvez enterrem meu coração na curva do rio,Dança com lobos e um homem chamado cavalo, sejam bons exemplos de como as coisas aconteciam mesmo naquela época. Quanto ao Bravura Indômita , achei um ótimo filme,e não esperava menos dos irmãos Coen.
    Beijos

    • Lorena Borges    19/07/2011 - 10h48

      Samantha, realmente os índios eram encarados como vilões e, com certeza, eram vítimas! Mas alguns norte-americanos sempre vão considerá-los como os inimigos, afinal de contas, estavam no caminho dos objetivos deles (o que não difere muito, inclusive, de como os norte-americanos ainda agem). Esqueci de Dança com Lobos! ADORO!

  17. Denise    21/07/2011 - 14h31

    Veja Os Indomáveis ! Excelente, ótimas atuações, roteiro impecável !
    Mas, vc tem razão : filme de faroeste não tem nada bonito, nem a paisagem, nem figurino, todo mundo sujo, empoeirado. ha ha ha
    bjs

  18. Tat Santos    26/07/2011 - 12h35

    Vc não citou um clássico: ‘Três homens em conflito: O bom, o mal e o feio’ (o título original é bem melhor). Eu assisti a pouco tempo, mas achei bem legal. Principalmente por ser um filme bem antigo, mas com um enredo que não fica devendo em nada para filmes atuais, e com pitadas de comédia. Recomendo.

  19. Nilton    18/06/2021 - 18h37

    Pra cada alma nesse mundo existe 10 filmes de faroeste. Muuiotosss filmes ainda pra serem assistidos até possivelmente virar fã rsrs. Tem um canal no youtube com alguns faroeste muito bons. Pra quem se interessar, ta ae o link

    https://youtube.com/channel/UCt9MOYAlP08gQz0RENIdMqw

Mais sobre Lifestyle