Carregando...
Beleza

Pra pensar: Transition

29.06.2012
Lu Ferreira

Recebi esse video da Tati Akamine, querida que já escreveu muitos posts aqui pro Chata, e achei tão legal que resolvi mostrar aqui também. O video, que saiu no NY Times, mostra um movimento que vem acontecendo nos EUA, chamado Transition (Transicão). Mulheres negras estão cada vez mais optanto por voltar a usar seus cabelos na textura original e deixando de lado os alisamentos e produtos químicos (a venda desse tipo de produto caiu 17% entre 2006 e 2011!), e aqui dá pra acompanhar um pouquinho da trajetória de uma delas:

Bem como ela diz no video, a ideia não é fazer disso uma manifestação política, e sim estimular mulheres a buscarem o auto conhecimento e aceitação, assim como a saúde, já que os processos de alisamento são bem agressivos.
O video me passou uma coisa tão boa! Muito legal ver as mulheres voltando a serem elas mesmas e ainda mais felizes por isso =D

66 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Taci Giarelli    29/06/2012 - 17h49

    Oiê Lú!!!
    Quase nunca comento aqui, mas por pura falta de tempo mesmo… Amo seu espaço e o carinho com que cuida do Blog!
    Sou loira natural, mas meu cabelo é mega cacheado e gosto muito dele assim… Quando quero mudar, basta uma escova e pronto…
    Tenho amigas que já sofreram muito com alisamentos e afins, acho desnecessário e a aceitação torna qualquer mulher mais bonita…
    Sou totalmente a favor da mulher aceitar o que é e ser feliz assim!

  2. Alessandra Faria    29/06/2012 - 18h16

    Assumindo suas madeias, suas origens, suas características e suas belezas! Adoro!

  3. Taiza    29/06/2012 - 18h20

    Eu, particularmente, acho muito mais bonito mulher negra com os cabelos ao natural, do que com o ‘chapamento’ artificial (e muitas vezes, mal feito) que muitas ostentam. Acho que tem a ver com o conjunto, sabe? Achei que a moça do filme ficou mais bonita depois da mudança, valorizou o seu rosto. Acho a iniciativa muito digna, eu mesma só fiz progressiva uma vez por conta dos cabelinhos ‘novos’ que aparecem nas laterais da minha cabeça. E se fizer de novo, será com este único objetivo, já que eu gosto do meu cabelo e da sua forma indefinida (ele é bagunçado, nem liso e nem cacheado). Já odiei ele por ser assim, mas acho que no fundo, é sorte, porque dá volume. Tenho cabelo super ralo, tomo vitaminas na tentativa de reverter o quadro.

  4. Jana    29/06/2012 - 18h36

    Acho bacana o movimento, mas não acho que se possa discriminar as pessoas que façam alisamento. É uma opção. É melhor ser natural? Talvez, em termos de saúde do cabelo. Mas, se vc sabe cuidar, gosta de como o cabelo alisado fica em vc e quer esse visual, tem todo direito! Sou a favor da pessoa se sentir BEM com ela mesma, seja como for. Se for para ela própria e não para os demais, pode tingir o cabelo da cor que for, alisar do jeito que for, fazer dread e os carambas, ou deixar natural mesmo. O importante é ser para a pessoa, a dona do corpo e não porque outros ditam.

    Tenho um pouquinho de receio com esses vídeos em prol do natural porque eles podem passar a ideia para as meninas que alisam de que elas estão “erradas”. Errado é seguir tendência alheia. Faça como for bom para vc. Eu, particularmente, passei pelo mesmo debate natural x artificial quando quis reduzir meus seios, que eram enormes e caídos pro meu tamanho e idade, pq tive desenvolvimento precoce. Aos 10 anos eu já tinha seios grandes e sofri muito. Fui contra todos falando “mas seu peito é grande e natural, que burrice”, “cirurgia é ruim”. Sou mais feliz com eles “alisados” hoje. E acho que se o cabelo alisado te faz bem, isso não afeta em nada sua identidade e seu amor pelo seu corpo. Você quem sabe como ficar bem na própria pele. Claro, as exceções vão para as obsessões doentias por beleza, mas, fora isso, faz do jeito que vc acha melhor e arrasa!!!!

    • Si    30/06/2012 - 19h07

      Adorei seu comentário, é tudo que eu diria =)

    • A Chata    30/06/2012 - 19h32

      Concordo com você, Jana. Não sou contra ninguém mudar cor de cabelo, alisar ou cachear, colocar ou tirar peito, desde que isso seja feito pra si mesma e n pra se enquadrar num estereótipo. Mas acho que a maior parte das vezes é isso que acontece, então vale a reflexão, né? Bj!

  5. Luciana    29/06/2012 - 19h11

    Lu, nao só as negras mas todas nos precisamos nos assumir e sermos reais!!! Nem todas sao magras como a Alessandra Ambrósio, por exemplo! E todas somos lindas e devemos nos valorizar!

    Amei! Obrigada por compartilhar o video!

    Beijos, beijos

    Lu

    Hoje tbem tem look no http://www.meemprestaseublush.com.br/?m=0

  6. Juliana Vidigal    29/06/2012 - 19h43

    É isso aí, eu acho que tem que se assumir mesmo e não ficar fazendo o que a moda dita ou o que os outros acham lindos.

    Eu tenho os cabelos ondulados e a minha vida toda eu quis que fossem lisos, fazia escova e as pessoas falavam que meu cabelo liso é mais bonito, mas hoje eu estou super satisfeita com os meus cabelos naturais, quase não dão trabalho e só uso um definidor de cachos para modelar.

    Sou feliz assim!

    Beijos!

    http://www.esmaltesemisturas.com

  7. Joaquina    29/06/2012 - 19h59

    Pra que tem cabelo liso é fácil falar! Queria ver aguentar o cabelo crespo todo dia.

    • Patricia Cardoso    30/06/2012 - 10h29

      Joaquina, tenho cabelos cacheados e passei pelo mesmo processo que a moça do vídeo. Por 7 longos anos vivi da dupla relaxamento e escova e por muito tempo só me sentia bem assim, lisa. Até que o cabelo ficou um trapo e eu resolvi parar com tudo e esperá-lo crescer pra ver como ia ser. Hoje meu cabelo é relativamente comprido, sem alisantes e TODO cacheado. Sabe, não preciso ‘Aguentar” meu cabelo. A gente tem um relacionamento bom. Tem dias que ele está caótico, mas “tu-do-bem” eu prendo e saio pra vida. É assim, como viver com um irmão, com uma amiga que nem sempre concorda com vc. É aprender a conviver consigo mesma, não “aguentar”,como se fosse uma situação ruim. Meu cabelo não é crespo/Afro mas eu admiro essa textura e aparência, acho lindo. Acredito que se meu cabelo fosse assim, tbm viveria bem com ele, porque aprendi isso, estive aberta à isso.
      beijo

    • A Chata    30/06/2012 - 19h37

      Joaquina, não tem nada a ver com a textura do cabelo da pessoa! Eu tenho o cabelo naturalmente liso e uso uns 4 produtos quase todos os dias só pra conseguir deixá-lo com mais volume..! Achei interessante assistir a esse video pra pensar e divulguei aqui com esse propósito… Acho meio triste alguém não conseguir “aguentar” uma parte do seu corpo e ter que mudar pra conseguir se sentir melhor, sabe? Mudar por diversão, pra variar e tals, acho legal, mas se é só assim que a pessoa consegue conviver com uma característica sua é bem complicado… Bj!

  8. Renata    29/06/2012 - 20h11

    Estou de acordo com a Jana! Acho que o tal “assumir quem somos” também pode estar estampado em um cabelo alisado. Se me sinto melhor com eles escorridos, pq tenho que me submeter aos cachos apenas pq estão no meu DNA? Beijinhos a todas!

  9. Camis    29/06/2012 - 20h13

    Acho que tudo na vida é cíclico… teve a época do Black Power como mostrou no vídeo, aí veio alisamentos, aí algumas pessoas descobrem que podem dar um jeito no cabelo mesmo ele estando natural e daqui a pouco fazem uma outra química bacana e menos agressiva e todas experimentam.

    Mas eu achei legal ver como as mídias sociais ajudaram as meninas neste movimento, por fazer elas encontrarem outras meninas com o mesmo tipo de cabelo e aprender outras formas com o velho tutorial nosso de cada dia. Sinal que tem espaço para todas na internet… isso é democracia!

    Também acho que a pessoa tem se sentir bem. Já vi gente que super segura com um cabelão vermelho black power (e muito linda por sinal), e gente que jamais conseguiria usar um cabelo assim.

    Beijosss

  10. Elienai    29/06/2012 - 21h22

    Adorei Lu, compartilhei no meu FB. Bjs

  11. Patricia    29/06/2012 - 22h23

    Achei que ela ficou muito mais bonita após a mudança! Legal isso de se assumir, se aceitar. O mundo seria muito sem graça se todos fossemos padronizados! Bjo Lu, adoro o Chata!

    Em breve teremos SORTEIO lá no eqnquantomulher.blogspot.com, passa lá!

  12. Alice Gonçalves    29/06/2012 - 22h36

    emocionei! quando vai acabar essa historia de cabelo lindo = cabelo liso?? não deve ser fácil manter um cabelo crespo mas é tão lindo!! cabelo alisado é pros fracos =P

    • Natânia    02/07/2012 - 03h02

      Sou fraca, então! Mas, vou te falar, sou muito feliz sendo alisada!

      E todo mundo é forte, quem assume o cabelo que tem e quem faz mudanças nele porque se sente melhor com isso! =)

  13. Ana Elise    29/06/2012 - 22h43

    Eu amaria a ideia. Mas nao consegui ver beleza em nenhum cabelo do video. O look “vanessa da mata” nao da pra mim. Acho que falta no mercado produtos que tratem esse tipo de cabelo para que eles possam ficar realmente bonitos. O meu cabelo eh crespo (que eh muito diferente de cacheado) e a minha opiniao eh que nao tenho opcao para ficar bonita a nao ser fazendo progressiva. Acho tambem um pouco equivocada essa ideia de “se assumir”. Nao estou deixando de ser eu mesma por querer meus cabelos lisos. Se assim fosse, a pessoa que tem acne, tem que se assumir tambem, em vez de fazer tratamentos, muitas vezes agressivos; a que tem os cabelos escuros, nao poderia clarea-los; silicone pelo corpo, etc… Todas temos o direito de buscar a beleza, que eh um conceito particular…

  14. Priscila    29/06/2012 - 22h44

    Lindo vídeo, linda mensagem. Obrigada, Lu, por compartilhar conosco o vídeo. Deu brilho a minha noite!

    Viva a liberdade para sermos felizes do jeito que somos sem nos curvarmos aos padrões preestabelecidos.

    BeijO* grande,
    Prisicla

  15. Carrie    29/06/2012 - 23h31

    “Muito legal ver as mulheres voltando a serem elas mesmas e ainda mais felizes por isso”. Think about it.

  16. Regina    30/06/2012 - 00h07

    Uma mulher pode se encaixar perfeitamente no que a sociedade chama de lindo, mas se ela não se aceita e não se sente genuinamente bonita, ela não vai passar de uma vitrine ambulante.

  17. Camila    30/06/2012 - 00h32

    Parabéns pelo post! ultimamente os blogs estão cheios de coisas fúteis e se esquecem de valorizar a beleza natural das pessoas. Acho que cada um faz o que quer do seu cabelo, o que importa é acabar com esse esses padrões criados pela mídia. Cada pessoa é bonita do seu jeito.

  18. Gabi Rebello    30/06/2012 - 01h27

    Eu acho que a beleza é uma questão que passa pelo ponto de vista do observador. Quando eu era menor, tinha cachos muito pequenos, um cabelo quase crespo. Eu não sabia cuidar deles, muito menos minha mãe que sempre teve cabelo liso. No fim, meu cabelo que é em muita quantidade e grosso, era penteado a seco e claro que eu me olhava no espelho e me sentia infeliz.

    Dos 12 aos 22 anos, eu alisei meu cabelo fazendo relaxamento e escova. Isso me custou uma tendinite na mão direita (coisa que não é fácil para quem usa as mãos para trabalhar como eu, que sou designer). Foi então que, nas mãos da cabeleireira certa eu descobri a beleza dos meus cachos. Assumi minha beleza natural e me libertei da escravidão da escova. Mas isso só foi possível porque o meu ponto de vista em relação a mim mesma, mudou.

    Acho incrível este tipo de incentivo a re-descoberta da mulher como ela é e acredito que cada vez mais pessoas devam seguir este caminho. Ainda assim, antes de qualquer coisa, vale ser feliz. Mesmo que isso signifique alisar seu cabelo.

    Adorei o video.
    Beijos!

  19. Mila    30/06/2012 - 01h33

    Super concordo com a Jana, o que vale mesmo é se sentir bem consigo mesma. Então, cada qual assume seu cabelo do jeito que gosta; liso, cacheado, ralo ou volumoso, enfim da maneira que gostar mais.
    Bom…eu detesto esse discurso de que quem alisa o cabelo, poe silicone, afila o nariz deixa de ser ela mesma. Tais afirmações são tão preconceituosas quanto a brincadeiras maldosas em que cabelo crespo é chamado de bombril ou nariz redondo é chamado de nariz de porco.
    E antes que alguem pergunte eu digo: Eu aliso meu cabelo sim, e adoro isso, cabelo liso é muito mais fácil de lidar e cafuné em cabelo liso é mais gostoso.

  20. Thanii    30/06/2012 - 02h17

    Acho TUDO cabelo crespo, com volume! lindo, lindo, lindo! O meu é cacheado(se amassado com leave-in) e sem forma nenhuma se secar ao natural. Já sofri muito com ele pois não sabia do potencial de cachear e fiz muita progressiva na vida, olhos ardendo e lacrimejando, mas finalmente hoje posso dizer q amo meu cabelo! cheio de cachinhos e volumoso! Adorei o video!

  21. Jessica    30/06/2012 - 04h18

    Oie Lu,

    Vc. nao e um exemplo de mulheres “voltando a ser elas mesmas”. Tem um blog que so fala de futilidades, claro que nos mulheres gostamos de falar de beleza e afins. Mas vc. faz disso o seu principal! So fala de marcas caras, looks do dia, maquiagem… Acorda vc. vive num pais de terceiro mundo onde a maioria da populacao ganha 600 reais por mes para sobreviver. Que tal ter materias sobre vida real? Gente cade as mulheres inteligentes no mundo dos blogs? Vamos dicustir coisas que sao realmente relevantes para a sociedade, para evolucao como ser humano, para o aprendizado de uma forma geral. Chega de look do dia!!!!!!!!!!

    • A Chata    30/06/2012 - 19h25

      Jessica, achei muito engraçado esse comentário justamente nesse post, mas enfim… O Chata de Galocha é um blog de entretenimento. Você não vai ver posts que fujam muito dos temas de moda-beleza-televisão-viagens por aqui. Só que existem milhares de blogs sobre milhares de assuntos, e se não é sobre isso que você quer ler, é só buscar algum que você se identifique mais… Ninguém é obrigado a ler ou entrar num blog, né? Bj!

    • Eve    01/07/2012 - 13h40

      Acredito que há público para tudo. Não é porque eu entro num blog de entretenimento, como a Lu disse, que não sei o que acontece ao meu redor.

      Não sejamos radicais! O fato de alguém se dedicar a um blog de beleza não faz dele uma pessoa que só se importa com isso. Faço faculdade de Engenharia Civil, mas não falo apenas sobre construção o dia inteiro!

      Devemos perceber que há momentos para coisas sérias e momentos de descontração e relaxamento.

    • Sara    07/07/2012 - 00h01

      Chocada com a falta de educação do comentário! Isso não é ser inteligente.

    • Silvia    10/07/2012 - 00h17

      Oi gente!
      Tava aqui num momento tenso, passando uma pilha de roupa, em plena meia-noite, com prazo estourado… Daí pensei, vou esfriar a cabeça por 5 minutinhos futricando o blog da Lu! Nossa! Que refrigério!
      Falo de roupa e assunto de blog todo dia? Não! Mas faz mal falar disso de vez em quando? Tbm não!
      O excesso do “politicamente correto” tá deixando o mundo muito chato e careta!
      Bjos

  22. Taciane    30/06/2012 - 09h59

    Serio que vcs acham esse cabelo bonito? Eu tenho esse cabelo e sou feliz da vida com ele lisinho. Esse cabelo é muito feio, não há roupa e maquiagem que dê jeito. Ou vc tem um rosto lindo tipo Thais Araujo, Sheron Menezes, ou vc se contenta em assumir esse cabelo sabendo que estará horrososa. Sério, imagina vc entrando num consultório médico, por exemplo, e te atende uma black power com o cabelo com um metro de diametro? Eu assusto. Eu trabalho na area de ssúde e jamas me sentiria bem em atender com esse cabelão. Eu acho super feio, da aspecto de desleixo.

    • Ana Helena    06/07/2012 - 11h03

      Meo, como vc tem coragem de decidir que mede a capacidade de alguém pelo cabelo??? quer dizer que se alguém tem o cabelo enrolado (ou crespo ou afro) é menos profissional??
      Juro que não tem nenhum fundamento o que você está dizendo… e sim um preconceito!!!

  23. Katia    30/06/2012 - 10h52

    Na minha opinião, acho que elas ficam muito mais charmosas ao natural. Viva a liberdade! Sei disto porque fui duramente criticada quando adotei meus cabelos brancos há alguns anos atrás, quando não se via mulheres na faixa de 50 anos adotando esta postura.
    A maior parte das minhas amigas me criticaram. E pasmem, o apoio veio dos meus alunos que, não só me apoiaram, como me elogiavam sempre.

  24. Raquel    30/06/2012 - 10h53

    Lu, amei o post!!me identifiquei demais!eu passei por esse processo de aceitação a 2 anos atrás.Lembro que fiquei em crise com relação ao meu cabelo e decidi deixa-lo natural para saber como era.sim, eu não fazia idéia de como era meu cabelo natural pois desde muito pequena minha mãe alisava meu cabelo.Lembro que todos eram contra porque eles eram alisados e muito bonitos, pareciam naturais mesmo.Mas dentro de mim algo dizia que precisava encontrar minha identidade e me conhecer para depois escolher se queria alisar ou deixa-los naturais.Acho que a grande questão é:você está feliz alisando ou não o cabelo?ou você faz para se sentir aceita?hoje posso dizer, sou muito feliz com meus cabelos naturais! =)

  25. Carol Prince    30/06/2012 - 11h23

    Aqui no Brasil tem o blog da Rosa, que passou pela mesma transição. Sempre que ela viaja pros EUA é parada na rua pelas negras, que ficam LOUCAS com seu cabelo lindo!

    Dá uma olhada: http://negrarosarosanegra.blogspot.com.br/

  26. Regiane    30/06/2012 - 11h31

    E as morenas que fazem de tudo pra ficarem loiras? Esse dircurso de “aceitação” não seria válido para elas também???

  27. Juliana Asevedo    30/06/2012 - 12h25

    Acho esse movimento muito legal.
    Quando a gente viaja para os EUA vemos muito as mulheres negras com aqueles cabelos artificiais…e acho muito feio.

    Tem post novo la http://julianaasevedo.blogspot.com.br/

    Beijos,
    Juliana Asevedo

  28. Chris    30/06/2012 - 13h34

    Lindo post, linda campanha, lindo ver que existem diversas belezas, belezas diferentes… Isso vale tambem para o corpo, ne? Magrinhas, sem bunda ou sem peito, gordinhas. O importante e o auto conhecimento, se amar e proclamar/expressar a sua beleza. Bjuss

  29. Amanda    30/06/2012 - 17h44

    EI Lu, tudo bem?
    Te vi no verdemar hoje a tarde. Morri de vontade de ir falar com vc (de novo, da outra vez que te vi, lá no BH shopping tb nao fui falar)! Mas eu fiquei tímida. hahaha
    Vc estava linda!!
    Acho q vc deve ter me visto, na hora q eu te vi pela primeira vez, eu estava na parte de cervejas, até trombei o carrinho na pilha de cerveja que estava no chão..hahaha
    Acho que vc tb me viu. Eu estava de short branco e casaquinho preto.
    No caixa vc e o seu marido ficaram do lado do caixa q eu estava.
    Beijos!

  30. Mabia Barros    30/06/2012 - 18h13

    Eu não ia comentar, pq esse assunto é sempre delicado e confesso que me irrito bastante com as besteiras que leio. Não compreender que é lindo ser crespa é não perceber toda a bagagem racista que a nossa cultura ocidental carrega. Mas não vou me ater a isso. Comento simplesmente para dizer que vc se equivocou em seu comentário, Lu. Ela fala que não é uma bandeira política forçada, mas que é impossível não se fazer política com o próprio corpo. E a ideia é bem semelhante à marcha das vadias. Que é SIM político, mas apartidário. Pq não precisamos de um partido político e um palanque no poder legislativo ou executivo para fazer política e sim de defender uma ideia.

    • Mariana    01/07/2012 - 19h39

      Gente, que alívio! Depois de ler tantos e tantos comentários rasos, equivocados e racistas é esperançoso ver que alguém enxerga o que está por trás disso aí. Não é simplesmente uma questão de auto-conhecimento e auto-aceitação. E não é uma questão de opinião sobre o que é ou não bonito. É sobre o que está culturalmente colocado como “padrão de beleza”. É claro que muitas pessoas não conseguem ver beleza em cabelos crespos, nós fomos criad@s para entender cabelo liso=cabelo bom; cabelo crespo=cabelo ruim. E isso não é só pra quem tem cabelo liso ou crespo é para todos. Esse vídeo é um ótimo exemplo de que são idéias socialmente construídas, não é uma opinião individualmente contruída: http://www.youtube.com/watch?v=DDO3RrxmCeQ

  31. Jaqueline Oliveira    30/06/2012 - 20h55

    Post surpreendente e aprovado! Sem saber faço parte desta transição, a pouco tempo atras tomei esta decisão, com cabelo crespo, sempre fui dependente de alisantes e relaxantes, meu cabelo ja passou por hidróxido de sódio, guanidina e amonia, todos destruiram meus fios, e aos 30 anos de idade tomei a seria e forte decisao de parar com estes metodos e assumir meu cabelo, nao é facil, sair do liso direto para o volumoso crespo, aceitaçao, sociedade, mas resolvi pensar em mim e cuidar de mim, nao vai ser facil, mas eu vou tentar, quem passa por isso sabe…fico pensando como meu cabelo poderia estar bonito sem alisar, e quanto ja gastei para destruir meu cabelo, muito! Minha cabeleireira esta desesperada e nao aceita, mas quem decide sou eu!

  32. emilia    01/07/2012 - 02h22

    como disse a Mabia aí em cima, ela fala exatamente que este movimento pode nao parecer político, mas é. olha o tanto de comentarios ai em cima de gente falando que acha `feio, sujo, pouco higienico`o cabelo crespo.
    feio por que? e por que nao seria higienico, se for um cabelo limpo e bem cuidado? qual o problema de ser atendido num hospital ou em qualquer instituiçao por alguem com um cabelo black power? quem foi que disse que esse cabelo é feio/sujo e o outro nao? entre um cabelo crespo e um loiro artificial chapado, eu sou mil vezes o crespo, seja de que tipo for.
    todas as representaçoes negativas sobre o cabelo crespo, que levam as mulheres a se sentirem feias se nao alisarem o cabelo, sao politicas – tem a ver com dominacao e, mais recentemente, tambem com o consumo. entao, bora fazer o movimento inverso.
    politica nao é feio nem ruim. politica a gente faz todo dia desde a hora que acorda, cada vez que a gente faz escolhas na vida. :)

  33. Ana Lívia!    01/07/2012 - 08h42

    Há um ano tomei a decisão de não mais agredir meu cabelo, meu cabelo é crespão, volumoso, não tenho que ter o cabelo liso porque a mídia impõe isso.
    Meu cabelo não é “ruim”, Deus me deu porque é lindo.
    É lógico que dá mais trabalho, sofria quando criança pela falta de conhecumento, mas hj invisto em produtos que o hidratem e faço o maior sucesso.
    Bjs!

  34. Alana Bastos    01/07/2012 - 15h05

    Gostei muuuito1 Eu passei por isso, ODIAAAVA meu cabelo porque ele era cacheado e achava que a única solução pra ele era usar liso sempre,mas era só porque eu não sabia como cuidar dele, depois que aprendi o tipo de corte que ficava melhor nele, e o tipo de produto certo, tenho cachos lindos que não me dão o menor trabalho, lavo e saio de casa e amoooo muito meu cabelo, ele tem tudo a ver comigo!

  35. Marianna    01/07/2012 - 15h12

    Acho que esse é o Tendão de Aquiles das brasileiras.

  36. Camila Oliveira    01/07/2012 - 17h11

    Quando era mais nova, e diga-se de passagem super insegura com meu corpo, meu maior sonho era alisar o cabelo, que é crespo, e tem volume. Só não cometi esse erro pq os garotos começaram a dizer como era legal eu não ser como as outras… rs

    Hoje amo meu cabelo, pois ele combina com meu rosto que é fino e também aprendi a cuidar dele, já que o cabelo afro, cacheado ou crespo demandam muito mais cuidados que os outros tipos.
    Mas um cabelo crespo hidratado é tão lindo quanto auqele liso de chapinha. Não faço e nem indico alisamento.

  37. Tatiana    01/07/2012 - 22h30

    Achei super legal o vídeo. Super interessante. Eu, particulamente, acho lindo o cabelo natural afro especialmente com um lenço e tal. Eu achei que a moça ficou bem mais bonita depois que deixou o cabelo crescer naturalmente.
    De fato, há uma influência muito grande para um cabelo assim ou assado – depende da moda – e as pessoas se jogam nisso. É importante que a pessoa faça aquilo que faz bem para ela, fazer coisas que lhe façam se sentir bem e não fazer algo porque está na moda.
    Tem que tomar cuidado sim com alisamento e qualquer outro tratamento no cabelo, mas especialmente o alisamento porque muitos utilizam produtos que possuem substâncias que fazem mal à saúde e podem até provocar cancer tanto na pessoa quanto no profissional.
    Boa semana!!!
    Tatiana

  38. babipersa    01/07/2012 - 23h37

    Eu passei a minha infância e adolescência inteira lutando contra o meu cabelo.
    minha irma e minha mãe tem os cabelos lisos e eu era a única alienígena, sabe?
    Além disso, na época não haviam produtos para tratar/manter cabelos cacheados.. Pior, era a época dos cabelos frizados, sabe como? TRISTE! Minha mãe, na tentativa de deixar meus cabelos mais bonitos, frizou eles quando eu tinha 7 anos!!!!! o cabelo queimou inteiro, ficou terrível!
    Na época ele era ondulado leve… eu conseguia usar ele solto…e ele permaneceu assim até os 15 anos, quando veio a puberdade e tudo mudou! Ele cacheou de vez e não havia nada que o domasse! Eu não sabia como usá-los e penteava-os secos, prendia-os… não tinha creme específico…
    Essa já era a época da texturização e BUM milagre: cabelos lisos, com movimentos e soltos!!
    Durante 2 anos eu fui feliz até que não aguentava mais me ver presa aquilo que não era meu…
    Eu vi que os cremes de cachear começaram a surgir, vi que eu poderia testar e finalmente conhecer o meu cabelo, pois eu nunca havia visto como ele era de verdade.
    Tomei coragem e fiz o que a moça do vídeo fez: cortei joãozinho! saí chorando do salão, mas no final tudo deu certo!
    hj eu tenho cremes, finalizadores e tudo o que aparece para deixar o meu cabelo cacheado e bonito!
    eu gosto de mim assim: natural!
    X=D
    se testem, se experimentem!

  39. Jéssica Ribeiro    02/07/2012 - 00h24

    Passei por uma situação parecida!Meu cabelo é cacheado com a raiz lisa e o cacho médio.Quando eu era criança minha mãe escovava ele seco o que deixava frizado e feio,me sentía horrível.Durante muito tempo passei pela fase “patinho feio”, isso durou dos 7 aos 12 e eu não sabia lidar com isso.Por conta dessa fase minha auto-estima foi minada aos poucos e mesmo com o passar do tempo,meu corpo tendo mudado e eu tendo me cuidado mais só fui me perceber realmente agora aos 18 anos.Como nunca tive uma boa auto-estima tive e tenho até hoje problemas em me relacionar com o sexo oposto,é como se eu não achasse que fosse atraente ou que merecesse ser querida por alguém!.Acho que a busca pela aceitação tentando melhorar o que você sente necessidade (de maneira saudável) é muito importante para ter uma vida feliz.Nunca comentei por aqui (por mera preguiça!hehe)mas acompanho desde que houve a mudança do blogspot,há alguns anos atrás,e confesso que o blog também me ajudou na minha aceitação, acho que uma auto-imagem confiante nos oferece força e há vários meios de conseguí-la.Bem, espero que as pessoas que leiam esse post possam perceber que há beleza em todas as formas e jeitos,cabe você se cuidar e buscar o que mais te agrada!beijos.

    • Natânia    02/07/2012 - 02h50

      “Durante muito tempo passei pela fase “patinho feio”, isso durou dos 7 aos 12 e eu não sabia lidar com isso.Por conta dessa fase minha auto-estima foi minada aos poucos e mesmo com o passar do tempo,meu corpo tendo mudado e eu tendo me cuidado mais só fui me perceber realmente agora aos 18 anos.Como nunca tive uma boa auto-estima tive e tenho até hoje problemas em me relacionar com o sexo oposto,é como se eu não achasse que fosse atraente ou que merecesse ser querida por alguém!.Acho que a busca pela aceitação tentando melhorar o que você sente necessidade (de maneira saudável) é muito importante para ter uma vida feliz”

      Eu passei por isso também por causa do cabelo. E apesar de ter mudado o perfil cacheado dele (sim, eu aliso até hoje), eu penei bastante, mas eu cheguei a um ponto que eu disse chega pra mim mesma que não era o meu cabelo ou o meu nariz grande que ia continuar me atrapalhando e me travando, confesso que ter me sentido amada por alguém ajudou, mas a insegurança no início continuava lá.

      Com o tempo a gente vai amadurecendo, vendo a vida com outros olhos e refletindo sobre si mesma e essas coisas que nos atormentavam tanto no início vão deixando de ser prioridade. Não, não é que eu tenha ficado desleixada, mas eu passei a dar importância a outros detalhes, talvez eu tenha começado a gostar de mim do jeito que eu sou atualmente.

      Espero que você comece a se gostar muito também e que chegue na frente do espelho e diga “E aí gatinha?” =D

  40. Natânia    02/07/2012 - 02h40

    Tenho cabelo crespo, herança do meu pai filho de portugueses com ascendência dos mouros, como ele mesmo dizia para mim quando eu reclamava dos meus cachos frisadinhos. Sempre sofri bullying no colégio por causa da jubona. Faço relaxamento desde os 14 anos e me sinto feliz, me sinto mais magra (meu rosto é largo) e menos ameaçadora. Há 4 anos comecei a fazer a combinação do relaxamento e essas escovas menos agressivas e mais hidratantes, o cabelo ficou liso e os cachos não voltaram mais, mas eu nunca estive mais satisfeita com o meu cabelo, na facilidade para mantê-lo, afinal só preciso do procedimento de 2 a 3 vezes ao ano.

    Acho lindo quem tem os cachos naturais, ontem mesmo vi uma moça com um cabelo como o meu é naturalmente e achei perfeito, mas perfeito para ela e comecei a pensar que não era o que eu gostava para mim. É engraçado como a cabeça da gente é, né?

    Admiro muito as mulheres que abdicaram dos mil e um procedimentos para ficaram lisas e voltaram às suas origens, ficam lindas, mas fazer isso ainda não é pra mim e acredito que não será nunca…

  41. Larissa    02/07/2012 - 17h42

    Adorei esse vídeo, Lu! Obrigada por ter compartilhado ele aqui!
    Ele também me inspirou e fiz um post no Tumblr. que venho escrevendo: http://www.quatropontomeia.com
    Bjs, Larissa.

  42. Lu    02/07/2012 - 18h31

    Achei interessante o video, e importante realmente estimular as pessoas a assumirem a beleza afro… Sou negra e com cabelo crespo, mas sabe qual o maior problema que acho nisso? A falta de praticidade em cuidar de cabelo afro, com alisamento, progressiva, selagem termica… fica tudo mais simples, mais facil, mais rapido, e nos dias atuais quase sempre precisamos economizar tempo, né? Mas suuuuper acho lindo o cabelo afro bem cuidado e volumoso, mas eu beeemmm sei que pra ficar charmoso, com aquele crespo com cachinhos lindos da um trabalhão danado… Por isso eu ainda prefiro as quimicas… :) Mas o video é bacana Lu!!!

  43. Alana Bastos    02/07/2012 - 19h49

    A mocinha que disse que o blog é de futilidades tá precisando se informar, porque em primeiro lugar não somos de terceiro mundo… somos os considerados países emergentes, é melhor se informar antes de sair falando coisas né..

  44. Andressa Aguiar    02/07/2012 - 20h48

    Oii, muito bacana este post, eu sou uma prova concreta de que ser eu mesma é mais fácil e mais bonito, até sábado (30/06) eu estava com meu cabelo alisado, na verdade, precisando fazer retoque, e sabe eu já estava cansada, porque fica feio, você não pode ficar alisando toda semana, tem um prazo de 6 meses a ser cumprido, e quando se faz uma alisamento pensa-se em praticidade e não foi nada disso que tive, fica bonito apenas no primeiro mês, depois fica horrível. Sábado fui até o salão e pedi para minha cabeleireira cortar bem curtinho, tirar toda a química, vou voltar a ter meus cabelos cacheados que me rendem inúmeros elogios. Percebi que é mais bonito o natural.
    Boa noite.

  45. Cintia Lima    03/07/2012 - 08h18

    Como muitas meninas já comentaram, tb passei por tod calvário antes de aprender a cuidar dos meus cachos. qdo era mais nova eu penteava bastante para ver se alisava (rsrssrsr). Enfim, o tempo passou, muitos produtos surgiram pra melhorar a nossa relação com a Juba. Eu amo minha Juba e não troco meus volume por nada.
    Cada um tem que fazer como acha melhor e como se sente bem, só não acho que não pode é ficar na “ditadura do cabelo liso”. Como se isso fosse padrão de beleza. Outra atitude que na minha opinão é inaceitável é falar que cabelo crespo tem cara de sujo e mal cuidado. Puro preconceito!

  46. Moi    03/07/2012 - 08h40

    Ainda ontem estive a ver uns episódios antigos da Tyra e um deles era sobre esse tema…há pessoas que não gostam do cabelo, gastam rios de dinheiro nos tratamentos e fiquei a saber também que muitas usam cremes para aclarear a pele :( Têm uma formatação desde pequeninas que quanto mais semelhantes a arianos, mais bonitas ficam…Eu acho-as lindas exactamente como são mais os seus cabelos volumosos!! :D
    Dou força ao movimento!

  47. Joyce    03/07/2012 - 14h28

    Olá, gostei do post! Também estou passando pela transição (meu cabelo é cacheado, não é crespo) e é engraçado como isso choca as pessoas. Gostei dos comentários da Mabia, Mariana e Emilia, é isso mesmo meninas! Cabelo crespo=feio é uma construção social que esta vinculada ao preconceito sobre tudo o que vem do negro, ou seja, não é branco. Nada contra quem alisa os cabelos, mas o natural é tão mais gostoso, menos trabalhoso, muitooooo mais barato. E existe sim produto pro nosso tipo de cabelo a diferença é que para ter cachos bonitos tem que ler, estudar e entender melhor sobre cabelos e nem sempre (quase nunca) o que os “profissionais dos cabelos” dizem se aplica a nossos cachos.
    bjo

  48. […] lu Ferrera do Chata de Galocha fez um post lindo sobre o Movimento Transition onde negras passam a assumir sem preconceito seus cabelos naturais, lindo e incentivador da […]

  49. Sara    07/07/2012 - 00h10

    Só para deixar claro, no meu comentário anterior eu me referi à falta de educação do comentário da moça que disse que o blog é fútil, entre outras críticas grosseiras.

  50. Sara    07/07/2012 - 00h33

    Eu compreendo que há todo um preconceito por trás de classificar cabelo crespo de feio e liso de bonito, por outro lado, acho que não pode haver uma ditadura do natural, “não pode alisar, não pode pintar, não pode fazer operação plástica”. Tudo é muito pessoal e é preciso refletir sobre as próprias escolhas, até para se conhecer melhor, mas olhar o outro sem julgar, primeiro porque nunca sabemos o que realmente leva alguém a esta ou aquela escolha e segundo porque cada um tem o direito de fazer o que quiser com o próprio corpo.
    Um fato interessante: viajei recentemente para a França, e vi que lá acham lindos os cabelos cheios e cacheados, estou falando de cacheado mesmo porque não vi ninguém lá com cabelo afro natural. Mas é para ver que esta coisa de querer ter o cabelo chapado, sem nenhuma ondinha, é mais valorizado aqui do que na Europa, onde o cabelo liso é mais comum.

  51. Gisa    08/07/2012 - 01h42

    Oi, é a primeira vez que comento aqui no blog. Confesso que me assustei ao ver pela primeira vez uma fotografia que não fosse a de uma mulher magra de cabelos lisos, aqui no blog. Acompanho o movimento conhecido como Trasition já a alguns anos(inclusive já havia assistido o vídeo), e eu mesma os tenho naturais depois de anos de “tratamentos” agressivos. Lí todos os comentários, e lamento muito principalmente por aqueles que como eu sofreram- sofrem preconceito em razão de sua cor-cabelo, e, ainda assim, não reconhecem o movimento Trasition pelo que ele realmente é: um movimento político. Acredito que quando começarmos a ver mulheres com seus cabelos afros em espaços dedicados a beleza e isso parar de causar estranhamento, o movimento terá alcançado seu propósito.
    Obrigada por compartilhar o vídeo, Lu >)

  52. […] semana eu vi um post no Chata de Galocha sobre um movimento que está crescendo no EUA, chamado Transition. Mulheres negras que estão […]

  53. Ana    09/07/2012 - 10h49

    Adoro o blog, mas sinceramente acho que muitos deste comentário são pura hipocrisia, vindos de garotas com cabelos ondulados que não sabem do que estão falando!!! Que não sabem oq é e ter que ficar horas e horas e horas na frente de um espelho, passando milhares de produtos e tentando desembaraçar um cabelo deste tipo. Beleza natural??? Então ok, iremos parar de usar maquiagem, parar ir a academia (afinal oq há de natural em músculos proeminentes), roupa de marca?!?!!?!? Besteira!!!!!
    Repito, a maioria não tem ideia que está falando!

  54. Naiara    10/07/2012 - 13h35

    Lu, você pode ter dado uma escorregada no Inglês, mas acho que o assunto merece uma correção: ela fala que A PRINCÍPIO o assunto parece não ter raízes políticas, mas é um dos atos MAIS políticos que alguém pode assumir.
    Conseguir fugir do construto social de que cabelo crespo não é bonito não é fácil. Eu sei muito bem que cabelo crespo dá trabalho, e que hoje em dia ainda é difícil a aceitação em ambientes formais. Mais uma das imbecilidades que enfrentamos. É preciso ser forte. Assumir cabelo crespo é para os/as fortes!

Mais sobre Beleza